Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":216121,"date":"2013-04-29T17:13:12","date_gmt":"2013-04-29T20:13:12","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216121"},"modified":"2013-11-12T22:43:04","modified_gmt":"2013-11-13T00:43:04","slug":"tirou-habilitacao-para-teco-teco-e-foi-pilotar-um-caca-sabe-o-que-aconteceu","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/tirou-habilitacao-para-teco-teco-e-foi-pilotar-um-caca-sabe-o-que-aconteceu\/","title":{"rendered":"Tirou habilita\u00e7\u00e3o para teco-teco e foi pilotar um ca\u00e7a. Sabe o que aconteceu?"},"content":{"rendered":"
\"Voc\u00ea<\/a>
Voc\u00ea est\u00e1 pronto para altas cilindradas?<\/figcaption><\/figure>\n

Voc\u00ea leu o t\u00edtulo deste artigo e perguntou: \u201cComo isso \u00e9 poss\u00edvel?\u201d Em avia\u00e7\u00e3o isso n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel e para quem anda em carros tamb\u00e9m. Mesmo tendo quatro rodas alguns ve\u00edculos precisam de uma categoria diferenciada, como a \u2018D\u2019, por exemplo.<\/p>\n

Mas com rela\u00e7\u00e3o \u00e0s motos, isso n\u00e3o vale. A \u00fanica diferen\u00e7a que existe \u00e9 entre a categoria de 50cc e acima delas. Na de 50cc \u00e9 a ACC \u2013 Autoriza\u00e7\u00e3o para a Condu\u00e7\u00e3o de Ciclomotores. Acima disso \u00e9 a CNH categoria \u2018A\u2019. Acontece que com a CNH \u2018A\u2019 voc\u00ea pode pilotar motos de 2000cc sem nunca ter andando numa. Absurdo, n\u00e3o?<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 s\u00f3 absurdo: \u00e9 criminoso. \u00c9 o mesmo que o piloto que tem brev\u00ea (habilita\u00e7\u00e3o para voar) tirado para pilotar teco-teco ir comandar um ca\u00e7a sem nunca ter pilotado um ou ter tipo qualquer tipo de treinamento. Este avi\u00e3o vai cair.<\/p>\n

H\u00e1 grandes diferen\u00e7as entre motos de baixa cilindradas para as de m\u00e9dia e alta cilindrada por exemplo. Pot\u00eancia, torque, cicl\u00edstica, frenagem e por ai vai. Mesmo que seja familiarizado com motos de motor potente, se voc\u00ea anda numa big-trail e passa para uma esportiva ter\u00e1 que reaprender algumas coisas e isso leva certo tempo.<\/p>\n

\u00c9 cada vez mais crescente o n\u00famero de mortes devido \u00e0 falta de treinamento adequado. Todos concordam que a CNH para motos n\u00e3o prepara ningu\u00e9m para andar nas ruas em uma 125cc quanto mais tirar numa 125cc e andar numa 600cc, por exemplo. Mas \u00e9 assim que acontece e \u00e9 assim que morrem.<\/p>\n

Muitos irm\u00e3os motocilistas perderam a vida ao n\u00e3o respeitar o princ\u00edpio limite m\u00e1quina, limite homem e limite sistema vi\u00e1rio. Alie-se a isso a falta de treinamento adequado. Digo adequado, pois, por exemplo, um piloto treinado numa escola de pilotagem tipo a conduzida pelo meu amigo Carlos Amaral Motorcycle Training<\/a>, jamais ir\u00e1 ultrapassar o limite seguro de velocidade para uma via urbana. E \u00e9 pra isso que tamb\u00e9m serve o treinamento.<\/p>\n

