Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":223754,"date":"2016-04-24T14:18:22","date_gmt":"2016-04-24T14:18:22","guid":{"rendered":"http:\/\/www.voceesuamoto.com.br\/?p=223754"},"modified":"2016-04-24T14:18:22","modified_gmt":"2016-04-24T14:18:22","slug":"editorial-nao-leve-sua-esportiva-tao-a-serio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/editorial-nao-leve-sua-esportiva-tao-a-serio\/","title":{"rendered":"EDITORIAL – N\u00e3o leve sua \u2018esportiva\u2019 t\u00e3o \u00e0 s\u00e9rio"},"content":{"rendered":"
\"12\"
O treinamento e a informa\u00e7\u00e3o constante s\u00e3o fundamentais para reduzir os riscos de acidentes<\/figcaption><\/figure>\n

Motos esportivas foram feitas e projetadas para uma pilotagem radical. S\u00e3o motocicletas de alto desempenho feitas para andar em alto giro, ou seja: correr! \u00c9 dif\u00edcil segurar a vontade de acelerar e de testar limites. Mas isso tem sido levado \u00e0 s\u00e9rio demais.<\/p>\n

Em 2015 cerca de 11 motociclistas morreram e outros tantos sa\u00edram seriamente machucados e at\u00e9 mutilados nas estradas do Cear\u00e1 pilotando motos esportivas. Muitos atribuem \u00e0 moto esportiva a culpa pelos acidentes. Outros condenam a postura dos pilotos. Muitos a falta de\u00a0treinamento. Por\u00e9m esta n\u00e3o \u00e9 a regra dos sinistros. Outros pilotos experientes, que disputam track days<\/em> em aut\u00f3dromos tamb\u00e9m se acidentaram ou morreram.<\/p>\n

Um acidente de moto seguido de morte n\u00e3o \u00e9 resultado de uma \u00fanica causa, mas de v\u00e1rias que se somam. Tr\u00eas fatores devem ser levados em conta: O piloto, a m\u00e1quina e o sistema vi\u00e1rio. Basta que dois destes se cruzem para que um acidente ocorra.<\/p>\n

\"thN\u00e3o h\u00e1 no Brasil estat\u00edsticas confi\u00e1veis a respeito das causas de acidentes com motociclistas, da\u00ed cada um d\u00e1 a sua vers\u00e3o e no final acaba ficando a de que moto esportiva mata mais que custom e big trail. \u00c9 aqui que come\u00e7a outra discuss\u00e3o tipo coxinhas x petralhas, a qual n\u00e3o leva a lugar nenhum al\u00e9m do hospital, cemit\u00e9rios ou a perda de amizades.<\/p>\n

Um fator tem me chamado a aten\u00e7\u00e3o e h\u00e1 anos v\u00e1rios especialistas em seguran\u00e7a e jornalistas especializados v\u00eam alertando. S\u00e3o os Guard-Rails. Eles s\u00e3o equipamentos de seguran\u00e7a colocados nas vias com o objetivo de evitar que um ve\u00edculo descontrolado passe para a pista contr\u00e1ria ou deixe que o ve\u00edculo venha a cair em precip\u00edcios ou bater em paredes de pedra. Os guard-rails j\u00e1 salvaram a vida de muitos motoristas de carros, caminh\u00f5es e \u00f4nibus, mas quando se trata de motocicletas ele \u00e9 uma ferramenta que provoca mortes e mutila\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

\"12992004_989210977839168_1035325519_o\"A forma como s\u00e3o colocados nas vias \u00e9 o grande problema. Eles s\u00e3o montados com meia cobertura onde a parte de cima possui uma placa que absorve o choque e deforma-se retendo em grande parte o impacto do ve\u00edculo. Por\u00e9m \u00e9 a parte debaixo que ficam aberta que mata motociclistas. No Brasil eles n\u00e3o s\u00e3o completos e isso faz com que os acidentes com moto e guard-rails sempre terminem mal. Essa parte inferior, se coberta, ajudaria a reter boa parte do impacto do motociclista. No acidente de carro,\u00f4nibus ou caminh\u00e3o o motorista est\u00e1 dentro do ve\u00edculo e \u00e9 s\u00f3 o ve\u00edculo que se choca com a parede de metal a maioria se salva ilesa. No caso da moto h\u00e1 uma divis\u00e3o. Moto para um lado e motociclista para outro. \u00c9 aqui o problema. O motociclista ir\u00e1 se chocar com as estacas que sustentam o guard-rail e dependendo do impacto podem resultar fraturas graves, mutila\u00e7\u00f5es e at\u00e9 a morte.<\/p>\n

