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{"id":215763,"date":"2013-04-02T12:14:54","date_gmt":"2013-04-02T15:14:54","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=215763"},"modified":"2013-04-02T12:20:59","modified_gmt":"2013-04-02T15:20:59","slug":"como-escolher-guidao-certo-tipos-e-usos-parte-1-por-samuel-pimenta","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/como-escolher-guidao-certo-tipos-e-usos-parte-1-por-samuel-pimenta\/","title":{"rendered":"Como escolher guid\u00e3o certo? Tipos e Usos \u2013 Parte 1 (por Samuel Pimenta)"},"content":{"rendered":"
\"A<\/a>
A primeira motocicleta! Daimler Reitwagen<\/figcaption><\/figure>\n

Presente desde o primeiro prot\u00f3tipo, o guid\u00e3o permaneceu praticamente inalterado desde a cria\u00e7\u00e3o deste ve\u00edculo que tanto amamos \u2013 as motos. A evolu\u00e7\u00e3o deste componente t\u00e3o importante se deu n\u00e3o tanto no formato (praticamente o mesmo), mas na evolu\u00e7\u00e3o dos materiais utilizados e no surgimento de tipos espec\u00edficos de acordo com o estilo ou fun\u00e7\u00e3o. Fazendo parte crucial na ergonomia<\/i> de cada motocicleta, substituir o guid\u00e3o de sua moto por outro tipo diferente n\u00e3o \u00e9 uma simples atitude de est\u00e9tica, mas por motivo de conforto ou mesmo de performance.<\/p>\n

\"Imagem3\"<\/a>
BMW R 1200R<\/figcaption><\/figure>\n

O guid\u00e3o (ou guidom, ambas as grafias est\u00e3o corretas) pode ser classificado em dois tipos b\u00e1sicos: o guid\u00e3o e o semi-guid\u00e3o. O primeiro \u00e9 bem mais comum pois \u00e9 mais simples e abrange grande tipos de usos devido \u00e0 grande variedade de formatos poss\u00edveis. Chamado de guid\u00e3o tipo \u201cbarra\u201d, \u00e9 formado por um tubo de metal com curvaturas em pontos espec\u00edficos para otimizar sua ergonomia. \u00c9 fixado \u00e0 mesa superior por meio de adaptadores. Sua presen\u00e7a \u00e9 verificada desde as motos de pequena cilindrada (Honda CG 150 Titan, Yamaha Fazer 250), at\u00e9 as grandes nakeds (Kawasaki Z-750, BMW R1200R) ou custons (Harley Sportster 1200, Ducati Diavel). S\u00e3o sempre utilizados nas motos trail (Honda XRE 300, Kawasaki Versys 1000). Normalmente nestas, principalmente nas off-road de competi\u00e7\u00e3o, possui uma variante quanto ao di\u00e2metro da sec\u00e7\u00e3o central.<\/p>\n

\"BMW<\/a>
BMW S 1000RR<\/figcaption><\/figure>\n

A mais comum \u00e9 o padr\u00e3o: 22 mm de di\u00e2metro. A partir desta foi criado um de alum\u00ednio aeron\u00e1utico, com di\u00e2metro maior, de 28 mm, para aumentar a resist\u00eancia em caso de tombos, onde recebe o nome de fat bar<\/i>. Neste caso, \u00e9 necess\u00e1rio a utiliza\u00e7\u00e3o de adaptadores com o mesmo di\u00e2metro. Lembrando que, no guid\u00e3o fat bar, apenas o centro possui di\u00e2metro maior. As extremidades possuem o mesmo di\u00e2metro padr\u00e3o, de 22 mm, permitindo a fixa\u00e7\u00e3o de comandos e manicotos originais. H\u00e1 tamb\u00e9m o guid\u00e3o do tipo crossbar<\/i>, que possui uma barra extra sobre o guid\u00e3o, com o intuito de refor\u00e7ar a estrutura.<\/p>\n

