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{"id":2660,"date":"2007-11-16T11:31:29","date_gmt":"2007-11-16T17:31:29","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=2660"},"modified":"2007-11-16T11:31:29","modified_gmt":"2007-11-16T17:31:29","slug":"internetprejuizo-de-r-300-milhoes-em-compras-feitas-na-net","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/internetprejuizo-de-r-300-milhoes-em-compras-feitas-na-net\/","title":{"rendered":"INTERNET:Preju\u00edzo de R$ 300 milh\u00f5es em compras feitas na net"},"content":{"rendered":"

“Quando se trata de dinheiro todo mundo \u00e9 da mesma religi\u00e3o.”<\/p>\n

Voltaire<\/p>\n

Oitocentos e vinte e dois mil por dia; trinta e quatro mil reais por hora ou quinhentos e setenta e um reais por minuto. Independente da forma como se me\u00e7a o tamanho e o ritmo do preju\u00edzo dos consumidores, se por hora ou por ano, ainda \u00e9 um absurdo saber que os crimes na internet ainda est\u00e3o bem longe de acabar. <\/em><\/p>\n

Este ano foram registrados cerca de R$ 3 milh\u00f5es de preju\u00edzo de consumidores cadastrados que compraram pela Internet e n\u00e3o receberam. Embora sejam compras variadas, cerca de 92% s\u00e3o eletr\u00f4nicos e produtos de inform\u00e1tica. Entre os campe\u00f5es de encomendas n\u00e3o entregues est\u00e3o c\u00e2meras digitais, notebooks, computadores e acess\u00f3rios de inform\u00e1tica. Uma estimativa do site Reclame Aqui( www.reclameaqui.com.br<\/a> ) indica que o preju\u00edzo com falsas vendas online em todo Brasil pode chegar a R$ 300 milh\u00f5es por ano <\/strong> , e o per\u00edodo de Natal ser\u00e1 respons\u00e1vel por 20% deste valor.<\/p>\n

O bicho vai pegar…. <\/strong><\/p>\n

Muitos consumidores compram na internet produtos usados e ai o \u0091bicho pega\u0092 tamb\u00e9m. Nesses casos s\u00f3 estar\u00e1 configurada uma rela\u00e7\u00e3o comercial legal se acontecer entre, no m\u00ednimo, uma pessoa jur\u00eddica e uma pessoa f\u00edsica. A rela\u00e7\u00e3o entre duas pessoas f\u00edsicas precisa ter um documento que comprove a realiza\u00e7\u00e3o da venda para que possa vir a ser protegida pelo CDC. Um recibo, com assinatura reconhecida em cart\u00f3rio \u00e9 suficiente. Sem isso a coisa fica bem complicada e ai, na maioria das vezes, vai pra justi\u00e7a comum mesmo.<\/p>\n

Comprar produtos na internet \u00e9 muito delicado. <\/strong> Em alguns sites, a \u00fanica garantia que voc\u00ea tem \u00e9 a reputa\u00e7\u00e3o do anunciante. Produtos comprados sem recibo ou NF n\u00e3o est\u00e3o legalizados e, portanto at\u00e9 pra reclamar \u0091direitos\u0092 fica mais dif\u00edcil. O dep\u00f3sito em conta para valer como recibo precisa ser identificado (veja isso com o gerente de seu banco). Caso haja algum problema esse \u00e9 um comprovante legal e t\u00e3o bom quanto ao recibo autenticado.<\/p>\n

A propaganda \u00e9 outro fator que colabora. <\/strong> No Art. 31. “A oferta e apresenta\u00e7\u00e3o de produtos ou servi\u00e7os devem assegurar informa\u00e7\u00f5es corretas, claras, precisas, ostensivas e em l\u00edngua portuguesa sobre suas caracter\u00edsticas, qualidades, quantidade, composi\u00e7\u00e3o, pre\u00e7o, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam \u00e0 sa\u00fade e seguran\u00e7a dos consumidores”. Especificamente para o caso da compra fora do estabelecimento comercial, leia-se: internet, o Art. 33 informa que “Em caso de oferta ou venda por telefone ou reembolso postal, deve constar o nome do fabricante e endere\u00e7o na embalagem, publicidade e em todos os impressos utilizados na transa\u00e7\u00e3o comercial”.<\/p>\n

