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{"id":216291,"date":"2013-06-02T23:48:25","date_gmt":"2013-06-03T02:48:25","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216291"},"modified":"2013-06-02T23:48:25","modified_gmt":"2013-06-03T02:48:25","slug":"denatran-quer-exigir-simulador-para-formacao-de-motociclistas-em-2015","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/denatran-quer-exigir-simulador-para-formacao-de-motociclistas-em-2015\/","title":{"rendered":"Denatran quer exigir simulador para forma\u00e7\u00e3o de motociclistas em 2015"},"content":{"rendered":"
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Rafael Miotto<\/strong>Do G1, em S\u00e3o Paulo<\/p>\n<\/div>\n

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\"SimuladorImagem mostra simulador feito por uma fabricante<\/div>\n<\/div>\n
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de motos; universidade desenvolve modelo para
\nser usada em autoescolas (Foto: Flavio Moraes\/G1)<\/div>\n

Em paralelo ao crescimento do n\u00famero de mortes em acidentes com motos, como aponta o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, uma s\u00e9rie de projetos de lei tramita no Senado Federal e na C\u00e2mara dos Deputados em busca de solu\u00e7\u00f5es para os \u00edndices negativos. Al\u00e9m das poss\u00edveis mudan\u00e7as, o Departamento Nacional de Tr\u00e2nsito (Denatran) afirmou aoG1<\/strong>\u00a0que pretende exigir simuladores nas aulas de autoescolas para forma\u00e7\u00e3o de motociclistas a partir de 2015.<\/p>\n

O Denatran aguarda o prot\u00f3tipo desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para esse tipo de ve\u00edculo. A UFSC \u00e9 respons\u00e1vel pelo simulador que ser\u00e1 obrigat\u00f3rio a partir do m\u00eas que vem para quem pretende tirar habilita\u00e7\u00e3o para carros (categoria B). A ideia \u00e9 que a tela replique situa\u00e7\u00f5es reais do tr\u00e2nsito para o condutor aprender a lidar com elas.<\/p>\n

Especialistas ouvidos pelo\u00a0G1<\/strong>\u00a0apontam as falhas no processo para obter a Carteira Nacional de Habilita\u00e7\u00e3o (CNH) como um dos grandes causadores de acidentes com motos.<\/p>\n

“\u00c9 necess\u00e1rio mudar o aprendizado e o exame. O que se v\u00ea hoje \u00e9 um condicionamento do motociclista para passar no teste”, explica Magnelson Carlos de Souza, presidente da Federa\u00e7\u00e3o Nacional das Autoescolas (Feneauto) e da C\u00e2mara Tem\u00e1tica de Forma\u00e7\u00e3o e Habilita\u00e7\u00e3o de Condutores do Conselho Nacional de Tr\u00e2nsito (Contran).<\/p>\n

Entre os problemas apontados por ele est\u00e3o o fato de o motociclista fazer as aulas apenas em locais fechados, sem ter experi\u00eancia no tr\u00e2nsito. “O simulador trar\u00e1 situa\u00e7\u00f5es de risco que o motociclista enfrentar\u00e1 nas ruas”, diz.<\/p>\n

“Para o candidato a obter sua habilita\u00e7\u00e3o existe um ‘adestramento’ para cumprir exig\u00eancias m\u00ednimas do exame”, opina o instrutor Andr\u00e9 Garcia, que ministra cursos particulares de dire\u00e7\u00e3o defensiva para motos. Segundo Garcia, n\u00e3o aprender a trocar de marchas nem frear corretamente s\u00e3o pontos cruciais da m\u00e1 forma\u00e7\u00e3o de novos condutores.<\/p>\n

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Nossa proposta \u00e9 que se mude radicalmente o exame, aprofundando os ensinamentos b\u00e1sicos como frenagem, trocas de marchas e postura”<\/div>\n
Magnelson de Souza, da comiss\u00e3o
\ndo Denatran que estuda mudan\u00e7as
\nna forma\u00e7\u00e3o de condutores<\/div>\n<\/div>\n

O Denatran diz que n\u00e3o tem autonomia para criar novas leis, o que fica a cargo de Senado e C\u00e2mara, mas trabalha com suas C\u00e2maras Tem\u00e1ticas, discutindo poss\u00edveis altera\u00e7\u00f5es no sistema de educa\u00e7\u00e3o para a CNH, al\u00e9m da introdu\u00e7\u00e3o dos simuladores.<\/p>\n

“Nossa proposta \u00e9 que se mude radicalmente o exame para futuros motociclistas, aprofundando os ensinamentos b\u00e1sicos como frenagem, trocas de marchas e postura”, resume Magnelson de Souza.<\/p>\n

