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{"id":220372,"date":"2016-07-11T11:08:32","date_gmt":"2016-07-11T11:08:32","guid":{"rendered":"http:\/\/www.luissucupira.com.br\/?p=214448"},"modified":"2016-07-11T11:08:32","modified_gmt":"2016-07-11T11:08:32","slug":"kawasaki-terra-ar-agua-e-motos-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/kawasaki-terra-ar-agua-e-motos-2\/","title":{"rendered":"A hist\u00f3ria da Kawasaki \u2013 terra, ar, \u00e1gua e motos!"},"content":{"rendered":"

O que pode acontecer se voc\u00ea juntar em uma mesma empresa detentora de alta tecnologia para a constru\u00e7\u00e3o de barcos, motores de avi\u00f5es, foguetes, trens e transatl\u00e2nticos v\u00e1rios talentos para fabricar algo realmente novo?<\/p>\n

Agora imagine pegar um membro de cada \u00e1rea dessas e dizer \u2013 \u201cfa\u00e7am uma moto, criem uma lenda que supere tudo que existe de melhor, reinventem, fa\u00e7am algo totalmente novo!\u201d Imaginou? Pois \u00e9, voc\u00ea acaba de saber como nasceu a Kawasaki Motorcycles.<\/p>\n

A Kawasaki juntou especialistas de v\u00e1rias \u00e1reas em solu\u00e7\u00f5es para mobilidade humana \u2013 na terra, no mar e na \u00e1gua para colocar fogo no mercado de motocicletas. A decis\u00e3o de fabricar motos foi tomada por conta do crescimento da prefer\u00eancia por motos no EUA, \u00a0um mercado promissor e carregado de amantes de duas rodas. O mundo queria ser livre e rodar sem destino e precisava de motos. Foi isto que a Kawasaki fez. Deu-lhes asas.<\/p>\n

O desafio come\u00e7ou quando a Kawasaki montou duas equipes independentes e deu a cada uma delas uma miss\u00e3o. Uma faria o desenvolvimento de uma moto de dois cilindros e a outra poderia ousar e assim saiu uma moto de tr\u00eas cilindros que seria o primeiro sucesso de vendas da Kawasaki.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Kawasaki \u2013MACH III<\/figcaption><\/figure>\n

Em 1968, em plena era do Rock in Roll os engenheiros da divis\u00e3o de avi\u00f5es da Kawasaki fizeram a primeira moto de alto desempenho que consistia em uma arquitetura baseada em tr\u00eas cilindros. A MACH III tinha 60 cavalos de for\u00e7a e 500cc e motor de dois tempos. Lan\u00e7ada em 1969 a MACH III foi a motocicleta de maior produ\u00e7\u00e3o no mundo \u2013 naquela \u00e9poca.<\/p>\n

No in\u00edcio foco da Kawasaki sempre foi o mercado americano e foi nele que ela se desenvolveu e saltou da quarta posi\u00e7\u00e3o entre as japonesas para hoje ser a marca que possui a moto mais r\u00e1pida do mundo, desbancado mais de uma d\u00e9cada de reinado da Suzuki Hayabusa. Na realidade a Kawasaki precisava ousar e despejar toda sua \u2018expertize\u2019 na fabrica\u00e7\u00e3o de motores poderosos para competir com as j\u00e1 gigantes Yamaha, Honda e Suzuki.<\/p>\n

O maior desafio seria colocar tecnologia, pot\u00eancia, desempenho e um apelo visual em um pequeno motor, j\u00e1 que eles tinham conhecimento suficiente para fazer motores enormes, como turbinas para Jumbos, transatl\u00e2nticos e trens-bala.<\/p>\n

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Apesar do enorme sucesso j\u00e1 na primeira moto a Kawasaki achou que ainda era pouco e mandou ousar mais. Tr\u00eas anos depois, em 1972, lan\u00e7aram a Z1 900 nos EUA. A moto tinha quatro escapes independentes e quatro cilindros que forneciam 100cv de pot\u00eancia. A Z1 900 ainda n\u00e3o era uma moto esportiva e muito menos estava pronta da ganhar corridas. \u00a0Faltava isso para vender mais motos e assim continuaram ousando.<\/p>\n

Depois que a vers\u00e3o de corrida dessas motos ficou pronta contrataram um ingl\u00eas chamado Pridmore para correr pela Kawasaki e a sequ\u00eancia de vit\u00f3rias come\u00e7ou. Em 1977 e 1978 com a moto Z1 (tinha 900cc e mais de 136cv) feita para corridas e depois comercializada no mercado a m\u00e1quina de cor verde come\u00e7ava a dizer ao mundo a que veio. A Kawasaki foi a \u00faltima das quatro grandes marcas japonesas a entrar no ramo de fabricante de motocicletas e a primeira a ser campe\u00e3 e bicampe\u00e3 do campeonato promovido pela Associa\u00e7\u00e3o Americana de Motociclismo a AMA.<\/p>\n

