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{"id":216695,"date":"2014-02-17T07:47:15","date_gmt":"2014-02-17T10:47:15","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216695"},"modified":"2014-02-17T07:53:48","modified_gmt":"2014-02-17T10:53:48","slug":"pirelli-explica-os-procedimentos-de-alocacao-de-pneus-para-a-temporada-2014-do-campeonato-mundial-de-superbike","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/pirelli-explica-os-procedimentos-de-alocacao-de-pneus-para-a-temporada-2014-do-campeonato-mundial-de-superbike\/","title":{"rendered":"Pirelli explica os procedimentos de aloca\u00e7\u00e3o de pneus para a temporada 2014 do Campeonato Mundial de Superbike"},"content":{"rendered":"
\"superpole\"<\/a>
Pirelli e o superpole<\/figcaption><\/figure>\n

Mil\u00e3o (It\u00e1lia), 11 de Fevereiro de 2014 –<\/i>\u00a0A Pirelli \u00e9 a fornecedora \u00fanica de pneus h\u00e1 mais de dez 10 anos de todas as categorias do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK na sigla em ingl\u00eas) da FIM (Federa\u00e7\u00e3o Internacional de Motociclismo). Na temporada 2014 contribuir\u00e1 ativamente para tornar a competi\u00e7\u00e3o, que come\u00e7a em duas semanas na Austr\u00e1lia, ainda mais atraente para o p\u00fablico.<\/span><\/p>\n

A nova temporada ter\u00e1 mudan\u00e7as em termos de regulamento, com a introdu\u00e7\u00e3o da nova classe EVO Superbike e um novo formato para as sess\u00f5es de treinos livres antes do classificat\u00f3rio.<\/span><\/p>\n

O objetivo da fabricante de pneus \u00e9 tentar reduzir a diferen\u00e7a para a EVO Superbike,<\/b>\u00a0que difere da Superbike em pot\u00eancia, eletr\u00f4nica e acerto de motor,\u00a0proporcionando uma oportunidade para os pilotos mais r\u00e1pidos nesta classe serem competitivos nas corridas e, consequentemente, tornar o campeonato mais equilibrado e atrativo<\/b>. Os dados deste ano, relativos ao comportamento das EVO Superbikes, tamb\u00e9m ser\u00e3o importantes no que diz respeito a 2015, quando o\u00a0grid<\/i>\u00a0da categoria principal ser\u00e1 inteiramente composto por EVO Superbikes.<\/p>\n

Os pneus da Superbike e da Evo Superbike<\/span><\/strong><\/p>\n

O ano de 2014 ver\u00e1 alinhado na categoria principal pela primeira vez na hist\u00f3ria do Campeonato Mundial de Supervise, ambas a m\u00e1quina Supervise e EVO Supervise, com um total de oito fabricantes de motocicletas j\u00e1 confirmadas.<\/p>\n

\"0109_p14_pirelli_ambience\"<\/a>Todos os pilotos ter\u00e3o como pneus de refer\u00eancia, compostos de 17 polegadas, distribu\u00eddos da seguinte forma:<\/p>\n

\u2022\u00a0Pneus\u00a0slack<\/i><\/b>\u00a0DIABLO\u2122 Supervise<\/b>\u00a0com as seguintes medidas:<\/p>\n

– 120\/70 dianteira em compostos\u00a0SC1 (macio) e SC2 (m\u00e9dio)<\/b><\/p>\n

– 200\/60 traseira em compostos\u00a0SC0 (macio), SC1 (m\u00e9dio) e SC2 (duro).<\/b><\/p>\n

\u2022\u00a0DIABLO\u2122 Rani<\/b>, m\u00ednimo de oito pneus dispon\u00edveis por piloto, para serem utilizados em caso de chuva.<\/p>\n

\u2022\u00a0DIABLO\u2122 West<\/b>, m\u00ednimo de tr\u00eas pneus dispon\u00edveis por piloto, s\u00e3o intermedi\u00e1rios, para serem usados quando a pista n\u00e3o est\u00e1 nem completamente seca nem completamente molhada<\/p>\n

\u2022 DIABLO\u2122 Superbike de classifica\u00e7\u00e3o<\/b>, um pneu supermacio para a Superpole no s\u00e1bado<\/p>\n

Al\u00e9m disso, de acordo com o regulamento da FIM:<\/p>\n

\u2022\u00a0O n\u00famero m\u00e1ximo de pneus que cada piloto tem permiss\u00e3o para usar durante todo o fim de semana de corrida<\/b>(sexta a domingo)\u00a0\u00e9 24, incluindo 10 dianteiros e 14 traseiros<\/b><\/p>\n

