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{"id":216710,"date":"2014-02-24T08:07:10","date_gmt":"2014-02-24T11:07:10","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216710"},"modified":"2014-02-24T08:07:10","modified_gmt":"2014-02-24T11:07:10","slug":"estudo-destaca-a-importancia-do-uso-de-protecao-para-membros-inferiores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/estudo-destaca-a-importancia-do-uso-de-protecao-para-membros-inferiores\/","title":{"rendered":"Estudo destaca a import\u00e2ncia do uso de prote\u00e7\u00e3o para membros inferiores."},"content":{"rendered":"

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\"Casos<\/a>
Casos de invalidez foram a principal causa de pagamento do seguro.<\/figcaption><\/figure>\n

Foi um longo caminho at\u00e9 que adotaram o capacete como equipamento de prote\u00e7\u00e3o obrigat\u00f3ria para motociclistas. A medida reduziu as fatalidades, mas n\u00e3o minimizou danos irrevers\u00edveis em membros inferiores.<\/p>\n

Dados do DPVAT de 2013 apresentados pela seguradora L\u00edder \u2013 administradoras do DPVAT apontam que o n\u00famero de indeniza\u00e7\u00f5es pagas pelo DPVAT no ano passado subiu 25% em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior. Foram pagos 633.845 ressarcimentos, totalizando R$ 3,2 bilh\u00f5es. Por\u00e9m os casos de invalidez foram a principal causa de pagamento do seguro, com 70% dos registros no per\u00edodo.<\/p>\n

Quanto \u00e0s motos, o n\u00famero de acidentes fatais com motocicletas caiu de 20.313 em 2012 para 12.265 no ano passado. Segundo Ricardo Xavier, diretor-presidente da seguradora L\u00edder, “Acidentes fatais ca\u00edram em todos os tipos de ve\u00edculos. O que preocupa \u00e9 que os acidentes est\u00e3o deixando mais inv\u00e1lidos”, afirma.<\/span><\/p>\n

A maioria dessa invalidez \u00e9 causada por amputa\u00e7\u00f5es e perdas de movimentos de membros inferiores e membros superiores resultado da falta de uso de prote\u00e7\u00f5es simples como cotoveleiras, joelheiras, luvas e caneleiras.<\/span><\/p>\n

A pesquisa chamada de Preval\u00eancia de Les\u00f5es Arteriais Traum\u00e1ticas dos Membros Inferiores Decorrentes de Acidentes de Motocicletas, S\u00e3o Paulo, 2010 \u2013 realizada pelo Dr. Lineu Ferreira Juc\u00e1, cirurgi\u00e3o vascular no maior hospital dedicado a acidentes de tr\u00e2nsito do Cear\u00e1 \u2013 o IJF (Instituto Dr. Jos\u00e9 Frota) de Fortaleza, Cear\u00e1, aponta para dados verdadeiramente preocupantes.<\/span><\/p>\n

Segundo o estudo, o Brasil possui 3,3% da frota mundial de ve\u00edculos, mas \u00e9 respons\u00e1vel por 5,5% dos acidentes registrados com v\u00edtimas fatais em todo mundo. A primeira <\/span>causa mortis<\/em>, no mundo, s\u00e3o doen\u00e7as cardiovasculares; a segunda \u00e9 representada por todos os tipos de c\u00e2ncer e a terceira s\u00e3o os homic\u00eddios e s\u00f3 depois o tr\u00e2nsito. No Brasil, o tr\u00e2nsito e o homic\u00eddio s\u00e3o as primeiras e em Fortaleza \u00e9 a segunda <\/span>causa mortis<\/em>. Bastaria este dado para que fosse adotada uma a\u00e7\u00e3o firme para salvar vidas e diminuir o crescimento do ex\u00e9rcito de aleijados que diariamente cresce.<\/span><\/p>\n

O fato que mais preocupa \u00e9 que com a ado\u00e7\u00e3o de uma simples e barata prote\u00e7\u00e3o muitas dessas sequelas seriam minimizadas e, portanto, muitos dos que est\u00e3o hoje inv\u00e1lidos estariam ativos e produtivos e a Previd\u00eancia Social n\u00e3o teria uma grande conta a pagar todos os anos. Mas a realidade n\u00e3o \u00e9 essa.<\/span><\/p>\n

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\"O<\/a>
O estudo realizado pelo Dr. Lineu Juc\u00e1 aponta para uma preocupa\u00e7\u00e3o mundial \u2013 as les\u00f5es dos membros inferiores.<\/figcaption><\/figure>\n

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A engenharia do acidente de tr\u00e2nsito<\/strong><\/p>\n

