Qual \u00e9 melhor? Correia, Card\u00e3 ou Corrente?<\/a><\/h2>\n<\/blockquote>\n <\/p>\n
Acabamento<\/h2>\n
A Honda vem melhorando no seu acabamento e nos scooters n\u00e3o tem deixado a desejar no design, assim como fez no projeto PCX. Porta-trecos no painel frontal e uma al\u00e7a gentil para pendurar sacolas, pastas e bolsas deixa o scooter ainda mais ao gosto n\u00e3o s\u00f3 feminino, mas de quem precisa de um transporte vers\u00e1til.<\/p>\n
A prote\u00e7\u00e3o para as pernas \u00e9 boa. O fato de todos os controles estarem nas m\u00e3os do piloto \u00e9 outra vantagem que permite, por exemplo, que se use sapatos mais elegantes sem suj\u00e1-los ou danific\u00e1-los nas pontas por conta da troca de marchas em motos com c\u00e2mbio manual o que \u00e9 comum nas motos street e trail.<\/p>\n
O espa\u00e7o para capacete ou para guardar objetos que fica embaixo do banco \u00e9 bem dimensionado para o projeto. Cabe um capacete fechado sem grandes dificuldades. Al\u00e9m disso vem com kit de ferramentas e um conector tipo isqueiro para recarregar celulares, por exemplo, quando estiver pilotando a sua SH300I.<\/p>\n
Um cuidado importante \u00e9 com rela\u00e7\u00e3o a temperatura. Por estar em cima do motor h\u00e1 um aquecimento do compartimento, principalmente, em dias mais quentes. Uma sa\u00edda \u00e9 ter um forro t\u00e9rmico\u00a0para guardar equipamentos eletr\u00f4nicos.<\/p>\n
Conforto e suspens\u00e3o<\/h2>\n
O SH300I tem um banco confort\u00e1vel em tecido antiderrapante que proporciona maior seguran\u00e7a e fixa\u00e7\u00e3o evitando deslizamentos em freadas e arrancadas.<\/p>\n
O garupa fica numa posi\u00e7\u00e3o confort\u00e1vel em raz\u00e3o da boa largura do assento. Aliada a suspens\u00e3o regul\u00e1vel e um sistema de mola mais r\u00edgido o scooter n\u00e3o causa aquela sensa\u00e7\u00e3o de \u2018afundar\u2019 ou \u2018enterrar\u2019 a suspens\u00e3o quando pilota-se com garupa.<\/p>\n
A suspens\u00e3o conta com garfo telesc\u00f3pico de 115 mm de curso (dianteira) e 114 mm (traseira), com sistema duplo de amortecimento e ajuste de pr\u00e9-carga de mola. Tradu\u00e7\u00e3o: A pilotagem \u00e9 bem confort\u00e1vel.<\/p>\n
A cicl\u00edstica amig\u00e1vel \u00e9 proporcionada pelo chassi tipo monobloco \u2013 underbone que combinado com as rodas de 16 polegadas, garantem pilotagem f\u00e1cil e boa mobilidade no tr\u00e2nsito.<\/p>\n
Smart Key \u2013 chave eletr\u00f4nica ou sem chave convencional<\/h2>\n
Muito comum em autom\u00f3veis e nos modelos das motos Harley-Davidson a Honda inova ao incorporar em motos de m\u00e9dia pot\u00eancia o Smart Key que, em conjunto com sensores instalados dentro da carenagem, ativa a igni\u00e7\u00e3o, abertura do banco ou at\u00e9 mesmo o acionamento do motor quando a chave se encontra a dois metros de dist\u00e2ncia da scooter. Outro recurso interessante \u00e9 ao afastar-se apenas mais de dois metros a moto desliga-se. Assim ao desligar a igni\u00e7\u00e3o e travar a moto, basta apenas distanciar-se dois metros e ela estar\u00e1 completamente desativada.<\/p>\n
Se voc\u00ea perder a chave tamb\u00e9m n\u00e3o tem com que se preocupar. Eles pensaram nisso tamb\u00e9m, mas essa informa\u00e7\u00e3o \u00e9 s\u00f3 para propriet\u00e1rios da SH300I a qual, por quest\u00f5es de seguran\u00e7a, n\u00e3o temos autoriza\u00e7\u00e3o para informar aqui. O que \u00e9 justo, haja vista que muito interessa a quem \u00e9 um fora-da-lei.<\/p>\n