\"\"<\/a>Em Setembro de 1980 a kawasaki inovou mais uma vez e apresentou ao mercado a GPz 900R uma m\u00e1quina de 900cc, motor DOHC de 16\u00a0 v\u00e1lvulas com 90 cavalos de pot\u00eancia. A equipe americana queria que a nova moto se chamasse NINJA em virtude acharem, naquela \u00e9poca, que ser um \u2018ninja\u2019 era o mesmo que ser um Superman, portanto invenc\u00edvel.<\/p>\n

A Kawasaki adotou a ideia e junto com ela veio outra \u2013 a GPz 900R era na realidade vermelha e precisaria adotar uma cor que chamasse a aten\u00e7\u00e3o e marcasse a moto de longe. Escolheram o verde-lim\u00e3o. Por\u00e9m existia uma superti\u00e7\u00e3o de que a cor verde-lim\u00e3o n\u00e3o traria boa sorte nas pistas e muito menos vit\u00f3rias, mas a Kawasaki apostou no projeto e n\u00e3o na superti\u00e7\u00e3o e seguiu em frente.<\/p>\n

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\"\"<\/a><\/dt>\n
GPz 900R na cor Verde-Desafio!<\/dd>\n<\/dl>\n<\/div>\n

Eles criaram n\u00e3o apenas mais um verde comum, eles criaram sua pr\u00f3pria cor que hoje \u00e9 marca registrada das Kawasaki no mundo todo. A cor exclusiva da Kawasaki\u00a0 ainda hoje \u00e9 composta de nove partes de amarelo e uma parte de azul. Esta cor recebeu o nome de \u201cverde-desafio\u201d da Kawasaki como chamaram os japoneses em resposta aos que tinham superti\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao verde para motos de corrida.<\/p>\n

Depois da mudan\u00e7a de cor \u2013 de vermelho para \u2018verde-desafio\u2019 era hora de criar uma lenda e assim nasceu a Ninja que trazia o primeiro motor da Kawasaki refrigerado a \u00e1gua. A primeira gera\u00e7\u00e3o de Ninjas produzia 115 cavalos de for\u00e7a com 900cc e centro de gravidade mais baixo e uma velocidade m\u00e1xima de 240 km\/h. N\u00e3o existia nada mais r\u00e1pido do que isso naquela \u00e9poca.<\/p>\n

Quando os engenheiros da Kawasaki tiraram a moto para a primeira volta de testes tomaram um susto \u2013 a sensa\u00e7\u00e3o em cima dela era como estar parado em um deserto onde se ouvia apenas o barulho do vento. Seguran\u00e7a e desempenho, pilotagem equilibrada e arrojada eram o tom dos primeiros testes. A primeira Ninja foi a primeira moto a incorporar um sistema de arranque computadorizado ou o que chamamos hoje de inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica. Fazer um computador controlar acelera\u00e7\u00e3o, velocidade e consumo nos anos 80 era um feito in\u00e9dito e muito arrojado para a \u00e9poca.<\/p>\n

\"\"<\/a>Na D\u00e9cada de 90\u00b4, chegava a ZX11 que trazia incorporada uma tecnologia americana chamada de \u2018RAM AIR\u2019 \u2013 que nada mais \u00e9 do que fazer com que a entrada de ar for\u00e7ado pela velocidade conferisse \u00e0 moto mais pot\u00eancia e melhor desempenho \u2013 quanto mais ar entrava mais a moto desenvolvia velocidade e despejava pot\u00eancia. Esta foi a primeira motocicleta com esta tecnologia incorporada no mundo. A ZX11 tinha 160cv e chegava a velocidade m\u00e1xima de 295 km\/h.<\/p>\n

\"\"<\/a>Mas ainda era pouco para a Kawasaki. O desafio seria superar a Hayabusa e ser a moto mais r\u00e1pida do mundo e para isso eles fizeram uma super Ninja chamada ZX14 com motor de 1.4 litros, 200cv e que vai de zero a 100 km\/h em dois e meio segundos.<\/p>\n

Para quem n\u00e3o sabe a Kawasaki tamb\u00e9m inventou o jetsky ou moto aqu\u00e1tica. Acontece que ela detinha a patente da inven\u00e7\u00e3o e durante um tempo apenas ela p\u00f4de fabric\u00e1-lo. Por\u00e9m acreditando que n\u00e3o se pode competir sozinho a Kawasaki liberou a patente e ainda hoje, tamb\u00e9m na \u00e1gua, reina na ponta com os jets mais r\u00e1pidos.<\/p>\n

\u00c9, meus amigos, isso foi o que deu juntar especialistas de v\u00e1rios elementos da natureza para fabricar uma moto. De hoje em diante, quando voc\u00ea olhar uma Kawasaki passando vai saber que ali est\u00e3o terra, \u00e1gua, ar e fogo, ou melhor: terra, \u00e1gua, ar e uma supermoto.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O que pode acontecer se voc\u00ea juntar em uma mesma empresa detentora de alta tecnologia para a constru\u00e7\u00e3o de barcos, motores de avi\u00f5es, foguetes, trens e transatl\u00e2nticos v\u00e1rios talentos para fabricar algo realmente novo?<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":214451,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1528,14],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/220372"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=220372"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/220372\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/214451"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=220372"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=220372"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=220372"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}