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{"id":217286,"date":"2014-11-01T14:59:57","date_gmt":"2014-11-01T16:59:57","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217286"},"modified":"2014-11-02T00:10:12","modified_gmt":"2014-11-02T02:10:12","slug":"honda-pcx-150-primeiras-impressoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/honda-pcx-150-primeiras-impressoes\/","title":{"rendered":"HONDA PCX 150 \u2013 Primeiras Impress\u00f5es"},"content":{"rendered":"
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\"Bonito<\/a><\/dt>\n
Bonito e econ\u00f4mico.<\/dd>\n<\/dl>\n

Seria apenas mais um scooter se n\u00e3o fosse por dois importantes detalhes: a tecnologia de carros de luxo \u00a0(Idling Stop) e o CBS (Sistema de Freio Combinado) e que permite performance, economia e uma boa experi\u00eancia de pilotagem. Vamos conhecer o HONDA PCX 150.<\/p>\n

A Honda trouxe o PCX ao Brasil em mar\u00e7o de 2013 como o primeiro ve\u00edculo brasileiro equipado com o sistema que desliga o motor quando em parada por mais de 3 segundos \u2013 sistema esse batizado de Idling Stop. O projeto j\u00e1 existe na Europa desde 2012 nesta vers\u00e3o. O PCX 150 eliminou o espa\u00e7o existente entre o assento e o escudo frontal, sem perder o mesmo indicativo de postura para este tipo de projeto. \u00a0Sua aerodin\u00e2mica composta por vincos acentuados, permitem dissipar o vento frontal, proporcionando uma melhor prote\u00e7\u00e3o ao piloto que na maioria dos scooters.<\/p>\n

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Design e acabamento<\/strong><\/h1>\n

No quesito design a mistura de detalhes cl\u00e1ssicos com modernas curvas e desenhos exclusivos d\u00e1 a apar\u00eancia de ser bem maior do que realmente \u00e9. Os piscas dianteiros embutidos d\u00e3o a impress\u00e3o de que todo o corpo do PCX 150 \u00e9 moldado em uma \u00fanica pe\u00e7a. O acabamento do PCX 150 \u00e9 outro ponto a destacar. N\u00e3o h\u00e1 sobras e os encaixes est\u00e3o cuidadosamente bem feitos. Isso ajuda a evitar que folguem com maior facilidade e que aquela tradicional batedeira dos scooter venha a acontecer mais rapidamente.<\/p>\n

\"Porta-luvas.<\/a>
Porta-luvas. N\u00e3o possui tranca.<\/figcaption><\/figure>\n

Uma caracter\u00edstica s\u00e3o os porta-trecos e bagageiros. Al\u00e9m de terem boa capacidade \u2013 (d\u00e1 para guardar um capacete de tamanho m\u00e9dio sob o banco), eles possuem boa veda\u00e7\u00e3o contra a entrada de \u00e1gua. No escudo frontal \u2013 ao lado esquerdo da parte interna – existe um pequeno porta-luvas bastante pr\u00e1tico, mas que n\u00e3o possui fechadura, portanto, cuidado para n\u00e3o esquecer ali objetos de valor.<\/p>\n

Motor<\/strong><\/h1>\n
\"Motor<\/a>
Motor com transmiss\u00e3o CVT.<\/figcaption><\/figure>\n

Com um propulsor monocil\u00edndrico de 153 cm\u00b3 refrigerado a l\u00edquido e com comando SOHC \u00e9 alimentado por inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica e com pot\u00eancia m\u00e1xima de\u00a013,6 cv a 8.500 rpm com torque m\u00e1ximo de 1,42 kgf.m a 5.250 rpm. O PCX 150 tem tanque com capacidade para 5,9 litros, e o consumo chega aos 40 quil\u00f4metros por litro com autonomia prevista de 236 km. O tanque, a pre\u00e7os de 01\/11\/2014 \u2013 R$ 3,00 o litro -, custa cerca de R$ 17,00 o que permite uma raz\u00e3o de consumo de R$ 1,00 real para cada 13 quil\u00f4metros.<\/p>\n

