Grandes bondes necessitam de escolta policial?<\/figcaption><\/figure>\nO primeiro mito \u00e9 o de grandes comboios. Bondes com mais de dez motos necessitam ser divididos. Se o comboio for de 15 motos o melhor \u00e9 dividir em dois e assim por diante. Para isso precisam de batedores experientes e aqui reside outro problema. A legisla\u00e7\u00e3o n\u00e3o prev\u00ea nenhuma restri\u00e7\u00e3o a grandes comboios, mas a f\u00e9 p\u00fablica do policial rodovi\u00e1rio pode intervir, se achar que a seguran\u00e7a e o fluxo na estrada est\u00e3o sendo prejudicados.<\/p>\n
Outro mito reside no fato que a pol\u00edcia rodovi\u00e1ria n\u00e3o ir\u00e1 parar comboios por que \u201cdaria um imenso trabalho ter que verificar a documenta\u00e7\u00e3o de todo mundo\u201d e pelo fato que os motociclistas ainda acreditam que \u201cas pol\u00edcias rodovi\u00e1rias acham que andamos sempre dentro da lei\u201d. \u00c9 mito. As a\u00e7\u00f5es est\u00e3o sendo intensificadas, pois as pol\u00edcias rodovi\u00e1rias sabem que neste meio est\u00e3o muitos irm\u00e3os, atualmente, em situa\u00e7\u00e3o irregular.<\/p>\n
Recentemente um amigo foi pego em um comboio de motos. Ele havia bebido na noite anterior e no dia seguinte tomou caf\u00e9 da manh\u00e3 e pegou a estrada. Foram parados e fizeram o teste do baf\u00f4metro. O teste acusou 0,17 g\/L e depois em um segundo teste 0,13 g\/L. A moto e a CNH ficaram presas e ele teve que voltar na garupa da moto de um colega.<\/p>\n
Vale destacar que muitos que est\u00e3o se acidentando tem o perfil de beber e pilotar; n\u00e3o possuem CNH para pilotar motos e\/ou n\u00e3o tem experi\u00eancia para pilotar motos que s\u00e3o verdadeiros \u2018ca\u00e7as\u2019.<\/p>\n
Estou sendo chato, diria voc\u00ea. Mas, infelizmente, cabe a algu\u00e9m o papel de alertar para os riscos e esse \u00e9 o papel da imprensa respons\u00e1vel. Alertar e educar em vez de lamentar e condenar a moto. Um acidente acontece por descaso e n\u00e3o por acaso. Muitos de n\u00f3s s\u00e3o um acidente esperando para acontecer e a hesita\u00e7\u00e3o \u00e9 mais presente em acidentes de moto que a agressividade na pilotagem. Um estudo brit\u00e2nico chegou \u00e0 conclus\u00e3o que \u201csoldados brit\u00e2nicos tem mais chance de morrer v\u00edtimas do tr\u00e2nsito do que em guerras\u201d. Portanto, comboios grandes demais, pilotar sem a CNH e pior \u2013 beber e pilotar nunca ser\u00e3o a receita de um bom motociclista.<\/p>\n
O homem, a m\u00e1quina e o sistema vi\u00e1rio s\u00e3o os tr\u00eas fatores necess\u00e1rios a um acidente. Basta que dois deles se cruzem para que o sinistro aconte\u00e7a. Infelizmente, na maioria das vezes, os fatores cruzados se relacionam ao homem x m\u00e1quina. Assim, podemos afirmar, que depende de n\u00f3s, na grande maioria das vezes, voltar vivo e inteiro pra casa.<\/p>\n
A decis\u00e3o ser\u00e1 sempre sua, mas saibam que as pol\u00edcias rodovi\u00e1rias estar\u00e3o mais atentas e dever\u00e3o intervir com mais rigor. Para eles o mais importante \u00e9 salvar vidas. E este ponto \u00e9 inegoci\u00e1vel.<\/p>\n
<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Um grande comboio \u00e9 lindo de ver, mas pode n\u00e3o ser seguro.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217476,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[1438,1258,454,1493],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217475"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217475"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217475\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217478,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217475\/revisions\/217478"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217476"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217475"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217475"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217475"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}