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{"id":217686,"date":"2015-02-20T20:20:49","date_gmt":"2015-02-20T20:20:49","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=216876"},"modified":"2015-02-20T20:20:49","modified_gmt":"2015-02-20T20:20:49","slug":"quanto-vale-a-sua-cabeca-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/quanto-vale-a-sua-cabeca-2\/","title":{"rendered":"COQUINHO: Quanto vale a sua cabe\u00e7a?"},"content":{"rendered":"
\"Proibidos.\"<\/a>
Proibidos.<\/figcaption><\/figure>\n

A maioria dos motociclistas adora usar capacetes \u2018estilosos\u2019 que aproximam bastante do visual custom, radical etc. Mas n\u00e3o percebem que isso pode ter um custo alto: a sua vida. Recentemente o filho do Erasmo Carlos veio a falecer em decorr\u00eancia de um acidente no qual, se estivesse usando o capacete correto, possivelmente estivesse vivo.<\/p>\n

\"engates_certificados\"<\/a>Acontece que o fato que aconteceu com o filho um dos Reis da Jovem Guarda poderia ter acontecido a qualquer um que insiste em andar com capacetes que apenas s\u00e3o bonitos, mas que n\u00e3o protegem.<\/p>\n

Como tudo nesse Brasil, temos leis de sobra, mas falta autoridade. N\u00e3o h\u00e1 fiscaliza\u00e7\u00e3o na venda de capacetes n\u00e3o certificados pelo INMETRO ou pelo menos pela SHARP (certificadora internacional sediada em Londres). O programa de ensaios do SHARP utiliza uma ampla gama de testes para fornecer aos pilotos uma enorme gama de informa\u00e7\u00f5es sobre o quanto um capacete pode oferecer de prote\u00e7\u00e3o quando de um acidente.<\/p>\n

\"viseiras_permitidas\"<\/a>O programa inclui orienta\u00e7\u00f5es importantes sobre como escolher um bom capacete apropriado (Veja como encaixar seu capacete –\u00a0http:\/\/sharp.direct.gov.uk\/content\/how-fit-your-helmet<\/a>), mais seguro e melhor adequado ao motociclista.\u00a0Os testes realizados pelo SHARP (veja neste link uma anima\u00e7\u00e3o mostrando os testes que s\u00e3o executados http:\/\/sharp.direct.gov.uk\/content\/animation<\/a>) \u2013 atribuem de uma e cinco estrelas. Pelo resultado dos testes, o desempenho da seguran\u00e7a dos capacetes pode variar em at\u00e9 70% e isso tamb\u00e9m est\u00e1 relacionado ao pre\u00e7o final do capacete. Quanto \u00e0 certifica\u00e7\u00e3o do INMETRO para capacetes, eu tenho algumas reservas, principalmente no que trata dos capacetes tipo PET. Mas, gostando ou n\u00e3o, eles protegem mais que um tipo \u2018coquinho\u2019.<\/p>\n

Meu irm\u00e3o motociclista, a sua cabe\u00e7a vale quanto?<\/strong><\/p>\n

Nos capacetes n\u00e3o homologados existe o aviso que o produto n\u00e3o atende \u00e0s Normas vigentes sobre seguran\u00e7a e mesmo assim eles s\u00e3o vendidos e pior: tem quem compre e use. Ocorre que nem era para estarem na loja, pois capacete s\u00f3 pode ser vendido se houver pelo menos alguma certifica\u00e7\u00e3o dada por algum \u00f3rg\u00e3o reconhecidamente competente para isso.<\/p>\n

\"6\"<\/a>N\u00e3o adianta explicar aqui que estes capacetes tipo \u2018coquinho\u2019 n\u00e3o v\u00e3o proteger a sua cabe\u00e7a e nem a sua vida, pois n\u00e3o foram feitos para isso. O rosto fica todo exposto, n\u00e3o h\u00e1 \u00e1rea de amortecimento de impacto e a parte que ele cobre \u00e9 a que menos \u00e9 atingida \u2013 o topo da cabe\u00e7a. O maior \u00edndice de\u00a0pancadas ocorre na cabe\u00e7a, ficando o queixo direito com 18% e o esquerdo com 15%. O lugar menos atingido \u00e9 o topo da cabe\u00e7a. Portanto, eu n\u00e3o recomendo capacetes abertos. Acidentes de moto podem gerar for\u00e7as de at\u00e9 100Gs. \u00c9 o mesmo que sofre um carro de corrida ao bater numa parede a 300 km\/h.<\/p>\n

