Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

<\/p>\n

\"Juvenal<\/a>
Juvenal Holanda (E) e Ricardo Carvalho (D) no ROTA CE. Foto: Ricardo Carvalho – Anonymous MG<\/figcaption><\/figure>\n
\"Perez<\/a>
Perez Silveira, idealizador do ROTA CE e membro do Anonymous MG – Foto: Ricardo Carvalho.<\/figcaption><\/figure>\n

Um desafio vem fazendo a cabe\u00e7a dos motociclistas cearenses: Fazer a volta no estado margeando as suas fronteiras. O projeto chamado de ROTA CE foi idealizado pelo empres\u00e1rio motociclista, Perez Silveira, membro do Anonymous MG e tem como objetivo fazer com que os motociclistas cearenses conhe\u00e7am o Cear\u00e1.<\/p>\n

Para Perez Silveira, muitos irm\u00e3os saem daqui e v\u00e3o rodar fora do estado sem antes conhecer as belezas do Cear\u00e1. Perez destaca que o Cear\u00e1 \u00e9 conhecido pelas suas praias e algumas serras, mas outra parte das suas incont\u00e1veis belezas est\u00e1 ainda desconhecida da maioria dos motociclistas cearenses.<\/p>\n

O ROTA CE entrega aos participantes um patch bordado para ser afixado na jaqueta como registro de que aquele motociclista fez a rota. Para realizar o desafio \u00e9 necess\u00e1rio antes ter o percurso aprovado pelo Perez. No final, o percurso \u00e9 conferido juntamente com as fotos registradas para s\u00f3 ent\u00e3o ser marcada a data para a entrega do patch (bordado) que sempre \u00e9 feita durante a reuni\u00e3o administrativa dos Anonymous MG. N\u00e3o h\u00e1 um prazo definido para fazer o ROTA CE. Voc\u00ea vai no seu tempo e na sua tocada, o que torna ainda mais agrad\u00e1vel a viagem.<\/p>\n

\"Uma<\/a>
Uma custom e uma bigtrail. N\u00e3o importa a moto. Todos podem fazer o ROTA CE.<\/figcaption><\/figure>\n

Acompanhamos uma edi\u00e7\u00e3o do ROTA CE que foi realizado entre os dias 19 e 22 de junho de 2014 pelos irm\u00e3os do Anonymous MG Ricardo Carvalho e Juvenal Holanda, ambos empres\u00e1rios. Os dois percorreram em suas motocicletas o Estado do Cear\u00e1 pelas margens. Para quem n\u00e3o sabe o Cear\u00e1 \u00e9 fechado por tr\u00eas grandes chapadas. Para sair do Estado \u00e9 necess\u00e1rio, na maioria das vezes, passar por uma chapada. Para passar para o Piau\u00ed (oeste) precisa vencer a Chapada Serra Grande. Ao leste, no rumo do Rio Grande do Norte, precisa atravessar a Chapada do Apodi e por fim, para chegar a Pernambuco, ao Sul do Cear\u00e1, precisa subir e descer a Chapada do Araripe. O desafio \u00e9 fazer a volta no Cear\u00e1 margeando as suas fronteiras e quem foi volta encantado com o que viu. Ricardo e Juvenal conheceram a diversidade de paisagens e climas do estado bem como as fronteiras do Cear\u00e1 com os outros estados. Um percurso que no total fica em torno de 2070km.<\/p>\n

\"Passando<\/a>
Passando por Jericoacoara e entrando no Cear\u00e1 contornando pelas fronteiras – Foto: Ricardo Carvalho.<\/figcaption><\/figure>\n

O primeiro ROTA CE foi realizado por Perez e seu filho Pepito e mais um amigo. Os feriados da Copa do Mundo foram a janela que permitiu os dois empres\u00e1rios ganharem o mundo e realizar em quatro dias\u00a0o ROTA CE. Confiram o relato de viagem e agende-se para descobrir ou redescobrir o Cear\u00e1 de moto.<\/p>\n

19 de Junho de 2014 – Primeiro Dia:<\/strong><\/p>\n

\"Hora<\/a>
Hora de partir. Apoio dos Anonymous MG. Foto: Ricardo Carvalho Anonymous MG<\/figcaption><\/figure>\n