Consumo<\/h2>\n
O consumo da SH300I \u00e9 algo que deve ser levado em conta quando da sua aquisi\u00e7\u00e3o. De acordo com o fabricante o consumo m\u00e9dio \u00e9 de 33,34 km\/l, mas dependendo da tocada \u00e9 poss\u00edvel chegar a valores ainda melhores. Na cidade ou numa tocada mista a m\u00e9dia fica em torno disso mesmo. Na estrada a coisa muda e numa tocada de 80km\/h de m\u00e9dia o consumo fica na casa dos 40 km\/l o que \u00e9 excelente em viagens de curta e m\u00e9dia dist\u00e2ncia.<\/p>\n
A capacidade do tanque \u00e9 de 9,1 litros somente para gasolina com autonomia m\u00e1xima de 300 quil\u00f4metros segundo informa a Honda.<\/p>\n
Ao pre\u00e7o da gasolina hoje (5\/06\/16) em torno de R$ 3,89 em Fortaleza podemos abastecer a moto com R$ 35,40 o que d\u00e1 um custo de R$ 0,118 centavos por quil\u00f4metro rodado. Como se trata de uma moto, tem uma compara\u00e7\u00e3o que gosto de fazer com o custo das passagens nos coletivos. E \u00e9 aqui que a hora da verdade da rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio se torna mais objetiva.<\/p>\n
Imagina algu\u00e9m que pague duas passagens de \u00f4nibus por dia (ao valor de R$ 5,50 no total) para rodar 20 quil\u00f4metros vai ter um custo semanal de R$ 38,55 para rodar 140 km. O custo para rodar os mesmos 140 km na SH300I ser\u00e1 de R$ 16,52 por semana. Uma diferen\u00e7a de R$ 22,03 por semana que multiplicado por 4 semanas, para formar um m\u00eas, chegamos a R$ 88,12 que podem ser economizados. Agora imagine quanto economizar\u00e1 por ano: R$ 1,057,44.<\/p>\n
Comparando os custos de cada um dos modais em separado teremos R$ 792,96 para quem usa o SH300I e R$ 1.850,40 para quem usa o \u00f4nibus. Uma diferen\u00e7a significativa, n\u00e3o? Em 25 meses apenas, a moto se paga.<\/p>\n
Freios<\/h2>\n
A SH 300i traz de s\u00e9rie sistema de freios ABS (antitravamento) de pist\u00e3o simples na dianteira e \u00e0 disco na traseira. Os freios s\u00e3o bons e n\u00e3o s\u00e3o borrachudos e tem boa resposta quando acionados mesmo com leve press\u00e3o sobre os manetes.<\/p>\n
Farol e Painel<\/h2>\n
No painel, o scooter oferece od\u00f4metro total, od\u00f4metro parcial (TRIP A\/B), consumo de combust\u00edvel atual e consumo m\u00e9dio de combust\u00edvel. Tem indicador de troca de \u00f3leo, de temperatura do l\u00edquido de arrefecimento, veloc\u00edmetro, medidor de combust\u00edvel. N\u00e3o tem conta-giros.<\/p>\n
O conjunto de ilumina\u00e7\u00e3o \u00e9 em LED o que proporciona melhor resultado de ilumina\u00e7\u00e3o, maior durabilidade da l\u00e2mpada e menor consumo de bateria. Al\u00e9m disso o visual d\u00e1 um ar de modernidade futurista sem perder o charme caracter\u00edstico dos scooters premium.<\/p>\n
Desempenho urbano<\/h2>\n
Na cidade ele faz o que promete o chassi tipo monobloco \u2013 underbone e o \u00e2ngulo de rake que permitem manobras curtas com boa efici\u00eancia, principalmente no tr\u00e2nsito. A altura dos retrovisores ajuda a passar em espa\u00e7os estreitos e a largura n\u00e3o dificulta tanto, desde que n\u00e3o tenha que p\u00f4r o p\u00e9 no ch\u00e3o. \u00c9 bom prestar aten\u00e7\u00e3o inclusive quando estiver com garupa, pois as pedaleiras traseiras, apesar de embutidas, quando s\u00e3o abertas, exp\u00f5em o p\u00e9 do garupa em rela\u00e7\u00e3o ao conjunto.<\/p>\n
