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{"id":216671,"date":"2014-01-13T13:52:07","date_gmt":"2014-01-13T15:52:07","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216671"},"modified":"2014-01-13T13:53:15","modified_gmt":"2014-01-13T15:53:15","slug":"lubrificador-automatico-de-corrente-vale-a-pena-ter-um","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/lubrificador-automatico-de-corrente-vale-a-pena-ter-um\/","title":{"rendered":"Lubrificador autom\u00e1tico de corrente: vale a pena ter um?"},"content":{"rendered":"
\"Kit<\/a>
Kit chega desmontado. A montagem \u00e9 muito f\u00e1cil e pode ser realizada em qualquer moto que possua sistema de transmiss\u00e3o movido por corrente.<\/figcaption><\/figure>\n

Eu j\u00e1 havia tratado aqui sobre a import\u00e2ncia de se lubrificar a corrente periodicamente. Inclusive forneci dicas de como lavar e lubrificar sua corrente para muitos quil\u00f4metros. Mas eu n\u00e3o estava satisfeito e fui buscar outras solu\u00e7\u00f5es. Testei v\u00e1rias delas e a que mais me agradou foi este sistema comercializado pela Tutoro.<\/p>\n

Adquiri o produto na Tutoro Brasil. Paguei por ele R$ 389,99 mais o frete de R$20. Escolhi a moto de um amigo motociclista para realizar o teste. O Herbert Viana, que n\u00e3o \u00e9 o dos Para-lamas do Sucesso, tamb\u00e9m estava procurando uma solu\u00e7\u00e3o para lubrificar a corrente da sua moto. A ideia foi testar na moto dele que roda em m\u00e9dia 20 km por dia em v\u00e1rios tipos de solo. O Herbert anda em asfalto, terra e cal\u00e7amento; da\u00ed ter sido o escolhido para testar o produto. A instala\u00e7\u00e3o aconteceu no in\u00edcio de dezembro de 2013. De l\u00e1 pra c\u00e1 o Herbert me passava v\u00e1rios feedbacks semanalmente. A partir destes relat\u00f3rios, novas regulagens de libera\u00e7\u00e3o de \u00f3leo eram testadas. O resultado final foi uma corrente permanentemente lubrificada.<\/p>\n

\"Fig<\/a>
Fig -1 – Elevando um p\u00eandulo met\u00e1lico para facilitar a descida do \u00f3leo at\u00e9 o bico. Fig-2 Estado da lubrifica\u00e7\u00e3o com apenas dois quil\u00f4metros ap\u00f3s instalada. Fig-3 Imagem do \u00f3leo descendo pelo cano em dire\u00e7\u00e3o ao bico. Primeira sangria ap\u00f3s instalado.<\/figcaption><\/figure>\n

O sistema \u00e9 f\u00e1cil de montar e funciona sem qualquer tipo de gambiarra. N\u00e3o precisa furar, n\u00e3o usa a bateria da moto e nem necessita que voc\u00ea pressione qualquer bot\u00e3o para lubrificar a corrente \u2013 \u00e9 tudo autom\u00e1tico. Ele possui no reservat\u00f3rio do \u00f3leo uma v\u00e1lvula que funciona como um p\u00eandulo met\u00e1lico, que com a vibra\u00e7\u00e3o e o movimento da moto, libera o \u00f3leo fazendo com que chegue na corrente atrav\u00e9s de um bico dosador. Quando a moto est\u00e1 parada o p\u00eandulo fica fechado (Lei da Gravidade) e assim ele n\u00e3o libera o lubrificante e nem suja o piso.\u00a0Al\u00e9m disso, pode ser removido facilmente e reabastecido rapidamente mantendo a corrente sempre lubrificada. \u00a0A carga de \u00f3leo no reservat\u00f3rio, com uma volta e meia de regulagem, necessitar\u00e1 de reabastecimento com cerca de 1000 km rodados. Voc\u00ea pode utilizar o mesmo \u00f3leo destinado ao motor da moto. Sabe aquela sobra que fica da troca de \u00f3leo? Pois \u00e9, agora ela tem utilidade. Vai pra corrente.<\/p>\n

