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{"id":217212,"date":"2014-10-07T15:22:10","date_gmt":"2014-10-07T18:22:10","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217212"},"modified":"2014-10-16T19:55:44","modified_gmt":"2014-10-16T22:55:44","slug":"traxx-sky-50-2015-primeiras-impressoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/traxx-sky-50-2015-primeiras-impressoes\/","title":{"rendered":"TRAXX SKY 50, 2015 – Primeiras impress\u00f5es."},"content":{"rendered":"

Por Luis Sucupira*<\/strong><\/p>\n

\"DSC_2081\"<\/a>A cinquentinha foi a primeira moto na vida de muitos motociclistas que hoje andam em m\u00e1quinas de alta performance. Essas motos chegaram ao mercado atrav\u00e9s de um projeto de Soichiro Honda, fundador da Honda, que com a ajuda de sua mulher desenvolveram a primeira moto Cub que mais tarde transformou-se em um grande sucesso de vendas. Chamava-se Honda Dream e se transformou na moto mais vendida, dessa categoria, em toda a hist\u00f3ria. Todas as Cub originam-se do mesmo projeto tendo recebido poucas modifica\u00e7\u00f5es ao longo do tempo.<\/p>\n

Revisitando o passado \u2013 Eu comecei numa cinquentinha<\/strong><\/p>\n

Peguei a Traxx Sky 50 para revisitar o meu passado (comecei numa \u2018cinquentinha\u2019) e conhecer os avan\u00e7os e melhorias que foram incorporadas no modelo atualmente comercializado. As minhas primeiras impress\u00f5es sobre a motinha precisariam antes passar por uma prepara\u00e7\u00e3o. H\u00e1 muitos anos que piloto motos de maior cilindrada e era preciso se conscientizar que a motoriza\u00e7\u00e3o de uma 50cc n\u00e3o permite ousadia e que seu projeto \u00e9 para proporcionar uma solu\u00e7\u00e3o de mobilidade urbana aliada \u00e0 economia. Assim, andar r\u00e1pido, acelerar forte n\u00e3o era uma op\u00e7\u00e3o, inclusive por quest\u00f5es de seguran\u00e7a.<\/p>\n

\"N\u00e3o<\/a>
N\u00e3o parece cinquentinha.<\/figcaption><\/figure>\n

A Sky 50 conta com uma pot\u00eancia m\u00e1xima de 2.0cv a 8000 rpm e o torque de 0,30 kgf.m a 5.500rpm exige alguns cuidados com ultrapassagem (a\u00e7\u00e3o bem complicada para uma cinquentinha) e paci\u00eancia na sa\u00edda. Mas para minha surpresa a Traxx Sky 50 possui um motor mais esticado. A sensa\u00e7\u00e3o \u00e9 de que o motor possui mais giros, n\u00e3o enche t\u00e3o r\u00e1pido permitindo que voc\u00ea pilote com conforto e tenha uma resposta aceit\u00e1vel em baixa rota\u00e7\u00e3o. As trocas de marcha s\u00e3o realizadas pelo c\u00e2mbio semiautom\u00e1tico de engate preciso e suave. Um macete para sair um pouco mais forte \u00e9 acelerar levemente mantendo o freio traseiro pressionado. Depois solte o freio lentamente. Funciona com o mesmo princ\u00edpio da embreagem que ela n\u00e3o tem. N\u00e3o use sempre pois vai desgastar a embreagem precocemente. Outra coisa: Muito cuidado para n\u00e3o acelerar a moto engatada, principalmente se ela estiver no descanso. Como ela n\u00e3o possui um sensor que desliga do motor quando o descanso lateral \u00e9 armado o risco dela andar e tomar da sua m\u00e3o \u00e9 grande e na maioria das vezes \u00e9 tombo certo.<\/p>\n

Ponto para o conforto<\/strong><\/p>\n

\"Suspens\u00e3o<\/a>
Suspens\u00e3o bem dimensionada e assentos bem confort\u00e1veis.<\/figcaption><\/figure>\n

