Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":215266,"date":"2013-02-18T09:43:50","date_gmt":"2013-02-18T12:43:50","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=215266"},"modified":"2013-02-19T09:29:54","modified_gmt":"2013-02-19T12:29:54","slug":"50-melhores-maneiras-de-salvar-sua-vida","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/50-melhores-maneiras-de-salvar-sua-vida\/","title":{"rendered":"50 MELHORES MANEIRAS DE SALVAR SUA VIDA"},"content":{"rendered":"

Enviado por Genival Domingues<\/strong><\/p>\n

(Da revista americana Motorcyclist)<\/p>\n

“N\u00f3s somos o que fazemos todo dia. Excel\u00eancia, perfei\u00e7\u00e3o, ent\u00e3o, s\u00e3o mais do que uma simples a\u00e7\u00e3o, s\u00e3o h\u00e1bitos.” Arist\u00f3teles – Gr\u00e9cia Antiga.<\/em><\/strong><\/p>\n

A melhor moto do mundo \u00e9 sucata – ou vai ser logo,logo – a menos que voc\u00ea saiba como us\u00e1-la. O mais potente equipamento de alta performance que existe est\u00e1 bem entre as suas duas orelhas.<\/p>\n

Para ajudar a program\u00e1-lo com as informa\u00e7\u00f5es certas, juntamos 50 potenciais dicas de sabedoria de experi\u00eancia das ruas. Algumas voc\u00ea vai conhecer, outras, n\u00e3o. Todas valem a lembran\u00e7a, valem memorizar bem.<\/p>\n

Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da MSF (Funda\u00e7\u00e3o norte-americana para a Seguran\u00e7a dos Motociclistas ) tem a melhor id\u00e9ia: Quanto mais voc\u00ea sabe, melhor para voc\u00ea.<\/p>\n

1. Pense que ningu\u00e9m te v\u00ea
\nPorque para a maioria dos motoristas, voc\u00ea \u00e9 invis\u00edvel, mesmo! Nunca fa\u00e7a um movimento imaginando que o outro motorista est\u00e1 vendo voc\u00ea, mesmo que voc\u00ea tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes n\u00e3o fazem parte das cabe\u00e7as de quatro rodas.<\/p>\n

2. Seja paciente
\nAs conseq\u00fc\u00eancias de encarar um erro ou uma disputa no transito come\u00e7a mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua m\u00e3e que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.<\/p>\n

3. Ponha roupas para encarar um acidente, n\u00e3o uma piscina ou uma festinha de ver\u00e3o
\nCom certeza, a padaria do bairro \u00e9 uma viagem de 5 minutos, mas ningu\u00e9m est\u00e1 planejando comer ASFALTO, est\u00e1? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus \u00e0 sombra n\u00e3o s\u00e3o desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (ali\u00e1s, voc\u00ea pega onda?)<\/p>\n

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
\nEsteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. N\u00e3o existe “apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia.”.<\/p>\n

5. Deixe seu ego em casa
\nAs \u00fanicas pessoas realmente interessadas em saber se voc\u00ea estava mais r\u00e1pido que o outro na avenida s\u00e3o o policial e o Detran.<\/p>\n

6. Preste aten\u00e7\u00e3o no que est\u00e1 fazendo
\n\u00c9 verdade, tem uma gat\u00edssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um \u00f4nibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!<\/p>\n

7. Espelhos mostram s\u00f3 uma parte do ambiente
\nNunca mude de dire\u00e7\u00e3o ou de faixa sem olhar para tr\u00e1s para confirmar que voc\u00ea realmente pode virar ou mudar de faixa.<\/p>\n

8. Seja paciente
\nEspere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, come\u00e7ar a andar ou sair para ultrapassar. Voc\u00ea \u00e9 pego pelo que N\u00c3O VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.<\/p>\n

9. Preste aten\u00e7\u00e3o na diferen\u00e7a de velocidade
\nPassar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados \u00e9 somente um jeito mais r\u00e1pido de conhecer S\u00e3o Pedro (s\u00e9 que algum dia voc\u00ea vai conhec\u00ea-lo!).<\/p>\n

10. Cuidado com a cal\u00e7ada
\nUm monte de surpresas acaba chegando das cal\u00e7adas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sof\u00e1s velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e n\u00e3o ande junto \u00e0 cal\u00e7ada, voc\u00ea est\u00e1 no tr\u00e1fego.<\/p>\n

