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{"id":217223,"date":"2014-10-07T23:29:05","date_gmt":"2014-10-08T02:29:05","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217223"},"modified":"2014-10-16T19:54:19","modified_gmt":"2014-10-16T22:54:19","slug":"honda-ctx700n-primeiras-impressoes-sobre-um-projeto-ousado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/honda-ctx700n-primeiras-impressoes-sobre-um-projeto-ousado\/","title":{"rendered":"Honda CTX700N \u2013 Primeiras impress\u00f5es sobre um projeto ousado."},"content":{"rendered":"
\"O<\/a>
Lu\u00eds Sucupira: “O que h\u00e1 por tr\u00e1s desse projeto da Honda? Vamos descobrir juntos”.<\/figcaption><\/figure>\n

As primeiras impress\u00f5es sobre um projeto ajudam a entender melhor o prop\u00f3sito de lan\u00e7amento de um modelo e contribuem para uma melhor tomada de decis\u00e3o. Cada projeto tem um fim e \u00e9 isso que gosto de fazer \u2013 analisar o projeto e ver se ele entrega o resultado esperado.<\/p>\n

De nada adianta dizer que a moto deveria ter isso ou aquilo. Isso ser\u00e1 a sua opini\u00e3o. O interessante nas primeiras impress\u00f5es \u00e9 agir como consumidor. Entender a proposta e comparar na pr\u00e1tica. S\u00f3 assim poderemos confirmar para o que a moto serve e para o que n\u00e3o adianta usar.<\/p>\n

\"Pires,<\/a>
Pires, empres\u00e1rio, pilota uma Harley Ultra Electra Glide Limited . ” A CTX \u00e9 uma moto leve e f\u00e1cil de pilotar!”<\/figcaption><\/figure>\n

Toda moto tem uma finalidade \u2013 umas s\u00e3o mais \u2018off\u2019, outras mais \u2018on\u2019 e existem as \u2018estradeiras\u2019. A CTX \u00e9 resultado de uma proposta ousada da Honda de fazer uma custom com cara de \u2018moto de filme\u2019. \u00c9 amor \u00e0 primeira vista ou n\u00e3o. N\u00e3o h\u00e1 meio termo. Quando a vi pela primeira vez me perguntei: -\u201cO que a Honda pensou quando ousou dessa forma?\u201d \u00c9 o que vamos descobrir.<\/p>\n

O princ\u00edpio CTX<\/strong><\/p>\n

Uma m\u00e1xima dos estradeiros est\u00e1 na raz\u00e3o de rodar muito com bom conforto e se poss\u00edvel gastando pouco, sem abrir m\u00e3o da beleza. Ou melhor \u2013 chamando a aten\u00e7\u00e3o.\u00a0 E parece ser essa a inten\u00e7\u00e3o da Honda CTX700N. Na nossa busca pela inten\u00e7\u00e3o da Honda come\u00e7amos descobrindo o que significa CTX – Comfort Technology Experience<\/em>\u00a0(conforto, tecnologia e experi\u00eancia) e o N de Naked. Assim a Honda come\u00e7a a dizer a que veio este projeto. Outra ousadia foi abandonar os tradicionais cromados das custom e banhar ela toda em preto fosco. Essa proposta valoriza as curvas e os cantos que se tornam mais vis\u00edveis dando um aspecto de moto \u2018fora-de-s\u00e9rie\u2019 como as que vemos nos filmes. O acabamento \u00e9 outro ponto que chama a aten\u00e7\u00e3o. N\u00e3o h\u00e1 encaixes mal feitos. Tudo est\u00e1 l\u00e1 com um prop\u00f3sito e isso \u00e9 facilmente comprovado. \u00c9 s\u00f3 olhar atentamente. O designer chama a aten\u00e7\u00e3o e por ser totalmente novo ele provoca o sentimento \u2018ame ou odeie\u2019.<\/p>\n