Um ponto que me chamou a aten\u00e7\u00e3o foi o conforto. Mesmo em terrenos irregulares como cal\u00e7amento e estrada de terra ela tem boa dirigibilidade e transfere menos impactos para o guid\u00e3o e o piloto passando uma sensa\u00e7\u00e3o de conforto. A Traxx traz na parte traseira uma regulagem eficiente de retorno da pr\u00e9-carga de mola. Com uma chave de fenda voc\u00ea movimenta o amortecedor para ser mais duro ou mais mole. E isso tem tudo a ver quando vai transportar garupa. Ela vem de f\u00e1brica regulada para andar apenas com piloto. Se voc\u00ea vai transportar garupa \u00e9 interessante que suba um ponto no ajuste de pr\u00e9-carga de mola. Com isso a moto fica mais confort\u00e1vel para a garupa e proporciona melhor dirigibilidade ao piloto.<\/p>\n

Nem parece uma cinquentinha<\/strong><\/p>\n

As rodas de liga-leve e bengalas em preto fosco comp\u00f5em junto com o grafismo um visual atraente e d\u00e3o um charme a mais. A moto chama a aten\u00e7\u00e3o pelo visual agressivo e pouco se parece com uma cinquentinha pela sua robustez.<\/p>\n

Bagageiro generoso<\/strong><\/p>\n

\"Veio<\/a>
Veio tudo embaixo do banco!<\/figcaption><\/figure>\n

O bagageiro – chamado de porta-capacete – \u00e9 generoso e comporta um capacete sem sobras. Al\u00e9m disso, \u00e9 \u00f3timo para realizar pequenas miss\u00f5es tipo fazer uma feirinha sem ter que instalar um bagageiro extra. E foi o que eu fiz no fim de semana. Peguei a moto e com a minha esposa na garupa sa\u00edmos para realizar algumas comprinhas para o almo\u00e7o de domingo em fam\u00edlia. No caminho encontrei alguns amigos. Tudo muito pr\u00e1tico e divertido.<\/p>\n

Freios garantem parada segura<\/strong><\/p>\n

O freio a disco composto de um disco pin\u00e7ado por um pist\u00e3o duplo na dianteira \u00e9 bem dimensionado para um ciclomotor. O freio traseiro \u00e9 a tambor e possui boa resposta. Atuando em conjunto eles permitem uma parada segura.<\/p>\n

Tanque cheio com apenas 15 reais<\/strong><\/p>\n

\"Pain\u00e9l<\/a>
Pain\u00e9l completo e de f\u00e1cil visualiza\u00e7\u00e3o. Apenas o led indicador de marchas deveria ser mais forte para compesar a luz do dia. \u00c9 sim uma fun\u00e7\u00e3o importante numa 50cc.<\/figcaption><\/figure>\n

A autonomia da Traxx Sky 50 \u00e9 um fator que justifica a sua voca\u00e7\u00e3o de ser uma boa solu\u00e7\u00e3o para a mobilidade urbana com economia. Os cinco litros de capacidade do seu tanque permitem uma autonomia de pouco mais de 200 km a um custo de 15 reais para cada tanque. \u00c9 um custo muito baixo para se locomover nas grandes cidades. Se voc\u00ea rodar por m\u00eas uns 800 quil\u00f4metros vai precisar de 4 tanques e de oitenta reais. Numa conta simples, se voc\u00ea usar \u00f4nibus, vai gastar por m\u00eas oitenta e oito reais e aqui n\u00e3o est\u00e1 computado tempo perdido em paradas e terminais.<\/p>\n

Quem pensa que por ser uma cinquentinha ela fica sempre para tr\u00e1s est\u00e1 enganado. No ca\u00f3tico tr\u00e2nsito de Fortaleza, Cear\u00e1, a velocidade m\u00e9dia dos carros em hora de tr\u00e2nsito normal n\u00e3o passa de 30 km\/h e no hor\u00e1rio do rush<\/em>a coisa \u00e9 ainda pior e \u00e9 aqui que a cinquentinha leva grande vantagem. Ela n\u00e3o fica presa no tr\u00e2nsito e a uma velocidade m\u00e9dia de 40 km\/h ela vai chegar antes. Realizei um teste pr\u00e1tico para confirmar a minha teoria. Pedi a um amigo que levasse a moto do centro de Fortaleza para o Eus\u00e9bio, um trajeto de 34 km passando por todo tipo de tr\u00e2nsito no hor\u00e1rio onde o tr\u00e1fego come\u00e7ava a complicar e o resultado confirmou minha teoria. Mesmo com uma baixa pot\u00eancia a Sky 50 chegou ao destino com 15 minutos de vantagem. Enquanto eu, num Renault Passion 207, levei 45 minutos no trajeto de apenas 34 km a cinquentinha precisou de apenas meia hora para completar o trajeto. Faz diferen\u00e7a.<\/p>\n