Projetos de lei<\/strong>
\nNa C\u00e2mara e Senado h\u00e1 projetos de lei que v\u00e3o da obrigatoriedade de airbag para motociclistas e de freios ABS para motos \u2013\u00a0os equipamento estar\u00e3o em todos carros novos at\u00e9 2014<\/a>\u00a0– a restri\u00e7\u00f5es \u00e0 circula\u00e7\u00e3o. Todas as propostas ainda est\u00e3o em fase preliminar de an\u00e1lise.<\/p>\n

Existem ainda projetos que preveem o uso de antenas aparadoras de linha de pipa,\u00a0agora obrigat\u00f3rias para motoboys e mototaxistas<\/a>, e outro que envolve mudan\u00e7as estruturais nas estradas, como a instala\u00e7\u00e3o de guard-rails que protejam os motociclistas, j\u00e1 que os normais podem aumentar os danos com o chamado “efeito fatiador”.<\/p>\n

O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) \u00e9 autor de uma proposta que visa proibir a circula\u00e7\u00e3o de motos no corredor, liberando apenas quando o tr\u00e2nsito estiver parado e limitando a velocidade a 20 km\/h. “A gravidade e fatalidade desses acidentes se d\u00e3o de forma diretamente proporcional \u00e0 velocidade”, explica Feldman.<\/p>\n

De acordo com o Denatran, um artigo do C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito que previa a proibi\u00e7\u00e3o de motos no corredor foi vetado em 1997 pelo ent\u00e3o presidente Fernando Henrique Cardoso.<\/p>\n

Especialistas questionam a efic\u00e1cia dessa medida. “Pela din\u00e2mica da motocicleta o corredor \u00e9 necess\u00e1rio. Ficar atr\u00e1s dos carros ou no meio da faixa tira completamente o campo de vis\u00e3o do motociclista. O grande problema do corredor \u00e9, como causa prim\u00e1ria, a mudan\u00e7a de faixa sem sinaliza\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo maior, e, como causa secund\u00e1ria ou agravante, o excesso de velocidade”, afirma Garcia, que, al\u00e9m de instrutor, \u00e9 advogado e especialista em gest\u00e3o do tr\u00e2nsito.<\/p>\n

\"AirbagAirbag para motociclista (Foto: Divulga\u00e7\u00e3o)<\/div>\n

Airbag e ABS<\/strong>
\nNo Senado tramita um projeto para tornar obrigat\u00f3rio o uso de airbags para\u00a0 motociclistas. O produto ainda \u00e9 pouco difundido no Brasil e o pre\u00e7o varia de R$ 800 a R$ 2.500.<\/p>\n

“Ainda \u00e9 caro sim, embora j\u00e1 tenhamos visto produtos similares ao do principal fabricante que lan\u00e7ou no Brasil com pre\u00e7os mais baixos. Ainda sim tem custo elevado. Por isso a necessidade de algum incentivo do governo para que a produ\u00e7\u00e3o seja aumentada e que investidores brasileiros e estrangeiros possam ter interesse em produzir em uma escala maior, barateando o custo\u201d, afirma o senador Humberto Costa (PT-PE), autor da ideia.<\/p>\n

Atualmente, para motociclistas em geral,\u00a0 a lei brasileira s\u00f3 exige o capacete. Ela fala tamb\u00e9m em vestimenta adequada, mas \u00e9 preciso que esse item sejam regulamentado pelo Denatran, o que n\u00e3o ocorreu at\u00e9 agora.<\/p>\n

Na Europa e no Jap\u00e3o j\u00e1 existe grande demanda pelo airbag para motociclistas, apesar de n\u00e3o ser um item obrigat\u00f3rio. Seguindo outro caminho, o da preven\u00e7\u00e3o das quedas, a partir de 2016 todas as motos vendidas na Europa, com cilindradas superiores a 125 cm\u00b3, ser\u00e3o obrigadas a ter freios ABS de s\u00e9rie. No Brasil, um projeto de lei do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) pretende que esse equipamento seja exigido para todos os ve\u00edculos automotores – em 2014, ser\u00e1 obrigat\u00f3rio para carros novos.<\/p>\n

A Bosch, empresa que produz o ABS para motos, afirma que 47% dos acidentes s\u00e3o causados por frenagem equivocada ou hesitante, utilizando como base o banco de dados da Alemanha, conhecido pela sigla GIDAS. A fun\u00e7\u00e3o do sistema ABS (Antilock Brake System) \u00e9 impedir que as rodas travem durante uma freada forte, fazendo o ve\u00edculo derrapar.<\/p>\n

