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{"id":217475,"date":"2014-12-20T20:30:57","date_gmt":"2014-12-20T22:30:57","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217475"},"modified":"2014-12-20T20:30:57","modified_gmt":"2014-12-20T22:30:57","slug":"qual-o-tamanho-ideal-de-um-comboio-de-motos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/qual-o-tamanho-ideal-de-um-comboio-de-motos\/","title":{"rendered":"Qual o tamanho ideal de um comboio de motos?"},"content":{"rendered":"
\"Uma<\/a>
Uma paix\u00e3o entre os motociclistas \u00e9 andar em comboio.<\/figcaption><\/figure>\n

O mercado brasileiro em 2014 ter\u00e1 uma queda nas vendas de motos na ordem de 13%. Essa queda vem se mantendo desde 2012. Por\u00e9m um dado mostra que nem tudo s\u00e3o l\u00e1grimas. O segmento de motos \u2018premium\u2019- motos acima de 450cc – cresce a cada ano e deve fechar o ano com crescimento em rela\u00e7\u00e3o a 2013 na ordem de 10,8%.<\/p>\n

Ser\u00e3o milhares de motos novas e outro tanto de usadas que entrar\u00e3o no mercado fruto da evolu\u00e7\u00e3o natural dos consumidores deste tipo de produto e pelo crescimento do motociclismo em todos os seus aspectos \u2013 viagem, esportivo, passeio.<\/p>\n

Tudo isso contribui para termos mais motos nas estradas. E mais motos significa mais gente sem experi\u00eancia, muitos sem CNH \u2013 Carteira Nacional de Habilita\u00e7\u00e3o, alguns com h\u00e1bitos et\u00edlicos e v\u00e1rios comboios circulando. Sim, falei \u2018comboios\u2019.<\/p>\n

Antes pela pouca quantidade de motos \u2018premium\u2019 rodando era poss\u00edvel reconhecer, conhecer e respeitar esses motociclistas que andavam sempre em grupos menores. Agora os n\u00fameros explodiram de tal forma que chegam a faltar batedores ou capit\u00e3es-de-estrada devidamente capacitados e experientes com condi\u00e7\u00f5es de conduzir o grupo com seguran\u00e7a.<\/p>\n

Todo mundo junto e misturado! Dar\u00e1 certo isso?<\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

\"\"<\/a>
Grandes bondes podem se transformar em um risco a mais.<\/figcaption><\/figure>\n

Durante a Segunda Guerra Mundial o tempo de prepara\u00e7\u00e3o de um piloto era um fator fundamental para que avi\u00f5es ca\u00edssem menos. \u00c9 algo semelhante. O Jap\u00e3o e a Alemanha depois que perderam seus pilotos veteranos, tiveram que capacitar novos pilotos urgentemente e isso quer dizer em menos tempo. Pilotos formados com menor tempo para capacita\u00e7\u00e3o e sem nenhuma experi\u00eancia de combate eram destinados a combater ases que estavam lutando h\u00e1 pelo menos um ou dois anos. Era morte certa. No mundo das motos n\u00e3o \u00e9 diferente.<\/p>\n

H\u00e1, no Brasil, v\u00e1rios cursos de alta qualidade que preparam pilotos motociclistas. Mas poucos que cuidam de preparar para andar em grupo. Vale lembrar que \u00e9 assim que a maioria dos motociclistas anda: em grupo. De nada adianta um bom piloto no meio de um grupo que n\u00e3o sabe andar em comboio.<\/p>\n

Ainda falando em comboios percebe-se uma paix\u00e3o dos motociclistas para formar bondes cada vez maiores \u2013 tipo: – \u201cquanto mais moto melhor\u201d! Pode ser lindo de se ver, mas n\u00e3o \u00e9 seguro se todos n\u00e3o estiverem devidamente preparados. No meio desses comboios est\u00e3o motociclistas de todos os h\u00e1bitos e experi\u00eancias. Cada um na sua, com seus v\u00edcios e todo mundo junto e misturado.<\/p>\n

E assim todos pensam estarem seguros e protegidos. Ledo engano. No meio desses bondes encontraremos motociclistas sem experi\u00eancia, sem CNH, bebendo, com documenta\u00e7\u00e3o da moto atrasada e sem os devidos equipamentos al\u00e9m do obrigat\u00f3rio capacete.<\/p>\n