11. Carros entrando \u00e0 esquerda ainda s\u00e3o os maiores assassinos de motociclistas
\nN\u00e3o ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar \u00e0 esquerda, n\u00e3o. Eles tamb\u00e9m est\u00e3o tentando ser r\u00e1pidos!<\/p>\n

12. Cuidado com carros passando no vermelho
\nOs primeiros segundos ap\u00f3s o sinal mudar s\u00e3o os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o sem\u00e1foro.<\/p>\n

13. Olhe os espelhos
\nOlhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espa\u00e7o onde voc\u00ea est\u00e1.<\/p>\n

14. Deixe espa\u00e7o na frente
\nNo Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo \u00e9 de 3 segundos de dist\u00e2ncia do ve\u00edculo da frente. Melhor ainda se voc\u00ea observar tudo que aparecer na sua frente para os pr\u00f3ximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas est\u00e3o a\u00ed dentro desses espa\u00e7os.<\/p>\n

15. Cuidado com os carros equipados
\nEles s\u00e3o r\u00e1pidos e seus motoristas agressivos. N\u00e3o imagine que voc\u00ea passou por ele e que est\u00e1 tudo resolvido, ele est\u00e1 logo a\u00ed atr\u00e1s. Voc\u00ea pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carr\u00e3o dele.<\/p>\n

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
\n\u00c9 a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. “Entre devagar, saia r\u00e1pido” \u00e9 h\u00e1 muitos anos a regra dos campe\u00f5es das pistas.<\/p>\n

17. N\u00e3o acredite na pol\u00edcia florestal
\nSe na \u00e1rea onde voc\u00ea est\u00e1 podem aparecer animais, n\u00e3o v\u00e1 pensar que a pol\u00edcia rodovi\u00e1ria ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. V\u00e1 devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.<\/p>\n

18. J\u00e1 est\u00e1 muito tarde para voc\u00ea come\u00e7ar a usar os dois freios
\nO dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.<\/p>\n

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto
\nEconomize um segundo no tempo de rea\u00e7\u00e3o a 85 km\/h e voc\u00ea pode parar 30 metros antes (\u00e9 talvez at\u00e9 conseguir escapar do impacto). Ser\u00e1 que vale a pena? Pense!<\/p>\n

20. Olhe para sua trajet\u00f3ria
\nUse o milagre da fixa\u00e7\u00e3o de objetivo em seu pr\u00f3prio benef\u00edcio. As pesquisas mostram que a moto vai para onde voc\u00ea olha, ent\u00e3o olhe para a solu\u00e7\u00e3o no lugar de olhar para o problema.<\/p>\n

21. Mantenha seus olhos em movimento
\nO tr\u00e1fego est\u00e1 sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. N\u00e3o trave seus olhos em um s\u00f3 ponto por muito tempo a menos que voc\u00ea esteja realmente em problemas s\u00e9rios.<\/p>\n

22. Pense antes de agir
\nAvalie com cuidado a situa\u00e7\u00e3o quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele t\u00e1xi est\u00e1 a 15 km\/h numa \u00e1rea com limite de 60 km\/h ou voc\u00ea pode acabar com sua cabe\u00e7a dentro do carro que virou \u00e0 esquerda “do nada”.<\/p>\n

23. N\u00e3o olhe para o ch\u00e3o – levante sua cabe\u00e7a
\n\u00c9 sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema est\u00e1 a 10 metros. Olhe l\u00e1 longe e mude a dire\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

24. Preste aten\u00e7\u00e3o em seu caminho
\nA maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km\/h, em um cruzamento ou via secund\u00e1ria. \u00c9, exatamente, por onde voc\u00ea passa toda hora.<\/p>\n

25. Pare totalmente em cada placa “PARE”
\nIsso, ponha seu p\u00e9 no ch\u00e3o. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso for\u00e7a uma decis\u00e3o imediata sob press\u00e3o sem tempo para identificar uma situa\u00e7\u00e3o de risco.<\/p>\n

26. Nunca entre \u00e0s cegas num corredor de tr\u00e2nsito parado
\nOs carros devem estar parados por alguma boa raz\u00e3o, e voc\u00ea pode n\u00e3o v\u00ea-la at\u00e9 que seja tarde demais para fazer alguma coisa. N\u00e3o ande a mais de 30 km\/h acima da velocidade dos outros ve\u00edculos. Se estiver a 40 km\/h, voc\u00ea vai ver que cair no meio do transito n\u00e3o \u00e9 assim t\u00e3o confort\u00e1vel.<\/p>\n

