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{"id":219617,"date":"2015-04-11T09:24:46","date_gmt":"2015-04-11T09:24:46","guid":{"rendered":"http:\/\/www.voceesuamoto.com.br\/?p=219617"},"modified":"2015-04-11T09:24:46","modified_gmt":"2015-04-11T09:24:46","slug":"os-abusos-de-uma-cidade-inimiga-do-motociclista","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/os-abusos-de-uma-cidade-inimiga-do-motociclista\/","title":{"rendered":"Os abusos de uma cidade inimiga do motociclista"},"content":{"rendered":"
\"Cad\u00ea<\/a>
Cad\u00ea a moto?<\/figcaption><\/figure>\n

Uma cidade inimiga do motociclista se faz basicamente com a falta de atitude e n\u00e3o apenas com atitudes erradas. Fortaleza, no Cear\u00e1, \u00e9 uma cidade assim \u2013 inimiga do motociclista. Nesta semana um protesto busca n\u00e3o apenas chamar a aten\u00e7\u00e3o, mas dar um basta neste descaso, que tem ceifados v\u00e1rias vidas diariamente.<\/p>\n

O SISTEMA VI\u00c1RIO<\/strong><\/p>\n

Fortaleza tem umas das engenharias de tr\u00e2nsito mais criticadas do pa\u00eds. Al\u00e9m de ser o quarto pior tr\u00e2nsito do Brasil, a \u2018Terra de Jos\u00e9 de Alencar\u2019 padece de falta de c\u00e9rebro para controlar o tr\u00e2nsito. Come\u00e7a que os sem\u00e1foros param de funcionar misteriosamente. No piso, al\u00e9m dos buracos, as motos t\u00eam que conviver com tach\u00f5es que foram colocados para derrubar motocicletas e n\u00e3o permitir que elas circulem entre os carros, numa clara a\u00e7\u00e3o de desrespeito ao C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito, que desde a gest\u00e3o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deixa em aberto a op\u00e7\u00e3o de circular no corredor.<\/p>\n

N\u00e3o h\u00e1 fiscaliza\u00e7\u00e3o! O Departamento Estadual de Tr\u00e2nsito (DETRAN-CE) sabe a hora, o dia, o lugar, como, por qu\u00ea e o que acontece em rela\u00e7\u00e3o ao acidente de tr\u00e2nsito, mas n\u00e3o fez nada at\u00e9 que aconteceu uma mudan\u00e7a no governo e ent\u00e3o decidiu usar estes dados. Sabem o que aconteceu?<\/p>\n

Redu\u00e7\u00e3o de 60% das interna\u00e7\u00f5es no \u00a0Instituto Dr. Jos\u00e9 Frota (IJF) – Hospital de refer\u00eancia do Estado – \u00a0por acidentes de tr\u00e2nsito envolvendo motocicletas, na Opera\u00e7\u00e3o Retorno das Praias que o DETRAN-CE iniciou domingo, 22 de mar\u00e7o. Quase 70 motocicletas foram apreendidas por estarem circulando irregularmente em via p\u00fablica. No domingo anterior, 15 de mar\u00e7o, o IJF fez 102 atendimentos relacionados ao tr\u00e2nsito dos quais 87 deles envolvendo motociclistas.<\/p>\n

No domingo da primeira opera\u00e7\u00e3o do DETRAN, o n\u00famero de atendimentos no IJF por traumas de tr\u00e2nsito diminuiu para 53. Esse n\u00famero representa 49 atendimentos a menos. O atendimento a motociclistas acidentados diminuiu ainda mais, para 35, que representam 52 a menos. A Opera\u00e7\u00e3o Retorno das Praias infelizmente somente foi at\u00e9 29 de mar\u00e7o, com a abordagem exclusiva aos condutores de motocicletas. O Cear\u00e1 registrou em todo o ano passado 732 mortes em conseq\u00fc\u00eancia de acidentes com motocicletas e 5.109 interna\u00e7\u00f5es, at\u00e9 novembro, pelo Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS). Se as autoridades sabiam de tudo isso e nada fizeram, qual a explica\u00e7\u00e3o?<\/p>\n

