<\/a>No Brasil o uso do capacete \u00e9 obrigat\u00f3rio e o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do C\u00f3digo de Transito Brasileiro, disposto na Resolu\u00e7\u00e3o 203 de 29 de Setembro de 2006 determina que \u00e9 obrigat\u00f3rio, para circular nas vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado. Tem de estar devidamente afixado \u00e0 cabe\u00e7a pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior e estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza\u00e7\u00e3o e Qualidade Industrial \u2013 INMETRO, de acordo com o regulamento de avalia\u00e7\u00e3o de conformidade, por ele aprovado. Para fiscaliza\u00e7\u00e3o do cumprimento desta Resolu\u00e7\u00e3o, as autoridades de tr\u00e2nsito ou seus agentes devem observar a aposi\u00e7\u00e3o, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo de seguran\u00e7a (fita reflexiva) e do selo de identifica\u00e7\u00e3o de certifica\u00e7\u00e3o regulamentado pelo INMETRO, ou a exist\u00eancia de etiqueta interna, comprovando a certifica\u00e7\u00e3o do produto nos termos do \u00a7 2\u00ba do artigo 1\u00ba e do Anexo da Resolu\u00e7\u00e3o. O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via p\u00fablica, dever\u00e3o utilizar capacete com viseira, ou na aus\u00eancia desta, \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Entende-se por \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o, aqueles que permitem ao usu\u00e1rio a utiliza\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea de \u00f3culos corretivos ou de sol. \u00c9 proibido o uso de \u00f3culos de sol, \u00f3culos corretivos ou de seguran\u00e7a do trabalho (EPI), em substitui\u00e7\u00e3o aos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o de que trata esta Resolu\u00e7\u00e3o. Quando o ve\u00edculo (moto, triciclo ou quadriciclo) estiver em circula\u00e7\u00e3o, a viseira ou \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o dever\u00e3o estar posicionados de forma a dar prote\u00e7\u00e3o total aos olhos. \u00c0 noite \u00e9 obrigat\u00f3rio o uso de viseira no padr\u00e3o cristal (supertransparente). \u00c9 proibido colocar pel\u00edcula na viseira do capacete e nos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Se voc\u00ea est\u00e1 fora da Resolu\u00e7\u00e3o, \u00e9 multa na certa!<\/p>\nVoc\u00ea pode ser multado sem nem saber, pois o agente de tr\u00e2nsito n\u00e3o precisa par\u00e1-lo pra isso. Lembre-se que ele tem \u2018f\u00e9 p\u00fablica\u2019. E agrade\u00e7a se ele n\u00e3o parou, pois al\u00e9m da multa que \u00e9 a mesma de quem n\u00e3o estava usando o capacete, sua moto seria apreendida.<\/p>\n
Outro grave v\u00edcio de alguns motociclistas \u00e9 usar o capacete sem que a cinta jugular ou presilha esteja bem fechada. De nada adianta ter um capacete de dois mil reais e deixa a cinta aberta. Em um impacto o capacete salta da cabe\u00e7a e voc\u00ea, ao chegar ao ch\u00e3o, estar\u00e1 sem ele para lhe proteger. J\u00e1 perdi amigos por isso e sempre cuido de cobrar deles este detalhe. Sempre digo que quando o piloto ou a m\u00e1quina ou a pista ou mesmo os tr\u00eas falham, o equipamento de seguran\u00e7a tem que cumprir seu papel. Se falharem o homem, a moto e o sistema vi\u00e1rio e o equipamento de seguran\u00e7a n\u00e3o cumprir o seu papel, ser\u00e1 um grave acidente. Possivelmente, fatal.<\/p>\n
Capacete n\u00e3o pode ser frouxo e nem muito apertado. Tem que ter viseira fechada e cinta presa. <\/strong><\/p>\nOutro ponto que sempre alerto \u00e9 quanto \u00e0 viseira aberta. No Nordeste isso \u00e9 algo comum por conta do calor e do natural emba\u00e7amento das viseiras PET de capacetes muito baratos. Por\u00e9m, os seus usu\u00e1rios n\u00e3o tem ideia do que est\u00e3o fazendo com a sua vis\u00e3o. Al\u00e9m de dar multa, andar com a viseira levantada permite que toda a sujeira em estado de suspens\u00e3o por sobre a estrada venha a entrar no seu olho. Com o tempo irrita\u00e7\u00f5es aparecem, infec\u00e7\u00f5es podem acontecer e uma pequena pedra pode entrar no seu olho e se vier com velocidade pode at\u00e9 mesmo ir parar no seu c\u00e9rebro.<\/p>\n
E aqui mais uma pergunta: Quanto vale a sua vis\u00e3o?<\/strong><\/p>\nHoje existem capacetes articulados ou n\u00e3o que possuem viseira interna homologada pelo INMETRO e que permitem levantar a viseira desde que a interna, geralmente fum\u00ea, esteja abaixada. H\u00e1 solu\u00e7\u00f5es para os problemas de calor e tamb\u00e9m para capacetes mais bonitos, \u00e9 s\u00f3 pesquisar.<\/p>\n
Meu irm\u00e3o motociclista, antes de mostrar-lhe a lei, devo, por obriga\u00e7\u00e3o, alertar a sua consci\u00eancia. N\u00e3o seria necess\u00e1rio fazer mais uma lei se n\u00e3o fosse a nossa teimosia ou falta de educa\u00e7\u00e3o e ainda a falta de respeito para com a nossa vida e para com os sentimentos de nossos familiares e amigos para que voc\u00ea use o capacete e o equipamento de prote\u00e7\u00e3o corretamente. N\u00e3o seria necess\u00e1rio escrever este texto, pois voc\u00ea n\u00e3o compraria capacetes que n\u00e3o protegem e as lojas n\u00e3o os venderiam. Mas como eu disse no in\u00edcio desta coluna: Leis n\u00f3s temos de sobra. Falta autoridade e respeito.<\/p>\n
Encerro com um apelo: Caro lojista n\u00e3o revenda capacete sem homologa\u00e7\u00e3o. Caro irm\u00e3o motociclista \u2013 n\u00e3o compre capacete sem homologa\u00e7\u00e3o e use-o corretamente \u2013 viseira fechada e cinta presa. Todos os que amam voc\u00ea agradecem.<\/p>\n
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Nos capacetes n\u00e3o homologados existe o aviso que o produto n\u00e3o atende \u00e0s Normas vigentes sobre seguran\u00e7a e mesmo assim eles s\u00e3o vendidos e pior: tem quem compre e use.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216882,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[438,1530,1531],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217686"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217686"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217686\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216882"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217686"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217686"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217686"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}