\"7\"<\/a>\"7\"<\/a>No Brasil o uso do capacete \u00e9 obrigat\u00f3rio e o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do C\u00f3digo de Transito Brasileiro, disposto na Resolu\u00e7\u00e3o 203 de 29 de Setembro de 2006 determina que \u00e9 obrigat\u00f3rio, para circular nas vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado. Tem de estar devidamente afixado \u00e0 cabe\u00e7a pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior e estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza\u00e7\u00e3o e Qualidade Industrial \u2013 INMETRO, de acordo com o regulamento de avalia\u00e7\u00e3o de conformidade, por ele aprovado. Para fiscaliza\u00e7\u00e3o do cumprimento desta Resolu\u00e7\u00e3o, as autoridades de tr\u00e2nsito ou seus agentes devem observar a aposi\u00e7\u00e3o, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo de seguran\u00e7a (fita reflexiva) e do selo de identifica\u00e7\u00e3o de certifica\u00e7\u00e3o regulamentado pelo INMETRO, ou a exist\u00eancia de etiqueta interna, comprovando a certifica\u00e7\u00e3o do produto nos termos do \u00a7 2\u00ba do artigo 1\u00ba e do Anexo da Resolu\u00e7\u00e3o. O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via p\u00fablica, dever\u00e3o utilizar capacete com viseira, ou na aus\u00eancia desta, \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Entende-se por \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o, aqueles que permitem ao usu\u00e1rio a utiliza\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea de \u00f3culos corretivos ou de sol. \u00c9 proibido o uso de \u00f3culos de sol, \u00f3culos corretivos ou de seguran\u00e7a do trabalho (EPI), em substitui\u00e7\u00e3o aos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o de que trata esta Resolu\u00e7\u00e3o. Quando o ve\u00edculo (moto, triciclo ou quadriciclo) estiver em circula\u00e7\u00e3o, a viseira ou \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o dever\u00e3o estar posicionados de forma a dar prote\u00e7\u00e3o total aos olhos. \u00c0 noite \u00e9 obrigat\u00f3rio o uso de viseira no padr\u00e3o cristal (supertransparente). \u00c9 proibido colocar pel\u00edcula na viseira do capacete e nos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Se voc\u00ea est\u00e1 fora da Resolu\u00e7\u00e3o, \u00e9 multa na certa!<\/p>\n

Voc\u00ea pode ser multado sem nem saber, pois o agente de tr\u00e2nsito n\u00e3o precisa par\u00e1-lo pra isso. Lembre-se que ele tem \u2018f\u00e9 p\u00fablica\u2019. E agrade\u00e7a se ele n\u00e3o parou, pois al\u00e9m da multa que \u00e9 a mesma de quem n\u00e3o estava usando o capacete, sua moto seria apreendida.<\/p>\n

Outro grave v\u00edcio de alguns motociclistas \u00e9 usar o capacete sem que a cinta jugular ou presilha esteja bem fechada. De nada adianta ter um capacete de dois mil reais e deixa a cinta aberta. Em um impacto o capacete salta da cabe\u00e7a e voc\u00ea, ao chegar ao ch\u00e3o, estar\u00e1 sem ele para lhe proteger. J\u00e1 perdi amigos por isso e sempre cuido de cobrar deles este detalhe. Sempre digo que quando o piloto ou a m\u00e1quina ou a pista ou mesmo os tr\u00eas falham, o equipamento de seguran\u00e7a tem que cumprir seu papel. Se falharem o homem, a moto e o sistema vi\u00e1rio e o equipamento de seguran\u00e7a n\u00e3o cumprir o seu papel, ser\u00e1 um grave acidente. Possivelmente, fatal.<\/p>\n

Capacete n\u00e3o pode ser frouxo e nem muito apertado. Tem que ter viseira fechada e cinta presa. <\/strong><\/p>\n

Outro ponto que sempre alerto \u00e9 quanto \u00e0 viseira aberta. No Nordeste isso \u00e9 algo comum por conta do calor e do natural emba\u00e7amento das viseiras PET de capacetes muito baratos. Por\u00e9m, os seus usu\u00e1rios n\u00e3o tem ideia do que est\u00e3o fazendo com a sua vis\u00e3o. Al\u00e9m de dar multa, andar com a viseira levantada permite que toda a sujeira em estado de suspens\u00e3o por sobre a estrada venha a entrar no seu olho. Com o tempo irrita\u00e7\u00f5es aparecem, infec\u00e7\u00f5es podem acontecer e uma pequena pedra pode entrar no seu olho e se vier com velocidade pode at\u00e9 mesmo ir parar no seu c\u00e9rebro.<\/p>\n

E aqui mais uma pergunta: Quanto vale a sua vis\u00e3o?<\/strong><\/p>\n

Hoje existem capacetes articulados ou n\u00e3o que possuem viseira interna homologada pelo INMETRO e que permitem levantar a viseira desde que a interna, geralmente fum\u00ea, esteja abaixada. H\u00e1 solu\u00e7\u00f5es para os problemas de calor e tamb\u00e9m para capacetes mais bonitos, \u00e9 s\u00f3 pesquisar.<\/p>\n

Meu irm\u00e3o motociclista, antes de mostrar-lhe a lei, devo, por obriga\u00e7\u00e3o, alertar a sua consci\u00eancia. N\u00e3o seria necess\u00e1rio fazer mais uma lei se n\u00e3o fosse a nossa teimosia ou falta de educa\u00e7\u00e3o e ainda a falta de respeito para com a nossa vida e para com os sentimentos de nossos familiares e amigos para que voc\u00ea use o capacete e o equipamento de prote\u00e7\u00e3o corretamente. N\u00e3o seria necess\u00e1rio escrever este texto, pois voc\u00ea n\u00e3o compraria capacetes que n\u00e3o protegem e as lojas n\u00e3o os venderiam. Mas como eu disse no in\u00edcio desta coluna: Leis n\u00f3s temos de sobra. Falta autoridade e respeito.<\/p>\n

Encerro com um apelo: Caro lojista n\u00e3o revenda capacete sem homologa\u00e7\u00e3o. Caro irm\u00e3o motociclista \u2013 n\u00e3o compre capacete sem homologa\u00e7\u00e3o e use-o corretamente \u2013 viseira fechada e cinta presa. Todos os que amam voc\u00ea agradecem.<\/p>\n

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Nos capacetes n\u00e3o homologados existe o aviso que o produto n\u00e3o atende \u00e0s Normas vigentes sobre seguran\u00e7a e mesmo assim eles s\u00e3o vendidos e pior: tem quem compre e use.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":216882,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[14],"tags":[438,1530,1531],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217686"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=217686"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/217686\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/216882"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=217686"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=217686"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=217686"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}