O motor<\/strong><\/p>\n

\"For\u00e7a<\/a>
For\u00e7a em baixas rota\u00e7\u00f5es e economia que impressionam. Feita para rodar muito.<\/figcaption><\/figure>\n

Agora que descobrimos a principal proposta do projeto, vamos ao motor. Sabemos que as custom possuem uma cavalaria mais baixa e giros na mesma propor\u00e7\u00e3o. Isso tudo indica que a moto tem um torque melhor em baixas rota\u00e7\u00f5es e subidas de marchas de forma mais r\u00e1pidas que as esportivas, por exemplo.<\/p>\n

\"Pain\u00e9l<\/a>
Pain\u00e9l com boa visualiza\u00e7\u00e3o e em um \u00e2ngulo no qual o reflexo da luz n\u00e3o prejudica a vis\u00e3o.<\/figcaption><\/figure>\n

Aqui vale um aparte: A maioria das pessoas tem o h\u00e1bito de achar que cilindrada \u00e9 pot\u00eancia, quando n\u00e3o \u00e9. Cilindrada \u00e9 medida de volume (cent\u00edmetro c\u00fabico) e \u00e9 o mesmo aferidor que mede, por exemplo, a vaz\u00e3o ou volume de \u00e1gua cujo \u2018metro c\u00fabico\u2019 \u00e9 o mais comumente usado. Assim, podemos dizer que pot\u00eancia se mede inicialmente por cavalo-vapor ou cv. Esta quantidade de cavalos \u00e9 que produzir\u00e1 o torque. No Brasil, geralmente ele \u00e9 medido em kgf.m (quilograma for\u00e7a vezes metro). \u00c9 uma medida de for\u00e7a do motor: quanto maior o torque, melhor ele responder\u00e1 \u00e0s acelera\u00e7\u00f5es. Simples assim.<\/p>\n

\"A<\/a>
A nova balan\u00e7a aliada a nova regulagem de suspens\u00e3o a transformaram em outra moto.<\/figcaption><\/figure>\n

Vejamos alguns exemplos de projetos da pr\u00f3pria Honda. A CB500X que testei recentemente desenvolve pot\u00eancia m\u00e1xima de 50 cv\u00a0a 8.500 rpm e torque m\u00e1ximo de 4,55kgf.m a 7.000 rpm. Agora vamos a CTX700N: S\u00e3o 47,6 cv a 6.250 rpm e torque m\u00e1ximo\u00a0de 6,12 kgf.m a 4.750 rpm. Deu para entender ? Na CB500X ela possui mais giros e mais cavalos, por\u00e9m gera menos torque que a CTX700N. Na CB500X ela precisa estar girando a 7.000 rpm para entregar a sua for\u00e7a m\u00e1xima. J\u00e1 na CTX700N bastam apenas 4.750 rpm para entregar 6,12 kgf.m de torque. Sendo assim, este projeto enquadra-se como destinado a uma custom.<\/p>\n

\"Suspens\u00e3o<\/a>
Suspens\u00e3o pro-link ajust\u00e1vel.<\/figcaption><\/figure>\n

Mas o que esses n\u00fameros querem dizer? <\/strong>Eles proporcionam uma pilotagem mais suave e com menos vibra\u00e7\u00e3o, mesmo em baixas rota\u00e7\u00f5es e, as retomadas, n\u00e3o necessitam de constantes trocas de marcha. Isso \u00e9 um princ\u00edpio de um projeto custom.<\/p>\n

O consumo<\/strong><\/p>\n

Mas vamos em frente. Agora que sabemos a que veio, que conferimos a proposta do motor podemos agora analisar sob a \u00f3tica de consumo. A CTX700N pela sua configura\u00e7\u00e3o e por ter menos giros – a faixa<\/p>\n