Motor valente<\/strong><\/p>\n

\"Cabe<\/a>
Cabe um capacete com folga.<\/figcaption><\/figure>\n

Essa cub vem com um motor arrefecido a ar, de quatro tempos e com propulsor OHC (Over Head Camshaft). O ciclomotor conta com uma pot\u00eancia m\u00e1xima de 2.0cv a 8000 rpm e o torque de 0,30 kgf.m a 5.500rpm. Em baixas rota\u00e7\u00f5es a resposta do motor \u00e9 aceit\u00e1vel mesmo sendo uma cinquentinha. E mesmo sendo uma cinquentinha, vencer a maioria das ladeiras n\u00e3o se torna um grave problema pra ela. O c\u00e2mbio \u00e9 rotativo e semiautom\u00e1tico, n\u00e3o utiliza embreagem o que facilita a troca de marchas.<\/p>\n

\"O<\/a>
O grafismo deixa nela um visual mais agressivo e moderno.<\/figcaption><\/figure>\n

A Traxx Sky 50 possui um amplo porta-capacete e painel completo com mostrador de marcha digital, hod\u00f4metro, marcador de combust\u00edvel, indicadores de luz alta e neutro. Ela vem equipada com partida el\u00e9trica e a pedal, descanso central e lateral e dois anos de garantia de f\u00e1brica sem limite de quilometragem. Aqui um diferencial da marca em rela\u00e7\u00e3o as suas concorrentes que oferecem no m\u00e1ximo um ano. H\u00e1 modelos que n\u00e3o passam dos seis meses de garantia. A Traxx oferece dois anos de garantia total de f\u00e1brica a\u00a0 quase todos seus modelos, inclusive as cinquentinhas: Star 50, Moby 50 e a nossa personagem Sky 50, sem limite de quilometragem, desde que as normas do manual sejam atendidas. Com isso a Traxx mostra que confia na qualidade dos produtos que produz e n\u00e3o mede esfor\u00e7os para que essa opini\u00e3o seja compartilhada por seus clientes.<\/p>\n

Um ponto a melhorar na Sky 50 \u00e9 a ilumina\u00e7\u00e3o do indicador de marcha que poderia ter uma luz mais forte. No sol forte ele desaparece e voc\u00ea fica sem enxergar em que marcha est\u00e1. O indicador \u00e9 importante, pois uma troca errada de marcha em um ciclomotor com apenas 2 cv vai matar a velocidade e isso pode te dar alguns sustos.<\/p>\n

Com f\u00e1brica na Zona Franca de Manaus h\u00e1 7 anos e h\u00e1 dez anos presente no Brasil, a Traxx faz parte de um dos dez maiores grupos chineses \u2013 o CSIG \u2013 China South Industries Group. Al\u00e9m disso, a Traxx tem um DNA aventureiro que j\u00e1 protagonizou feitos dignos das grandes marcas mundiais. Uma Traxx 110 saiu do Rio de Janeiro e foi ao Alasca. Outra Traxx, dessa vez uma Fly 135 foi a primeira moto a rodar na Ant\u00e1rtida.<\/p>\n

Uma boa solu\u00e7\u00e3o para miss\u00f5es urbanas<\/strong><\/p>\n

A moto \u00e9 leve e sua finalidade \u00e9 para uso urbano em pequenas miss\u00f5es destinadas a se safar do caos do tr\u00e2nsito das grandes cidades. Viajar nela exige muita paci\u00eancia (al\u00e9m de n\u00e3o ser permitido pelo C\u00f3digo Brasileiro de Tr\u00e2nsito), pois n\u00e3o foi feita para vencer estradas apesar de muitos usu\u00e1rios realizarem verdadeiras odisseias em cima de uma cinquentinha. Seguindo o conceito de \u2018moto para uma coisa e outra moto para outra coisa\u2019 a Traxx SKY 50 me conquistou pela economia, leveza, conforto, praticidade e um visual moderno. \u00c9 um ciclomotor e como todo ciclomotor sua grande vantagem n\u00e3o \u00e9 a pot\u00eancia, mas a versatilidade, mobilidade e a economia.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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