Segundo Maur\u00edcio Vargas, diretor do Reclame Aqui, as grandes causas desse quadro s\u00e3o o excesso de confian\u00e7a do consumidor e a tenta\u00e7\u00e3o de comprar produtos muito mais baratos que o normal <\/strong> . “Como as quadrilhas n\u00e3o t\u00eam muito tempo at\u00e9 serem descobertas, elas precisam trabalhar com pre\u00e7os tentadores para atrair o m\u00e1ximo de p\u00fablico poss\u00edvel. Com isso, o consumidor acaba se esquecendo de checar v\u00e1rios detalhes para se certificar de que aquela empresa \u00e9 realmente id\u00f4nea e compra por impulso”, complementa.<\/p>\n

Os bad blocks das rela\u00e7\u00f5es comerciais na internet. <\/strong><\/p>\n

A Proteste, organiza\u00e7\u00e3o de defesa do consumidor sediada na cidade do Rio de janeiro busca regulamentar de forma mais clara as rela\u00e7\u00f5es comerciais na internet. Para a Proteste deve-se, sempre que for efetuada uma compra virtual, confirmar a transa\u00e7\u00e3o com detalhamento do produto, prazo de entrega, forma de pagamento, custo do frete, valor do produto, valor total (sem diferen\u00e7a entre o pre\u00e7o \u00e0 vista e o pre\u00e7o no cart\u00e3o); aplicar tamb\u00e9m as penalidades previstas na esfera criminal pelo CDC \u00e0queles que cometem abusos na venda de produtos; fiscalizar e punir lojas virtuais que vendem produtos fora dos padr\u00f5es exigidos pelas normas vigentes para todo tipo de produto; combater a propaganda enganosa e a venda casada de provedores de Internet; considerar como solid\u00e1rias e compartilhadas todas as responsabilidades existentes na cadeia de comercializa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

O \u00d3rg\u00e3o prop\u00f5e ainda a cria\u00e7\u00e3o de um C\u00f3digo para o Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico <\/strong> , sem que esse altere ou emende o CDC. Na proposta ela pede que os hospedeiros de sites comerciais tenham a obriga\u00e7\u00e3o de verificar se os an\u00fancios veiculados nos mesmos respeitam o CDC. As empresas de e-commerce devem ser obrigadas a garantir os mais altos n\u00edveis de seguran\u00e7a e de confidencialidade, podendo ser responsabilizadas nos casos de fraude e que sejam fixadas regras de conduta para os provedores de acesso e conte\u00fado, e que seja fiscalizado seu cumprimento. Caso o pagamento de uma compra venha a ser feito de forma parcelada, devem ser informados n\u00famero e valor das parcelas, taxa de juros e qualquer outro encargo, caso haja (TAEG, a taxa anual efetiva global de encargos).<\/p>\n

Comprar pela Internet engloba tudo o que grande parte dos consumidores necessitam: Conforto, praticidade, rapidez e, em muitos casos, pre\u00e7os bem mais interessantes do que das lojas f\u00edsicas. Sem contar o atendimento, que muitas vezes \u00e9 melhor fazer voc\u00ea mesmo do que encarar um vendedor despreparado ou mal-educado.<\/p>\n

Quando tudo d\u00e1 certo! <\/strong><\/p>\n

Quando o produto chega no prazo combinado e sem qualquer defeito, o processo todo \u00e9 perfeito. No entanto, nem sempre as hist\u00f3rias de compras pela Internet s\u00e3o como deveriam ser. Milhares de consumidores s\u00e3o v\u00edtimas, todos os dias, de verdadeiras quadrilhas que montam falsas empresas virtuais, fazem vendas por algumas semanas, n\u00e3o entregam sequer um produto e, no final, fecham a loja e abrem outras indiscriminadamente.<\/p>\n

Se o que o cliente comprou n\u00e3o corresponde ao que foi anunciado ele tem o direito de desistir da compra e solicitar devolu\u00e7\u00e3o do dinheiro.<\/p>\n

Essa devolu\u00e7\u00e3o acontece de v\u00e1rias formas. Estorno no cart\u00e3o de cr\u00e9dito, cr\u00e9dito no mesmo valor para compras na mesma loja, substitui\u00e7\u00e3o do item por outro de maior ou menor valor, sendo que a diferen\u00e7a no caso de ser a maior ser\u00e1 coberta pelo consumidor, mesmo que o produto seja de outro modelo e do mesmo fabricante. Se a diferen\u00e7a for a menor pode receber em cr\u00e9dito, estorno ou dinheiro mesmo. O fornecedor pode pedir um prazo para a devolu\u00e7\u00e3o do dinheiro. Esse prazo n\u00e3o deve passar de 30 dias.<\/p>\n