27. N\u00e3o abrace um urso!
\nSe voc\u00ea pesa 50 kilos, por favor n\u00e3o tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se voc\u00ea tem s\u00f3 um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma alt\u00edssima bigtrail? Pega leve!<\/p>\n

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tr\u00e1fego
\nE acertar um carro que desvia de uma porta aberta \u00e9 exatamente t\u00e3o dolorido quanto o primeiro caso.<\/p>\n

29. N\u00e3o entre numa rotina de cruzamentos iguais
\nProcure uma placa “PARE” depois de uma longa s\u00e9rie de esquinas em prefer\u00eancia para voc\u00ea. Se voc\u00ea est\u00e1 imaginando que o trafego vai parar pra voc\u00ea, vai acabar encarando uma surpresa no m\u00ednimo bem dolorida.<\/p>\n

30. Tenha espa\u00e7o para se movimentar quando trafegar em grupo
\nPilotar dentro de um amontoado grupo de motos \u00e9 um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar ter\u00e1 um ponto de encontro marcado \u00e0 frente para reencontrar os “desgarrados”.<\/p>\n

31. D\u00ea tempo para seus olhos se acostumarem
\nV\u00e1 devagar e com farol baixo at\u00e9 que seus olhos se acostumem com a escurid\u00e3o ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos at\u00e9 chegar ao local escuro tamb\u00e9m ajuda, sen\u00e3o voc\u00ea estar\u00e1 dirigindo \u00e0s cegas por uns 2 quil\u00f4metros!<\/p>\n

32. Domine a meia-volta
\nPratique este retorno apertado at\u00e9 ficar bom. Ponha suas n\u00e1degas na beirada do banco no lado contr\u00e1rio \u00e0 curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.<\/p>\n

33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida?
\nN\u00e3o entre em p\u00e2nico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.<\/p>\n

34. Se parece escorregadio, ent\u00e3o \u00e9 mesmo!
\nUm trecho de ch\u00e3o suspeito pode ser s\u00f3 mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? \u00d3leo? Pode n\u00e3o ser nada, mas \u00e9 melhor diminuir ANTES de pisar num sab\u00e3oz\u00e3o ou em nada.
\nAqui vale um coment\u00e1rio importante: h\u00e1 poucos dias um colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fern\u00e3o Dias (S\u00e3o Paulo-Belo Horizonte). O fato \u00e9 que a irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIM\u00c1-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE n\u00e3o tirou a vida do motociclista. A ader\u00eancia sobre TODAS AS FAIXAS \u00e9 reduzida e por isso um m\u00ednimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas n\u00e3o podem estar DISFAR\u00c7ADAS \u00e0 vis\u00e3o do condutor de qualquer ve\u00edculo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua composi\u00e7\u00e3o milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em alt\u00edssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tr\u00e1fego irrespons\u00e1vel, \u00e9 claro).<\/p>\n

35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
\nSem movimentos bruscos. A moto n\u00e3o estar\u00e1 feliz, ent\u00e3o se prepare para usar um pouco de m\u00fasculos para manter a trajet\u00f3ria. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e v\u00e1 procurando a melhor dire\u00e7\u00e3o para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.<\/p>\n

36. Pingos na viseira?
\nCome\u00e7ou a chover. O asfalto umedecido \u00e9 muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e voc\u00ea nunca sabe o quanto est\u00e1 liso. Use m\u00e1xima concentra\u00e7\u00e3o, cuidado e suavidade nos controles.<\/p>\n

37. Emocionado?
\nJ\u00e1 dizia o velho ditado: “Quando a cabe\u00e7a n\u00e3o pensa, o corpo \u00e9 quem paga”. As emo\u00e7\u00f5es s\u00e3o t\u00e3o fortes quanto qualquer droga, ent\u00e3o observe a voc\u00ea mesmo quando for sair. Se voc\u00ea est\u00e1 nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte at\u00e9 10 mil.<\/p>\n

38. Vista uma roupa
\nPonha roupas que sirvam bem em voc\u00ea e ao tempo. Se voc\u00ea est\u00e1 muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de voc\u00ea, voc\u00ea j\u00e1 est\u00e1 em problemas.<\/p>\n

39. Deixe seu iPod em casa
\nVoc\u00ea n\u00e3o vai ouvir o caminh\u00e3o de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda “Calypso”, a \u00fanica coisa que vai ficar atraente s\u00e3o seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.<\/p>\n