\u2022\u00a0<\/span>O n\u00famero m\u00e1ximo de pneus montados permitidos para cada sess\u00e3o ser\u00e1 de 13<\/b>\u00a0(n\u00e3o h\u00e1 distin\u00e7\u00e3o entre dianteiros e traseiros)\u00a0<\/span>para cada piloto<\/b><\/p>\n

\u2022\u00a0Cada piloto at\u00e9 o\u00a0warm-up<\/i>\u00a0pode utilizar um m\u00e1ximo de 8 pneus dianteiros e 12 traseiros.<\/b>\u00a0Para garantir a conformidade com o presente regulamento, o promotor do Campeonato utiliza um sistema de marca\u00e7\u00e3o por meio de adesivos anti \u2013falsifica\u00e7\u00e3o<\/p>\n

\u2022\u00a0Pirelli pode fornecer solu\u00e7\u00f5es traseiras diferentes para os pilotos de Superbike e EVO Superbike<\/b>\u00a0em todos ou somente em alguns dos eventos do Campeonato,\u00a0sem preju\u00edzo do n\u00famero total de solu\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis para cada piloto (3 a 4) e a quantidade total de pneus por piloto que permanecer\u00e1 a mesma para ambas as classes<\/b><\/p>\n

Basicamente,\u00a0<\/span>os pilotos EVO Superbike poder\u00e3o ter uma solu\u00e7\u00e3o traseira, que ser\u00e1 diferente daquelas indicadas para os pilotos de Superbike e vice- versa. A solu\u00e7\u00e3o dedicada apenas para pilotos da EVO Superbike n\u00e3o ser\u00e1 necessariamente a mesma para todas as rodadas<\/b>, de fato, a Pirelli quer desenvolver mais solu\u00e7\u00f5es durante o ano, algumas dedicados a ambas as classes, outras apenas a uma das duas categorias.<\/span><\/p>\n

Os pneus projetados apenas para a EVO Superbike podem ser diferentes daqueles destinados a ambas as classes, oferecendo melhor ader\u00eancia, al\u00e9m de caracter\u00edsticas como melhor quilometragem e resist\u00eancia ao desgaste ao longo de uma corrida e uma abordagem diferente para as temperaturas e asfalto que ir\u00e3o enfrentar. Tamb\u00e9m levam em considera\u00e7\u00e3o o fato de que as pot\u00eancias das m\u00e1quinas s\u00e3o diferentes.<\/p>\n

Os treinos livres cronometrados para a classifica\u00e7\u00e3o, a nova Superpole e os pneus de classifica\u00e7\u00e3o<\/span><\/b><\/p>\n

Em 2014 a categoria Superbike inclui:<\/p>\n

\u2022 3 sess\u00f5es de treinos livres cronometrados para a qualifica\u00e7\u00e3o, de 45 minutos cada, v\u00e1lidos para a classifica\u00e7\u00e3o para Superpole<\/b><\/p>\n

\u00a0<\/b>\u00a01 sess\u00e3o de treinos livres de 30 minutos n\u00e3o cronometrados<\/b>\u00a0e, portanto, irrelevante para o acesso \u00e0 Superpole<\/p>\n

\u2022 A SuperpoIe, dividida em duas sess\u00f5es de 15 minutos cada, \u00e9 reservada aos 20 melhores pilotos<\/b>, com base no melhor tempo alcan\u00e7ado nos tr\u00eas treinos livres cronometrados para a qualifica\u00e7\u00e3o, como segue:<\/p>\n

\u2022\u00a0Os 10 pilotos mais r\u00e1pidos t\u00eam acesso direto para a segunda e \u00faltima sess\u00e3o da Superpole<\/b>, recebendo cada pneu Superpole com uma\u00a0etiqueta branca Pirelli aplicada no flanco<\/b><\/p>\n

\u2022 Os pilotos que conquistarem tempos no treino livre para o classificat\u00f3rio entre as coloca\u00e7\u00f5es de 11 a 20, ter\u00e3o acesso \u00e0 primeira sess\u00e3o da Superpole<\/b>\u00a0para determinar o\u00a0<\/span>grid<\/i>\u00a0de largada da 13\u00aa \u00e0 20\u00aa posi\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de obter um pneu Superpole com uma etiqueta amarela Pirelli aplicada no flanco<\/span><\/p>\n