Qual o segredo de tanta economia?<\/strong><\/p>\n

\"Idling<\/a>
Idling Stop: um dos segredos.<\/figcaption><\/figure>\n

Muitos atribuem essa economia apenas ao c\u00e2mbio CVT e ao sistema Idling. N\u00e3o \u00e9 s\u00f3 isso. H\u00e1 mais coisas. Uma delas inclui pe\u00e7as que foram especialmente projetadas reduzir o atrito no motor, tipo o pist\u00e3o que ficou mais leve e com isso reduz o arrasto e o atrito com as paredes do cilindro. Outro ajuste de desempenho foi a redu\u00e7\u00e3o da ventoinha e com isso ganhou otimiza\u00e7\u00e3o no funcionamento do radiador. Para finalizar as melhorias os rolamentos foram reprojetados e diminu\u00edram ainda mais o atrito existente no conjunto da transmiss\u00e3o.\u00a0Como n\u00e3o existe transmiss\u00e3o por corrente o custo de manuten\u00e7\u00e3o tende a ser muito baixo. Al\u00e9m disso o motor est\u00e1 praticamente todo em cima da roda traseira o que reduz a perda de transfer\u00eancia de for\u00e7a.<\/p>\n

O Idling Stop \u2013 Como funciona?<\/strong><\/h3>\n
\"Imagem2\"<\/a>
Pain\u00e9l completo de f\u00e1cil visualiza\u00e7\u00e3o.<\/figcaption><\/figure>\n

Em portugu\u00eas equivale ao mesmo conceito de Stand by (Aguardando; Em espera). No seu televisor, quando voc\u00ea o desliga no controle remoto ele mant\u00e9m no painel uma pequena luz vermelha acesa. Isso n\u00e3o quer dizer que ele esteja totalmente desligado, mas em modo de \u2018espera\u2019 e estar\u00e1 pronto para partir rapidamente, pois todos os recursos necess\u00e1rios para religar est\u00e3o em estado de alerta. Quem<\/p>\n

\"Compartimento<\/a>
Compartimento do tanque de combust\u00edvel no t\u00fanel central. Embutido e aberto mediante bot\u00e3o de destravamento.<\/figcaption><\/figure>\n

pensa que a TV em Stand by n\u00e3o consome energia, est\u00e1 enganado. Ela \u00e9 equivalente a\u00a0cerca de at\u00e9 10% do consumo real do aparelho quando em modo \u2018ON\u2019. Assim tamb\u00e9m \u00e9 no sistema \u2018Idling Stop\u2019. Quando o motor p\u00e1ra um sensor de velocidade detecta e informa a ECU (o ‘c\u00e9rebro’ que controla toda essa tecnologia) que determina o desligamento do motor ap\u00f3s 3 segundos. O motor abre a v\u00e1lvula de escape para facilitar o religamento e mant\u00e9m a de admiss\u00e3o fechada. Para religar a motor basta uma leve puxada no acelerador. O sensor informa a ECU o acionamento do acelerador e liga o motor el\u00e9trico e numa fra\u00e7\u00e3o de segundos (menos tempos que levar\u00e1 para ler este texto) a v\u00e1lvula de escape fecha, a v\u00e1lvula de admiss\u00e3o abre e o cilindro enche, vem a centelha e explode. Tudo muito r\u00e1pido.<\/p>\n

Esse tempo parado \u00e9 um dos itens que permitem ao PCX 150 chegar aos 40km\/l. Al\u00e9m disso ele se torna um produto ecologicamente correto. Mas \u00e9 necess\u00e1rio saber usar o Idling Stop. Em tr\u00e2nsito travado onde voc\u00ea precisa estar andando e parando em busca de um lugar para passar, ele ir\u00e1 desligar-se a toda hora e isso pode desgastar a bateria desnecessariamente, mesmo\u00a0tendo sido dimensionada para corresponder a este esfor\u00e7o. O melhor \u00e9 utiliz\u00e1-lo em situa\u00e7\u00f5es onde voc\u00ea roda mais e onde as paradas s\u00e3o mais longas, tipo em um sem\u00e1foro ou um cruzamento. \u00c9 como na TV com Stand by. Se voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 usando e n\u00e3o usar\u00e1 por um longo tempo, desligue tamb\u00e9m o bot\u00e3o do Stand by ou a desconecte da tomada, se for o caso.<\/p>\n

Idling Stop \u2013 Explica\u00e7\u00e3o Honda<\/strong><\/h3>\n