Para entender a engenharia do acidente de tr\u00e2nsito \u00e9 importante entender a sua defini\u00e7\u00e3o. Para a OMS \u2013 Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade, motocicleta \u00e9 qualquer ve\u00edculo que tenha duas ou tr\u00eas rodas, com ou sem side-car e que seja movido a motor el\u00e9trico ou a combust\u00e3o. O acidente de tr\u00e2nsito \u00e9 todo evento danoso que envolva o ve\u00edculo, a via, o homem e\/ou animais e, para caracterizar-se, \u00e9 necess\u00e1ria apenas a presen\u00e7a de dois desses fatores acima citados.<\/span><\/p>\n

O estudo realizado pelo Dr. Lineu Juc\u00e1 aponta para uma preocupa\u00e7\u00e3o mundial \u2013 as les\u00f5es dos membros inferiores. S\u00e3o eles os mais atingidos por les\u00f5es, seguida pelas les\u00f5es na cabe\u00e7a, pesco\u00e7o e membros superiores. Al\u00e9m disso, h\u00e1 ainda as les\u00f5es vasculares que tamb\u00e9m s\u00e3o mais presentes em membros inferiores que superiores. O motociclista em um acidente, geralmente \u00e9 arremessado para longe, sofrendo les\u00f5es graves como fraturas expostas, perda de tecido cut\u00e2neo (pele) e como consequ\u00eancia a evolu\u00e7\u00e3o para infec\u00e7\u00f5es as quais resultam em muitos casos, em amputa\u00e7\u00f5es.<\/span><\/p>\n

Pelo Mundo<\/strong><\/p>\n

Depois que os Estados Unidos da Am\u00e9rica declararam guerra na d\u00e9cada de 60\u2019 do S\u00e9culo XX, muitas mortes foram evitadas. Mesmo assim h\u00e1 uma preocupa\u00e7\u00e3o mundial a esse respeito quando se trata de traumas em membros inferiores. Estudo realizado pelo Centro de Estudos do Arizona, EUA, em 1985; aponta alta incid\u00eancia de les\u00f5es nos membros inferiores sendo 88% na t\u00edbia e 27% no f\u00eamur. Desse total, 66% dos pacientes foram submetidos a algum tipo de interven\u00e7\u00e3o cir\u00fargica e 36% deles a uma segunda cirurgia.<\/span><\/p>\n

Em Singapura, localizado no Sudeste Asi\u00e1tico, outro estudo realizado em 1983 aponta para dados semelhantes aos colhidos pelos americanos. Em outro estudo, desta vez realizado pelo Edinburgh Royal Hospital \u2013 Reino Unido, hospital especializado em emerg\u00eancia; 67% das les\u00f5es resultantes dos acidentes com moto foram nos membros inferiores e superiores, sendo a maior parte na perna direita e bra\u00e7o direito. A mesma informa\u00e7\u00e3o foi colhida no Brasil s\u00f3 que a incid\u00eancia maior est\u00e1 relacionado ao lado esquerdo. Acredita-se que tal fato se explica por conta da m\u00e3o inglesa ser invertida em rela\u00e7\u00e3o ao modelo brasileiro, pois a maioria dos acidentes est\u00e1 relacionada a \u2018fechadas\u2019.<\/span><\/p>\n

Em outro estudo desta vez realizado pelo Hospital Trauma Center da Alemanha, relata que a maioria dos acidentados s\u00e3o jovens entre 25 e 29 anos de idade, em especial nos fins de semana, com perman\u00eancia de aproximadamente 35 dias no hospital, al\u00e9m do que 23,4% tiveram necessidade de mudar de emprego, devido a gravidade do acidente. O peso maior foi para membros inferiores.<\/span><\/p>\n

A It\u00e1lia tamb\u00e9m realizou estudos nesse sentido em 1977 e identificou dados semelhantes. S\u00f3 que l\u00e1 acidentes com motos representam apenas 20% do total registrado como acidente de tr\u00e2nsito. A Alemanha, Inglaterra e EUA, os n\u00fameros est\u00e3o na faixa dos 40% para acidentes com motos em rela\u00e7\u00e3o ao total de acidentes de tr\u00e2nsito.<\/span><\/p>\n

No Brasil<\/strong><\/p>\n

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\"A<\/a>
A import\u00e2ncia de sar a prote\u00e7\u00e3o para membros inferiores e superiores.<\/figcaption><\/figure>\n