\"Um<\/a>
Um pequeno bagageiro que fica junto ao bocal do tanque. Capacidade de at\u00e9 0,5kg. N\u00e3o tem chaves.<\/figcaption><\/figure>\n

de giro \u00fatil vai at\u00e9 os 6.500 rpm para depois entrar na faixa vermelha e cortar o giro do motor \u2013 necessita de trocas de marchas mais r\u00e1pidas. Isso quer dizer que ela n\u00e3o estica marcha como uma CB500X. Mas isso traz outra vantagem para quem deseja uma moto estradeira. Com essa configura\u00e7\u00e3o o consumo de combust\u00edvel \u00e9 menor e portanto a autonomia ser\u00e1 maior consumindo menos litros por tanque. Sen\u00e3o vejamos: Voc\u00ea enche o tanque (12,4 litros) com menos de 40 reais e roda 300km. Pra quem gosta de uma boa rela\u00e7\u00e3o custo benef\u00edcio aqui est\u00e1 um bom exemplo disso.\u00a0Mas como isso \u00e9 poss\u00edvel? Como ele entrega um bom torque em baixa rota\u00e7\u00f5es, \u00e9 poss\u00edvel, com as trocas certas de marcha, chegar aos 120 km\/h em 6\u00aa marcha estando com apenas 4.000 rpm. Essa \u00e9 uma boa conta. Mais torque, com menos giros = menor consumo e mais economia. Ponto para a Honda.<\/p>\n

O modelo quadrado e a linha horizontal<\/strong><\/p>\n

\"O<\/a>
O acabamento em preto fosco proporciona apreciar as linhas. Efeito interessante.<\/figcaption><\/figure>\n

O que vem agora?<\/strong> J\u00e1 descobrimos a proposta, desvendamos a ideia do motor e sua rela\u00e7\u00e3o de consumo e agora vamos verificar se o chassi \u00e9 mesmo de uma custom. Todos sabemos que as custom possuem entre-eixos largos. \u00c9 uma das caracter\u00edsticas que ajuda a proporcionar melhor conforto e com isso um centro de gravidade que fica bem abaixo do piloto e n\u00e3o mais \u00e0 frente como \u00e9 o caso das esportivas. Mas essa dist\u00e2ncia traz problemas se o projeto n\u00e3o foi bem trabalhado. Algumas custom desalinham e chimam facilmente quando s\u00e3o aceleradas fortemente ou quando passam entre faixas. Voc\u00ea j\u00e1 deve ter sentido isso. Se o chassi consegue corrigir esse desequil\u00edbrio ele possui boa capacidade de absorver impactos e de tor\u00e7\u00e3o mantendo a moto mais bem alinhada. O segredo da Honda foi a ado\u00e7\u00e3o do quadrado como a forma principal e o princ\u00edpio da \u2018linha horizontal\u2019 que proporciona ao piloto uma moto mais firme. Segundo Koji Miwa \u2013 Diretor de Cria\u00e7\u00e3o Styling e Design da Honda R&D Company \u00a0– esta forma \u00e9 a que proporciona mais estabilidade. \u201cEsse princ\u00edpio usado em constru\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m serve para motos, destaca o diretor\u201d. \u00a0E \u00e9 exatamente isso que sentimos na CTX700N. Confesso que eu n\u00e3o senti nenhum susto e fiquei ainda surpreso ao ajustar as mangas e luvas com a moto em movimento e sem estar com as m\u00e3os no guid\u00e3o (n\u00e3o fa\u00e7a isso se n\u00e3o tem experi\u00eancia). Outro ponto a destacar \u00e9 que estes 1.530 mm de espa\u00e7o entre-eixos n\u00e3o deixa a moto com a sensa\u00e7\u00e3o de peso. Ao contr\u00e1rio, ela \u00e9 \u00e1gil no tr\u00e2nsito, muda facilmente de dire\u00e7\u00e3o e depois que come\u00e7a a andar parece ser mais leve que o que realmente pesa.<\/p>\n

