Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":217053,"date":"2014-07-13T10:47:13","date_gmt":"2014-07-13T13:47:13","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217053"},"modified":"2014-07-13T10:47:13","modified_gmt":"2014-07-13T13:47:13","slug":"15-dicas-que-a-moto-escola-nao-ensina","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/15-dicas-que-a-moto-escola-nao-ensina\/","title":{"rendered":"15 dicas que a moto-escola n\u00e3o ensina"},"content":{"rendered":"
Autora:<\/strong> Lais Regina (SP). Colunista deste portal, designer, vocalista da banda The Wild Cats e blogueira do www.laisregina.com \r\nFonte: http:\/\/mulheresdemoto.com.br\/15-dicas-que-moto-escola-nao-nos-ensina\/<\/pre>\n

Tem muitas d\u00favidas de pilotagem? Come\u00e7ou agora e tem vergonha de perguntar aos seus colegas mais experientes? O\u00a0Mulheres de Moto<\/a>\u00a0est\u00e1 aqui para ajudar todas as meninas com algumas dicas que, definitivamente, n\u00e3o nos ensinam na moto-escola. Algumas mal\u00edcias a gente s\u00f3 adquire com a pratica no dia-a-dia, s\u00e3o elas:<\/p>\n

\"1\"<\/p>\n

1) Ande com o farol aceso, mesmo de dia.<\/strong><\/p>\n

O motociclista precisa estar sempre vis\u00edvel. Precisamos nos fazer vis\u00edveis. Muitas vezes os outros ve\u00edculos n\u00e3o nos v\u00eaem, ent\u00e3o coloque luzes, capacete colorido, o que for, mas esteja sempre no campo de vis\u00e3o de todos os ve\u00edculos. O farol dianteiro aceso nunca \u00e9 demais, \u00e9 melhor pecar pelo excesso.<\/p>\n

\"2\"<\/p>\n

2) Nunca fique atr\u00e1s dos carros com o tr\u00e2nsito em movimento.<\/strong><\/p>\n

Primeiro porque eles podem frear bruscamente, o que far\u00e1 voc\u00ea colidir\u00a0em sua traseira. Segundo, porque ele passa por buracos no eixo central\u00a0do ve\u00edculo que voc\u00ea n\u00e3o enxerga \u00e0 frente e voc\u00ea vai parar em cheio dentro deles. Mantenha-se sempre atr\u00e1s dos cantos dos ve\u00edculos, para caso voc\u00ea precise desviar e entrar rapidamente no corredor. Mantenha dist\u00e2ncia de caminh\u00f5es e ve\u00edculos muito grandes e que podem te sugar com o vento para perto deles, principalmente nas estradas.<\/p>\n

\"3\"<\/p>\n

3) Acidentes de moto com moto acontecem sim.<\/strong><\/p>\n

Ao entrar em um corredor, verifique se j\u00e1 n\u00e3o vem vindo outra moto de l\u00e1 de longe. As motos que est\u00e3o no corredor vem com tudo e para entrar nele, voc\u00ea deve esperar todas elas passarem. N\u00e3o seja a carrasca com seus pr\u00f3prios \u201cirm\u00e3os\u201d.<\/p>\n

\"4\"<\/p>\n

4) Nunca pilote com sono.<\/strong><\/p>\n

Nem alcoolizada. Nem com fome. Nem de\u00a0TPM. N\u00e3o\u00a0preciso dizer que entorpecentes est\u00e3o totalmente fora de cogita\u00e7\u00e3o, n\u00e9? Durma bem, alimente-se, esteja atenta e ligada. Alguns amigos brincam que para pilotar moto voc\u00ea tem que estar \u201csangue nos z\u00f3io\u201d (rs), ou seja, nada de moleza!<\/p>\n

\"5\"<\/p>\n

5) Use equipamentos de prote\u00e7\u00e3o. Mesmo para ir \u00e0 padaria.<\/strong><\/p>\n

Capacete, luvas refor\u00e7adas, cal\u00e7a comprida, jaqueta com prote\u00e7\u00e3o e na estrada, uma joelheira ou ca\u00e7a com cordura cai bem. Lembrem-se: prote\u00e7\u00e3o nunca \u00e9 demais. No tornozelo: USEM BOTAS, MENINAS. N\u00e3o canso de repetir isto a todas as minhas colegas motociclistas, pois foi uma bota refor\u00e7ada uma vez\u00a0que me salvou de quebrar o tornozelo<\/a>durante um acidente. Quando ca\u00edmos, uma das primeiras coisas que v\u00e3o ao ch\u00e3o s\u00e3o os p\u00e9s, cujos\u00a0ossos s\u00e3o fraquinhos, fraquinhos\u2026 Esteja sempre de bota, deixe as sapatilhas e sapatos abertos no ba\u00fa ou mochila. Na moto \u00e9 poss\u00edvel sim estarmos glamourosas, mas sempre com prote\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\"6\"<\/p>\n