Desempenho estrada<\/strong><\/p>\nNa estrada ela roda bem. Com garupa ela n\u00e3o reclama e apenas com piloto a brincadeira fica ainda mais gostosa. Parada a moto tem uma certa vibra\u00e7\u00e3o que \u00e9 comum nesse tipo de projeto, mas que n\u00e3o chega a incomodar. Mas \u00e9 andando que ela desaparece quase que completamente e isso se traduz em conforto. A posi\u00e7\u00e3o de pilotagem \u00e9 boa e favorece andar mais ereto sem cansar a coluna. A bolha funciona bem na estrada, mas no tr\u00e2nsito pesado da cidade ela aumenta a sensa\u00e7\u00e3o de calor.<\/p>\n
Desempenho com garupa<\/h2>\n
Pequenas viagens s\u00e3o poss\u00edveis com o garupa por duas boas raz\u00f5es. O conforto e o motor que tem boa pot\u00eancia e permite uma tocada mais segura e confort\u00e1vel. N\u00e3o \u00e9 uma moto para correr apesar da cavalaria permitir chegar aos 140 km\/h. A esta velocidade a instabilidade come\u00e7a a preocupar. Assim, o melhor mesmo \u00e9 n\u00e3o exagerar e rodar macio. A velocidade m\u00e1xima segura fica em torno dos 100 km\/h o que \u00e9 o suficiente para manter uma boa m\u00e9dia e n\u00e3o sofrer tanto com turbul\u00eancia e ventos laterais.<\/p>\n
Na cidade a suspens\u00e3o traseira faz seu papel e permite pilotar sem aquela sensa\u00e7\u00e3o de que est\u00e1 arrastando muito peso o que acaba desequilibrando a moto.<\/p>\n
Conclus\u00e3o<\/h2>\n
O SH300I \u00e9 um scooter gostoso de pilotar. Confort\u00e1vel tanto para o piloto (mesmo que seja baixinho como eu) e para o garupa. Visualmente chama a aten\u00e7\u00e3o. Nos testes de rua, por v\u00e1rias vezes, vimos carros emparelhando para olhar a moto. Os outros motociclistas tamb\u00e9m se encantaram com a SH300I. Muitos nos abordavam perguntando sobre a moto, o que est\u00e1vamos achando, etc. Minha doce Jamile adorou a garupa na mesma propor\u00e7\u00e3o que gostou do acabamento e dos porta-trecos e aquela al\u00e7a gentil que permite levar uma sacola sem grande dificuldade.<\/p>\n
A economia em rela\u00e7\u00e3o ao desempenho surpreende e nos d\u00e1 a sensa\u00e7\u00e3o de que se precisarmos de motor ele n\u00e3o vai decepcionar al\u00e9m de rodar 300 km com apenas 35 reais. O pre\u00e7o p\u00fablico sugerido de R$ 23.590,00 e pode ser encontrado na rede de concession\u00e1rias Honda. Em Fortaleza eu recomendo o atendimento da equipe da Honda Dream. Fale com o Juvenal Holanda. Al\u00e9m de motociclista top o cara \u00e9 desenrolado e voc\u00ea s\u00f3 n\u00e3o sai na sua SH300I se n\u00e3o tiver jeito. Ah! E a Honda est\u00e1 em promo\u00e7\u00e3o com garantia de 3 anos e trocas de \u00f3leo gr\u00e1tis.<\/p>\n
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O SH300I \u00e9 um scooter gostoso de pilotar<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":224008,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1528,1431],"tags":[1606,1607],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/223996"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=223996"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/223996\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=223996"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=223996"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=223996"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}