Boa em curvas? Ser\u00e1?<\/strong><\/p>\n

\"Tudo<\/a>
Tudo perfeitamente encaixado. N\u00e3o h\u00e1 sobras.\u00a0Um bom acabamento.<\/figcaption><\/figure>\n
\"Far\u00f3is<\/a>
Far\u00f3is eficientes \u00e0 noite. O design segue a linha da Honda e \u00e9 feito para identificar a moto como uma Honda quando vista de frente.<\/figcaption><\/figure>\n

As custom n\u00e3o s\u00e3o boas de curva, certo? Sim. Mas esta custom, \u00e9. Incrivelmente o seu chassi \u00e9 o mesmo da NC700 com leve altera\u00e7\u00e3o na angula\u00e7\u00e3o da traseira e uma nova calibragem da suspens\u00e3o pro-link (que tamb\u00e9m \u00e9 regul\u00e1vel). Isso quer dizer que ela faz curvas como poucas da sua categoria.<\/p>\n

Mas n\u00e3o foi apenas isso. Esta custom usa pneus de corrida! Sim, corrida! Vejam a especifica\u00e7\u00e3o – \u00a0Metzeler Roadtec Z8, 120\/70ZR17 (dianteiro) e 160\/60ZR17 (traseiro). Veja que as letras ZR significam que ele \u00e9 um pneu esportivo de estrutura radial, ambos em aro de 17\u201d. Trocando em mi\u00fados este novo conceito custom da Honda tem nos pneus um dos segredos para fazer boas curvas com estabilidade e seguran\u00e7a.<\/p>\n

E os freios?<\/strong><\/p>\n

\"ABS<\/a>
ABS Nissin. Confi\u00e1veis e de boa resposta sem precisar usar de muita press\u00e3o.<\/figcaption><\/figure>\n

Se voc\u00ea pensou em freios, est\u00e1 certo. Chegou a hora de parar esta moto. Depois de falar de pneus agora \u00e9 a hora de conhecer um pouco mais sobre seus freios. Eles s\u00e3o ABS da marca Nissin e tem boa efici\u00eancia. As custom tem no freio traseiro sua melhor forma de come\u00e7ar a frenagem, mas nesta moto, pela dianteira mais leve por conta da posi\u00e7\u00e3o do piloto a melhor op\u00e7\u00e3o \u00e9 frear como se faz usualmente \u2013 freio motor, dianteiro e traseiro. Assim voc\u00ea ir\u00e1 usufruir da seguran\u00e7a que os bons freios dessa moto podem proporcionar.<\/p>\n

J\u00e1 roda na Europa<\/strong><\/p>\n

\"Comandos<\/a>
Comandos na m\u00e3o. A invers\u00e3o da buzina em rela\u00e7\u00e3o ao pisca \u00e9 uma coisa que voc\u00ea vai ter que se acostumar.<\/figcaption><\/figure>\n

Este projeto n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o novo assim na Europa. L\u00e1 j\u00e1 rodam a\u00a0NC 700X\u00a0(uma bigtrail), a naked que ainda n\u00e3o veio ao Brasil batizada de NC 700S e o scooter diferenciado chamado de Integra. A CTX700X na realidade faz parte de um projeto em vers\u00e3o reduzida da CTX1300 que ainda n\u00e3o chegou ao Brasil. Koji Miwa \u2013 Diretor de Cria\u00e7\u00e3o Styling e Design da Honda R&D Company explica que o novo conceito que est\u00e1 presente na nova Honda CTX700N ser\u00e1 aos poucos incorporado pelas novas motos da Honda. Segundo ele a ideia \u00e9 proporcionar uma rodagem \u201cdivertida, relaxante, confort\u00e1vel\u201d e com boa dose de tecnologia. Isto confirma as letras CTX – conforto, tecnologia e experi\u00eancia.<\/p>\n

Conclus\u00e3o<\/strong><\/p>\n

\"Jamilly<\/a>
Jamilly Souza: ” Numa primeira olhada a gente acha que a garupa n\u00e3o \u00e9 confort\u00e1vel, mas basta come\u00e7ar a andar e ver que \u00e9 bem diferente do que imaginamos. Gostei”.<\/figcaption><\/figure>\n

