Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":217683,"date":"2015-02-07T09:00:40","date_gmt":"2015-02-07T09:00:40","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216617"},"modified":"2015-02-07T09:00:40","modified_gmt":"2015-02-07T09:00:40","slug":"customizacao-de-motos-uma-883-da-pesada-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/customizacao-de-motos-uma-883-da-pesada-2\/","title":{"rendered":"Customiza\u00e7\u00e3o de motos: Uma 883 da pesada!"},"content":{"rendered":"
\"Um<\/a>
Um projeto interessante que gostei de usar.<\/figcaption><\/figure>\n

Customiza\u00e7\u00e3o \u00e9 uma palavra que gera v\u00e1rias defini\u00e7\u00f5es. Algumas delas meio que erradas. Na realidade a palavra\u00a0customiza\u00e7\u00e3o<\/b>\u00a0\u00e9 empregada no sentido de personaliza\u00e7\u00e3o, adapta\u00e7\u00e3o. Desta forma, customizar \u00e9 adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de algu\u00e9m; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de uma pessoa. Customiza\u00e7\u00e3o pode ser entendida como sendo adequa\u00e7\u00e3o ao gosto do cliente e significa transformar uma pe\u00e7a a fim de deix\u00e1-la nova e \u00fanica.<\/p>\n

Colocar acess\u00f3rios comuns na moto n\u00e3o \u00e9 uma customiza\u00e7\u00e3o no conceito puro. S\u00e3o pequenas personaliza\u00e7\u00f5es onde voc\u00ea pode estar na rua numa moto e ver outra \u00a0rodando com os mesmos acess\u00f3rios, o que \u00e9 frustrante. Bobber, choppers ou cl\u00e1ssicas, n\u00e3o importa. O que interessa \u00e9 que ela seja \u00e0 sua cara ou pelo menos diferente de todas.<\/p>\n

Uma bobber\u00a0\u00e9 uma\u00a0moto custom\u00a0que normalmente teve o p\u00e1ra-lama dianteiro removido, o para-lama \u00a0traseiro \u00a0“cortado” (feito menor), e todas as partes sup\u00e9rfluas removidas para reduzir o peso.<\/p>\n

\"Choppers<\/a>
Choppers ou helic\u00f3pteros tem desenho e constru\u00e7\u00e3o espec\u00edficas.<\/figcaption><\/figure>\n

Outro esclarecimento importante \u00e9 quanto \u00e0s choppers (helic\u00f3pteros em portugu\u00eas). Uma\u00a0chopper<\/b>\u00a0\u00e9 um tipo de motocicleta que pode ser modificada a partir de um design da motocicleta original ou constru\u00edda a partir do zero para ter uma apar\u00eancia \u00fanica artesanal.\u00a0Alguns dos tra\u00e7os caracter\u00edsticos das choppers s\u00e3o os alongados ou esticados frames, frente longa que termina com garfos longos, muitas vezes juntamente com um maior \u00e2ngulo de inclina\u00e7\u00e3o, quadros hardtail (quadros sem suspens\u00e3o traseira), maior do que as rodas dianteiras, \u00a0“cabide de macaco” muito alto ou muito curto para “arrastar”.\u00a0O “sissy bar”, um conjunto de tubos que ligam o p\u00e1ra-lama traseiro com o quadro, e que muitas vezes s\u00e3o estendidos a v\u00e1rios metros de altura, \u00e9 um recurso que caracteriza a assinatura de v\u00e1rias choppers.<\/p>\n

Choppers s\u00e3o tipicamente peladas, pois muitas pe\u00e7as foram modificadas para serem menores, ou removidas completamente.\u00a0Geralmente \u00e9 removido o para-choque dianteiro, piscas, um ou mais espelhos, veloc\u00edmetros e indicadores, partida el\u00e9trica, baterias e outras partes.<\/p>\n

Para entender o que seria um projeto de customiza\u00e7\u00e3o \u00e9 importante atentar para alguns pontos imprescind\u00edveis. O primeiro deles \u00e9 a personalidade do dono da moto. Isso diz tudo, pois saberemos se a moto ter\u00e1 muitos ou poucos cromados, se ser\u00e1 mais fosca ou monocrom\u00e1tica, mais chopper ou mais bobber, ou ainda se ser\u00e1 uma cl\u00e1ssica.<\/p>\n