Mas n\u00e3o termina aqui. Fortaleza virou a cidade da bicicleta. Nada contra. A moto era uma bicicleta antes de ser motocicleta, mas n\u00e3o se deve prejudicar um meio de transporte para dar espa\u00e7o a outro. Criaram as ciclovias em ruas estreitas e para piorar, em avenidas da cidade, inseriram ainda faixas para \u00f4nibus e reduziram\u00a0a dist\u00e2ncia entre ve\u00edculos de forma muito perigosa e ainda inseriram\u00a0as motos no congestionamento de tr\u00e2nsito que em Fortaleza bate f\u00e1cil a marca de 160 km de vias congestionadas na hora de pico.<\/p>\n

Mas tudo o que est\u00e1 ruim, pode piorar. Fortaleza n\u00e3o permite que motot\u00e1xis e motocicletas usem a faixa exclusiva de \u00f4nibus para ultrapassar os carros ou mesmo para escapar do engarrafamento em ruas e avenidas cujas reformas espremeram os ve\u00edculos.<\/p>\n

N\u00e3o h\u00e1 faixas de reten\u00e7\u00e3o \u2013 os famosos bols\u00f5es \u2013 onde as motos podem se agrupar para partirem rapidamente assim que o sem\u00e1foro abre. As faixas de reten\u00e7\u00e3o conjugadas com o acesso vindo pelas faixas de \u00f4nibus s\u00e3o comuns em pa\u00edses de primeiro mundo. Cidades como Barcelona(Espanha); Londres no Reino Unido, no Estado da Calif\u00f3rnia (EUA) e na cidade de S\u00e3o Paulo (SP) adotam este sistema, mas Fortaleza, n\u00e3o.<\/p>\n

O HOMEM<\/strong><\/p>\n

\"Cad\u00ea<\/a>
Cad\u00ea a moto de novo?<\/figcaption><\/figure>\n

Os motociclistas do Cear\u00e1 formam a terceira a maior frota de motocicletas da Regi\u00e3o Nordeste. Segundo levantamentos do Departamento Nacional de Tr\u00e2nsito (DENATRAN) , a quantidade de motos do Cear\u00e1 corresponde a 69,8% do total registrado em toda regi\u00e3o Norte e a 62,4% das unidades do Centro-Oeste.<\/p>\n

A propor\u00e7\u00e3o entre motos e habitantes, no Estado do Cear\u00e1, \u00e9 de um ve\u00edculo para 7,9 pessoas. J\u00e1 a m\u00e9dia nacional \u00e9 de uma moto para 10,57 habitantes. As duas maiores frotas do Brasil est\u00e3o localizadas em S\u00e3o Paulo e Minas Gerais.<\/p>\n

Por\u00e9m, temos 300 mil pessoas circulando sem CNH e n\u00e3o se est\u00e1 falando aqui de ciclomotores, mas de ve\u00edculos com RENAVAM. Vejam bem, sabemos onde, como, hor\u00e1rios e porque acontecem os acidentes com motos. Agora sabemos quem roda sem CNH e sabemos tamb\u00e9m que mais da metade das motos roda com licenciamento vencido. Sabe-se de tudo isso e nada \u00e9 feito. Minto \u2013 \u00e9 feito sim. Pioram a via, encurtando-a. N\u00e3o fiscalizam como deveriam e aumentam o DPVAT das motos por que elas caem muito. Ora, as motos no Cear\u00e1 caem muito por que n\u00e3o se faz nada e o que se faz \u00e9 para piorar o que j\u00e1 est\u00e1 ruim.<\/p>\n

Para completar, os motoristas cearenses pagaram um valor superior a R$ 155 mil diariamente em multas de tr\u00e2nsito aos principais \u00f3rg\u00e3os fiscalizadores do Estado, no ano de 2011. O montante arrecadado pelo DETRAN-CE, Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) e Autarquia Municipal de Tr\u00e2nsito, Servi\u00e7os P\u00fablicos e de Cidadania (AMC) ultrapassou a cifra de R$ 56,6 milh\u00f5es. De l\u00e1 para c\u00e1, ou seja, nos \u00faltimos quatro anos nada mais se soube sobre esse volume arrecadado a ponto do Minist\u00e9rio P\u00fablico, este ano, ter sido orientado a investir os recursos com a arrecada\u00e7\u00e3o de multas de tr\u00e2nsito no setor.<\/p>\n

