Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":2501,"date":"2009-07-25T17:04:19","date_gmt":"2009-07-25T23:04:19","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=2501"},"modified":"2009-07-25T17:04:19","modified_gmt":"2009-07-25T23:04:19","slug":"conheca-a-tecnologia-por-tras-de-um-capacete-de-f1","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/conheca-a-tecnologia-por-tras-de-um-capacete-de-f1\/","title":{"rendered":"Conhe\u00e7a a tecnologia por tr\u00e1s de um capacete de F1"},"content":{"rendered":"

Felipe Massa sofreu um grave acidente na tomada de tempo para o GP da Hungria, provocado por uma mola que se desprendeu a 280 km\/h e atingiu o capacete do piloto que teve que passar por uma cirurgia e, segundo informa\u00e7\u00f5es, “a situa\u00e7\u00e3o \u00e9 grave e envolve risco de vida, mas ele est\u00e1 est\u00e1vel”, afirmou Peter Bazso, diretor-m\u00e9dico do hospital em Budapeste, segundo a AP.<\/p>\n

\"[photoframe<\/p>\n

Apesar da gravidade do acidente, uma pe\u00e7a, que poucos levam em considera\u00e7\u00e3o e muitos costumam economizar quando compram \u00e9 o capacete. O capacete \u00e9 a pe\u00e7a mais importante no item equipamento de seguran\u00e7a de qualquer piloto-seja de carro ou moto.<\/p>\n

Conhe\u00e7a um pouco a tecnologia do capacete que amenizou o impacto no acidente que sofreu Felipe Massa.<\/p>\n

Sua forma parece muito com as usadas pelos pilotos da d\u00e9cada de 1980 e at\u00e9 da d\u00e9cada de 1970, mas acaba ai. Hoje a concep\u00e7\u00e3o, constru\u00e7\u00e3o e a tecnologia mudaram radicalmente ao longo dos anos.<\/p>\n

\"[photoframe<\/p>\n

Em 1985 pesava cerca de 2 kg. O peso aumenta absurdamente sob grande for\u00e7a G ou desacelera\u00e7\u00e3o, acrescentando que o risco de “whiplash” tipo de les\u00f5es em grandes acidentes aumenta consideradamente.<\/p>\n

Traumas de cabe\u00e7a e pesco\u00e7o foram identificados como o maior risco de danos aos pilotos, por isso os fabricantes de capacetes passaram a dar a maior import\u00e2ncia na redu\u00e7\u00e3o da massa dos capacetes, enquanto aumentam a sua for\u00e7a e resist\u00eancia a impactos.<\/p>\n

Os atuais capacetes s\u00e3o incrivelmente fortes, e tamb\u00e9m bastante leves, pesando aproximadamente 1,25 kg. Capacetes s\u00e3o constru\u00eddos a partir de v\u00e1rias camadas distintas, que oferecem uma combina\u00e7\u00e3o de for\u00e7a e flexibilidade.A casca exterior tem duas camadas, tipicamente uma fibra-resina refor\u00e7ada ao longo de fibras de carbono. Abaixo disso vem uma camada de pl\u00e1stico muito forte, o mesmo material usado em coletes \u00e0 prova de bala. Existe ainda uma suave e deform\u00e1vel camada feita de um pl\u00e1stico baseado em poliestireno, coberto com um material a prova chama.<\/p>\n

O visor \u00e9 feito de um policarbonato especial e precisa combinar prote\u00e7\u00e3o contra impactos com resist\u00eancia a chama e visibilidade. O interior \u00e9 revestido com produtos antiembassantes. Sentados diretamente abaixo das principais entradas de ar do motor, capacetes s\u00e3o cada vez mais uma forma de ajudar no processo de redu\u00e7\u00e3o de arrasto nesta \u00e1rea de not\u00f3ria turbul\u00eancia aerodin\u00e2mica.Os desenhos modernos tamb\u00e9m reduzem o efeito “lift” que faz com que os capacetes n\u00e3o mais tendam a sair da cabe\u00e7a do piloto. O esfor\u00e7o por conta do “lift” gera um peso de at\u00e9 15 kg nas corridas de maior velocidade.<\/p>\n

A ventila\u00e7\u00e3o para o piloto \u00e9 atrav\u00e9s do uso de v\u00e1rias pequenas entradas de ar equipadas com filtros especiais. Os capacetes de Formula Um ainda s\u00e3o pintados \u00e0 m\u00e3o, exigindo centenas de horas de trabalho em complicados desenhos.<\/p>\n

A FIA tem requisitos restritos para o ‘super capacete\u0092 de Formula Um. Para obter aprova\u00e7\u00e3o para o uso no Grande Pr\u00eamio, um projeto de capacete deve passar por uma s\u00e9rie de testes, que abrange fatores como a resist\u00eancia a esmagamento \u00e0 penetra\u00e7\u00e3o da superf\u00edcie e fric\u00e7\u00e3o. Ela tamb\u00e9m deve funcionar corretamente em conjunto com o dispositivo obrigat\u00f3rio HANS (Head and Neck Support) .<\/p>\n

Se n\u00e3o fosse isso, hoje a gente poderia estar lamentando a perda de um grande piloto. A prop\u00f3sito: rumores d\u00e3o conta de que o acidente com Massa ajudar\u00e1 a refor\u00e7ar ainda mais a qualidade dos capacetes, pois o fato em quest\u00e3o, apesar de previsto, n\u00e3o tinha sido habilitado totalmente para absorver o impacto do choque com a mola desprendida do carro de Rubinho Barrichelo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Felipe Massa sofreu um grave acidente na tomada de tempo para o GP da Hungria, provocado por uma mola que se desprendeu a 280 km\/h e atingiu o capacete do piloto que teve que passar por uma cirurgia e, segundo informa\u00e7\u00f5es, “a situa\u00e7\u00e3o \u00e9 grave e envolve risco de vida, mas ele est\u00e1 est\u00e1vel”, afirmou …<\/p>\n

Conhe\u00e7a a tecnologia por tr\u00e1s de um capacete de F1<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2501"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2501"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2501\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2501"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2501"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2501"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}