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{"id":215789,"date":"2013-04-05T21:52:28","date_gmt":"2013-04-06T00:52:28","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=215789"},"modified":"2014-10-17T13:23:02","modified_gmt":"2014-10-17T16:23:02","slug":"primeiras-impressoes-a-versys-1000-no-clima-do-nordeste","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/primeiras-impressoes-a-versys-1000-no-clima-do-nordeste\/","title":{"rendered":"Primeiras Impress\u00f5es: A VERSYS 1000 no clima do Nordeste."},"content":{"rendered":"

<\/object><\/p>\n
\"Nova<\/a>
Nova Kawasaki Versys 1000cc – Surpreendente.<\/figcaption><\/figure>\n

Sistema Vers\u00e1til (Versity System) ou simplesmente Versys. Quando a Kawasaki decidiu desenvolver uma motocicleta vers\u00e1til talvez n\u00e3o imaginasse que este conceito acertaria em cheio os amantes do aventurismo e daqueles que tamb\u00e9m queriam uma moto que pudessem usar no dia-a-dia.<\/p>\n

Desde a primeira vez que tive a oportunidade de pilotar este projeto eu tive a n\u00edtida impress\u00e3o que era algo que veio para ficar. Depois do sucesso da Versys 650cc a Kawasaki lan\u00e7a a Versys 1000cc a primeira bigtrail-granturismo (mistura minha mesmo) com motor de quatro cilindros e algumas boas surpresas.<\/p>\n

 <\/p>\n

A prepara\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

\"Como<\/a>
Como ela se comportaria no clima do Nordeste?<\/figcaption><\/figure>\n

Um dia antes de testar a moto fui trocar ideia com o pessoal da Nikkei Motos de Fortaleza para saber mais sobre ela. Conversei com o Marcus Fontenelle e o Daniel Policarpo para saber tudo sobre a moto. Neste mesmo dia tivemos reuni\u00e3o com a equipe do Motorizados.tv para acertar os detalhes da grava\u00e7\u00e3o do teste que seria feito no dia seguinte.<\/p>\n

Decidimos fazer um teste que avaliasse seu uso no clima do Nordeste do Brasil e o lugar escolhido foi a Praia do Porto das Dunas (situado em Aquiraz, Cear\u00e1 \u2013 onde fica o Complexo Tur\u00edstico do Beach Park), lugar onde as condi\u00e7\u00f5es do vento, temperatura, asfalto, estrada e claro \u2013 as paisagens, ou seja: onde todos os fatores eram mais comuns de encontrar no Nordeste Brasileiro.<\/p>\n

Cicl\u00edstica<\/strong><\/p>\n

O teste come\u00e7ou \u00e0s 9:30h e foi at\u00e9 \u00e0s 15:00h. Temperatura m\u00e9dia de 30\u00ba. Vento vindo do mar a uma velocidade m\u00e9dia de 40km\/h (bom para praticar o Kite Surf) que em alguns momentos pegava a moto lateralmente. Estava um dia lindo, c\u00e9u azul e um mar esverdeado. O peso da Versys 1000 neste ponto se torna uma vantagem por sofrer menos com o vento lateral do que a Versys 650 que \u00e9 mais leve.<\/p>\n

Moto pronta, c\u00e2meras a postos \u2013 come\u00e7amos o primeiro trecho pegando o pesado tr\u00e2nsito da regi\u00e3o da Aldeota. Quem mora em Fortaleza sabe que este \u00e9 um dos trechos mais travados da cidade e com um tr\u00e2nsito horr\u00edvel a qualquer hora do dia e que sempre consegue piorar na hora do rush. Estar numa moto em um lugar como esse faz toda a diferen\u00e7a. Quer\u00edamos ver como ela se comportava no tr\u00e2nsito pesado, e aqui a minha primeira boa surpresa.<\/p>\n

