Qual o melhor?<\/figcaption><\/figure>\nConsiste de um eixo com engrenagens sat\u00e9lite nas pontas, passando internamente pela balan\u00e7a traseira, interligando o motor \u00e0 uma engrenagem helicoidal unida \u00e0 roda traseira. Como todo o sistema fica isolado e imerso em \u00f3leo lubrificante, a durabilidade do sistema torna-se imbat\u00edvel, bem como a reduzida necessidade de manuten\u00e7\u00e3o (geralmente apenas troca de \u00f3leo a cada 10.000 km). Possui elevada efici\u00eancia na transmiss\u00e3o de torque, mas seu peso elevado o incapacita para uso em competi\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
Devido ao elevad\u00edssimo custo, s\u00f3 \u00e9 utilizado em motocicletas de alta cilindrada. Uma caracter\u00edstica interessante \u00e9 que devido ao refor\u00e7o do lado da balan\u00e7a em que o eixo passa, por projeto, sua escolha \u00e9 comumente associada \u00e0 balan\u00e7as monobra\u00e7o. Outro motivo \u00e9 a facilidade de montagem e desmontagem no caso de um pneu furado. Uma montagem inadequada \u00e9 f\u00e1cil de acontecer e poder\u00e1 danificar seriamente os dentes das engrenagens.<\/p>\n
Pr\u00f3s<\/i><\/strong><\/p>\n– Elevada robustez mec\u00e2nica;<\/i><\/p>\n
– elevada durabilidade (vida \u00fatil);<\/i><\/p>\n
– Reduzido \u00edndice de ru\u00eddo;<\/i><\/p>\n
– Sujeira inexistente;<\/i><\/p>\n
– Manuten\u00e7\u00e3o quase inexistente (apenas troca do lubrificante);<\/i><\/p>\n
– Maior efici\u00eancia na transmiss\u00e3o do torque.<\/i><\/p>\n
Contras<\/i><\/strong><\/p>\n– Alta perda mec\u00e2nica (rouba pot\u00eancia do motor);<\/i><\/p>\n
– Eventual efeito girosc\u00f3pico;<\/i><\/p>\n
– Muito pesada;<\/i><\/p>\n
– Custo de aquisi\u00e7\u00e3o elevad\u00edssimo;<\/i><\/p>\n
– Exig\u00eancia de t\u00e9cnica na troca do pneu.<\/i><\/p>\n
Em resumo, acredito que ainda veremos por bastante tempo a corrente de transmiss\u00e3o \u201cmonopolizando\u201d as ruas de todo o mundo, mas quem sabe num futuro pr\u00f3ximo o uso da correia seja popularizado. Basta nos acostumarmos a ter sempre uma de reserva guardada! Ou deixar de vez os estigmas de lado e substituir com total confian\u00e7a a manuten\u00e7\u00e3o corretiva<\/b> pela preventiva<\/b>.<\/p>\n
<\/p>\n
SAMUEL PIMENTA<\/strong> \u00e9 engenheiro mec\u00e2nico formado pela UFC, MBA em Gest\u00e3o de Projetos pela FIC e MBA em Gest\u00e3o da Qualidade e Engenharia de Produ\u00e7\u00e3o pelo IPOG. Mais de 10 anos de experi\u00eancia com Produ\u00e7\u00e3o, Projetos e Manuten\u00e7\u00e3o em ind\u00fastrias de grande porte. Especialista em implanta\u00e7\u00e3o do sistema Lean Manufacturing. Professor de tecnologias industriais. Consultor Industrial. Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos da Moto Traxx da Amaz\u00f4nia. Engenheiro por voca\u00e7\u00e3o, motociclista de cora\u00e7\u00e3o.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"H\u00e1 muito tempo utilizada e um padr\u00e3o por refer\u00eancia, o sistema de transmiss\u00e3o final de grande parte (mais de 90%, talvez) das motocicletas que vemos nas ruas se utiliza do bom e velho kit de corrente, coroa e pinh\u00e3o. Mas este \u00e9 realmente o melhor sistema?<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":215408,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,1341],"tags":[27,57,1334,610,1173,1473,453,1476,454,1491,1493,572,82,1332,896,1333],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215394"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=215394"}],"version-history":[{"count":12,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215394\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":215418,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215394\/revisions\/215418"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/215408"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=215394"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=215394"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=215394"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}