Com o apoio do Perez o \u201cpai da rota\u201d e dos amigos do Anonymous M.G, partimos em dire\u00e7\u00e3o a Paraipaba pela CE 085 onde fomos escoltados para tomar caf\u00e9 da manh\u00e3. De l\u00e1 seguimos para o munic\u00edpio de Granja onde almo\u00e7amos. O munic\u00edpio nos surpreendeu pois era tudo bem cuidado e bonito. O calor forte nessa regi\u00e3o fez com que prefer\u00edssemos ficar em cima da moto rodando j\u00e1 que o vento ajudava a refrescar.<\/p>\n

\"Na<\/a>
Na Bica do Ipu. Foto: Ricardo Carvalho, Anonymous MG.<\/figcaption><\/figure>\n

De l\u00e1 partimos para Vi\u00e7osa do Cear\u00e1. A subida da Serra da Ibiapaba \u2013 a Serra Grande \u00e9 cheia de curvas gostosas e uma paisagem de tirar o f\u00f4lego. Em Vi\u00e7osa fomos at\u00e9 a Igreja do C\u00e9u para tirar algumas fotos, beber \u00e1gua e checar o mapa. De l\u00e1 partimos por cima da Serra Grande passando por Tiangu\u00e1, Ubajara, Ibiapina. Passamos por S\u00e3o Benedito e antes de chegar em Guaraciaba do Norte encontramos uma Pousada muito charmosa, cheia de verde e flores em Inhu\u00e7u. Resolvemos ficar ali, curtimos a piscina gelada e depois de jantar fomos dormir.<\/p>\n

20 de Junho de 2014 – Segundo Dia:<\/strong><\/p>\n

\"Granja,<\/a>
Granja, Cear\u00e1. Uma parada para almo\u00e7ar. Foto: Ricardo Carvalho, Anonymous MG.<\/figcaption><\/figure>\n

Pela manh\u00e3 nos deparamos com um clima serrano, neblina e muita natureza. Seguimos por Guaraciaba do Norte e come\u00e7amos a descer a serra em dire\u00e7\u00e3o ao Ipu. Muitos pared\u00f5es rochosos chamavam nossa aten\u00e7\u00e3o at\u00e9 chegarmos na famosa Bica do Ipu, onde segundo o escritor Jos\u00e9 de Alencar, a \u00edndia Iracema tomava banho.Paramos em Crate\u00fas para visitar o pessoal da Honda Poty Motos. Rumamos para Tau\u00e1 e almo\u00e7amos na Peixada do Sert\u00e3o com os amigos Feitosa Filho e S\u00e9rgio Feitosa. Todos esses locais foram marcados com o adesivo do Anonymous M.G. Aproveitamos para dar uma checada nas motos, lubrificar e no caso da minha Harley foi necess\u00e1rio um ajuste no descanso lateral pois tinha empenado um pouco ap\u00f3s encostar nas curvas fechadas da Serra de Ibiapaba. O detalhe que tal conserto n\u00e3o nos custou nada e a \u00fanica exig\u00eancia dos mec\u00e2nicos foi dar uma volta nas motos!<\/p>\n

\"Hora<\/a>
Hora de voltar pra casa. Na estrada aproveitando uma luz incr\u00edvel de fim-de-tarde. Foto: Ricardo Carvalho, Anonymous MG.<\/figcaption><\/figure>\n
\"Acordando<\/a>
Acordando com clime de serra depois de um calor infernal na estrada. Foto: Ricardo Carvalho, Anonymous MG.<\/figcaption><\/figure>\n

Seguimos viagem para Campos Sales passando pela \u00e1rea de prote\u00e7\u00e3o ambiental da Chapada do Araripe. Lindas paisagens e muita natureza nos encantaram, mas n\u00e3o pod\u00edamos parar, pois j\u00e1 est\u00e1vamos atrasados e precis\u00e1vamos dormir em Juazeiro do Norte.\u00a0 Nesse dia pegamos o trecho de Campos Sales a Juazeiro a noite e infelizmente n\u00e3o deu para apreciar a paisagem, no entanto percebi como o c\u00e9u estava limpo e estrelado. Perfeito!<\/p>\n