Dicas \u00fateis <\/strong><\/p>\n

Entre os cuidados que o consumidor deve tomar antes de fazer compras pela Internet est\u00e1 confirmar o CNPJ da empresa vendedora acessando o site da Receita Federal.<\/p>\n

Se houver qualquer diferen\u00e7a das informa\u00e7\u00f5es que passarem da ficha cadastral, desconfie.<\/p>\n

Um endere\u00e7o diferente indica que \u00e9 um CNPJ falso <\/strong> . Qualquer dep\u00f3sito que tenha que ser feito deve constar o nome da raz\u00e3o social da empresa; caso pe\u00e7am para fazer em outro nome, n\u00e3o fa\u00e7a.<\/p>\n

\u00c9 importante tamb\u00e9m o consumidor verificar o endere\u00e7o f\u00edsico e checar algum vizinho pr\u00f3ximo para confirmar se a empresa realmente existe.<\/p>\n

Desconfie de contatos por celular <\/strong><\/p>\n

\u00c9 bom desconfiar de contatos que s\u00f3 utilizem celular, uma vez que muitas quadrilhas evitam os telefones fixos para n\u00e3o serem facilmente descobertas.<\/p>\n

Para tirar garantir que tudo estar\u00e1 certo, pe\u00e7a que a empresa envie um e-mail com todas as informa\u00e7\u00f5es poss\u00edveis <\/strong> . Isto j\u00e1 faz a quadrilha que est\u00e1 do outro lado pensar duas vezes e n\u00e3o enviar, uma vez que \u00e9 mais f\u00e1cil rastrear o foco do crime. Se chegar alguma mensagem, verifique se o dom\u00ednio do e-mail \u00e9 igual ao dom\u00ednio do site.<\/p>\n

Com tantas falcatruas virtuais registradas, o site Reclame Aqui tornou-se um referencial para muita gente que pretende comprar pela Internet e precisa certificar-se da idoneidade da loja. S\u00f3 em 2007, foram mais de 5 milh\u00f5es de pessoas que acessaram o site para reclamar ou ver as reclama\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Como funciona o Reclame Aqui <\/strong><\/p>\n

Al\u00e9m de reclamar sobre empresas que n\u00e3o entregam produtos, o Reclame Aqui permite tamb\u00e9m, gratuitamente, que o consumidor fa\u00e7a sua queixa de qualquer empresa que tenha vendido produtos ou servi\u00e7os em desacordo com o que foi contratado.<\/p>\n

Assim que uma reclama\u00e7\u00e3o \u00e9 inserida no site, um e-mail \u00e9 encaminhado diretamente ao Servi\u00e7o de Atendimento ao Consumidor da reclamada. Se a reclama\u00e7\u00e3o sequer \u00e9 respondida pela empresa, a bronca fica no ar acompanhada de um carinha triste na cor vermelha. Uma carinha alaranjada sem qualquer express\u00e3o indica que a reclama\u00e7\u00e3o foi respondida, mas o problema n\u00e3o foi resolvido. Uma carinha alegre azul indica que a pergunta foi respondida e o problema resolvido.<\/p>\n

Entre as empresas mais reclamadas est\u00e3o a do setor de telefonia, bancos, servi\u00e7os p\u00fablicos, vendas online (incluindo empresas conhecidas), financeiras, companhias a\u00e9reas e fabricantes de celulares.<\/p>\n

IMPORTANTE: <\/strong> O tempo que voc\u00ea levou para ler este artigo, mais R$ 3.426 foram acrescentados \u00e0 conta dos preju\u00edzos causados, este ano, a consumidores na internet.<\/p>\n

Boas compras e CUIDADO!<\/p>\n

Sen\u00e3o o ‘bicho’ vai pegar voc\u00ea tamb\u00e9m!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

“Quando se trata de dinheiro todo mundo \u00e9 da mesma religi\u00e3o.” Voltaire Oitocentos e vinte e dois mil por dia; trinta e quatro mil reais por hora ou quinhentos e setenta e um reais por minuto. Independente da forma como se me\u00e7a o tamanho e o ritmo do preju\u00edzo dos consumidores, se por hora ou …<\/p>\n

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