O gosto de se pilotar uma moto vem, principalmente, das sensa\u00e7\u00f5es emocionais que a motocicleta traz para quem a conduz. E, de fato, s\u00e3o muitas as sensa\u00e7\u00f5es: liberdade, prazer, adrenalina, conquista, status e assim vai. Por\u00e9m, pilotar uma moto requer mais \u00a0do que sentir, mas tamb\u00e9m requer usar a raz\u00e3o para saber distinguir o momento exato de desviar do perigo, de frenar de forma racional para evitar quedas, de priorizar as aten\u00e7\u00f5es e de prever situa\u00e7\u00f5es externas para evitar acidentes.<\/p>\n
A Harley-Davidson Ultra Limited 2014 mostra a preocupa\u00e7\u00e3o de se ter o equil\u00edbrio entre as emo\u00e7\u00f5es e a raz\u00e3o.Quando pilotei esta m\u00e1quina fiquei t\u00e3o empolgado que parecia que eu estava pilotando pela primeira vez uma moto. De repente eu achava que estava dirigindo um carro de luxo: multim\u00eddia, som do r\u00e1dio, do USB acoplado com minhas m\u00fasicas\u00a0<\/a>favoritas,\u00a0GPS, controle de voz, bluetooth, intercomunicador com garupa, tudo isso dispon\u00edvel a uma tela multim\u00eddia de 6.5 polegadas a sua frente! Caracas! N\u00e3o sabia onde priorizar as minhas aten\u00e7\u00f5es. Juntando tudo isso, ouvindo o rugido do motor V-2 de 1690 cm\u00b3 acelerando junto com meu cora\u00e7\u00e3o. Mais ainda: ultrapassando outros ve\u00edculos com tanta facilidade com seu torque de 14.3 kgf-m a apenas 3.750 rpm! Bem, minha alma se misturou com o esp\u00edrito da moto e quase me esqueci de olhar para a curva, de manter uma dist\u00e2ncia do ve\u00edculo da frente e de me limitar a obedecer as regras de velocidade das vias. Comecei, ent\u00e3o, a sentir n\u00e3o somente as minhas emo\u00e7\u00f5es, mas o conjunto da moto, com seu \u00a0conforto, estabilidade nas curvas, sistemas de freios, chassi e equil\u00edbrio com garupa. Tamb\u00e9m comecei a perceber a preocupa\u00e7\u00e3o da Harley-Davidson com rela\u00e7\u00e3o a seguran\u00e7a de seus propriet\u00e1rios atrav\u00e9s do projeto RUSHMORE, onde as opini\u00f5es de consumidores desta marca atuaram com destreza.<\/p>\n Muitos que pilotaram a Ultra modelo 2014 podem dizer que esta moto \u00e9 muito dif\u00edcil de pilotar, pesada, desajeitada, com suspens\u00e3o \u201cesquisita\u201d, que n\u00e3o faz curvas, etc. Por\u00e9m, comparando com um modelo semelhante a ela, uma Electra Glide 2008, pois acredito que a Ultra Limited ser\u00e1 o Up-Grade de muitos propriet\u00e1rios da antiga Electra, percebi mudan\u00e7as muito boas, principalmente no quesito seguran\u00e7a.<\/p>\n 1- SISTEMA MULTIM\u00cdDIA\u00a0<\/strong><\/p>\n Embora isso possa distrair o piloto, todos os comandos de mudan\u00e7a de esta\u00e7\u00e3o de r\u00e1dio, USB, navega\u00e7\u00e3o, altura do som, etc, est\u00e3o acoplados no guid\u00e3o. Interessante que ao ligar a igni\u00e7\u00e3o do motor, na tela aparecem dizeres alertando o piloto sobre a distra\u00e7\u00e3o que poder\u00e1 ocorrer se caso priorizar a m\u00eddia ao inv\u00e9s do tr\u00e2nsito, pedindo para aceitar a recomenda\u00e7\u00e3o clicando na palavra\u00a0\u201cACEITAR\u201d. Ou seja, o piloto est\u00e1 ciente do risco, cabe a ele escolher e decidir o que \u00e9 melhor para a seguran\u00e7a na pilotagem.