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{"id":217513,"date":"2015-01-08T15:35:15","date_gmt":"2015-01-08T17:35:15","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=217513"},"modified":"2015-01-08T15:35:15","modified_gmt":"2015-01-08T17:35:15","slug":"onde-esta-o-maior-perigo-nos-corredores-ou-nas-ultrapassagens","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/onde-esta-o-maior-perigo-nos-corredores-ou-nas-ultrapassagens\/","title":{"rendered":"Onde est\u00e1 o maior perigo? Nos \u201ccorredores\u201d ou nas ultrapassagens?"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a><\/div>\n

Para responder a essa pergunta \u00e9 preciso definir que CORREDORES\u00a0<\/b>s\u00e3o espa\u00e7os (ou \u00e1reas) estreitos formados entre carros PARADOS em paralelo\u00a0entre eles, onde n\u00e3o h\u00e1 a possibilidade de \u201cziguezaguear\u201d por entre os ve\u00edculos.<\/i>\u00a0ULTRAPASSAGENS <\/b>s\u00e3o a\u00e7\u00f5es de condutores que se aproveitam dos espa\u00e7os (ou \u00e1reas) livres e largas quando o tr\u00e2nsito de ve\u00edculosest\u00e1 em MOVIMENTO propiciando a chance de passar de uma faixa de rolamento \u00e0 outra.<\/i> Sabendo disso, na maioria do tempo que estamos pilotando no tr\u00e2nsito lento das grandes cidades\u00a0n\u00e3o estamos trafegando em corredores, mas sim estamos em permanente ultrapassagem. <\/b>Para esclarecer melhor, corredores servem como PASSAGEM e n\u00e3o para ULTRAPASSAGEM.<\/p>\n

Portanto, quais s\u00e3o os reais perigos em trafegar em corredores\u00a0<\/b>e\u00a0fazer ultrapassagens? Como podemos diferenciar estas caracter\u00edsticas do tr\u00e2nsito e, assim, nos arriscarmos menos?<\/b><\/i><\/h2>\n

\"\"<\/a>Carros parados paralelamente, formando espa\u00e7os para passagem. Nos CORREDORES <\/i><\/b>o maior perigo est\u00e1 na grande probabilidade de um pedestre, ou animais, \u00a0atravessar por entre os carros parados. Com ve\u00edculos altos, lateralmente \u00e0 frente, o motociclista n\u00e3o consegue enxergar a pessoa ou animais pequenos atravessando. Pode acontecer, tamb\u00e9m, outro motociclista aproveitar do espa\u00e7o por entre os carros e manobrar para entrar no mesmo corredor em que voc\u00ea est\u00e1. Acidentes entre motos x motos aumentaram por esse fato. CUIDADOS?\u00a0 Muita\u00a0aten\u00e7\u00e3o<\/i><\/b>. Mas somente aten\u00e7\u00e3o n\u00e3o evitar\u00e1 o acidente. PREVEJA<\/em>\u00a0a possibilidade de ocorrer os fatos acima mencionados. Se um dos ve\u00edculos ao seu lado est\u00e1 \u201cescondendo\u201d sua vis\u00e3o, diminua sua velocidade antes mesmo de precisar usar os freios de forma emergencial. Conhe\u00e7a<\/i><\/b> muito bem a capacidade de frenagem e de parada de sua moto, portanto, pilote na velocidade compat\u00edvel<\/i><\/b> para que, se de repente aparecer um pedestre, ou outra moto a sua frente, tenha certeza que a sua motocicleta ir\u00e1 parar com estabilidade e seguran\u00e7a. Desvio? Oras! Mesmo que voc\u00ea tenha reflexos r\u00e1pidos est\u00e1 em um corredor estreito, onde os carros est\u00e3o parados paralelamente. N\u00e3o h\u00e1 espa\u00e7o para isso! Assim, treinar frenagens eficientes, junto a uma velocidade que permita parar em um espa\u00e7o curto evitar\u00e1, ou amainar\u00e1, o poss\u00edvel acidente.\u00a0Mantenha dist\u00e2ncia <\/b>da moto \u00e0 sua frente e deixe dist\u00e2ncia da moto atr\u00e1s da sua. Colis\u00f5es traseiras s\u00e3o muitos freq\u00fcentes por simplesmente n\u00e3o manter uma dist\u00e2ncia segura frontal e traseira. Por incr\u00edvel que pare\u00e7a, o menor perigo est\u00e1 relacionado com a dist\u00e2ncia lateral (embora esta atitude poder\u00e1 trazer multa), pois os carros est\u00e3o parados e paralelos uns aos outros, sem a probabilidade de sa\u00edrem de uma faixa de rolamento a outra. A chance de estes ve\u00edculos ocuparem o corredor \u00e9 nula, pois como eu disse OS CARROS EST\u00c3O PARADOS, alinhados e lado a lado!<\/p>\n