Tudo isso junto e misturado fez aumentar a estat\u00edstica de acidentes com motos dessa categoria a ponto de ca\u00edrem mais que os motoboys (pesquisa HC-ABRACICLO). E todos sabemos o quanto as nossas fam\u00edlias condenam o motociclismo por acharem perigoso. E \u00e9, se o cen\u00e1rio for esse.<\/p>\n

Muitos motociclistas utilizam intercomunicadores para controlar melhor a seguran\u00e7a do comboio, mas nem todos podem adquirir um equipamento desses. Mesmo os intercomunicadores t\u00eam seus limites e na estrada uma simples ultrapassagem pode vir a ser um grande problema. Quando um carro tenta ultrapassar um comboio a ordem \u00e9 formar em fila \u00fanica. Aqui dois problemas \u2013 a dist\u00e2ncia entre o carro e a moto \u00e9 arriscada e se o carro necessitar furar o comboio em fila \u00fanica fica mais complicado dar espa\u00e7o, principalmente se o comboio for muito grande.<\/p>\n

A fiscaliza\u00e7\u00e3o dever\u00e1 ser mais rigorosa.<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a>
A dist\u00e2ncia m\u00ednima, mesmo sendo respeitada ainda pode ser um risco para grandes bondes.<\/figcaption><\/figure>\n

Tenho conversado com amigos que s\u00e3o motociclistas e policiais rodovi\u00e1rios estaduais e federais e o pensamento \u00e9 um s\u00f3. As autoridades que cuidam das estradas est\u00e3o preocupadas com esses n\u00fameros e est\u00e3o aumentando a quantidade de policiais rodovi\u00e1rios motociclistas os quais est\u00e3o sendo preparados para lidar com os amantes das duas rodas. O objetivo ser\u00e1 sempre educar e se for o caso, punir. N\u00e3o duvide.<\/p>\n

No cap\u00edtulo do CBT – C\u00f3digo Brasileiro de Tr\u00e2nsito – que trata DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULA\u00c7\u00c3O E CONDUTA; Art. 26: \u201cOs usu\u00e1rios das vias terrestres devem: I – abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obst\u00e1culo para o tr\u00e2nsito de ve\u00edculos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades p\u00fablicas ou privadas\u201d;<\/em><\/p>\n

Um comboio de dez motos equivale a um ve\u00edculo de aproximadamente 30 metros de comprimento. A Res 210\/06 em seu art 1 \u00ba e incisos nos demonstra as dimens\u00f5es limites para todos os ve\u00edculos, contudo a maior \u00e9 de 19,80m. Sendo assim porque encontramos na estrada com ve\u00edculos de 30 metros trafegando pela via? O que ocorre \u00e9 que para essa medi\u00e7\u00e3o existe uma autoriza\u00e7\u00e3o chamada de AET \u2013 Autoriza\u00e7\u00e3o Especial de Tr\u00e2nsito<\/em><\/strong>.<\/p>\n

Comboio acima de dez motos \u00e9 seguro?<\/strong><\/p>\n

Bem amigos, \u00e9 importante discutir acerca de comboios com mais de dez motos. Acima disso com certeza se cria uma barreira ao tr\u00e2nsito. Apesar do CTB (C\u00f3digo Brasileiro de Tr\u00e2nsito) nada mencionar, especificamente, sobre esse assunto, \u00e9 importante colocar em destaque a preocupa\u00e7\u00e3o com a seguran\u00e7a dos irm\u00e3os motociclistas que rodam Brasil a fora.<\/p>\n

Criar barreira ou obst\u00e1culo ao tr\u00e2nsito, andar em dist\u00e2ncia lateral ou frontal de forma a comprometer a seguran\u00e7a, n\u00e3o dar passagem quando solicitado e n\u00e3o ter a m\u00e1xima a aten\u00e7\u00e3o para fazer a ultrapassagem, nos torna ref\u00e9ns das infra\u00e7\u00f5es e o que \u00e9 pior: produz inseguran\u00e7a, o que no caso de motociclistas, pode vir a ser fatal.<\/p>\n