\"Superm\u00e1quinas\"<\/a>
Superm\u00e1quinas<\/figcaption><\/figure>\n

Pilotos habilitados em 125cc, sem treinamento para pilotar m\u00e1quinas de maior desempenho correm o risco de se acidentarem em poucos meses. Se n\u00e3o morrem, ficam sequelas talvez para a vida toda. Aprendi a respeitar a moto, dosar meus limites e respeitar a sinaliza\u00e7\u00e3o vi\u00e1ria. Al\u00e9m disso, desenvolvi, atrav\u00e9s do treinamento, a atitude mental que controla a hesita\u00e7\u00e3o \u2013 um dos principais fatores para provocar um acidente.<\/p>\n

N\u00e3o seria o excesso de confian\u00e7a que derruba moto? Sim, mas antes dele existe a atitude mental de ser confiante al\u00e9m do que voc\u00ea e a moto conseguem suportar. Em um sistema vi\u00e1rio travado ou n\u00e3o, o excesso de confian\u00e7a faz voc\u00ea desconsiderar situa\u00e7\u00f5es de risco iminente e na fra\u00e7\u00e3o de segundo que ele aparece voc\u00ea hesita, pois n\u00e3o foi preparado para aquilo. O resto \u00e9 o que a gente vai assistir no notici\u00e1rio.<\/p>\n

Alguns pilotos novatos ou mesmo veteranos que sempre deram sorte de n\u00e3o se acidentar costumam acreditar que o equipamento de seguran\u00e7a far\u00e1 o resto quando eles errarem. Acontece que n\u00e3o existe equipamento de seguran\u00e7a que consiga manter voc\u00ea vivo e inteiro em um acidente envolvendo postes e guard-rails.<\/p>\n

Outro ponto importante s\u00e3o as federa\u00e7\u00f5es de motociclismo e motoclubes que n\u00e3o oferecem treinamento para pilotos iniciantes. \u00c9 comum ver pilotos andando em aut\u00f3dromos sem nenhuma hora de treinamento para este fim. A estas associa\u00e7\u00f5es \u00e9 poss\u00edvel exigir que seus filiados passem por um curso dado por um instrutor competente. Motoclubes, antes de se formarem deveriam buscar tais instrutores. Alguns dizem que o custo \u00e9 alto, mas eu pergunto: \u201cQuanto vale a sua vida?\u201d e ainda \u201cQuanto vale voc\u00ea ficar aleijado ou sem um peda\u00e7o do corpo?\u201d<\/p>\n

\"O<\/a>
O Doutor<\/figcaption><\/figure>\n

O treinamento vai transformar voc\u00ea em um Valentino Rossi? Teoricamente, n\u00e3o. O treinamento para ser um VR \u00e9 longo, muito caro e vai exigir de voc\u00ea uma dedica\u00e7\u00e3o muito grande que possivelmente n\u00e3o ter\u00e1 por conta das suas obriga\u00e7\u00f5es profissionais.<\/p>\n

Assim, antes de comprar a moto dos sonhos, caia na realidade e busque uma boa escola de pilotagem. Ela n\u00e3o vai garantir que voc\u00ea nunca v\u00e1 se acidentar, mas vai poder ensinar a voc\u00ea a pilotar numa margem de seguran\u00e7a capaz de traz\u00ea-lo vivo para casa.<\/p>\n

O assunto \u00e9 s\u00e9rio e n\u00f3s motociclistas temos que cuidar de n\u00f3s mesmos, pois o estado ainda vai continuar a entregar CNH a pilotos de 125cc para pilotarem motos acima de 600cc.<\/p>\n

E quanto ao piloto de teco-teco motivo desta coluna? Ele s\u00f3 vai poder solicitar a autoriza\u00e7\u00e3o para fazer os treinamentos para avi\u00f5es a jato depois que tiver algumas boas horas de voo no seu monomotor.<\/p>\n

Enquanto isso, no mundo das duas rodas…<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Antes de comprar a moto dos sonhos, caia na realidade e busque uma boa escola de pilotagem. <\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216122,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216121"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=216121"}],"version-history":[{"count":8,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216121\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":216135,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216121\/revisions\/216135"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216122"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=216121"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=216121"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=216121"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}