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{"id":217375,"date":"2014-11-20T23:06:22","date_gmt":"2014-11-21T01:06:22","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217375"},"modified":"2014-11-20T23:06:22","modified_gmt":"2014-11-21T01:06:22","slug":"pista-molhada-quais-as-tecnicas-quais-os-cuidados-por-amaral-instrutor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/pista-molhada-quais-as-tecnicas-quais-os-cuidados-por-amaral-instrutor\/","title":{"rendered":"Pista molhada? Quais as t\u00e9cnicas? Quais os Cuidados? Por Amaral Instrutor."},"content":{"rendered":"

\"Pista<\/h1>\n
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Um dos maiores receios do condutor de moto \u00e9 quando est\u00e1 pilotando debaixo de chuva, ou seja, em pista molhada. Sim, \u00e9 normal sentir medo e este medo \u00e9 essencial para a prote\u00e7\u00e3o do piloto. Por\u00e9m, calma! Deve-se sentir medo, mas como uma forma de respeito a esta condi\u00e7\u00e3o adversa de tempo, por\u00e9m n\u00e3o h\u00e1 necessidade de se \u201ctravar\u201d e deixar de pilotar por causa disso. Vamos, ent\u00e3o, entender alguns conceitos sobre pista molhada, quantidade de chuva que cai e desenho dos pneus para enfrentar este clima e, principalmente as t\u00e9cnicas de pilotagem na chuva.<\/p>\n

Pista Molhada<\/em>:<\/strong> esta quest\u00e3o se relaciona diretamente com a\u00a0quantidade de chuva\u00a0que cai. O maior perigo n\u00e3o est\u00e1 na \u00e1gua na pista e sim no que se esconde debaixo dela, como \u00f3leo, detritos soltos, ac\u00famulo de poeira e sujeira diversas. A \u00e1gua os sulcos (desenhos) do pneu joga para fora, mas a sujeira n\u00e3o. Tamb\u00e9m, a borracha do pneu pode absorver a umidade, dependendo do composto<\/p>\n

\"_DSC7089\"<\/a><\/p>\n

misturado na borracha, como a s\u00edlica. \u00a0Assim, atente-se na quantidade de chuva que lava a pista. Sim, eu disse LAVAR A PISTA. O pior momento da chuva\u00a0\u00e9 o seu come\u00e7o, aquela chuvinha mixuruca, \u201cmolha bobo\u201d que s\u00f3 deixa o asfalto molhado sem o poder de lavar a via. \u00c9 nesta situa\u00e7\u00e3o que aparece o chamado\u00a0efeito psicol\u00f3gico,<\/em> s\u00f3 porque a chuva \u00e9 pouca e o pneu est\u00e1 novo, ent\u00e3o n\u00e3o h\u00e1 a necessidade de diminuir a velocidade. \u00c9 neste momento que devemos diminuir! Entretanto, quando a quantidade de chuva for maior e mais forte geralmente a pista \u00e9 lavada e seus detritos e sujeiras s\u00e3o jogados para fora da pista, para os cantos das vias. Portanto, embora pare\u00e7a contradi\u00e7\u00e3o, \u00e9 mais seguro pilotar com chuva forte \u2013pista lavada- do que com pouca chuva \u2013 pista suja- pois o que causa a facilidade de deslizar s\u00e3o os detritos que n\u00e3o desgrudaram do solo, mas ficam ali, esperando por um pneu passar por eles.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Pneus slick s\u00f3 servem para pista seca e em competi\u00e7\u00f5es<\/p>\n

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\"\"<\/a><\/p>\n

Lateral do pneu mais lisa, cuidado nas inclina\u00e7\u00f5es mais acentuadas<\/p>\n

Desenho dos pneus<\/em>:<\/strong> h\u00e1 muitos modelos de pneus no mercado cal\u00e7ando motos esportivas, custons, trails e assim vai. Para cada moto h\u00e1 o um pneu apropriado. Pneus sem sulcos (slick) s\u00e3o muito bons para pista seca, pois \u201cgruda\u201d no ch\u00e3o dando maior seguran\u00e7a e performance em competi\u00e7\u00f5es esportivas em asfalto. Mas pilotos comuns, que pilotam sem competir, precisam de pneus mistos, t\u00e3o bons para pista seca e tamb\u00e9m molhada. Assim, o desenvolvimento de pneus mistura desenho (sulcos) com o tipo de borracha e o tipo de moto. \u00a0Para\u00a0motos trails\u00a0os pneus possuem sulcos profundos e largos com a inten\u00e7\u00e3o de tirar a \u00e1gua da frente dos pneus e, principalmente \u201ctravar\u201d a moto em pilotagem na \u00a0terra e lama. N\u00e3o \u00e9 um pneu para velocidade, mas para performance em estradas de asfalto e terra. Para\u00a0as custons\u00a0os pneus possuem borracha geralmente mais duras com a inten\u00e7\u00e3o de durabilidade, com sulcos desenhados para somente tirar a \u00e1gua, sem a inten\u00e7\u00e3o de velocidade ou pilotagem em terra. Deve-se entender que estes pneus s\u00e3o mais \u201cquadrados\u201d e assim poder\u00e1 facilitar a aquaplanagem*. Para as\u00a0motos mais esportivas\u00a0(streets, nakeds e sport turing de m\u00e9dia a alta cilindrada) os pneus s\u00e3o mais \u201cbicudos\u201d e abaloados com sulcos apropriados para tirar a \u00e1gua e, ao mesmo tempo aumentar a velocidade em retas e performance em curvas. Por\u00e9m, n\u00e3o podemos nos esquecer que estes pneus em sua borda (ombro do pneu ou borda de ataque) s\u00e3o do tipo slick, portanto, cuidado com as inclina\u00e7\u00f5es mais acentuadas, pois este tipo de borracha mais lisa nas laterais n\u00e3o gosta nadinha de \u00e1gua. Algumas Scooters, de pequena cilindrada, cal\u00e7am pneus (originais de f\u00e1brica) com borracha duras, sem tanto poder de absor\u00e7\u00e3o da umidade, embora os sulcos sejam suficientes para a retirada do excesso de \u00e1gua. Para as\u00a0motos superesportivas\u00a0a tecnologia da borracha \u00e9 excepcional \u2013 aquecimento r\u00e1pido e absor\u00e7\u00e3o da umidade bastante adequada \u2013 mas a inten\u00e7\u00e3o das f\u00e1bricas para este tipo de moto \u00e9 desenhar o m\u00ednimo de sulcos, pois a velocidade \u00e9 o principal objetivo, por isso, por favor, v\u00e1 com calma na chuva. Ali\u00e1s, a calma em situa\u00e7\u00f5es de pista molhada deve estar presente para os propriet\u00e1rios de qualquer tipo de moto. Dessa forma, as t\u00e9cnicas de pilotagem na chuva ser\u00e3o mais bem praticadas.<\/p>\n

