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{"id":217446,"date":"2014-12-11T22:59:07","date_gmt":"2014-12-12T00:59:07","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217446"},"modified":"2014-12-11T22:59:07","modified_gmt":"2014-12-12T00:59:07","slug":"freios-tambor-ou-disco-ou-disco-mais-tambor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/freios-tambor-ou-disco-ou-disco-mais-tambor\/","title":{"rendered":"Freios: Tambor ou disco? Ou disco mais tambor?"},"content":{"rendered":"
\"Na<\/a>
Na Europa, por exemplo, \u00e9 quase um crime vender uma motocicleta sem freio a disco, pelo menos na dianteira. Mas afinal, o que muda realmente?<\/figcaption><\/figure>\n

A tecnologia atual avan\u00e7a de forma t\u00e3o r\u00e1pida que, quando esperamos mais um pouco para comprar alguma novidade, j\u00e1 passou. J\u00e1 foi substitu\u00eddo. J\u00e1 existe um n\u00famero 2, 3, 4, 4S… A velocidade com que as tecnologias se tornam obsoletas faz com que a atualiza\u00e7\u00e3o n\u00e3o seja s\u00f3 dos objetos, mas dos pr\u00f3prios usu\u00e1rios. Sabemos que nem sempre uma nova tecnologia \u00e9 melhor, mas conhec\u00ea-la a fundo \u00e9, no m\u00ednimo, obrigat\u00f3rio. Ou voc\u00ea acha que faz muito tempo que trocamos a fita do walkman pela m\u00fasica em mp3 dos iPods? N\u00e3o, n\u00e3o estou falando de smartphones e tablets, mas sim de tudo o que envolve desenvolvimento tecnol\u00f3gico, engenharia, qu\u00edmica, etc.<\/p>\n

Com nossos ve\u00edculos, sejam eles motos, carros, bicicletas, vale o mesmo. A cada ano uma infindade de novas pe\u00e7as ou sistemas s\u00e3o lan\u00e7ados para melhorar nossas vidas. Quem iria imaginar que ter\u00edamos air-bags numa motocicleta, hein? Enfim, o que iremos focar aqui \u00e9 na necessidade de atualiza\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio junto com a tecnologia. Isso pois o principal sistema de seguran\u00e7a das motos atualmente \u00e9 subjugado e esquecido, literalmente subestimado pela grande maioria da massa de motociclistas do pa\u00eds. E digo do pa\u00eds pois apenas em pa\u00edses em desenvolvimento como o Brasil o freio \u00e0 tambor ainda n\u00e3o foi abolido das ruas. Na Europa, por exemplo, \u00e9 quase um crime vender uma motocicleta sem freio a disco, pelo menos na dianteira. Mas afinal, o que muda realmente?<\/p>\n

Primeiramente vamos demonstrar o funcionamento de cada um, mas antes, levemos em considera\u00e7\u00e3o o princ\u00edpio de ambos: converter energia cin\u00e9tica (do movimento de rota\u00e7\u00e3o das rodas) em energia t\u00e9rmica (aquecimento devido \u00e0 fric\u00e7\u00e3o entre os componentes). Assim sendo, o sistema mais eficiente ser\u00e1 o que melhor completar o ciclo frenagem-aquecimento-arrefecimento-nova frenagem.<\/p>\n

\"O<\/a>
O freio a tambor foi inventado primeiro.<\/figcaption><\/figure>\n

O freio a tambor foi inventado primeiro.<\/strong><\/h2>\n

Consistia de um tambor de metal preso \u00e0 roda e de sapatas com material de alto coeficiente de atrito, estas presas ao chassis (balan\u00e7a traseira ou garfo dianteiro). As primeiras sapatas eram feitas de couro e com o tempo foram substitu\u00eddas por amianto. Este, por ser considerado cancer\u00edgeno, atualmente fora substitu\u00eddo por um aglomerado de compostos minerais. Seu acionamento \u00e9 em geral por cabo. O sistema, apesar de simples e relativamente eficiente, pouco mudou no decorrer dos anos, limitando-se \u00e0 troca de materiais, basicamente. J\u00e1 o freio a disco consiste de um (ou dois) disco(s) met\u00e1lico(s) preso(s) \u00e0 roda e uma (ou mais) pin\u00e7as contento o material frenante, acionadas por um sistema de pist\u00f5es hidr\u00e1ulicos.<\/p>\n

Mas ent\u00e3o, por que o freio a disco \u00e9 mais eficiente? Basicamente por duas principais caracter\u00edsticas: maior capacidade de resfriamento e maior efici\u00eancia na expuls\u00e3o de umidade. O freio a tambor, por ser um sistema fechado, acumula muito calor e n\u00e3o consegue trocar muito bem este calor com o ambiente externo. Isso acaba por reduzir a capacidade de frenagem e de \u201ctato\u201d por parte do piloto. O freio a disco \u00e9 um sistema aberto, onde o disco fica em contato direto com o ar, trocando calor muito mais eficientemente com o meio externo. Algumas motos at\u00e9 possuem furos nos discos para otimizar a refrigera\u00e7\u00e3o, assim como as aletas num motor arrefecido a ar.<\/p>\n