<\/div>\n\n\n\n\n
\"\"<\/a><\/td>\n<\/tr>\n
\u00a0Cuidado com os espa\u00e7os deixados enquanto ve\u00edculos em movimento.<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n
\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Os carros em movimento deixam espa\u00e7os poss\u00edveis de serem ultrapassados. Cuidado com estes espa\u00e7os poss\u00edveis, pois servem para o motociclista e tamb\u00e9m o motorista ocuparem os mesmos espa\u00e7os<\/p>\n<\/div>\n

Ent\u00e3o, quando que aparece a chance de outro ve\u00edculo invadir o corredor? NasULTRAPASSAGENS<\/b>. Quando uma fila de ve\u00edculos come\u00e7a a se movimentar, e dar velocidade, criam-se espa\u00e7os mais largos com grandes possibilidades de um carro, ou outro tipo de ve\u00edculo entrar e sair dessas \u00e1reas. Sim, \u00e1reas que permitem ultrapassagens de ve\u00edculos maiores do que a moto! Em um tr\u00e2nsito conturbado, onde os condutores t\u00eam pressa de chegar ao seu destino, sem d\u00favida que quando aparece uma chance de ultrapassar far\u00e1 isso! Podemos definir estes espa\u00e7os de \u00e1reas de escape<\/i><\/b>para o motociclista. Mas n\u00e3o podemos descartar que estas mesmas \u00e1reas s\u00e3o, tamb\u00e9m, de escape para o motorista<\/b>. O grande perigo est\u00e1 a\u00ed, nestas vagas deixadas quando os ve\u00edculos come\u00e7am a andar uns atr\u00e1s dos outros, ou seja, enquanto parados formam-se os \u201ccorredores\u201d; enquanto em velocidade formam-se espa\u00e7os para poss\u00edveis ultrapassagens e quando o motociclista n\u00e3o consegue \u201cver\u201d, ou sentir, estas mudan\u00e7as na din\u00e2mica do tr\u00e2nsito, os acidentes s\u00e3o muito graves, pois a disputa desses espa\u00e7os por ve\u00edculos maiores do que a moto \u00e9 uma disputa covarde e ego\u00edsta, tanto da parte do motociclista que se aproveita para dar maior velocidade, quanto do motorista que se aproveita para fazer ultrapassagens indevidas ou mesmo dentro das leis.<\/p>\n

CUIDADOS?\u00a0<\/strong> Amigos motociclistas tentem pilotar atr\u00e1s dos carros o mais pr\u00f3ximo da linha dos corredores enquanto o tr\u00e2nsito est\u00e1 em movimento, sempre observando se os ve\u00edculos a sua frente ir\u00e3o parar repentinamente. Tenha em mente que os corredores poder\u00e3o ser sua \u00e1rea de escape. Portanto, quando o tr\u00e2nsito parar, sinalize, olhe pelos retrovisores \u00a0e entre, escape, fuja para os corredores. Assim que o tr\u00e2nsito come\u00e7a a dar velocidade, volte para tr\u00e1s dos carros sempre mantendo uma dist\u00e2ncia segura. Evite manobras bruscas, permane\u00e7a na sua trajet\u00f3ria e ultrapasse se for estritamente necess\u00e1rio. Evite ultrapassar na mesma faixa de rolamento do carro. Essa atitude causa o chamado efeito surpresa,<\/i> onde o motorista que est\u00e1 sendo ultrapassado n\u00e3o percebe a sua presen\u00e7a e poder\u00e1 se assustar ocorrendo riscos de acidentes. <\/b>Tente ultrapassar o mais longe poss\u00edvel, pois no caso da moto a pressa \u00e9 desnecess\u00e1ria no tr\u00e2nsito ca\u00f3tico das grandes cidades.<\/p>\n

\"20141028_135803[1]\"<\/a><\/p>\n

Portanto, analisem os reais perigos existentes nos corredores e nas ultrapassagens. Diferenciem as diversas formas de transitar, pois o tr\u00e2nsito \u00e9 din\u00e2mico e em certo momento estamos pilotando nos corredores e em outro momento estamos ultrapassando. Saber diferenciar essa din\u00e2mica ajudar\u00e1 a ajustar suas atitudes conforme as necessidades que o tr\u00e2nsito exige. Assim, \u00a0conseguir\u00e1 decidir a melhor forma de sair dos riscos.<\/p>\n

Fotos: Pesquisa Google e Ge\u00f3rgia Zuliani<\/div>\n
Texto: Carlos Amaral<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Quais s\u00e3o os reais perigos em trafegar em corredores e fazer ultrapassagens?<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":217525,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[832,228,14,292],"tags":[1445,1446,1493],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217513"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217513"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217513\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":217526,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217513\/revisions\/217526"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/217525"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217513"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217513"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217513"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}