Modelo reduz o risco de acidentes.<\/figcaption><\/figure>\nNa Calif\u00f3rnia, um dos poucos estados norte-americanos onde circular entre os carros \u00e9 permitido, o \u00edndice de mortes por colis\u00e3o traseira em motocicletas \u00e9 30% menor do que em estados onde isso \u00e9 proibido como a Fl\u00f3rida ou o Texas. Em Fortaleza, este problema \u00e9 cr\u00f4nico. A baixa velocidade em vias de duas m\u00e3os determinada pelo sistema de tr\u00e2nsito local e com a ajuda do celular conectado \u00e0 internet, fazem com que a capital cearense seja uma das campe\u00e3s de acidentes envolvendo batidas de traseira. Apesar destes danos serem menores em carros e quase nenhum em motoristas, se acontecer com uma motocicleta o dano poder\u00e1 ser irrevers\u00edvel, pois afetar\u00e1 diretamente a coluna do motociclista se este n\u00e3o vier a \u00f3bito.<\/p>\n
\u00c9 f\u00e1cil compreender por que na Calif\u00f3rnia tal tipo de acidente \u00e9 bem menor, pois, n\u00e3o sendo obrigadas a pararem atr\u00e1s dos carros, compensam a potencial fragilidade do ve\u00edculo ante ve\u00edculos de maior porte exatamente por conta da mobilidade caracter\u00edstica dos ve\u00edculos de duas rodas.<\/p>\n
H\u00e1 discuss\u00f5es mundo afora sobre qual seria a velocidade segura para trafegar entre ve\u00edculos parados, e a maioria aceita o m\u00e1ximo de 40 km\/h como ideal Por\u00e9m esta tocada \u00e9 bem superior ao que se v\u00ea nas marginais paulistanas ou vias expressas e avenidas das nossas grandes cidades.<\/p>\n
Exatamente por isso, em uma cidade como S\u00e3o Paulo, proibir motos de rodar no corredor faria piorar ainda mais o tr\u00e2nsito daquela megal\u00f3pole, tanto por conta da dificuldade de aplica\u00e7\u00e3o de multas, quanto pelo risco de aumentar os acidentes por conta das colis\u00f5es de traseira e consequente atropelamento de motos e motociclistas.<\/p>\n
Em n\u00fameros o efeito ca\u00f3tico da medida seria rapidamente percebido pelos motoristas se tivesse as motos tivessem de ocupar o espa\u00e7o equivalente ao de um autom\u00f3vel. As motos comp\u00f5em, atualmente, 13% do total de cerca 7,5 milh\u00f5es de ve\u00edculos rodando na cidade paulistana.<\/p>\n
Em S\u00e3o Paulo a ado\u00e7\u00e3o da faixa de reten\u00e7\u00e3o para motos e bicicletas j\u00e1 alcan\u00e7ou cerca de 59 cruzamentos e a tend\u00eancia \u00e9 que seja ampliado diante do sucesso da medida. Esperamos que Fortaleza siga o mesmo exemplo de cidades como S\u00e3o Paulo e Barcelona e com isso possamos reduzir ainda mais os acidentes de tr\u00e2nsito.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Em Barcelona, na Espanha, as autoridades afirmam que a faixa de reten\u00e7\u00e3o diminuiu em 90% o risco de acidente. <\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217337,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217333"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217333"}],"version-history":[{"count":8,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217333\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217363,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217333\/revisions\/217363"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217337"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217333"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217333"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217333"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}