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{"id":216885,"date":"2014-05-28T22:06:41","date_gmt":"2014-05-29T01:06:41","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216885"},"modified":"2014-05-29T14:58:42","modified_gmt":"2014-05-29T17:58:42","slug":"216885","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/216885\/","title":{"rendered":"Cuidado com peda\u00e7os de pneus de caminh\u00e3o largados na estrada."},"content":{"rendered":"
\"roda<\/a>
A mat\u00e9ria fala de roda, mas na realidade foi a banda de rodagem que se soltou e fez estes estrago todo.<\/figcaption><\/figure>\n

A frota de caminh\u00f5es e \u00f4nibus representa cerca de 3% da frota de ve\u00edculos no Brasil, mas \u00e9 respons\u00e1vel por 21% dos acidentes nas estradas. Acontece que, al\u00e9m dos fatores elencados, existe outro, n\u00e3o listado e n\u00e3o catalogado, o qual pode aumentar este \u00edndice para pouco mais de 30%. Algo que voc\u00ea n\u00e3o imagina e nem pensava \u2013 os pneus.<\/p>\n

A falta de conhecimento por parte do condutor brasileiro seja de carro, moto ou caminh\u00e3o, est\u00e1 muito abaixo do que deveria ser pelo menos o m\u00ednimo. A maioria das pessoas n\u00e3o conhece nada sobre calibragem, sobre as marcas de fim de pneu, recapagem, reparo, alinhamento e balanceamento e por a\u00ed vai.<\/p>\n

\"Pneu<\/a>
Pneu de moto riscado. Quem faz isso comete um crime.<\/figcaption><\/figure>\n

Para piorar, n\u00e3o entendem que s\u00e3o os pneus que fazem a parte mais importante na frenagem \u2013 o atrito. Sem atrito a roda para, mas o ve\u00edculo continua em movimento. \u00c9 a primeira Lei de Newton \u2013\u00a0Todo corpo mant\u00e9m o seu estado de repouso ou de movimento uniforme seguindo uma linha reta, se n\u00e3o for compelido a mudar o seu estado por for\u00e7as nele impressas.<\/b> (Lei da In\u00e9rcia). O ABS, tecnologia anti-travamento funciona mais perfeitamente se seus pneus estiverem em bom estado. Mas poucas pessoas sabem disso e acreditam que o ABS serve at\u00e9 para ajudar a fazer curva.<\/p>\n

\"Ferramenta<\/a>
Ferramenta para riscar pneus.<\/figcaption><\/figure>\n

Partindo deste pressuposto ainda temos a turma da Lei de Gerson ou da Lei do Meu \u2013 que diz \u201cse a farinha \u00e9 pouca, meu pir\u00e3o primeiro\u201d. Segundo esse caminho teremos tr\u00eas atitudes graves \u2013 a primeira ser\u00e1 a reabertura dos sulcos em um pneu que j\u00e1 chegou a sua marca de fim. A outra \u00e9 um pneu recapado ou recauchutado de forma errada ou processado para ter baixo custo e baixa qualidade.
\nUma coisa importante \u2013 n\u00e3o existe bom e barato quando se trata de seguran\u00e7a. Se for muito bom e barato, desconfie. Outra coisa importante \u00e9 que a pessoa que fabrica ou vende tais tipos de produtos n\u00e3o os usa, pois sabe os riscos que correm por conta da qualidade que entrega.<\/p>\n

\"Recapagem<\/a>
Recapagem para recolocar uma nova banda de rodagem.<\/figcaption><\/figure>\n

Voltemos ao pr\u00f3ximo problema \u2013 a fiscaliza\u00e7\u00e3o. \u00c9 f\u00e1cil para patrulheiros da Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal e da Estadual analisarem e fiscalizarem o estado dos pneus e descobrir, inclusive, se foram riscados, remarcados ou reabertos. Mas n\u00e3o o fazem e n\u00e3o sabemos por que, pois esta \u00e9 a \u00fanica fun\u00e7\u00e3o deles – FISCALIZAR.
\nAcontece que, quando todos esses ingredientes se juntam, o bolo dos graves acidentes come\u00e7a a fermentar e para acontecer ser\u00e1 s\u00f3 uma quest\u00e3o de tempo e de forno. Sim, forno! \u00c9 calor do asfalto que faz com que a banda de um pneu recauchutado de um caminh\u00e3o venha a come\u00e7ar a se soltar. Na maioria das vezes soltam aos peda\u00e7os que voam indiscriminadamente pela pista. Se voc\u00ea nunca viu isso de perto, recomendo que nunca queira ver, pois \u00e9 um espet\u00e1culo apavorante principalmente para quem est\u00e1 em uma moto. Voc\u00ea vira passageiro.<\/p>\n

\"5012.port.mi.pl.manual.ressulcagem2.indd\"<\/a>
Pneu remoldado e depois riscado… Um crime!<\/figcaption><\/figure>\n

Em um carro a blindagem da lataria pode oferecer alguma prote\u00e7\u00e3o, mas se vier na dire\u00e7\u00e3o do vidro estes peda\u00e7os de borracha misturados com fios de a\u00e7o entrar\u00e3o na cabine e a\u00ed o estrago ser\u00e1 grande. Imagine isso pegando numa motocicleta?<\/p>\n