Outro dado importante \u00e9 o peso tanto do propriet\u00e1rio quanto da moto. Customiza\u00e7\u00e3o que aumenta o peso da moto absurdamente acaba prejudicando n\u00e3o apenas o desempenho, mas a vida \u00fatil do equipamento tornando muito cara a sua manuten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\"Bobber<\/a>
Bobber s\u00e3o motos que tem seu peso aliviado.<\/figcaption><\/figure>\n

A customiza\u00e7\u00e3o come\u00e7a com um desenho. Nesse desenho, aprovado antes pelo cliente, \u00e9 que ser\u00e1 a guia de todo os trabalho. Outro dado importante e pouco observado \u00e9 se a moto ser\u00e1 usada para viagens. A autonomia dever\u00e1 ser proporcional ao conforto. Motos de banco duro devem abastecer a cada 150 km no m\u00e1ximo. Da mesma forma as custom choppers conhecidas como \u201cseca-suvaco\u201d tamb\u00e9m devem ter a mesma autonomia. Motos que rodar\u00e3o apenas na cidade e s\u00e3o apenas para exibi\u00e7\u00e3o n\u00e3o precisam de grande autonomia e ai o tanque pode ser bem menor. A suspens\u00e3o \u00e9 outro item a ser considerado, principalmente em nosso Brasil que \u00e9 carregado de quebra-molas e tartarugas de todos os tamanhos.<\/p>\n

\u00c9 importante separar o que \u00e9 customiza\u00e7\u00e3o de moto por encomenda. A moto por encomenda \u00e9 totalmente feita, com exce\u00e7\u00e3o do motor. O chassi \u00e9 constru\u00eddo do zero e n\u00e3o aproveitado como acontece com a maioria das customiza\u00e7\u00f5es. Portanto, se vai encomendar uma moto toda nova, lembre-se de verificar o chassi e qualidade do trabalho na forma\u00e7\u00e3o dos \u00e2ngulos de rake, pesco\u00e7o e as soldas.<\/p>\n

\"IMPERD\u00cdVEL!!!!!!\"<\/a>
IMPERD\u00cdVEL!!!!!!<\/figcaption><\/figure>\n

\u00c2ngulo de rake ou\u00a0\u00e2ngulo de r\u00edcino\u00a0<\/b>\u00a0representa o deslocamento angular do eixo vertical da\u00a0suspens\u00e3o\u00a0 da\u00a0roda\u00a0em uma moto ou de qualquer outro\u00a0ve\u00edculo, medida na dire\u00e7\u00e3o longitudinal.\u00a0 Pilotos de carro, por vezes, ajustam o \u00e2ngulo de caster para otimizar as caracter\u00edsticas de pilotagem do ve\u00edculo em situa\u00e7\u00f5es de condu\u00e7\u00e3o personalizada ou mais esportiva. O mesmo vale para motos e \u00e9 isso que vai definir se ela ser\u00e1 melhor para curvas ou para andar em retas.<\/p>\n

Eu pude testar um exemplo interessante de um projeto de customiza\u00e7\u00e3o do qual gostei bastante do resultado final. \u00a0\u00c9 um trabalho onde uma Harley-Davidson 2010 Sportster 883 foi transformada em uma bobber.<\/p>\n

Veja os detalhes da transforma\u00e7\u00e3o. No Cear\u00e1, a Custom & Race pode desenvolver projetos personalizados e customizados.<\/p>\n

\"O<\/a>
O antes e o depois.<\/figcaption><\/figure>\n

\"c5\"<\/a><\/p>\n

\"c3\"<\/a>\u00a0\"c2\"<\/a><\/p>\n

\"c1\"<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Colocar acess\u00f3rios comuns na moto n\u00e3o \u00e9 uma customiza\u00e7\u00e3o no conceito puro. O que interessa \u00e9 que ela seja \u00e0 sua cara ou pelo menos diferente de todas.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216624,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14,1431],"tags":[27,57,456,610,1173,1471,1473,453,1476,454,1491,82,626,896],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217683"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217683"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217683\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216624"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217683"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217683"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217683"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}