O artigo 320 do C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro (CTB) prev\u00ea os investimentos em sinaliza\u00e7\u00e3o, engenharia de tr\u00e1fego, policiamento, fiscaliza\u00e7\u00e3o e a\u00e7\u00f5es educativas. Ainda na recomenda\u00e7\u00e3o assinada pelos promotores\u00a0do N\u00facleo de Atua\u00e7\u00e3o Especial de Controle, Fiscaliza\u00e7\u00e3o e Acompanhamento de Pol\u00edticas do Tr\u00e2nsito (NAETRAN), Ant\u00f4nio Gilvan de Abreu Melo, Francisco Rom\u00e9rio Pinheiro Landim, Ed\u00edlson Santana Gon\u00e7alves e Jos\u00e9 Aur\u00e9lio da Silva, o DETRAN deve se abster do uso dos percentuais elevados da arrecada\u00e7\u00e3o de multas em pagamento de di\u00e1rias a servidores.<\/p>\n

Demonstrativo da receita da Autarquia, de janeiro a outubro de 2014, n\u00e3o identifica o uso de recursos financeiros arrecadados com as multas nos meses de janeiro, fevereiro, mar\u00e7o e abril. Nos demais meses, os valores aplicados foram imorais.<\/p>\n

A M\u00c1QUINA<\/strong><\/p>\n

O DPVAT apena o motociclista, ao cobrar um valor tr\u00eas vezes mais caro que o que se paga por um \u00f4nibus. Para se entender, a moto mata no varejo, e o \u00f4nibus, no atacado.<\/p>\n

Sabemos que 732 cearenses morreram em acidentes com moto em 2014, mas o DETRAN sabe que na Regi\u00e3o Nordeste, apenas os estados de Bahia e Pernambuco contabilizaram mais incidentes do que o Cear\u00e1. Em m\u00e9dia, o Cear\u00e1 contabiliza, por m\u00eas, 25 ocorr\u00eancias com coletivos nas estradas, incluindo os incidentes nas rodovias estaduais.<\/p>\n

No Brasil, o Rio de Janeiro vem em primeiro com 243 acidentes este ano, seguido por Minais Gerais, com 122 casos.Em 2014, o Cear\u00e1 tamb\u00e9m teve o terceiro maior registro de acidentes do Nordeste. Os 321 acidentes contabilizados deixaram 21 mortos e 78 feridos.<\/p>\n

Mas a moto ainda \u00e9 o grande vil\u00e3o! Vil\u00e3o merece ser apenado e vem rapidamente, pois pol\u00edtico n\u00e3o anda de moto, a classe A n\u00e3o usa moto para trabalhar, apenas para lazer. E assim, aumentar o DPVAT das motos melhora a arrecada\u00e7\u00e3o e tudo fica perfeitamente justificado por que acidente de moto custa caro, gera grande preju\u00edzo e um ex\u00e9rcito de aleijados.<\/p>\n

Ora, senhores, o DETRAN sabe a hora do acidente: quando, onde, como e por que. Ele tamb\u00e9m sabe que h\u00e1 cerca de 300 mil pessoas rodando de moto no Cear\u00e1 sem CNH e que mais da metade das motos emplacadas no Cear\u00e1 est\u00e3o inadimplentes. O \u00f3rg\u00e3o arrecada dezenas de milh\u00f5es de reais em multas, destinadas a resolver tudo isso. Ocorre que o DETRAN faz muito pouco, digamos quase nada, junto com a AMC (Autarquia Municipal de Tr\u00e2nsito) que nem efetivo tem, e faz com que estejamos entre os quatro piores tr\u00e2nsitos do Brasil.<\/p>\n

\u00c9 por todos esses fatos acima relatados que afirmo que Fortaleza \u00e9 cidade \u00a0inimiga do motociclista, por n\u00e3o fazer nada ou tamb\u00e9m pelo pouco que faz, somente piora a vida de quem anda de moto por suas vias.<\/p>\n

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Uma cidade inimiga do motociclista se faz basicamente com a falta de atitude e n\u00e3o apenas com atitudes erradas. Fortaleza, no Cear\u00e1, \u00e9 uma cidade assim \u2013 inimiga do motociclista. Nesta semana um protesto busca n\u00e3o apenas chamar a aten\u00e7\u00e3o, mas dar um basta neste descaso, que tem ceifados v\u00e1rias vidas diariamente. O SISTEMA VI\u00c1RIO …<\/p>\n

Os abusos de uma cidade inimiga do motociclista<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":219621,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1528,14],"tags":[1555,1073,1476,1556,1480,722],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/219617"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=219617"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/219617\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=219617"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=219617"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=219617"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}