40. Aprenda a fazer desvios de emerg\u00eancia
\nEsteja pronto para fazer dois desvios de emerg\u00eancia em seguida. Desvie de um obst\u00e1culo pela esquerda e logo em seguida de volta \u00e0 sua trajet\u00f3ria original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e n\u00e3o para os obst\u00e1culos. Pratique isso at\u00e9 que seja um reflexo normal, sem pensar.<\/p>\n

41. Seja suave em baixa velocidade
\nDe nada adianta sua enorme agilidade se voc\u00ea estiver devagar. Tire as for\u00e7as dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesej\u00e1veis transfer\u00eancias de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.<\/p>\n

42. Piscar luz de freio \u00e9 uma boa
\nAs setas e luzes de freio dos outros ve\u00edculos te chamam a aten\u00e7\u00e3o, n\u00e3o \u00e9 verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques r\u00e1pidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto v\u00e3o alertar o trafego atr\u00e1s.<\/p>\n

43. Cruzamentos s\u00e3o perigosos, ent\u00e3o garanta suas chances
\nPonha outro veiculo imagin\u00e1rio entre sua moto e o veiculo \u00e0 frente para evitar que o ve\u00edculo cruzando acerte voc\u00ea bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.<\/p>\n

44. Ajuste sua vis\u00e3o perif\u00e9rica
\nOlhe para um ponto bem \u00e0 sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo s\u00f3 sua aten\u00e7\u00e3o, sem virar os olhos. Quanto mais voc\u00ea conseguir ver sem virar os olhos ou a cabe\u00e7a, mais cedo vai reagir aos problemas.<\/p>\n

45. Sozinho num sem\u00e1foro que n\u00e3o muda nunca?
\nSe for um sem\u00e1foro inteligente (tem um numero perto das luzes) voc\u00ea pode mud\u00e1-lo! Procure um fio sensor de presen\u00e7a antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no ch\u00e3o) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o sem\u00e1foro n\u00e3o mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mud\u00e1-lo para verde v\u00e3o melhorar. Se n\u00e3o der, relaxe e espere, voc\u00ea j\u00e1 tentou tudo!<\/p>\n

46. Tudo \u00e9 mais dif\u00edcil de ver \u00e0 noite
\nAjuste e limpe seus far\u00f3is e viseiras transparentes e tenha uma vis\u00e3o melhor do que uma simples id\u00e9ia do que est\u00e1 ali na frente.<\/p>\n

47. N\u00e3o trafegue perto ou ao lado dos caminh\u00f5es
\nSe um daqueles 18 pneus monstruosos estourar – o que acontece com BASTANTE FREQ\u00dc\u00caNCIA – ele vai se transformar em v\u00e1rios proj\u00e9teis de borracha e a\u00e7o violent\u00edssimos. A n\u00e3o ser que voc\u00ea goste de brigar com uma chuva de destro\u00e7os, fique longe ou passe logo. Os peda\u00e7os de mola da suspens\u00e3o dos caminh\u00f5es matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poder\u00e1 fazer com voc\u00ea!<\/p>\n

48. Tire o p\u00e2nico das paradas de emerg\u00eancia
\nDesenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Fa\u00e7a centenas de frenagens come\u00e7ando bem suavemente e freando cada vez mais forte at\u00e9 descobrir aquela for\u00e7a na m\u00e3o ideal entre a frenagem m\u00e1xima e a roda travada (frenagem m\u00e1xima=pneus CANTAM mas a roda N\u00c3O P\u00c1RA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes at\u00e9 ficar muito bom. Pronto.<\/p>\n

49. Tenha pneus adequados
\nNada do que voc\u00ea leu at\u00e9 aqui vai servir a n\u00e3o ser que voc\u00ea tenha os pneus adequados. N\u00e3o os subestime. Tenha certeza que eles est\u00e3o bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus s\u00e3o a ess\u00eancia da dirigibilidade.<\/p>\n

50. Respire fundo e pegue leve.
\nConte at\u00e9 10. Desculpe e pe\u00e7a desculpas, d\u00ea passagem e v\u00e1 devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km\/h \u00e9 muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda morrer.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Para ajudar a program\u00e1-lo com as informa\u00e7\u00f5es certas, juntamos 50 potenciais dicas de sabedoria de experi\u00eancia das ruas. Algumas voc\u00ea vai conhecer, outras, n\u00e3o. Todas valem a lembran\u00e7a, valem memorizar bem.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":215190,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[27,57,1334,610,1173,1473,453,1476,454,1491,1493,572,82,1332,896,1333],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215266"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=215266"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215266\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":215338,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215266\/revisions\/215338"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/215190"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=215266"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=215266"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=215266"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}