O empres\u00e1rio Marcelo Lira e sua esposa, tamb\u00e9m motociclista, Germana de Menezes.<\/figcaption><\/figure>\nVoc\u00ea e Sua Moto \u2013 Muitos atribuem ao combust\u00edvel ruim ou adulterado as falhas no funcionamento dos motores a combust\u00e3o. Tem mais algum outro fator que pode ocasionar isso?<\/em><\/span><\/strong><\/p>\nMarcelo Lira:<\/strong> Desde 2013 as gasolinas produzidas no Brasil s\u00e3o controladas de forma ostensivas pelos \u00f3rg\u00e3os fiscalizadores e ag\u00eancias reguladoras, como DECON, ANP, SEMACE, IBAMA, PGR e as pr\u00f3prias distribuidoras atrav\u00e9s de programas de monitoramento “de olho no combust\u00edvel”. Por essas raz\u00f5es, os donos de postos de combust\u00edveis praticamente n\u00e3o conseguem mais adulterar combust\u00edveis. Com a diminui\u00e7\u00e3o do teor de enxofre na gasolina e no diesel, para melhorar a prolifera\u00e7\u00e3o dos gases t\u00f3xicos na atmosfera, esses produtos ficaram ainda mais puros e mais suscet\u00edveis a detec\u00e7\u00e3o de poss\u00edveis adultera\u00e7\u00f5es, vez que modifica o cheiro e a cor deles. A gasolina comum, aditivada e \u2018premium\u2019 s\u00e3o combust\u00edveis que t\u00eam em suas composi\u00e7\u00f5es, atualmente, 27% de \u00c1LCOOL ANIDRO, ou seja, \u00e1lcool sem \u00e1gua, podendo haver flutua\u00e7\u00e3o nesse percentual de 1% para mais ou menos. Muitos ve\u00edculos que circulam no pa\u00eds t\u00eam mais de 10 anos de uso e muitos deles n\u00e3o fazem as devidas manuten\u00e7\u00f5es no sistema de combust\u00e3o, provocando desgaste das pe\u00e7as e contribuindo para o mau funcionamento do ve\u00edculo. Tanque sujo, crosta na tubula\u00e7\u00e3o de abastecimento e circula\u00e7\u00e3o, sujeira no sistema de alimenta\u00e7\u00e3o e, \u00e0s vezes, \u00e1gua no sistema de inje\u00e7\u00e3o, provocando oxida\u00e7\u00e3o das partes que cont\u00e9m ferro. O porqu\u00ea da \u00e1gua no sistema – por conta da condensa\u00e7\u00e3o do ar no tanque de combust\u00edvel, que, por falta de manuten\u00e7\u00e3o, ocasiona a entrada de H\u00b2O no sistema e nos bicos injetores, fazendo com que o ve\u00edculo venha a falhar na combust\u00e3o. Hoje os ve\u00edculos s\u00e3o dotados de sistema de inje\u00e7\u00e3o de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, com bicos injetores de espessura fin\u00edssima e bombas de combust\u00edvel imersas no tanque. Vale salientar que, quem anda com carro com pouco combust\u00edvel, a incid\u00eancia de ocasionar dano do sistema de inje\u00e7\u00e3o \u00e9 maior do que quem anda com tanque cheio.<\/p>\nVSM – Quanto \u00e0\u00a0distribui\u00e7\u00e3o e venda de combust\u00edveis da base at\u00e9 o posto, quais as possibilidades de fraudes?<\/span><\/strong><\/em><\/p>\nMarcelo Lira:<\/strong>\u00a0 No Brasil existem duas modalidades de distribui\u00e7\u00e3o, CIF e FOB. No sistema CIF quem transporta \u00e9 o pr\u00f3prio dono do posto e no sistema FOB quem transporta s\u00e3o as transportadoras conveniadas pelas distribuidoras. No sistema CIF n\u00e3o tem lacre de controle nos tanques do caminh\u00e3o e no sistema FOB s\u00e3o lacrados com lacres numerados que correspondem ao da Nota Fiscal emitida para o posto. Ambos sistemas v\u00e3o com BOLETIM DE CONFORMIDADE da distribuidora, que \u00e9 um documento que comprova a idoneidade do produto, teor alco\u00f3lico, massa espec\u00edfica, temperatura de ensaio, etc.; e deve ser conferida pelo posto antes do descarregamento. No sistema FOB \u00e9 muito dif\u00edcil a chamada adultera\u00e7\u00e3o, pois a lacra\u00e7\u00e3o e o encaminhamento da numera\u00e7\u00e3o vai junto com a NFE. Hoje em dia, “batizar” combust\u00edvel sai mais caro que vender honestamente, pois no caso o NAFTA, solvente de teor carburante parecido com a gasolina, \u00e9 mais caro que a pr\u00f3pria gasolina e sua volatilidade \u00e9 20 vezes maior. Misturar com \u00e1lcool et\u00edlico, que \u00e9 mais barato que a gasolina, tamb\u00e9m se tornou imposs\u00edvel, pois a gasolina tem corantes espec\u00edficos que detectam quando o \u00e1lcool hidratado se mistura a ele, ficando branco, da cor de leite.