Cad\u00ea a moto de novo?<\/figcaption><\/figure>\nOs motociclistas do Cear\u00e1 formam a terceira a maior frota de motocicletas da Regi\u00e3o Nordeste. Segundo levantamentos do Departamento Nacional de Tr\u00e2nsito (DENATRAN) , a quantidade de motos do Cear\u00e1 corresponde a 69,8% do total registrado em toda regi\u00e3o Norte e a 62,4% das unidades do Centro-Oeste.<\/p>\n
A propor\u00e7\u00e3o entre motos e habitantes, no Estado do Cear\u00e1, \u00e9 de um ve\u00edculo para 7,9 pessoas. J\u00e1 a m\u00e9dia nacional \u00e9 de uma moto para 10,57 habitantes. As duas maiores frotas do Brasil est\u00e3o localizadas em S\u00e3o Paulo e Minas Gerais.<\/p>\n
Por\u00e9m, temos 300 mil pessoas circulando sem CNH e n\u00e3o se est\u00e1 falando aqui de ciclomotores, mas de ve\u00edculos com RENAVAM. Vejam bem, sabemos onde, como, hor\u00e1rios e porque acontecem os acidentes com motos. Agora sabemos quem roda sem CNH e sabemos tamb\u00e9m que mais da metade das motos roda com licenciamento vencido. Sabe-se de tudo isso e nada \u00e9 feito. Minto \u2013 \u00e9 feito sim. Pioram a via, encurtando-a. N\u00e3o fiscalizam como deveriam e aumentam o DPVAT das motos por que elas caem muito. Ora, as motos no Cear\u00e1 caem muito por que n\u00e3o se faz nada e o que se faz \u00e9 para piorar o que j\u00e1 est\u00e1 ruim.<\/p>\n
Para completar, os motoristas cearenses pagaram um valor superior a R$ 155 mil diariamente em multas de tr\u00e2nsito aos principais \u00f3rg\u00e3os fiscalizadores do Estado, no ano de 2011. O montante arrecadado pelo DETRAN-CE, Pol\u00edcia Rodovi\u00e1ria Federal (PRF) e Autarquia Municipal de Tr\u00e2nsito, Servi\u00e7os P\u00fablicos e de Cidadania (AMC) ultrapassou a cifra de R$ 56,6 milh\u00f5es. De l\u00e1 para c\u00e1, ou seja, nos \u00faltimos quatro anos nada mais se soube sobre esse volume arrecadado a ponto do Minist\u00e9rio P\u00fablico, este ano, ter sido orientado a investir os recursos com a arrecada\u00e7\u00e3o de multas de tr\u00e2nsito no setor.<\/p>\n
O artigo 320 do C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro (CTB) prev\u00ea os investimentos em sinaliza\u00e7\u00e3o, engenharia de tr\u00e1fego, policiamento, fiscaliza\u00e7\u00e3o e a\u00e7\u00f5es educativas. Ainda na recomenda\u00e7\u00e3o assinada pelos promotores\u00a0do N\u00facleo de Atua\u00e7\u00e3o Especial de Controle, Fiscaliza\u00e7\u00e3o e Acompanhamento de Pol\u00edticas do Tr\u00e2nsito (NAETRAN), Ant\u00f4nio Gilvan de Abreu Melo, Francisco Rom\u00e9rio Pinheiro Landim, Ed\u00edlson Santana Gon\u00e7alves e Jos\u00e9 Aur\u00e9lio da Silva, o DETRAN deve se abster do uso dos percentuais elevados da arrecada\u00e7\u00e3o de multas em pagamento de di\u00e1rias a servidores.<\/p>\n
Demonstrativo da receita da Autarquia, de janeiro a outubro de 2014, n\u00e3o identifica o uso de recursos financeiros arrecadados com as multas nos meses de janeiro, fevereiro, mar\u00e7o e abril. Nos demais meses, os valores aplicados foram imorais.<\/p>\n
A M\u00c1QUINA<\/strong><\/p>\nO DPVAT apena o motociclista, ao cobrar um valor tr\u00eas vezes mais caro que o que se paga por um \u00f4nibus. Para se entender, a moto mata no varejo, e o \u00f4nibus, no atacado.<\/p>\n
Sabemos que 732 cearenses morreram em acidentes com moto em 2014, mas o DETRAN sabe que na Regi\u00e3o Nordeste, apenas os estados de Bahia e Pernambuco contabilizaram mais incidentes do que o Cear\u00e1. Em m\u00e9dia, o Cear\u00e1 contabiliza, por m\u00eas, 25 ocorr\u00eancias com coletivos nas estradas, incluindo os incidentes nas rodovias estaduais.<\/p>\n
No Brasil, o Rio de Janeiro vem em primeiro com 243 acidentes este ano, seguido por Minais Gerais, com 122 casos.Em 2014, o Cear\u00e1 tamb\u00e9m teve o terceiro maior registro de acidentes do Nordeste. Os 321 acidentes contabilizados deixaram 21 mortos e 78 feridos.<\/p>\n
Mas a moto ainda \u00e9 o grande vil\u00e3o! Vil\u00e3o merece ser apenado e vem rapidamente, pois pol\u00edtico n\u00e3o anda de moto, a classe A n\u00e3o usa moto para trabalhar, apenas para lazer. E assim, aumentar o DPVAT das motos melhora a arrecada\u00e7\u00e3o e tudo fica perfeitamente justificado por que acidente de moto custa caro, gera grande preju\u00edzo e um ex\u00e9rcito de aleijados.<\/p>\n
Ora, senhores, o DETRAN sabe a hora do acidente: quando, onde, como e por que. Ele tamb\u00e9m sabe que h\u00e1 cerca de 300 mil pessoas rodando de moto no Cear\u00e1 sem CNH e que mais da metade das motos emplacadas no Cear\u00e1 est\u00e3o inadimplentes. O \u00f3rg\u00e3o arrecada dezenas de milh\u00f5es de reais em multas, destinadas a resolver tudo isso. Ocorre que o DETRAN faz muito pouco, digamos quase nada, junto com a AMC (Autarquia Municipal de Tr\u00e2nsito) que nem efetivo tem, e faz com que estejamos entre os quatro piores tr\u00e2nsitos do Brasil.<\/p>\n
\u00c9 por todos esses fatos acima relatados que afirmo que Fortaleza \u00e9 cidade \u00a0inimiga do motociclista, por n\u00e3o fazer nada ou tamb\u00e9m pelo pouco que faz, somente piora a vida de quem anda de moto por suas vias.<\/p>\n
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Uma cidade inimiga do motociclista se faz basicamente com a falta de atitude e n\u00e3o apenas com atitudes erradas. Fortaleza, no Cear\u00e1, \u00e9 uma cidade assim \u2013 inimiga do motociclista. Nesta semana um protesto busca n\u00e3o apenas chamar a aten\u00e7\u00e3o, mas dar um basta neste descaso, que tem ceifados v\u00e1rias vidas diariamente. O SISTEMA VI\u00c1RIO …<\/p>\n
Os abusos de uma cidade inimiga do motociclista<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":219621,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1528,14],"tags":[1555,1073,1476,1556,1480,722],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/219617"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=219617"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/219617\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=219617"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=219617"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=219617"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}