<\/p>\n <\/a><\/p>\n 2- CURVAS:<\/strong><\/p>\n Esta \u00e9 uma moto que d\u00e1 um ‘med\u00e3o’ danado de entrar em curvas com maiores velocidades, pois parece (s\u00f3 parece) que ela n\u00e3o deitar\u00e1, que o peso aparecer\u00e1 na inclina\u00e7\u00e3o e o momento da queda ser\u00e1 certeira. Nada disso! Esta moto parece um ‘brinquedo’ depois que se acostuma com ela. \u00a0A suspens\u00e3o est\u00e1 muito boa para realizar a trajet\u00f3ria em curvas mais velozes. Embora prefiro uma suspens\u00e3o mais dura frontal, ela est\u00e1 mais equilibrada do que a Electra Glide. Nas entradas de curvas se mant\u00e9m est\u00e1vel, as plataformas demoram a encostar no ch\u00e3o e os novos pneus mais macios d\u00e1 \u00a0seguran\u00e7a nas retomadas\u00a0em sa\u00eddas de curvas. O torque em baixas rota\u00e7\u00f5es permite retomadas suaves, sem dar aquele \u201ctranco\u201d nas retomadas n\u00e3o precisando, assim, \u00a0\u201cqueimar\u201d tanta embreagem. Em curvas mais fechadas, em baixa velocidade, este torque ajuda muito a n\u00e3o sentir o peso da moto. Os \u201cpisca-piscas\u201d quando acionados se desligam a uma certa inclina\u00e7\u00e3o, ou se esquecer os piscas ligados enquanto em movimento em retas se desligam automaticamente depois de 15 segundos. Isso \u00e9 seguran\u00e7a.<\/p>\n 3- MANOBRABILIDADE:<\/strong><\/p>\n Ai, ai\u2026 Meus queridos leitores, manobrar uma moto de quase 400 kg n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil. Mas\u2026 Existe um tipo de treinamento onde o piloto usa muito o freio traseiro com leves toques na embreagem e re-acelera\u00e7\u00f5es quase que simult\u00e2neas. Este tipo de pilotagem \u00e9 muito necess\u00e1ria para dominar as manobras em baix\u00edssimas velocidades. E os t\u00e9cnicos da Ultra Limited pensaram nisso quando instalou os novos freios combinados. Vamos explicar\u2026<\/p>\n 4- FREIOS ABS COMBINADOS:<\/strong><\/p>\n O sistema ABS serve para n\u00e3o derrapar a moto no momento de uma frenagem emergencial dando, assim, uma parada est\u00e1vel da moto. Os freios combinados servem para auxiliar nas frenagens emergenciais onde usando somente o traseiro o freio dianteiro \u00e9 acionado automaticamente e vice-versa. Meus amigos! Este sistema de freios \u00e9 realmente o destaque desta moto, pois alia\u00a0manobras de baixa velocidade e, tamb\u00e9m, nas frenagens emergenciais em altas velocidades. Lembrem-se: os freios param as rodas, o atrito do pneu com o solo para a moto e o deslocamento das massas \u00a0transferida para a frente pode estabilizar, ou n\u00e3o, a motocicleta. Por\u00e9m, ao frenar com o freio frontal em manobras em curvas de baixa velocidade um veiculo pesado como a Ultra Limited poder\u00e1 desestabilizar e, consequentemente, tombar a moto. Desta forma os freios combinados podem n\u00e3o ser seguros, pois poder\u00e1 desequilibrar a moto em tais manobras. Por isso que os engenheiros da Ultra Limited instalaram os freios combinados a acionar somente acima de 30 km\\h \u00a0 para facilitar as manobras de baixa velocidade, manobras estas t\u00e3o importante para uma custom de grande porte.<\/p>\n <\/a><\/p>\n 5- AGILIDADE:<\/strong><\/p>\n J\u00e1 pensaram como uma moto enorme pode desviar de obst\u00e1culos com facilidade e rapidez? Esta moto faz isso! Embora o entre-eixos seja longo o \u00e2ngulo de c\u00e1ster (rake) \u00e9 semelhante a de uma big trail de m\u00e9dia cilindrada. Esta cicl\u00edstica<\/p>\n <\/a>facilita os desvios r\u00e1pidos como buracos e imperfei\u00e7\u00f5es do solo, apesar do \u00e2ngulo de trail ser grande, caracter\u00edstica necess\u00e1ria para \u00a0uma grande custom. \u00c9 importante dizer que mesmo com uma cicl\u00edstica da qual se diz, tecnicamente, ser uma moto dif\u00edcil de ser obediente aos comandos do piloto, na pr\u00e1tica isso \u00e9 uma inverdade. Esta moto \u00e9 muito obediente \u00e0s vontades do piloto. \u00c9, de fato, uma dama querendo ser conduzida pelo cavalheiro.<\/p>\n 6- VER E SER VISTO:<\/strong><\/p>\n O novo farol em LED de dupla par\u00e1bola, com os de neblina, a ilumina\u00e7\u00e3o ficou muito boa. O Top Case traseiro ganhou ilumina\u00e7\u00e3o em LED para que outros vejam melhor e de longe a moto a sua frente.<\/p>\n