Chegamos \u00e0 noite e nada de descanso. Amigos motociclistas locais nos levaram para jantar e tome conversa. Foi um momento agrad\u00e1vel e ainda recebemos abrigo na casa do Marquinhos e Jeronimo Freire!!<\/p>\n

21 de Junho de 2014 – Terceiro Dia:<\/strong><\/p>\n

\"Em<\/a>
Em Juazeiro do Norte sob as b\u00ean\u00e7\u00e3os de Padre C\u00edcero. Foto: Ricardo Carvalho, Anonymous MG.<\/figcaption><\/figure>\n

Partimos cedo de Juazeiro do Norte, terra do Padre Cicero, na certeza que t\u00ednhamos que adiantar nossa viagem, pois marcamos com nossos amigos o reencontro para o caf\u00e9 da manh\u00e3 em Beberibe no quarto dia. Seguimos em dire\u00e7\u00e3o a divisa entre Cear\u00e1 e Pernambuco. Passamos pela Ferrovia Transnordestina e seguimos para Penaforte no Cear\u00e1. Na BR 116 encontramos o motociclista Carneiro dos Abutres de Mossor\u00f3 (RN) viajando solit\u00e1rio retornando de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n

Continuamos nossa jornada com objetivo de adiantar a viagem em dire\u00e7\u00e3o a Pereiro. Chegamos ao trecho que fica entre Pereiro e Erer\u00ea e pudemos contemplar um dos mais bonitos p\u00f4r-do-sol que j\u00e1 vimos.<\/p>\n

\"Juvenal,<\/a>
Juvenal, na hora de receber o patch das m\u00e3os da esposa Carla. Foto: Luis Sucupira – Anonymous MG<\/figcaption><\/figure>\n

No trecho de serra chegamos a nos assustar com uma moto XRE 300 com dois caras em cima. Com medo de se tratar de assalto resolvemos enrolar o cabo e quanto mais and\u00e1vamos, mais eles andavam atr\u00e1s da gente fazendo curvas no limite das pedaleiras das motos. Ao pararmos, nossa surpresa – \u00a0os caras vieram cumprimentar agente e dizer que \u2018nunca\u2019 nenhuma moto tinha andado com eles de igual para igual nessas curvas. Segundo informaram, eles conheciam todas as curvas de cor, chegando ao ponto de andar sem farol \u00e0 noite. Ficaram encantados com nossas motos, tiraram fotos e se despediram. Dormimos em Limoeiro do Norte.<\/p>\n

\u00daltimo dia – 22 de Junho de 2014:\u00a0<\/strong><\/p>\n

\"Ricardo,<\/a>
Ricardo, na hora de receber o patch das m\u00e3os da esposa Poliana. Foto: Luis Sucupira – Anonymous MG<\/figcaption><\/figure>\n

Acordamos muito cedo, por volta das 5:00hs, arrumamos nossas coisas e fomos dar sa\u00edda no hotel. O caf\u00e9 da manh\u00e3 n\u00e3o estava pronto ainda, mas, os funcion\u00e1rios do hotel foram gentis e conseguiu liberar um lanche. Algumas horas depois nos encontramos com os An\u00f4nymos em Beberibe e aqui sim, tomamos um \u00f3timo caf\u00e9-da-manh\u00e3.<\/p>\n

S\u00e1bado, dia 28 de junho, na homenagem realizada pela Harley-Davidson Fortaleza aos motoclubes foram entregues os patchs de Ricardo Carvalho e Juvenal Holanda. Para Juvenal Holanda, conhecer um dos mais belos estados do Brasil \u00e9 obriga\u00e7\u00e3o de todo motociclista cearense. “Temos \u00f3timas estradas e muitos lugares ainda desconhecidos da maioria das pessoas”. Enfatiza. Segundo Ricardo Carvalho, pernambucano, “conhecer o Cear\u00e1 de moto \u00e9 uma experi\u00eancia incr\u00edvel e o ROTA CE da forma como \u00e9 feito acaba te dando um curso completo sobre a Terra do Sol”. Finaliza.<\/p>\n