Ao enfrentar chuva o maior calcanhar de Aquiles do sistema a tambor aparece. Pelo mesmo motivo de ser um sistema fechado, a \u00e1gua, ao entrar no tambor, tem dificuldade de sair, permanecendo presa por muito tempo e acabando por reduzir drasticamente o atrito entre o tambor e as sapatas, comprometendo perigosamente a capacidade de frenagem. Na pr\u00e1tica, ao se deparar com uma frenagem de emerg\u00eancia, o freio \u00e9 acionado com for\u00e7a mas sem efici\u00eancia devido \u00e0 \u00e1gua e trava instantaneamente, dando um susto no piloto e comprometendo totalmente a seguran\u00e7a. No disco, pelo seu formato paralelo \u00e0 for\u00e7a centr\u00edfuga, o pr\u00f3prio giro da roda faz com que a \u00e1gua seja expelida e n\u00e3o se acumule, contribuindo para que a frenagem n\u00e3o seja afetada. O que \u00e9 sentido \u00e9 apenas uma leve redu\u00e7\u00e3o da capacidade de frenagem devido apenas \u00e0 \u00e1gua acumulada nas pastilhas (obs.: a \u00e1gua tamb\u00e9m se acumula nas sapatas).<\/p>\n

\"Outra<\/a>
Outra diferen\u00e7a important\u00edssima entre os dois sistemas.<\/figcaption><\/figure>\n

Outra diferen\u00e7a important\u00edssima entre os dois sistemas \u00e9 a progressividade de frenagem. Trocando em mi\u00fados isso significa que o piloto \u201csente\u201d melhor o \u201cgripping\u201d (atrito entre o pneu e o solo), seja pelo manete ou pelo pedal. Um piloto experiente consegue sentir muito bem o atrito com o solo numa frenagem, mas se a moto utilizar freio a tambor esse \u201csentimento\u201d piora exponencialmente. Sabe porque as motos munidas de ABS (Sistema de Freio Antitravamento) n\u00e3o<\/strong> usam tambor? Exatamente por isso. A baix\u00edssima progressividade do tambor impede a precis\u00e3o necess\u00e1ria ao sistema ABS.<\/p>\n

No quesito seguran\u00e7a o freio a disco d\u00e1 uma \u201clavada\u201d no sistema a tambor. E isto deveria ser o principal quesito pela escolha do mesmo. Apesar de alguns testes mostrarem pequena diferen\u00e7a na dist\u00e2ncia de frenagem entre os dois sistemas, a precis\u00e3o<\/strong> e, consequentemente, a seguran\u00e7a com que se freia pesa muito mais para o sistema a disco.<\/p>\n

\"Freio<\/a>
Freio a tambor. Preferido pelos brasileiros.<\/figcaption><\/figure>\n

Pra finalizar, o \u00fanico quesito onde o sistema a tambor ganha: custo! Seja no momento da aquisi\u00e7\u00e3o da motocicleta, seja no momento da manuten\u00e7\u00e3o, o tambor \u00e9 mais barato. Numa motocicleta de baixa cilindrada, a diferen\u00e7a entre os dois sistemas pode chegar \u00e0 R$ 600, ou o equivalente \u00e0 10% do pre\u00e7o final do modelo. Uma grande diferen\u00e7a vendo por esse \u00e2ngulo. E durante as manuten\u00e7\u00f5es, a troca das pastilhas tamb\u00e9m \u00e9 mais cara que a troca das sapatas, acrescido da troca de fluido de freio ser tamb\u00e9m mais cara que a substitui\u00e7\u00e3o do cabo de acionamento do tambor. Um ponto em que o tambor perde \u00e9 na limpeza periodica do sistema, pois a fuligem do desgaste das sapatas se acumula dentro do tambor (assim como a umidade), sendo necess\u00e1ria sua remo\u00e7\u00e3o de tempos em tempos.<\/p>\n

Mas vejamos o lado bom: como todas as tecnologias, a diferen\u00e7a de custo est\u00e1 caindo a cada ano. A pr\u00f3pria ades\u00e3o dos usu\u00e1rios far\u00e1 com que a alta produ\u00e7\u00e3o se encarregue da queda dos custos finais. Se hoje tiv\u00e9ssemos muito mais motos com sistema a disco rodando seria bem prov\u00e1vel que a diferen\u00e7a de pre\u00e7o fosse m\u00ednima! E a\u00ed? Vamos aderir? Eu uso e recomendo!<\/p>\n

Curiosidade: sabe o porqu\u00ea do freio a disco (em alguns modelos, at\u00e9 em carros) ser usado apenas na roda dianteira e n\u00e3o na traseira? \u00c9 por que a frenagem na roda dianteira \u00e9 mais eficiente, deixando o sistema a tambor para a roda com menor influ\u00eancia na distancia de frenagem. Mas isso \u00e9 assunto para outro post. At\u00e9 l\u00e1!<\/p>\n

Por Samuel Pimenta.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Samuel Pimenta, um dos melhores engenheiros mec\u00e2nicos, cearense de Quixeramobim, retorna depois do mestrado. Agora ainda mais preciso, ainda mais did\u00e1tico. Imperd\u00edvel!!!<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217450,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,1341],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217446"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217446"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217446\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217455,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217446\/revisions\/217455"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217450"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217446"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217446"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217446"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}