\"Adaptador<\/a>
Adaptador para guid\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Um outro tipo bem interessante s\u00e3o os guid\u00f5es do tipo T-bar <\/i>(como o pr\u00f3prio nome sugere: barra T), muito comuns nas personaliza\u00e7\u00f5es de motos custom. Suas variantes quanto ao anterior depende da forma de fixa\u00e7\u00e3o na mesa. A grande diferen\u00e7a \u00e9 que sua fixa\u00e7\u00e3o \u00e9 direta, e n\u00e3o por meio de adaptadores. <\/i>Caso se queira combinar um tipo com o outro tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel, pois existem alongadores de v\u00e1rios tamanhos que elevam a posi\u00e7\u00e3o de fixa\u00e7\u00e3o l\u00e1 para o alto. Existem at\u00e9 alguns adaptadores regul\u00e1veis, sendo poss\u00edvel a varia\u00e7\u00e3o do \u00e2ngulo do mesmo em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 mesa. Recebem o nome de de V-bars caso o <\/i>formado mude para em V.<\/p>\n

\"Guid\u00e3o<\/a>
Guid\u00e3o Cross Bar<\/figcaption><\/figure>\n

Por fim temos os semi-guid\u00f5es, utilizados normalmente nas motos esportivas. Como o pr\u00f3prio nome sugere, \u00e9 composto por um tubo com sua parte central removida, formando dois \u201csemi\u201d guid\u00f5es. A principal particularidade na montagem \u00e9 determinada pela pela altura dos mesmos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 mesa superior.<\/p>\n

\"Guid\u00e3o<\/a>
Guid\u00e3o T-bar<\/figcaption><\/figure>\n

Nas esportivas de uso mais touring (normalmente as motos com nomeclatura de final \u201cF\u201d ou \u201cS\u201d) usa-se os semi-guid\u00f5es montados por sobre a mesa, como \u00e9 o caso da Honda VFR 1200F. Isto faz com que a posi\u00e7\u00e3o de pilotagem seja mais confort\u00e1vel, com o piloto n\u00e3o t\u00e3o inclinado e os bra\u00e7os mais relaxados. O peso do corpo \u00e9 sustentado pelo tronco e transmitido \u00e0 moto pelo assento ou pelas pedaleiras. J\u00e1 as motos com car\u00e1ter \u201cesportivo puro\u201d, como as \u201cR\u201d ou \u201cRRs\u201d, possuem os semi-guid\u00f5es montados sob a mesa, baixando a posi\u00e7\u00e3o do piloto, deixando-o mais escondido por tr\u00e1s da bolha e concentrando mais peso na roda dianteira.<\/p>\n

\"Honda<\/a>
Honda VFR 1200F<\/figcaption><\/figure>\n

Ao apoiar parte do peso do corpo no guid\u00e3o, aumenta-se parte da distribui\u00e7\u00e3o de peso para a roda dianteira. Por conta disso o conforto fica prejudicado, pois sobrecarrega os antebra\u00e7os, mas garante-se mais ader\u00eancia na roda dianteira.<\/p>\n

\"Guid\u00e3o<\/a>
Guid\u00e3o T-bar<\/figcaption><\/figure>\n

As f\u00e1bricas instalam os guid\u00f5es em seus modelos conforme o uso determinado ao mesmo, mas nada impede que o piloto ajuste sua motocicleta \u00e0 sua necessidade, como quem ajusta uma camisa em que o caimento n\u00e3o est\u00e1 perfeito. E isso se os simples ajustes de aproximar ou afastar o guid\u00e3o n\u00e3o forem suficientes. Continue sempre de olho no nosso blog que na parte 2 traremos um guia simples, mas efetivo, para ajud\u00e1-lo a escolher o guid\u00e3o perfeito para \u201cvestir\u201d sua moto.<\/p>\n

At\u00e9 l\u00e1!<\/p>\n

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Fazendo parte crucial na ergonomia de cada motocicleta, substituir o guid\u00e3o de sua moto por outro tipo diferente n\u00e3o \u00e9 uma simples atitude de est\u00e9tica, mas por motivo de conforto ou mesmo de performance.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":215771,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,1341],"tags":[1345,27,1495,57,1334,1344,610,1173,1473,453,1476,454,1491,1506,1493,572,82,1332,896,1333],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215763"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=215763"}],"version-history":[{"count":8,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215763\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":215778,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/215763\/revisions\/215778"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/215771"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=215763"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=215763"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=215763"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}