\"Fig-4<\/a>
Fig-4 e Fig- 5 Estado da corrente com 2km e 5 km percorridos. Fig-6 Estado da corrente com 40 km percorridos. Fig-7 Estado da corrente com 80km percorridos.<\/figcaption><\/figure>\n

Vales destacar (veja fotos) que a moto em quest\u00e3o chegou com a corrente suja e enferrujada em alguns pontos, ideal para poder avaliar a efici\u00eancia do sistema comercializado pelo fabricante. Nunca \u00e9 demais lembrar que a corrente da moto permanentemente lubrificada ir\u00e1 durar mais e junto com isso o kit de transmiss\u00e3o. Vale destacar que neste tipo de sistema, o pr\u00f3prio movimento da roda (for\u00e7a centr\u00edfuga) \u00a0faz com que, at\u00e9 mesmo os an\u00e9is e o-rings, estejam sempre cobertos com uma pel\u00edcula de \u00f3leo.<\/p>\n

\"Fpacil<\/a>
Fpacil de instalar e o \u00f3leo pode ser o mesmo que voc\u00ea utiliza no seu motor.<\/figcaption><\/figure>\n

Instalei o kit numa Honda Transalp. Segundo Herbert Viana, empres\u00e1rio do setor de confec\u00e7\u00f5es, \u201ca instala\u00e7\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil e qualquer pessoa pode fazer sem a necessidade de ter que levar a moto a uma oficina especializada\u201d.\u00a0Uma d\u00favida que nos ocorreu no momento da instala\u00e7\u00e3o foi se o bico direcionador do fluido de lubrifica\u00e7\u00e3o continuaria no lugar ap\u00f3s a moto come\u00e7ar a rodar. De acordo com Herbert o bico direcionador do fluxo de \u00f3leo \u201cn\u00e3o saiu do lugar uma \u00fanica vez sequer\u201d. <\/span>O sistema permite a regulagem da libera\u00e7\u00e3o do \u00f3leo, variando em at\u00e9 quatro voltas. <\/span><\/p>\n

Iniciamos os testes com a abertura da libera\u00e7\u00e3o do \u00f3leo em uma volta e meia e percebemos que j\u00e1 nos primeiros cinco quil\u00f4metros a corrente j\u00e1 apresenta lubrifica\u00e7\u00e3o. Foi observada a lubrifica\u00e7\u00e3o da corrente em varias situa\u00e7\u00f5es, variando a regulagem de libera\u00e7\u00e3o do fluxo de sa\u00edda do \u00f3leo.\u00a0O teste aplicado estava previsto para come\u00e7ar com duas voltas e meia at\u00e9 completar os 30 km. Depois que a corrente ficou bem lubrificada, reduzimos a abertura para 1 volta e meia e a corrente permaneceu bem lubrificada at\u00e9 o final do teste.<\/span><\/p>\n

Nossa avalia\u00e7\u00e3o final \u00e9 que gostamos do produto. Tanto que o Herbert j\u00e1 ficou com o meu pra ele.<\/p>\n

AGRADECIMENTO ESPECIAL:<\/strong> Herbert Viana pela disciplina e pela paci\u00eancia.<\/p>\n

Servi\u00e7o: <\/span><\/strong><\/p>\n

http:\/\/www.tutoro.com.br<\/a>
\n
http:\/\/www.facebook.com\/tutorobrasil<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Eu estava atr\u00e1s de um lubrificante autom\u00e1tico. Queria ter menos trabalho. Encontrei um sistema interessante.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216672,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[471,830,832,13,228,14,477,320],"tags":[1146,1026,57,150,456,610,92,1173,1471,988,1476,454,1491,1493,572,1482,95,1483,82,626,1332,1333],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216671"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=216671"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216671\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":216673,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216671\/revisions\/216673"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216672"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=216671"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=216671"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=216671"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}