6) Conhe\u00e7a bem a sua moto.<\/strong><\/p>\n

Crie intimidade com sua companheira de aventuras. Como se voc\u00eas fossem verdadeiras amigas. \u00c9 ela quem vai te levar a muitos lugares, ent\u00e3o voc\u00ea precisa conhec\u00ea-la. Na garagem de sua casa, com ela parada, segure-a apenas com as pernas, com uma m\u00e3o, com o quadril. Sinta o peso de sua moto. Tenha consci\u00eancia de que ela \u00e9 mais pesada do que voc\u00ea, e no caso da moto de algumas\u00a0meninas, muito mais pesadas do que aguentamos. Tente acessar os comandos da moto sem olhar. Acione o pisca, mude a marcha, tudo sem olhar para os comandos e guid\u00f3n. Saiba onde est\u00e1 cada componente de sua moto, pedais, bateria, compartimentos\u2026 leia o manual, pesquise v\u00eddeos na\u00a0internet<\/em>. Na hora da emerg\u00eancia voc\u00ea sabe onde fica a caixa de ferramentas de sua moto?<\/p>\n

\"7\"<\/p>\n

7) Seja prevenida.<\/strong><\/p>\n

A jaqueta de prote\u00e7\u00e3o possui v\u00e1rios compartimentos. Deixe neles apenas o necess\u00e1rio, como habilita\u00e7\u00e3o, documento da moto, carteirinha do seguro, identifica\u00e7\u00e3o\u2026 no caso de um acidente, isso facilita muito as pessoas que te ajudar\u00e3o. Celular ainda tenho minhas d\u00favidas se vale a pena deixar na jaqueta, pois ele pode quebrar em uma queda, mas penso que seria bem \u00fatil ele estar em seu bolso, por exemplo, no caso de um furto da moto (e n\u00e3o no ba\u00fa).<\/p>\n

\"8\"<\/p>\n

8) Deixe a vaidade de lado.<\/strong><\/p>\n

Moto n\u00e3o \u00e9 lugar de estar toda arrumadinha, \u00e9 lugar de estar protegida. N\u00e3o use brincos grandes, eles enroscam no capacete e dificultam se algu\u00e9m precisar tirar ele para voc\u00ea (foi um bombeiro que me disse isso uma vez). Leve sua maquiagem na bolsa e deixe para passar quando chegar no destino. Um batom lindo e olhos bem marcados com delineador e r\u00edmel ainda vai, mas muita prepara\u00e7\u00e3o da pele (p\u00f3-compacto, base, blush) sair\u00e1\u00a0tudo na espuma do capacete e voc\u00ea chegar\u00e1 de cara lavada, rs. Para as meninas de cabelo comprido, prenda-o em um rabo de cavalo. Algumas amigas colocam o cabelo para dentro da jaqueta, mas muitos j\u00e1 me disseram achar charmoso\u00a0ver um rabo de cavalo \u201cvoando\u201d por a\u00ed, rs. Uma tran\u00e7a tamb\u00e9m fica lindo!<\/p>\n

\"9\"<\/p>\n

9) N\u00e3o tenha medo de tirar d\u00favidas.<\/strong><\/p>\n

Ande sempre com motociclistas mais experientes. Pegue dicas com namorado, amigos, turma do moto clube, n\u00e3o tenha vergonha de perguntar nada. N\u00e3o se importe se rirem de voc\u00ea, o importante \u00e9 voc\u00ea saber aproveitar v\u00e1rias dicas preciosas que algu\u00e9m diz, e que talvez demorasse anos para voc\u00ea descobrir por conta pr\u00f3pria. Moto \u00e9 amizade, \u00e9 compartilhar. Motociclista de verdade tem humildade suficiente para ajudar os irm\u00e3os.<\/p>\n

\"10\"<\/p>\n

10) Na d\u00favida, acelere.<\/strong><\/p>\n

Na subida, quando precisar sair de uma situa\u00e7\u00e3o de risco, quando for desviar. A parte da f\u00edsica que mant\u00e9m as motos em equil\u00edbrio \u00e9 a cicl\u00edstica e ela diz que, se a roda estiver em movimento, ficar\u00e1 em p\u00e9. Nem sempre frear \u00e9 uma boa op\u00e7\u00e3o. Viu que a moto est\u00e1 come\u00e7ando a perder o equil\u00edbrio ou a morrer, acelere. A velocidade a manter\u00e1 em linha reta. Lembre-se sempre de sua querida bicicleta que voc\u00ea tanto andou na inf\u00e2ncia, ela te treinou para ser uma mulher de moto, rs.<\/p>\n

\"11\"<\/p>\n

11)\u00a0Respire moto.<\/strong><\/p>\n

Ande com colegas que t\u00eam moto. Ou\u00e7a suas hist\u00f3rias. Moto \u00e9 hist\u00f3ria, \u00e9 momento, \u00e9 vida. Ou\u00e7a com aten\u00e7\u00e3o o que cada um tem para ensinar e tire algum bom proveito disso. Visite concession\u00e1rias de suas marcas favoritas. Frequente eventos, como por exemplo o\u00a0Sal\u00e3o Duas Rodas<\/a>. Entre em grupos de motos que voc\u00ea j\u00e1 teve ou almeje ter. Participe de f\u00f3runs no\u00a0Facebook<\/a>. Curta p\u00e1ginas relacionadas a moto. N\u00e3o basta gostar, tem que compreender esta paix\u00e3o. Ah, e claro sempre acompanhe o Mulheres de Moto, hehe.<\/p>\n