Voltando ao Brasil, especialmente o Cear\u00e1, segundo dados do IML \u2013 Instituto M\u00e9dico Legal, al\u00e9m da fiscaliza\u00e7\u00e3o inadequada, foi constatada que 72% dos munic\u00edpios cearenses n\u00e3o possuem postos de fiscaliza\u00e7\u00e3o e apenas 28% deles possuem autarquias municipais de tr\u00e2nsito. Para piorar temos mais de 300 mil motoristas e motociclistas rodando sem CNH. O dia da semana onde mais se registra acidentes com motos s\u00e3o os domingos (29,50%), s\u00e1bados (20,20%), seguidos da sexta-feira com 12,10% e a segunda-feira com 11,60%. Ter\u00e7a-feira e quarta-feira registram respectivamente, 9,60% e 7,30%. Portanto aqui h\u00e1 um novo e preocupante dado \u2013 o acidente de trabalho. Sim! \u00c9 considerado acidente de trabalho o sinistro ocorrido no caminho de ida e volta do trabalho. Calculando o tempo de afastamento do trabalhador em 35 dias em m\u00e9dia d\u00e1 pra imaginar o tamanho do preju\u00edzo acarretado a empresas tamb\u00e9m quanto ao desfalque na m\u00e3o de obra.<\/p>\n

E se voc\u00ea acredita que pessoas com baixa escolaridade est\u00e3o presentes na maioria dos acidentes com moto, vai ter uma surpresa. Este p\u00fablico representa apenas 7% dos acidentes. S\u00e3o os que possuem ensino m\u00e9dio completo que representam o maior \u00edndice de acidentados (46,70%).<\/span><\/p>\n

Tais dados j\u00e1 seriam suficientes para que fosse realizada uma a\u00e7\u00e3o forte no tr\u00e2nsito. Mas apenas se \u2018enxuga gelo\u2019 e pune-se a moto e o motociclista com ideias absurdas e totalmente desprovidas de raz\u00e3o. Para reverter este quadro o estudo realizado pelo Dr. Lineu Juc\u00e1, enfatiza a necessidade da inclus\u00e3o de kits de prote\u00e7\u00e3o para membros inferiores como item obrigat\u00f3rio para o motociclista. Al\u00e9m disso, recomenda ainda a\u00e7\u00f5es direcionadas para programas de informa\u00e7\u00e3o p\u00fablica, promo\u00e7\u00e3o de mudan\u00e7as comportamentais (coisas que n\u00f3s do Motonline fazemos constantemente); mudan\u00e7as na legisla\u00e7\u00e3o e avan\u00e7os de engenharia e tecnologias relacionadas ao tr\u00e2nsito. Uma fiscaliza\u00e7\u00e3o mais efetiva quanto ao uso correto do capacete e o fato de estar preso ao pesco\u00e7o; exames mais rigorosos para obter a CNH, inclus\u00e3o da disciplina de educa\u00e7\u00e3o de tr\u00e2nsito nas escolas, pois no mundo todo \u00e9 o pedestre o que mais morre.<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m disso, o estudo recomenda que sejam adotadas estrat\u00e9gias que resultem em ve\u00edculos mais seguros, modifica\u00e7\u00f5es de pr\u00e1ticas de dire\u00e7\u00e3o, conserva\u00e7\u00e3o de estradas, sinaliza\u00e7\u00e3o conveniente, melhoria dos servi\u00e7os m\u00e9dicos de emerg\u00eancia e isen\u00e7\u00e3o de impostos para os equipamentos de prote\u00e7\u00e3o individual destinado aos membros inferiores.<\/span><\/p>\n

Um preocupa\u00e7\u00e3o mundial<\/strong><\/p>\n

Podemos ver que essa \u00e9 uma preocupa\u00e7\u00e3o mundial. Mas mesmo que o governo fa\u00e7a muito bem feito a sua parte, \u00e9 necess\u00e1rio que voc\u00ea motociclista comece a cuidar da sua vida. Uma prote\u00e7\u00e3o dessas custa menos de 50 reais e ajuda sim. Se quiser um testemunho v\u00e1lido posso dar o meu. J\u00e1 levei alguns tombos s\u00e9rios em toda a minha vida em cima de uma moto, mas nenhum osso quebrado, nenhuma infec\u00e7\u00e3o causada por perda de tecido. Al\u00e9m de buscar pilotar corretamente o uso constante da prote\u00e7\u00e3o dos membros inferiores e superiores permitiu que uma fratura certa fosse evitada e apenas uma leve luxa\u00e7\u00e3o acontecesse e sem nenhum arranh\u00e3o. O mesmo acidente que sofri se fosse sem prote\u00e7\u00e3o, com certeza me deixaria na lista daqueles que sofreram graves les\u00f5es, estaria internado por 35 dias em hospital e com alguns parafusos pelo corpo. Por conta das prote\u00e7\u00f5es, no mesmo dia eu estava trabalhando. J\u00e1 a moto levou 20 dias pra ficar pronta.<\/span><\/p>\n

Por isso amigo motonliner, use o equipamento de prote\u00e7\u00e3o. Comece voc\u00ea a dar o exemplo. N\u00e3o custa caro, protege e salva a sua vida. E isso n\u00e3o depende de nenhum governo, por que deles n\u00e3o podemos e nem devemos esperar nada, principalmente em rela\u00e7\u00e3o a ajudar a salvar vidas.<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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