\"AtYbodBxdFL3LXhVi9qcl6qmLKNdLe2A13aBynH-oMpj\"
Brasil<\/figcaption><\/figure>\n

O nosso sistema vi\u00e1rio j\u00e1 ajudou a matar muita gente. Mas a imprud\u00eancia e a busca de uma adrenalina mortal fazem os pilotos irem al\u00e9m dos limites e, isso, n\u00e3o \u00e9 apenas privil\u00e9gio de esportivas. Ultrapassagens mal planejadas, falta de treinamento, pilotos sem CNH, motos sem manuten\u00e7\u00e3o, pneus desgastados, motociclistas b\u00eabados e excesso de confian\u00e7a, est\u00e3o, tamb\u00e9m, ajudando a matar. Para o motociclista Joaquim Veras \u201cvelocidade mata e as batalhas urbanas contribuem para acidentes principalmente com motociclistas inexperientes, excesso de confian\u00e7a e falta da busca de informa\u00e7\u00e3o sobre a moto e pilotagem segura.\u201d Afirma Veras.<\/p>\n

 <\/p>\n

\"Europa\"
Europa<\/figcaption><\/figure>\n
\n

Sempre que perdemos um amigo motociclista a dor \u00e9 imensa. A fam\u00edlia perde um ente querido e na maioria das vezes o principal provedor. Filhos ficam \u00f3rf\u00e3os.<\/h3>\n<\/blockquote>\n

\"ae7705ab-415c-4d31-a25d-841a6000c799\"J\u00e1 andei em esportivas e gostei da adrenalina de acelerar. J\u00e1 fiz a loucura de andar por centenas de quil\u00f4metros na casa dos 180 km\/h a 200 km\/h em uma viagem. Ao chegar em casa quando fiz as contas da gostosa imprud\u00eancia, decidi que queria correr menos risco, pois tinha a certeza que n\u00e3o controlaria a vontade de elevar o giro outra vez. Assim, coloquei a minha 1250 para vender. Baixei a cilindrada para 650 e pequei uma big-trail. Al\u00e9m de entender que eu piloto n\u00e3o conseguiria me segurara e que a moto me puxava para isso e que estradas n\u00e3o s\u00e3o lugar para correr decidi que queria passar ainda mais tempo com a minha fam\u00edlia e meus amigos. N\u00e3o estou falando para voc\u00ea desistir da sua esportiva. Minha decis\u00e3o n\u00e3o \u00e9 espelho e nem receita fechada. Se voc\u00ea conseguir controlar seu punho continue divertindo-se com ela.<\/p>\n

\u00c9 importante sempre que a tenta\u00e7\u00e3o de acelerar mais forte bater no punho que voc\u00ea pense em tudo que deixar\u00e1 para tr\u00e1s caso algo d\u00ea errado. O fil\u00f3sofo S\u00eaneca dizia que \u201c\u00e9 mais importante viver bem do que viver muito\u201d, mas ele n\u00e3o quis dizer com isso que, necessariamente, voc\u00ea precise se matar tentando abusar dos limites. Exatamente por isso n\u00e3o leve a sua \u2018esportiva\u2019 t\u00e3o \u00e0 s\u00e9rio.<\/p>\n

\"nc5\"<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Sempre que a tenta\u00e7\u00e3o de acelerar mais forte ‘bater’ no punho, pense em tudo que deixar\u00e1 para tr\u00e1s caso algo d\u00ea errado<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":223756,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1528,1569],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/223754"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=223754"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/223754\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=223754"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=223754"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=223754"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}