Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":217482,"date":"2014-12-23T17:20:56","date_gmt":"2014-12-23T19:20:56","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217482"},"modified":"2015-01-16T20:17:58","modified_gmt":"2015-01-16T22:17:58","slug":"mercado-2014-enquanto-uns-choram-outros-vendem-lencos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/mercado-2014-enquanto-uns-choram-outros-vendem-lencos\/","title":{"rendered":"Mercado – 2014: Enquanto uns choram, outros vendem len\u00e7os"},"content":{"rendered":"

No mercado do choro h\u00e1 os que compram len\u00e7os e aqueles que os vendem. O mercado de Duas Rodas, em 2014, viveu estes dois momentos. O segmento de motos at\u00e9 449 cilindradas comprou len\u00e7os para chorar pelos 16% de queda segundo Abraciclo, Associa\u00e7\u00e3o Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Por outro lado, o segmento de BIG BIKES, \u2013 motos acima de 450 cilindradas, estava vendendo len\u00e7o pelo segundo ano consecutivo.<\/span><\/em><\/p>\n

\"\"<\/a>A for\u00e7a desse setor se mostra pelas marcas mundiais que aqui chegaram, que j\u00e1 estavam aqui h\u00e1 tempos e que devem chegar em 2015 \u2013 Ducati, KTM, BMW, Kawasaki, Triumph, MV Agusta, Harley, Indian, Suzuki e por ai vai. Este setor lan\u00e7ou em 2013 37 novos modelos e em 2014 outros 34. Enquanto isso, o segmento que \u2018chora\u2019 lan\u00e7ou 20 modelos em 2013 e apenas 5 em 2014.<\/p>\n

Voltando aos \u2018len\u00e7os\u2019, no segmento que \u2018chora\u2019 deixou de produzir cerca de 170.707 motos e de vender algo em torno de 77.982 em rela\u00e7\u00e3o a 2013. Uma queda de pouco mais de 16% no atacado e de 10,8% no varejo, respectivamente.Ou seja: al\u00e9m de levar no atacado, tomou tamb\u00e9m no varejo.<\/p>\n

Por outro lado, as \u2018premium\u2019 ou \u2018big bikes\u2019, venderam ainda mais \u2018len\u00e7o\u2019. Elas venderam a mais, em rela\u00e7\u00e3o a 2013, no atacado, cerca de 3.821 unidades e no varejo algo em torno de 4.975 unidades em rela\u00e7\u00e3o a 2013. Respectivamente 8,4% e 10,8%. Belo n\u00famero, n\u00e3o?<\/p>\n

Para encerrar a fase de choro e ranger de dentes, a produ\u00e7\u00e3o dessas motos ficou assim \u2013 compradores de len\u00e7o: 168.405 a menos em rela\u00e7\u00e3o a 2013. Vendedores de len\u00e7o: 5.344 unidades a mais que em 2013.<\/p>\n

Mas, por que tanta diferen\u00e7a?<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a>O segmento de motos small bikes \u2013 motos at\u00e9 449cc est\u00e1 ainda a pagar o pre\u00e7o da falta de cr\u00e9dito ocasionada pelos sucessivos erros de avalia\u00e7\u00e3o e de concess\u00e3o de cr\u00e9dito que resultou numa inadimpl\u00eancia elevada a ponto de muitas financeiras e operadores de cr\u00e9dito praticamente abandonarem este mercado. Por outro lado, o segmento de \u2018big bikes\u2019 ou motos \u2018premium\u2019, aquelas acima de 450cc, tem cr\u00e9dito farto e sobrando e uma inadimpl\u00eancia abaixo do esperado.<\/p>\n

Isso de se deve ao perfil do consumidor destes produtos. Um usa a moto para tudo e o outro, na maioria das vezes, apenas para lazer. Pelo extrato de modelos de tipos de financiamento podemos ver que \u2018\u00c0 Vista\u2019, \u2018CDC\u2019 e \u2018Cons\u00f3rcio\u2019 est\u00e3o praticamente empatados em 2014 e apenas o modelo \u2018\u00c0 Vista\u2019 cresceu em rela\u00e7\u00e3o a 2013. Este dado carrega em parte o modelo de neg\u00f3cios praticado no segmento \u2018premium\u2019 o qual vende muitas motos \u00e0 vista e o a prazo geralmente \u00e9 feito em cart\u00e3o e normalmente fica em 40% da moto comprada.<\/p>\n