Queda nas mortes em SP<\/strong>
\nDe 2011 para 2012, o n\u00famero de mortes de motociclistas na cidade de S\u00e3o Paulo caiu 14,5%, passando de 512 \u00f3bitos para 438, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tr\u00e1fego (CET-SP). A entidade credita a queda \u00e0 intensifica\u00e7\u00e3o do trabalho de fiscaliza\u00e7\u00e3o e as a\u00e7\u00f5es educativas – o \u00f3rg\u00e3o oferece curso de pilotagem defensiva para motociclistas.<\/p>\n

\"FaixaFaixa de reten\u00e7\u00e3o para motos e bicicletas em S\u00e3o
\nPaulo (Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o\/Jornal Nacional)<\/div>\n

Desde o in\u00edcio de maio, a CET est\u00e1 testando na cidade bols\u00f5es de reten\u00e7\u00e3o para motos, posicionados entre as faixas de pedestres e os ve\u00edculos parados nos sem\u00e1foros. Segundo o \u00f3rg\u00e3o, esta faixa exclusiva tem o objetivo de proporcionar mais seguran\u00e7a para motociclistas e ciclistas, evitando conflito com ve\u00edculos maiores no momento em que o sinal abre.<\/p>\n

<\/div>\n

A CET informa que esta iniciativa foi baseada em projetos que tiveram \u00eaxitos em Barcelona e Madri, ambas na Espanha. Segundo a entidade, estas faixas foram testadas em tr\u00eas cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandidas para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de tr\u00e2nsito de Barcelona, onde as motos s\u00e3o 29% da frota de ve\u00edculos, avalia que a \u00e1rea de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metr\u00f3pole.<\/p>\n

Motos no exterior<\/strong>
\nEm pa\u00edses europeus como Fran\u00e7a, It\u00e1lia e Espanha a habilita\u00e7\u00e3o B (para carros) possibilita ao usu\u00e1rio tamb\u00e9m utilizar ve\u00edculos de duas rodas motorizados. “L\u00e1 a categoria ‘B’ pode utilizar motoneta (scooter) at\u00e9 33 cv”, explica Andr\u00e9 Garcia. Segundo ele, a finalidade \u00e9 educar, j\u00e1 que o candidato, mesmo que jamais utilize um scooter, compreender\u00e1 a din\u00e2mica do ve\u00edculo de duas rodas e o respeitar\u00e1 na via p\u00fablica e a mobilidade.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, o sistema europeu de habilita\u00e7\u00e3o \u00e9 divido em degraus relacionados \u00e0 idade, \u00e0 experi\u00eancia do motociclista e ao tipo de moto. \u00c9 poss\u00edvel obter a carteira mais b\u00e1sica a partir dos 17 anos. A mais ampla, com 24 anos, ou aos 21, tendo dois anos de experi\u00eancia na intermedi\u00e1ria.<\/p>\n

“Acredito que a forma\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica para tirar carteira \u00e9 mais completa na Europa. Vejo mais motociclistas tendo no\u00e7\u00e3o dos limites de suas motos, mesmo com pouca experi\u00eancia, enquanto no Brasil vejo muito mais o motociclista aprendendo por si mesmo e cometendo mais imprud\u00eancias”, explica o motociclista franco-brasileiro Eric Breuillac, que viveu por anos em Paris e agora mora em Paraty (RJ), onde possui uma oficina para motocicletas.<\/p>\n

Nos EUA, um estudo recente encomendado por seguradoras apontou a\u00a0alta no n\u00famero de pedidos de indeniza\u00e7\u00e3o em Michigan<\/a>\u00a0depois que o estado passou a exigir o uso de capacete apenas de motociclistas com menos de 21 anos -por 40 anos, essa obrigatoriedade era para todos os usu\u00e1rios.<\/p>\n

O abrandamento dessa lei tem sido uma tend\u00eancia naquele pa\u00eds, onde cada estado define suas regras de tr\u00e2nsito. Atualmente, 19 deles e o Distrito de Columbia ainda exigem que todos os motociclistas usem o equipamento e 28 s\u00f3 obrigam uma parte deles, geralmente os mais novos. Tr\u00eas estados n\u00e3o t\u00eam lei sobre o assunto.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Autoescolas podem ter sistema similar ao que ser\u00e1 obrigat\u00f3rio para carros.
\nProjetos de lei para motos no pa\u00eds v\u00e3o de airbag a restri\u00e7\u00e3o de circula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216293,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216291"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=216291"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216291\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":216295,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216291\/revisions\/216295"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216293"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=216291"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=216291"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=216291"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}