\u2022 Os dois pilotos mais r\u00e1pidos da Superpole 1 v\u00e3o entrar na segunda sess\u00e3o da Superpole e se juntar os 10 pilotos j\u00e1 classificados, elevando para 12 o n\u00famero total de participantes da Superpole 2<\/b>\u00a0para determinar o\u00a0grid<\/i>\u00a0de largada da 1\u00aa \u00e0 12\u00aa posi\u00e7\u00e3o. Para a segunda sess\u00e3o da Superpole, estes dois pilotos receber\u00e3o um segundo pneu Superpole marcados com uma\u00a0etiqueta vermelha Pirelli no flanco<\/b><\/p>\n

\u00a0<\/b>\u00a0O\u00a0grid<\/i>\u00a0de largada ser\u00e1 composto por 3 pilotos por linha<\/p>\n

Al\u00e9m disso, para uma gest\u00e3o correta e regular de aloca\u00e7\u00e3o:<\/p>\n

\u2022 Os pneus da Superpole s\u00e3o marcados com uma etiqueta como todos os pneus usados \u200b\u200bat\u00e9 o\u00a0warm-up<\/i>\u00a0(m\u00e1ximo de 12)<\/p>\n

\u2022 Os 10 pilotos que participam na Superpole 1 est\u00e3o autorizados a usar apenas 1 pneu de classifica\u00e7\u00e3o, mas todos eles v\u00e3o ter dois, isso acontece porque \u00e9 imposs\u00edvel determinar de antem\u00e3o quem pode se classificar para a Superpole 2 e n\u00e3o haveria tempo suficiente entre a primeira e segunda sess\u00f5es da Superpole para equipar os dois pilotos mais r\u00e1pidos da Superpole 1 com um pneu adicional de classifica\u00e7\u00e3o para a Superpole 2<\/p>\n

\u2022 Os 8 pilotos da Superpole 1 que n\u00e3o passarem para a Superpole 2, pelo regulamento, dever\u00e3o devolver \u00e0 Pirelli o segundo pneu n\u00e3o utilizado na Superpole<\/p>\n

Os pneus para a Supersport<\/span><\/b><\/p>\n

No\u00a0Campeonato Mundial Supersport\u00a0<\/b>da FIM o regulamento determina:<\/p>\n

\u2022\u00a0O n\u00famero m\u00e1ximo de pneus que cada piloto tem permiss\u00e3o para usar durante todo o fim de semana de corrida<\/b>(sexta a domingo )\u00a0\u00e9 18, incluindo 8 dianteiros e 10 traseiros<\/b><\/p>\n

\u2022\u00a0O n\u00famero m\u00e1ximo permitido de pneus montados para cada sess\u00e3o ser\u00e1 de 11<\/b>\u00a0(n\u00e3o h\u00e1 distin\u00e7\u00e3o entre dianteiros e traseiros)\u00a0para cada piloto<\/b><\/p>\n

\u2022\u00a0<\/span>Cada piloto at\u00e9 (e incluindo) o\u00a0warm-up<\/i>\u00a0pode utilizar um m\u00e1ximo de 7 de pneus dianteiros e 9 traseiros.<\/b>\u00a0Este montante ser\u00e1 assegurado pelo mesmo sistema de marca\u00e7\u00e3o com adesivos anti-falsifica\u00e7\u00e3o adotados na categoria Superbike<\/span><\/p>\n

\u2022 A categoria Supersport tem 3 sess\u00f5es de treinos livres consecutivos e uma sess\u00e3o classificat\u00f3ria no s\u00e1bado \u00e0 tarde<\/span><\/p>\n

Todos os pilotos da categoria Supersport, bem como aqueles que participam da Superstock e da European Junior Cup, que ir\u00e3o se juntar o Campeonato no seu retorno \u00e0 Europa, usar\u00e3o\u00a0pneus DIABLO\u2122 SUPERCORSA SC<\/b>\u00a0n\u00e3o\u00a0slick<\/i>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O \u00fanico fornecedor de todas as categorias do Campeonato explica as mudan\u00e7as na sequ\u00eancia da introdu\u00e7\u00e3o da classe EVO Superbike e o novo formato para a classifica\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de sua contribui\u00e7\u00e3o para tornar a competi\u00e7\u00e3o mais equilibrada e atraente<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216699,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216695"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=216695"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216695\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":216700,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/216695\/revisions\/216700"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216699"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=216695"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=216695"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=216695"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}