\"12\"<\/p>\n

12) Sempre confira a previs\u00e3o do tempo.<\/strong><\/p>\n

Motociclista esperta \u00e9 aquela que j\u00e1 tem um kit capa de chuva em seu bauzinho. Hoje em dia a maioria dos\u00a0smartphones<\/em>\u00a0t\u00eam a temperatura do dia inteiro. Hoje vai chover? Capa de chuva nela! \u00c9 feio, desengon\u00e7ado? Sim, mas evita de voc\u00ea chegar encharcada no trabalho e ficar congelando no ar condicionado do escrit\u00f3rio com a roupa molhada. Vai fazer sol? \u00d3timo! Curta de monte sua motoca, feliz por a\u00ed. Nem preciso dizer que o cuidado com a pilotagem no tempo chuvoso \u00e9 redobrado, hein meninas? Mantenha mais dist\u00e2ncia do que em um dia seco, pois a frenagem com o piso molhado precisa de mais tempo devido \u00e0s derrapagens, principalmente em motos que n\u00e3o possuem freios ABS.<\/p>\n

\"13\"<\/p>\n

13) Fique atenta \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o.<\/strong><\/p>\n

Revis\u00e3o de acordo com o que a concession\u00e1ria pede, para trocar \u00f3leo e filtro s\u00e3o essenciais. Fique de olhos tamb\u00e9m nas pastilhas de freios, nos flu\u00eddos e se o pneu n\u00e3o est\u00e1 careca. Arrume um\u00a0mec\u00e2nico camarada<\/a>\u00a0e leve sua companheira sempre na mesma oficina. Aquele que te d\u00e1 v\u00e1rias dicas (mesmo sem voc\u00ea entender onde fica a rebimboca da parafuseta) precisa ser seu verdadeiro\u00a0confidente, rs.<\/p>\n

\"14\"<\/p>\n

14) A escolha da moto.<\/strong><\/p>\n

Escolha uma moto que esteja de acordo com seu estilo, seu porte. Se voc\u00ea n\u00e3o tem muita altura, mas sonha em pilotar uma esportiva, saiba que ficar\u00e1 na ponta dos p\u00e9s. Voc\u00ea precisa estar confort\u00e1vel e confiante em sua pr\u00f3pria moto, nada de\u00a0fazer algo que n\u00e3o se adepte ao seu gosto pessoal s\u00f3 para agradar uma turma. N\u00e3o tenha pressa, comece aos poucos, com uma moto mais leve, at\u00e9 ganhar confian\u00e7a para realizar o sonho de ter uma maior. N\u00e3o tenha pressa, nem queira dar um passo maior do que a perna. Troque de moto conforme for progredindo na pilotagem. Seu Deus quiser, voc\u00ea ainda ter\u00e1 muitos anos pela frente para pilotar diversas motos.<\/p>\n

\"15\"<\/p>\n

15) Os outros motociclistas s\u00e3o seus melhores amigos.<\/strong><\/p>\n

Saiba conviver com todos no tr\u00e2nsito. N\u00e3o xingue os motoristas. Quanto aos motofretistas, t\u00e3o comuns em cidades grandes como S\u00e3o Paulo, estes devem ser seus \u201cparceiros\u201d. Na hora do aperto s\u00e3o eles que te ajudam. Desequilibrou da moto, s\u00e3o eles que v\u00e3o te levantar. Cumprimente os demais motociclistas no farol fechado. Puxe conversa com eles. Voc\u00ea ver\u00e1 que por tr\u00e1s daqueles olhares dentro de um capacete h\u00e1 seres humanos, cada um com suas hist\u00f3rias, suas vidas, mas todos (na maioria das vezes) prontos a te ajudar, caso seja preciso. Nestas horas \u00e9 bom ser mulher e precisamos do cavalheirismo, t\u00e3o em falta hoje em dia, mas que por incr\u00edvel que pare\u00e7a, ainda existe um pouco no meio motocicl\u00edstico.<\/p>\n

\"final\"<\/p>\n

Voc\u00ea deve estar se perguntando: \u201cmas eu preciso saber tudo isso para andar de moto?\u201d. Na verdade, aqui foram apenas algumas dicas, de amiga para amigas. Algumas coisas que vivencio e quis compartilhar com voc\u00eas, mulheres de coragem. O importante \u00e9 curtir sua moto com paix\u00e3o e claro, prud\u00eancia.<\/p>\n

E voc\u00eas, se lembram de mais algum macete que ningu\u00e9m ensina na moto-escola?\u00a0Compartilhe aqui e\u00a0vrum vrum<\/em>!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Tem muitas d\u00favidas de pilotagem? Come\u00e7ou agora e tem vergonha de perguntar aos seus colegas mais experientes?<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217054,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[832],"tags":[1400,1398,1399],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217053"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217053"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217053\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217055,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217053\/revisions\/217055"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217054"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217053"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217053"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217053"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}