\"O<\/a>
O perigo!<\/figcaption><\/figure>\n

H\u00e1 ainda outro perigo: os peda\u00e7os que ficam na pista. Tais restos de pneus estourados ou desencapados formam uma barreira perigosa que podem furar outros pneus por conta da malha de a\u00e7o rompida ou mesmo descontrolar ve\u00edculos ao entremearem-se na suspens\u00e3o do carro. No caso da moto, \u00e9 queda certa e se tiverem fios de a\u00e7o no meio teremos cortes profundos e ainda o risco de uma infec\u00e7\u00e3o grave onde o risco de mutila\u00e7\u00e3o ou mesmo de amputa\u00e7\u00e3o \u00e9 grande.<\/p>\n

\u00c9 apavorante? N\u00e3o! \u00c9 desesperador, por que voc\u00ea n\u00e3o pode fazer nada, a n\u00e3o ser rezar e pedir que as autoridades fa\u00e7am seu papel. Para quem vive de frete, reduzir custos \u00e9 o mais importante e est\u00e1 inversamente proporcional a qualidade da seguran\u00e7a. Se baixa o custo, interessa. Se afeta a seguran\u00e7a, pagam para ver.<\/p>\n

\"Peda\u00e7os<\/a>
Peda\u00e7os na estrada. Risco de acidentes graves.<\/figcaption><\/figure>\n

Mas tudo isso poderia ser evitado se houvesse FISCALIZA\u00c7\u00c3O. Por outro lado, deveria ser proibida a recapagem de pneus para caminh\u00f5es, assim como \u00e9 para motos. Neste caso, um governo atento e respons\u00e1vel, poderia reduzir a carga tribut\u00e1ria a ponto de o pneu novo tornar-se algo trag\u00e1vel na lista de custos do frete.<\/p>\n

Poucos sabem, mas v\u00e1rios estudos foram feitos para avaliar as consequ\u00eancias de acidentes provocados por pneus. Um deles foi realizado pelo Mithy Busters ou Ca\u00e7adores de Mitos. E pasmem \u2013 os estragos s\u00e3o impressionantes (veja o v\u00eddeo). Em outro v\u00eddeo voc\u00ea poder\u00e1 ver o que acontece quando um pneu estoura em um caminh\u00e3o em movimento.<\/p>\n

\"Estrutura<\/a>
Estrutura de um pneu.<\/figcaption><\/figure>\n

Agora o que voc\u00ea e nem o governo sabem: n\u00e3o existe nenhuma estat\u00edstica de acidente provocado por estouro de pneus, falha nos pneus e etc. Nada existe. O que poderia ter sido um acidente provocado por carca\u00e7as de pneus na pista ou mesmo pelo estouro ou arremesso de peda\u00e7os da banda de rodagem \u00e9 registrado como \u2018perda de controle do ve\u00edculo\u2019. Sem tais dados nada se pode fazer. Mas no Brasil esses dados n\u00e3o serviriam, pois n\u00e3o se faz nada mesmo. Alguma coisa ainda \u00e9 feita quando mat\u00e9rias saem nos ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o. Caso contr\u00e1rio continua como est\u00e1. Ali\u00e1s, caros leitores, quantas vezes voc\u00ea mostrou a sua CNH a um patrulheiro da PRF? Quantas vezes voc\u00ea viu um patrulheiro da PRF fora da guarita? Sei que muitos n\u00e3o v\u00e3o gostar do que estou questionando, mas PRF e PRE, tem como principal fun\u00e7\u00e3o fiscalizar o tr\u00e2nsito e as estradas \u2013 sejam elas federais ou estaduais.<\/p>\n

\"Capotagem<\/a>
Capotagem provocada por um pneu estourado.<\/figcaption><\/figure>\n

Pneu \u00e9 coisa s\u00e9ria. As pessoas s\u00e3o mais preocupadas com a troca de \u00f3leo do que com os pneus do seu carro ou moto e deveria ser o contr\u00e1rio. Refazer um motor hoje em dia \u00e9 barato se compararmos o resultado de um acidente provocado por pneus desgastados ou por pneus de caminh\u00f5es que desencaparam \u00e0 sua frente. Nos v\u00eddeo voc\u00ea vai perceber que primeiro eles desencapam e em seguida estouram. Tudo muito r\u00e1pido. N\u00e3o d\u00e1 tempo de reagir.<\/p>\n

O assunto \u00e9 s\u00e9rio e \u00e9 necess\u00e1ria uma a\u00e7\u00e3o firme para prevenir acidentes graves. Ningu\u00e9m est\u00e1 livre disso. Qualquer pessoa que dirija em estrada corre o risco de sofrer acidentes como os abaixo relacionados com graves consequ\u00eancias.<\/p>\n

Se voc\u00ea viu, passou por isso, deixe seu depoimento. Ajude-nos a documentar ao m\u00e1ximo este grave problema. S\u00f3 assim poderemos despertar o interesse das autoridades e do poder p\u00fablico para que fa\u00e7a seu papel e fiscalize com rigor.<\/p>\n