\"Para<\/a>
Para quem tem 1,65 de altura a Versys n\u00e3o me incomodou, nem assou as pernas e muito menos briguei com o peso dela.<\/figcaption><\/figure>\n

A cicl\u00edstica da Versys 1000 faz voc\u00ea esquecer que ela \u00e9 uma moto grande e pesada. Basta moviment\u00e1-la para esquecer os seus quase 240 quilos. Andei no corredor junto com as motos pequenas. Al\u00e9m de chamar a aten\u00e7\u00e3o de todos por onde passava a Versys 1000cc n\u00e3o decepcionou. No in\u00edcio eu achava que iriam \u2018assar\u2019 as pernas no calor do motor, que brigaria com o peso dela e suaria em bicas. Mas n\u00e3o foi como eu pensava. Depois dos primeiros 300 metros eu esqueci que era uma moto de 1000cc e me empolguei tanto que desapareci do campo de vis\u00e3o da equipe de filmagem e as \u00fanicas imagens captadas, nesta fase de testes, foram feitas pela c\u00e2mera instalada no tanque da moto. O Andr\u00e9 Luiz Sucupira quando viu o resultado me disse: \u201cparecia um game\u201d.<\/p>\n

Eu tenho 1,65m de altura (baixinho mesmo) e o banco da Versys fica a 845mm do ch\u00e3o, portando, uma altura complicada para pessoas da minha estatura. Mesmo assim em nenhum momento isso me incomodou. N\u00e3o \u2018assei\u2019 as pernas e n\u00e3o precisei brigar com o peso da moto.<\/p>\n

\"Boa<\/a>
Boa de freios e excelente em curvas.<\/figcaption><\/figure>\n

O \u00e2ngulo de caster\/trail de 27\u00ba. a coloca no patamar de uma boa moto para curvas e manobras r\u00e1pidas. Quanto menor \u00e9 o \u00e2ngulo de inclina\u00e7\u00e3o, melhor \u00e9 para fazer curvas. A m\u00e9dia ideal para motos de rua fica em torno de 32\u00ba. Aliado a isso a Versys tem chassi em alum\u00ednio (o que deixa a moto menos pesada), \u00e2ngulo de ester\u00e7amento de 34\u00ba. para esquerda e direita; um entre eixos de 1.52m e altura do solo em torno de 155mm ou 15,5cm. Uma boa combina\u00e7\u00e3o para fazer curvas, manobras r\u00e1pidas e conforto.<\/p>\n

 <\/p>\n

Motor<\/strong><\/p>\n

\"De<\/a>
De 0 a 100 km\/h em menos de 5 segundos.<\/figcaption><\/figure>\n

Os quatro cilindros em paralelo somados apontam para uma dimens\u00e3o de 1.043 cent\u00edmetros c\u00fabicos (di\u00e2metro x curso 77,0mm x 56,0mm) e uma taxa de compress\u00e3o de 10,3:1. O sistema de v\u00e1lvulas \u00e9 DOHC e possui 16 v\u00e1lvulas (quatro por cilindro \u2013 02 de admiss\u00e3o e duas de escape). A pot\u00eancia m\u00e1xima desse brinquedo \u00e9 de 86,8kW ou 118 cavalos (CV) a 9000 rpm. O torque m\u00e1ximo da Versys \u00e9 de 102N-m ou 10,4 kgf-m a 7.700 rpm.<\/p>\n

\"Os<\/a>
Os 4 cilindros proporcionam uma pilotagem mais confort\u00e1vel.<\/figcaption><\/figure>\n

Tudo isso \u00e9 alimentado por um sistema de inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica, dotado de igni\u00e7\u00e3o digital e partida el\u00e9trica, que, ali\u00e1s, \u00e9 acionado rapidamente \u2013 tocou-ligou (resultado do tipo de igni\u00e7\u00e3o adotado na partida \u2013 com sequ\u00eancia 1-2 \u2013 que usa menos carga da bateria para acionamento do motor).<\/p>\n