<\/p>\nVSM – Ent\u00e3o como pode ocorrer essa adultera\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/em><\/span><\/p>\nMarcelo Lira:<\/strong> O que ocorre hoje, n\u00e3o \u00e9 a adultera\u00e7\u00e3o no combust\u00edvel em si, gasolina mais especificamente, mas a manipula\u00e7\u00e3o dela em alguns postos. Os meios usados para enganar o consumidor s\u00e3o tecnol\u00f3gicos. Hoje, as bombas s\u00e3o eletronicamente monitoradas pelos sistemas de automa\u00e7\u00e3o e existem meios de manipular, atrav\u00e9s de chips e placas eletr\u00f4nicas que s\u00e3o colocados nas placas m\u00e3e e que esses, acionados \u00e0 dist\u00e2ncia, diminuem a quantidade de combust\u00edvel que entra no ve\u00edculo. O consumidor s\u00f3 vai perceber se for aquele contumaz cliente do posto, pois a verifica\u00e7\u00e3o do consumo de seu carro vai fazer-lhe com que ache que o carango est\u00e1 consumindo demais.<\/p>\nVSM – O que fazer para coibir esse tipo de manipula\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/em><\/span><\/p>\nMarcelo Lira:<\/strong>\u00a0 Os \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o devem entrar tamb\u00e9m no mundo tecnol\u00f3gico e se aparelharem com equipamentos que detectem essas placas invasoras de bombas. Assim o consumidor estar\u00e1 seguro de que aquele posto \u00e9 id\u00f4neo.<\/p>\nVSM – E sobre o biodiesel? Quais cuidados se deve ter?<\/strong><\/em><\/span><\/p>\nMarcelo Lira<\/strong> – O nosso \u00f3leo diesel \u00e9 composto de \u00f3leo diesel e biodiesel, produto carburante originado de \u00f3leos vegetais e a propor\u00e7\u00e3o chega hoje no Brasil, se n\u00e3o me engano, a 5% do volume de \u00f3leo diesel puro. Esse biodiesel \u00e9 muito deteriorante e consequentemente cria-se uma esp\u00e9cie de “borra” nos tanques de combust\u00edveis. Com a condensa\u00e7\u00e3o do ar, cria-se uma lama no fundo dos tanques que, quando acionado pelo carro a diesel, vai para o sistema de inje\u00e7\u00e3o, passando antes pelos filtros de combust\u00edvel. Acontece que a maioria dos motoristas s\u00f3 troca \u00f3leo do motor e esquecem de trocar os filtros de combust\u00edvel, que s\u00e3o feitos em celulose. Com a mistura dessa lama e o papel dos filtros, as partes internas desses se dissolvem e viram uma “papa de gordura vegetal”, entupindo todo o sistema de transmiss\u00e3o d\u00f3 \u00f3leo diesel, como se fosse um colesterol nas tubula\u00e7\u00f5es. Quando ocorre isso, o carro falha, para de funcionar e o motorista acusa o posto de adultera\u00e7\u00e3o.<\/p>\nVSM – Por que a gasolina \u00e9 t\u00e3o cara no Brasil?<\/strong><\/em><\/span><\/p>\nMarcelo Lira <\/strong>– A gasolina \u00e9 refinada nas bases autorizadas do Rio e Bahia, passando de processo bruto para refinado. Isso tem um custo de produ\u00e7\u00e3o, que gera despesas logicamente, mas essas despesas j\u00e1 est\u00e3o computadas no custo da mercadoria e desse custo gera o valor do produto refinado. A partir desse valor \u00e9 que v\u00e3o ser somados os impostos e contribui\u00e7\u00f5es incidentes sobre o combust\u00edvel, que s\u00e3o 31% custo de refino da Petrobr\u00e1s, 13% custo do Etanol Anidro, 29% ICMS retido na fonte, 10% CIDE\/PIS\/PASEP\/COFINS, com composi\u00e7\u00e3o de 73% gasolina e 27% \u00e1lcool anidro, variando esse percentual entre os produtos de gasolina comum (27%), aditivada (27%) e Premium (25%).<\/p>\n\u00c9 importante abrir os olhos dos consumidores a respeito dessas informa\u00e7\u00f5es. Nem sempre acusar o posto \u00e9 a causa do problema. Precisam tamb\u00e9m fazer as manuten\u00e7\u00f5es, coisa que a maioria dos brasileiros esquece ou acha que n\u00e3o precisa.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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