Mitos derrubados.<\/strong><\/p>\n

\"Grandes<\/a>
Grandes bondes necessitam de escolta policial?<\/figcaption><\/figure>\n

O primeiro mito \u00e9 o de grandes comboios. Bondes com mais de dez motos necessitam ser divididos. Se o comboio for de 15 motos o melhor \u00e9 dividir em dois e assim por diante. Para isso precisam de batedores experientes e aqui reside outro problema. A legisla\u00e7\u00e3o n\u00e3o prev\u00ea nenhuma restri\u00e7\u00e3o a grandes comboios, mas a f\u00e9 p\u00fablica do policial rodovi\u00e1rio pode intervir, se achar que a seguran\u00e7a e o fluxo na estrada est\u00e3o sendo prejudicados.<\/p>\n

Outro mito reside no fato que a pol\u00edcia rodovi\u00e1ria n\u00e3o ir\u00e1 parar comboios por que \u201cdaria um imenso trabalho ter que verificar a documenta\u00e7\u00e3o de todo mundo\u201d e pelo fato que os motociclistas ainda acreditam que \u201cas pol\u00edcias rodovi\u00e1rias acham que andamos sempre dentro da lei\u201d. \u00c9 mito. As a\u00e7\u00f5es est\u00e3o sendo intensificadas, pois as pol\u00edcias rodovi\u00e1rias sabem que neste meio est\u00e3o muitos irm\u00e3os, atualmente, em situa\u00e7\u00e3o irregular.<\/p>\n

Recentemente um amigo foi pego em um comboio de motos. Ele havia bebido na noite anterior e no dia seguinte tomou caf\u00e9 da manh\u00e3 e pegou a estrada. Foram parados e fizeram o teste do baf\u00f4metro. O teste acusou 0,17 g\/L e depois em um segundo teste 0,13 g\/L. A moto e a CNH ficaram presas e ele teve que voltar na garupa da moto de um colega.<\/p>\n

Vale destacar que muitos que est\u00e3o se acidentando tem o perfil de beber e pilotar; n\u00e3o possuem CNH para pilotar motos e\/ou n\u00e3o tem experi\u00eancia para pilotar motos que s\u00e3o verdadeiros \u2018ca\u00e7as\u2019.<\/p>\n

Estou sendo chato, diria voc\u00ea. Mas, infelizmente, cabe a algu\u00e9m o papel de alertar para os riscos e esse \u00e9 o papel da imprensa respons\u00e1vel. Alertar e educar em vez de lamentar e condenar a moto. Um acidente acontece por descaso e n\u00e3o por acaso. Muitos de n\u00f3s s\u00e3o um acidente esperando para acontecer e a hesita\u00e7\u00e3o \u00e9 mais presente em acidentes de moto que a agressividade na pilotagem. Um estudo brit\u00e2nico chegou \u00e0 conclus\u00e3o que \u201csoldados brit\u00e2nicos tem mais chance de morrer v\u00edtimas do tr\u00e2nsito do que em guerras\u201d. Portanto, comboios grandes demais, pilotar sem a CNH e pior \u2013 beber e pilotar nunca ser\u00e3o a receita de um bom motociclista.<\/p>\n

O homem, a m\u00e1quina e o sistema vi\u00e1rio s\u00e3o os tr\u00eas fatores necess\u00e1rios a um acidente. Basta que dois deles se cruzem para que o sinistro aconte\u00e7a. Infelizmente, na maioria das vezes, os fatores cruzados se relacionam ao homem x m\u00e1quina. Assim, podemos afirmar, que depende de n\u00f3s, na grande maioria das vezes, voltar vivo e inteiro pra casa.<\/p>\n

A decis\u00e3o ser\u00e1 sempre sua, mas saibam que as pol\u00edcias rodovi\u00e1rias estar\u00e3o mais atentas e dever\u00e3o intervir com mais rigor. Para eles o mais importante \u00e9 salvar vidas. E este ponto \u00e9 inegoci\u00e1vel.<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Um grande comboio \u00e9 lindo de ver, mas pode n\u00e3o ser seguro.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217476,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[1438,1258,454,1493],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217475"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217475"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217475\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217478,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217475\/revisions\/217478"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217476"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217475"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217475"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217475"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}