A autonomia da Versys \u00e9 adequada para o projeto. O tanque tem capacidade de 21 litros. No nosso teste que contemplou trechos travados com outros de m\u00e9dia e alta velocidade, arrancadas e freadas fortes, al\u00e9m de reprograma\u00e7\u00f5es constantes no KTRC a m\u00e9dia de consumo ficou em 11.7km\/l. Em velocidade de cruzeiro a Versys 1000cc consegue chegar a 18km\/l. Dessa forma a sua autonomia (range) oscilar\u00e1 entre 245km e um m\u00e1ximo de 378km. Uma \u00f3tima autonomia, portanto.<\/p>\n

A transmiss\u00e3o por corrente, movimentada por um sistema de embreagem multidisco banhado a \u00f3leo foi outra surpresa. Acostumado com o tranco e a dureza do c\u00e2mbio da Versys 650cc, minha surpresa foi me deparar com um c\u00e2mbio macio, por\u00e9m bastante preciso no engate.<\/p>\n

\"KTRC<\/a>
KTRC – regulagem a gosto ou quando precisar enfrentar pisos com baixa ader\u00eancia.<\/figcaption><\/figure>\n

Aqui vale destacar o KTRC \u2013 Controle de Tra\u00e7\u00e3o Kawasaki. S\u00e3o v\u00e1rias as combina\u00e7\u00f5es poss\u00edveis facilmente acessadas pelos comandos instalados ao lado da manopla esquerda ou diretamente no painel.<\/p>\n

A programa\u00e7\u00e3o permite que voc\u00ea opte pela entrega total de pot\u00eancia do motor (modo Full) ou uma moto mais bem comportada (Low). Nele, o motor entrega 75% de sua pot\u00eancia. Os dois modos podem ser combinados com o KTRC Kawasaki que pode ser programado em \u2018Off\u2019 sem controle de tra\u00e7\u00e3o \u2013 ou nos modos 1, 2 ou 3. Testei v\u00e1rios deles, por\u00e9m o que achei mais interessante em n\u00edvel de resposta foi \u2018Pot\u00eancia Full\u2019 com o KTRC no modo \u20181\u2019. Testei ainda o modo \u2018Light\u2019 com o KTRC no modo \u20183\u2019. Neste ajuste a moto ficou com a sa\u00edda semelhante a Versys 650cc. \u00c9 importante lembrar que o n\u00edvel tr\u00eas do KTRC \u00e9 recomendado para piso escorregadio; o primeiro \u00e9 para solo seco e com pneus novos; e o segundo oferece controle intermedi\u00e1rio, para uso de rotina. Por ter sido um teste ride e n\u00e3o um teste completo, n\u00e3o avaliei a condi\u00e7\u00e3o de consumo de cada uma dessas combina\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

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Suspens\u00e3o e Pneus<\/strong><\/p>\n

\"Ajuste<\/a>
Ajuste de suspens\u00e3o dianteiro.<\/figcaption><\/figure>\n

A suspens\u00e3o da Versys \u00e9 confort\u00e1vel e muito eficiente quanto a manter a moto em contato permanente com o ch\u00e3o, podendo ter a pr\u00e9-carga de retorno da mola e dos amortecedores dianteiros regulados do modo mais suave (Soft) ao mais duro (Hard). A regulagem \u00e9 muito f\u00e1cil e pode ser realizada com a m\u00e3o \u2013 no caso da suspens\u00e3o traseira \u2013 e com uma simples chave que vem no kit para a suspens\u00e3o dianteira.<\/p>\n

Na frenagem, ela ajuda a manter o contato com o solo e, numa frenagem gradual, atua de forma a aumentar, com melhor efici\u00eancia, a \u00e1rea de contato do pneu dianteiro com o solo. Um dos testes que fiz foi usar o ABS, pressionando com for\u00e7a para que travasse ou \u2018quicasse\u2019 por conta do asfalto ondulado. A suspens\u00e3o ajudou a aumentar a \u00e1rea de contato e copiou o solo de forma a ajudar o ABS a fazer seu papel de parar sem travar.<\/p>\n