Apesar de movimentar grandes somas em dinheiro, o segmento Premium recebe constantes queixas dos revendedores a respeito da margem as quais consideram pequenas. Fora esta pequena l\u00e1grima, o segmento de motos Premium n\u00e3o tem do que reclamar no Brasil, pois nunca se vendeu tanta moto de alta cilindrada neste pa\u00eds, tanto no segmento de novas motos, como no segmento de motos usadas.<\/p>\n

Muitas motos \u2018zero\u2019 est\u00e3o entrando nas ruas a raz\u00e3o de 4,270 motos\/m\u00eas ou, se preferir, 142 motos \u2018premium\u2019 por dia e\/ou ainda 6 \u2018big bikes\u2019 por hora. Sim! E eu n\u00e3o falei do mercado de usados que n\u00e3o tem dados t\u00e3o confi\u00e1veis assim. Mas somando os dois \u00e9 poss\u00edvel especular que, a cada hora, temos 10 \u2018big bikes\u2019 sendo comercializadas no Brasil, entre novas e usadas. \u00c9 um n\u00famero fabuloso!<\/p>\n

O que d\u00e1 para rir, tamb\u00e9m d\u00e1 pra chorar.<\/strong><\/p>\n

\"\"<\/a>Mas tudo que \u00e9 fabuloso tamb\u00e9m traz problemas. Ocorre que no Brasil planejar as consequ\u00eancias do crescimento \u00e9 algo que n\u00e3o se faz como deveria e o que hoje vende len\u00e7o, ano que vem pode estar comprando. O que d\u00e1 para rir, tamb\u00e9m d\u00e1 para chorar.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

O crescimento do segmento das \u2018big bikes\u2019 colocou essas cilindradas tamb\u00e9m no plant\u00e3o policial e nas estat\u00edsticas do DPVAT \u2013 seja em raz\u00e3o de acidentes muitos deles fatais (a maioria deles fins-de-semana), furtos, roubos, latroc\u00ednios e desmanches. Tudo isso por que a demanda \u00e9 grande demais e a maioria, depois que pega a moto, quer apenas acelerar e faz isso no fim-de-semana, geralmente, regado a bebida alc\u00f3olica.
\nParalelo a isso cresce o uso de rastreadores e alarmes. Seguros passam a ser menos salgados e come\u00e7am a ser mais preferidos pelos mais abastados. Sem ficar atr\u00e1s vem os acess\u00f3rios de todos os tipos tanto para o piloto, garupa e a moto tem picos importantes de vendas. E para completar o segmento, restaurantes e pousadas ficaram mais felizes, pois esses motociclistas rodam muito e gastam pneu e gasolina. Assim, podemos afirmar que, a simples compra de uma moto destinada a lazer e turismo ir\u00e1 movimentar cerca de 48 setores da economia incluindo-se a\u00ed at\u00e9 mesmo planos de sa\u00fade. O n\u00famero de eventos motocil\u00edsticos e os encontros cresceram assustadoramente a ponto de ocorrerem dezenas em um \u00fanico fim-de-semana num raio de 300 km em cidades como S\u00e3o Paulo e Minas Gerais.<\/p>\n

\u00c9 da\u00ed para melhor?<\/strong><\/p>\n

N\u00e3o h\u00e1 volta! \u00c9 da\u00ed para maior. Por\u00e9m este segmento \u00e9 carente de tudo que se relaciona a informa\u00e7\u00e3o, treinamento, capacita\u00e7\u00e3o e outras coisas, pois muitos entrantes possuem pouca ou nenhuma experi\u00eancia, est\u00e3o recentemente habilitados ou nem habilita\u00e7\u00e3o tem.<\/p>\n

Em 2015 ser\u00e1 necess\u00e1rio enxergar o \u2018homem \u2013 piloto\u2019 de uma forma diferente, pois o que hoje nos faz rir e vender len\u00e7os, se n\u00e3o cuidarmos, amanh\u00e3 poder\u00e1 ser o que nos far\u00e1 entrar na fila para comprar len\u00e7os.<\/p>\n

Valeu 2014! Feliz 2015! Ju\u00edzo mo\u00e7ada, pois capacita\u00e7\u00e3o e precau\u00e7\u00e3o nunca \u00e9 demais.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Nunca se vendeu tanta moto premium como agora!<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217483,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[12],"tags":[1173,1473],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217482"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217482"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217482\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217581,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217482\/revisions\/217581"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217483"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217482"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217482"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217482"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}