Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":223296,"date":"2016-03-11T18:22:46","date_gmt":"2016-03-11T18:22:46","guid":{"rendered":"http:\/\/www.voceesuamoto.com.br\/?p=223296"},"modified":"2016-03-11T18:22:46","modified_gmt":"2016-03-11T18:22:46","slug":"mercado-hora-de-mudar-a-estrategia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/mercado-hora-de-mudar-a-estrategia\/","title":{"rendered":"MERCADO: Hora de mudar a estrat\u00e9gia?"},"content":{"rendered":"

\"2015-876446936-honda_brazil.1.jpg_20151225-2\"H\u00e1 anos o modelo de venda de motos continua o mesmo. Criado por Soichiro Honda quando da sua entrada no mercado americano, o modelo que antes adotava a venda consignada mudou para o que \u00e9 hoje. Soichiro entendeu que seria a hora de fazer diferente e deu certo at\u00e9 agora.<\/p>\n

Em vez de apenas comercializar motocicletas, Soichiro vendeu o conceito da motocicleta. O c\u00e9lebre anuncio \u201cVoc\u00ea v\u00ea gente bonita numa Honda\u201d revolucionou a venda de motos popularizando o ve\u00edculo como uma solu\u00e7\u00e3o de mobilidade urbana de baixo custo nos Estados Unidos da Am\u00e9rica.<\/p>\n

\"Soichiro
Soichiro Honda<\/figcaption><\/figure>\n

No P\u00f3s-Guerra a motocicleta teve um papel fundamental na recupera\u00e7\u00e3o da profunda crise pela qual passou o Jap\u00e3o. Al\u00e9m de Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, as mais conhecidas, outras dezenas de marcas tentaram oferecer uma solu\u00e7\u00e3o para o problema de transporte e desenvolveram motocicletas focadas no conceito de serem baratas, econ\u00f4micas e resistentes. O conceito da motocicleta como solu\u00e7\u00e3o urbana e como meio de transporte eficiente em um pa\u00eds devastado pela guerra, foi um ponto forte, que tornou o pa\u00eds do Sol Nascente num dos maiores fabricantes de motos no mundo.<\/p>\n

Nos tempos atuais as sucessivas quedas nas vendas, a cada ano que passa, v\u00eam diminuindo o tamanho do mercado para o equivalente ao que se vendia em 2007. Al\u00e9m disso, o bombardeio em cima da motocicleta no Brasil \u00e9 cruel. Paga-se mais para licenciar uma moto, temos problemas de espa\u00e7o, assaltos constantes, acidentes, tentativas de proibir garupas, vias mal planejadas para o evento moto, projetos para colocar o n\u00famero da placa no capacete e uma insignificante campanha de educa\u00e7\u00e3o para o tr\u00e2nsito direcionada aos motociclistas. Os fabricantes t\u00eam grande parcela de culpa pela aus\u00eancia de combatividade diante dessas solu\u00e7\u00f5es estapaf\u00fardias, conduzidas por pol\u00edticos e autoridades de tr\u00e2nsito.<\/p>\n

Mas nem tudo est\u00e1 perdido. Por\u00e9m, \u00e9 hora de mudar a estrat\u00e9gia.<\/p>\n

Chegou a hora dos fabricantes realizarem uma campanha em conjunto promovendo a moto como uma solu\u00e7\u00e3o de mobilidade urbana, principalmente, em tempos de crise. N\u00e3o \u00e9 vender a moto. Isso n\u00e3o est\u00e1 funcionando. \u00c9 vender a solu\u00e7\u00e3o moto como ve\u00edculo de grande mobilidade urbana; alternativa ao caos do transporte p\u00fablico, com boa economia de combust\u00edvel e de manuten\u00e7\u00e3o, facilidade de estacionamento e por ai vai. A maioria dos carros que rodam na cidade s\u00e3o ocupados por apenas um passageiro e aqui seria um dos pontos a serem destacados. H\u00e1 v\u00e1rios dados a favor da motocicleta que amenizam o risco de pilot\u00e1-la. E se a campanha for atrelada a uma a\u00e7\u00e3o conjunta de educa\u00e7\u00e3o para o tr\u00e2nsito, poderemos, ainda, plantar a semente de um tr\u00e2nsito mais seguro e tranquilo.<\/p>\n

O mercado mudou e as pessoas, tamb\u00e9m. A facilidade de comprar um carro, o cr\u00e9dito farto, o emprego em alta e o consumo elevado est\u00e3o em queda e a motocicleta \u00e9 sim uma solu\u00e7\u00e3o prontamente adequada para estes tempos espartanos.<\/p>\n

Uma campanha conjunta com o objetivo de promover a motocicletas ajudaria a reverter essa situa\u00e7\u00e3o, principalmente por que seria muito bem recebida pelos ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o especializados e seriam eles grandes aliados na produ\u00e7\u00e3o de pautas nesse sentido.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 mais uma quest\u00e3o de concorr\u00eancia de pre\u00e7os e modelos, mas de sobreviv\u00eancia de fabricantes, de retomada de vendas em um mercado fragilizado e de preserva\u00e7\u00e3o dos empregos de toda a cadeia do segmento.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 s\u00f3 hora de mudar a estrat\u00e9gia, mas de mudar o discurso. \u00c9 hora de repetir a estrat\u00e9gia do g\u00eanio Soichiro Honda. Voc\u00ea v\u00ea gente feliz numa moto!<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

H\u00e1 anos o modelo de venda de motos continua o mesmo. Criado por Soichiro Honda quando da sua entrada no mercado americano, o modelo que antes adotava a venda consignada mudou para o que \u00e9 hoje. Soichiro entendeu que seria a hora de fazer diferente e deu certo at\u00e9 agora. Em vez de apenas comercializar …<\/p>\n

MERCADO: Hora de mudar a estrat\u00e9gia?<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":223299,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1528,12],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/223296"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=223296"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/223296\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=223296"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=223296"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=223296"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}