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Este projeto da Honda quando colocamos na estrada passa exatamente o que a proposta dos n\u00fameros sugere. Divertido, confort\u00e1vel, prazeroso e econ\u00f4mico. Posso definir essa moto usando as palavras do velho membro do Rabo de Burro MG depois que viu a moto de perto e seus n\u00fameros: – \u201c\u00c9 uma devoradora de estradas com \u00f3tima rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio\u201d. Como toda moto custom a CTX700N n\u00e3o foi feita para estradas com piso irregular como cal\u00e7amentos, terra e asfalto muito ondulado. Ela vai te proporcionar tudo para o qual foi projetada andando em um piso plano \u2013 ou seja \u2013 uma boa estrada. Isso foi confirmado por Jamilly Sousa, minha esposa e parceira em testes de moto que avaliou a experi\u00eancia da garupa<\/strong>. Segundo ela, \u201c\u00e0 primeira vista a garupa<\/strong> parece desconfort\u00e1vel, mas andando a opini\u00e3o muda\u201d. \u00a0Assim, voc\u00ea poder\u00e1 usufruir de todas as letras (CTX) desse projeto ousado e inovador da Honda.<\/p>\n

\"Elas<\/a>
Elas adoraram. “Leve, confort\u00e1vel e diferente!”<\/figcaption><\/figure>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/strong>
\nMotor Dois cilindros paralelos, SOHC, oito v\u00e1lvulas e arrefecimento l\u00edquido
\nCapacidade c\u00fabica 669,6 cm\u00b3
\nDi\u00e2metro x curso 73 mm x 80 mm
\nTaxa de compress\u00e3o 10,7 :1
\nPot\u00eancia m\u00e1xima (declarada) 47,6 cv a 6.250 rpm
\nTorque m\u00e1ximo (declarado) 6,12 kgfm a 4.750 rpm
\nC\u00e2mbio Seis marchas
\nTransmiss\u00e3o final corrente
\nAlimenta\u00e7\u00e3o Inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica
\nPartida El\u00e9trica
\nQuadro Diamante em tubos de a\u00e7o
\nSuspens\u00e3o dianteira Garfo telesc\u00f3pico com tubos de 41 mm de di\u00e2metro e 120 mm de curso
\nSuspens\u00e3o traseira Monoamortecedor fixado por links, com ajuste na pr\u00e9-carga da mola, e curso de 110 mm
\nFreio dianteiro Discos simples de 320 mm com pin\u00e7a de dois pist\u00f5es (ABS)
\nFreio traseiro Disco de 240 mm com pin\u00e7a de pist\u00e3o \u00fanico (ABS)
\nPneus 120\/70-ZR17 (diant.)\/ 160\/60-ZR17 (tras.)
\nComprimento 2.255 mm
\nLargura 892 mm
\nAltura 1.165 mm
\nDist\u00e2ncia entre-eixos 1.530 mm
\nDist\u00e2ncia do solo 130 mm
\nAltura do assento 720 mm
\nPeso a seco 209 kg
\nTanque de combust\u00edvel 14,2 litros
\nCores Preto fosco
\nPre\u00e7o sugerido R$ 34.077 na Fort Motos Honda Dream.<\/strong><\/p>\n

\"Foto<\/a>
Foto Capa Mat\u00e9ria: Alexandra Soares, dentista e esposa de Pires.<\/figcaption><\/figure>\n

Reportagem e Fotos:<\/strong> Luis Sucupira
\nMoto cedida pela Fort Motos Honda Dream \u2013 Juvenal Holanda<\/strong>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Um projeto confort\u00e1vel, prazeroso e econ\u00f4mico. \u00d3tima rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio para devorar estradas.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217238,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1405,228,14,1431],"tags":[1430,1334,456,1173,1473],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217223"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217223"}],"version-history":[{"count":15,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217223\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217257,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217223\/revisions\/217257"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217238"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217223"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217223"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217223"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}