\"Ajuste<\/a>
Ajuste de suspens\u00e3o traseira. Pode ser feito com a m\u00e3o.<\/figcaption><\/figure>\n

A Versys 1000 usa pneus para asfalto com caracter\u00edstica esportiva. Na dianteira temos um 120\/70ZR17M\/C (50W) e na traseira um 180\/55ZR17M\/C (73W). A sigla \u2018ZR\u2019 indica que \u00e9 um pneu esportivo (Z) de estrutura radial (R). A refer\u00eancia 58W indica que \u00e9 um pneu que suporta at\u00e9 236 quilos de peso e velocidade de at\u00e9 270km\/h. J\u00e1 o traseiro, em rela\u00e7\u00e3o ao dianteiro, possui uma \u00fanica diferen\u00e7a e \u00e9 na capacidade de peso \u2013 que vai at\u00e9 365 quilos.<\/p>\n

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Freios<\/strong><\/p>\n

\"Freios<\/a>
Freios ABS<\/figcaption><\/figure>\n

O freios ABS da Versys 1000 compostos de disco duplo de 300 mm em forma de margarida, dotados de pin\u00e7a com pist\u00e3o duplo na dianteira e disco simples de 250 mm na traseira com pin\u00e7a e pist\u00e3o simples merecem destaque pela resposta. S\u00e3o confi\u00e1veis e respondem muito bem tanto na roda dianteira como na roda traseira. O sistema vem ainda com um EBD \u2013 um software que atua no KTRC e corrige diferen\u00e7a de peso colocado na garupa e na frente. Isso permite melhor efici\u00eancia, pois controla tamb\u00e9m a diferen\u00e7a de velocidade entre as duas rodas.<\/p>\n

\"ABS<\/a>
ABS na traseira.<\/figcaption><\/figure>\n

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No teste que fiz utilizei na frenagem forte apenas o freio dianteiro e consegui parar sem sustos. Outra vez testei apenas com o traseiro e obtive o mesmo resultado. A combina\u00e7\u00e3o dos dois freios mostrou todo o poder que este recurso tem de parar a moto com seguran\u00e7a ou mesmo frear numa curva sem correr riscos ou tomar sustos.<\/p>\n

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Acabamento<\/strong><\/p>\n

\"Mais<\/a>
Mais conforto na vers\u00e3o 1000cc.<\/figcaption><\/figure>\n

Apesar de ser uma moto de grande porte, com visual agressivo, a Versys possui um acabamento impec\u00e1vel. J\u00e1 sai de f\u00e1brica com a grelha para levar bagagem ou colocar um ba\u00fa traseiro sem precisar usar o banco do carona \u2013 coisa que sinto muita falta na Versys 650cc.<\/p>\n

A vers\u00e3o completa traz ainda tomada tipo isqueiro (cuidado ao usar na chuva \u2013 se o contato n\u00e3o for \u00e0 prova d\u00e1gua h\u00e1 s\u00e9rios riscos de um curto circuito) e ba\u00fas laterais (32 litros) e traseiro (45 litros) projetados pela GIVI com a marca da Kawasaki. Depois de muito fu\u00e7ar n\u00e3o vi em nenhuma parte da moto cantos arranjados ou vivos. Pe\u00e7as em encaixe for\u00e7ado n\u00e3o existem. Tudo no seu acabamento foi projetado para ser usado nela, sem arranjos ou adequa\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas (as famosas \u2018gambiarras\u2019 comuns em alguns projetos). Os bancos s\u00e3o mais largos e o efeito mem\u00f3ria da esponja \u00e9 mais acentuado que na Versys 650cc, principalmente para o garupa que tem um assento maior, mais largo e com mais espuma.<\/p>\n