T\u00e9cnicas de pilotagem na chuva<\/em>:<\/strong> conhecer os detalhes acima mencionados \u00e9 essencial para se adaptar ao solo molhado. Deve-se lembrar que estamos falando de pista molhada em asfalto, com t\u00e9cnicas de pilotagem urbana e estradeira, muito diferentes com as t\u00e9cnicas esportivas, onde o tipo de asfalto, \u00a0pneu e cicl\u00edstica das motos s\u00e3o totalmente diferentes da realidade do motociclista comum. Assim:<\/p>\n

– adapte-se com o\u00a0posicionamento do piloto, onde a moto deve estar menos inclinada do que o corpo do condutor em curvas mais fechadas;<\/p>\n

– em curvas mais abertas, evite inclina\u00e7\u00f5es mais acentuadas para n\u00e3o atingir as laterais da borracha mais lisa dos pneus, e neutralizar a for\u00e7a centr\u00edfuga com velocidades menores;<\/p>\n

– evite manobras\u00a0bruscas,\u00a0como desvios r\u00e1pidos e<\/p>\n

\"_DSC8382\"<\/a><\/p>\n

frenagens brutas.\u00a0 Falando em frenagens a\u00ed est\u00e1 a maior dificuldade na pilotagem. J\u00e1 \u00e9 dif\u00edcil em pista seca, imagine em pista molhada. Um dos segredos de frenagens mais eficientes e sem riscos est\u00e1 na maneira de for\u00e7ar o manete ou o pedal:<\/p>\n

\"_DSC1970\"<\/a><\/p>\n

Frear n\u00e3o \u00e9 uma quest\u00e3o de for\u00e7a repentina, mas sim de for\u00e7a progressiva.<\/strong><\/em>\u00a0<\/strong>Esta t\u00e9cnica \u00e9 aconselhada em pista seca, ent\u00e3o em pista molhada a progressividade deve ser ainda maior;<\/p>\n

– desse modo, percebe-se que a melhor maneira de evitar um acidente por causa de derrapagens em curvas ou em frenagens \u00e9 seguir em velocidades mais baixas do que usadas em pista seca;<\/p>\n

– abuse do freio motor nas desacelera\u00e7\u00f5es para que os freios frontal e traseiro sejam usados com mais suavidade, principalmente nas curvas;<\/p>\n

– se os freios s\u00e3o ABS, abuse deles, pois o sistema ABS evita derrapagens em frenagens<\/p>\n

\"_DSC8407\"<\/a><\/p>\n

emergenciais e, em solo molhado, s\u00e3o os melhores que j\u00e1 testei;<\/p>\n

– evite redu\u00e7\u00f5es de marchas dentro das curvas e cuidado com faixas e sinaliza\u00e7\u00f5es pintadas no solo, tente escapar dessas armadilhas assassinas;<\/p>\n

– se um carro estiver a sua frente, pilote sobre a faixa rastreada deixadas pelos pneus dos carros, pois este mesmo pneu est\u00e1 \u201climpando\u201d a pista para voc\u00ea, mas fique distante dele (do carro);<\/p>\n

– saia da frente de ve\u00edculos muito pr\u00f3ximos por de tr\u00e1s de sua moto, deixando ser ultrapassado por voc\u00ea;<\/p>\n

– embora a lei n\u00e3o permita, use far\u00f3is altos enquanto luz do dia, para chamar a aten\u00e7\u00e3o dos outros.<\/p>\n

E n\u00e3o se esque\u00e7a da frase: \u201cdepois da tempestade sempre vem a bonanza\u2026\u201d \u00a0N\u00e3o, n\u00e3o\u2026 sempre vem, ainda, a pista molhada.<\/p>\n