Na vers\u00e3o completa a Versys 1000 traz o aquecedor de manopla. Recurso importante para quem vai realizar viagens para climas frios. No Nordeste Brasileiro este recurso servir\u00e1 apenas para manter aquecida a mussarela, a carne-seca ou o bacon do sanduba.<\/p>\n

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Painel<\/strong><\/p>\n

\"Ajuste<\/a>
Ajuste e sele\u00e7\u00e3o de comandos no painel acess\u00edvel tamb\u00e9m na manopla.<\/figcaption><\/figure>\n

O painel \u00e9 um dos mais completos. Al\u00e9m de o conta-giros estar bem vis\u00edvel, ele fornece temperatura ambiente, temperatura do motor, consumo m\u00e9dio por litro, luzes de alerta para problemas com ABS, KTRC – por exemplo; pisca, luz alta e pisca alerta \u2013 dois od\u00f4metros parciais (trip 1 e 2) e o \u2018range\u2019 que informa a autonomia em quil\u00f4metros. Este \u00faltimo \u00e9 de grande utilidade para viagens, pois permite que voc\u00ea dose o punho de forma que consiga ter uma boa quilometragem por litro com um consumo m\u00e9dio aceit\u00e1vel, aumentando ou diminuindo a autonomia dependendo de como voc\u00ea pilota. \u00c9 um recurso fundamental em viagem.<\/p>\n

\"Bolha<\/a>
Bolha – regulagem f\u00e1cil a qualquer tempo.<\/figcaption><\/figure>\n

 <\/p>\n

Outro recurso interessante \u00e9 a regulagem da bolha que protege o piloto do vento frontal. Al\u00e9m de ter um tamanho que protege mais que na Versys 650 ele pode ser regulado com as m\u00e3os, sem uso de chaves e mesmo de luvas. Muito pr\u00e1tico.<\/p>\n

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Conclus\u00e3o<\/strong><\/p>\n

\"Tecnologia<\/a>
Tecnologia de ponta e uma cicl\u00edstica que faz jus ao projeto \u2013 Sistema Vers\u00e1til.<\/figcaption><\/figure>\n

Se eu j\u00e1 era f\u00e3 da Versys 650cc, a Versys 1000 me conquistou definitivamente. Gostei do projeto e do conjunto, principalmente como todas as for\u00e7as e recursos foram agrupados proporcionando confiabilidade, conforto, respostas r\u00e1pidas, painel com informa\u00e7\u00f5es f\u00e1ceis de ler e interpretar, tecnologia de ponta e uma cicl\u00edstica que faz jus ao projeto \u2013 Sistema Vers\u00e1til.<\/p>\n

A fam\u00edlia Versys n\u00e3o \u00e9 apenas esportiva, bigtrail ou uma granturismo. S\u00e3o na realidade as tr\u00eas coisas numa moto s\u00f3, talvez por isso seja, pelo menos, um projeto diferente das demais concorrentes.<\/p>\n

A moto testada vem com o PPS \u2013 Pre\u00e7o P\u00fablico Sugerido de R$ 49.990,00 para a Versys 1000ABS 2013. O modelo Grand Tourer ABS 2013 tem o PPS de R$ 56.990,00.<\/p>\n

AGRADECIMENTOS:<\/strong><\/p>\n

Motorizados.tv<\/strong> \u2013 Foi a primeira mat\u00e9ria que fiz profissionalmente com meu filho ( e sua equipe) Andr\u00e9 Luiz Sucupira e sob sua dire\u00e7\u00e3o. Para um pai \u00e9 um momento \u00fanico poder dividir com o filho a paix\u00e3o por motores e motos e ainda termos a mesma profiss\u00e3o. A diferen\u00e7a \u00e9 que o Andr\u00e9 Luiz veio na vers\u00e3o, digamos, Versys 1000 (1,82 de altura) e eu na vers\u00e3o Versys 650 (1,65 de altura).<\/p>\n

A gente se v\u00ea na estrada!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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