\u00c9 ineg\u00e1vel que a estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento do iphone Apple foi muito bem montada pelo fabricante. A expectativa de sua chegada e o lan\u00e7amento foram trabalhadas de forma a obter grande repercuss\u00e3o e estimular ao m\u00e1ximo o desejo de ter o aparelho que revolucionou o segmento de telefonia ao aliar de modo muito pr\u00e1tico e f\u00e1cil v\u00e1rios recursos at\u00e9 ent\u00e3o presentes apenas em computadores.<\/p>\n
As operadoras foram a loucura em busca da autoriza\u00e7\u00e3o para comercializarem o aparelho. O olho no mercado fazia brilhar as c\u00f3rneas dos executivos que vislumbravam fortes perspectivas de lucro r\u00e1pido e f\u00e1cil.<\/p>\n
Mas nem todas as operadoras souberam montar estrat\u00e9gias corretas para beneficiar-se da lei da exclusividade. Como se fosse uma concorr\u00eancia aberta de intelig\u00eancia de mercado muitos marketeiros e estrategistas desenharam suas a\u00e7\u00f5es. No caso brasileiro duas me chamaram a aten\u00e7\u00e3o. Uma por um erro estrat\u00e9gico e a outra pelo bom exemplo de como se usa as leis do marketing em benef\u00edcio dos neg\u00f3cios.<\/p>\n
A Claro imediatamente abriuinscri\u00e7\u00f5es em seu site a cata de clientes novos e passou a cobrar R$ 100,00 para que o cliente garantisse seu lugar na fila. A a\u00e7\u00e3o gerou um monte de protestos pois al\u00e9m de ilegal era, na opini\u00e3o dos clientes,completamente antip\u00e1tica. A Claro se viu obrigada pelo PROCON a retirar a cobran\u00e7a da taxa e devolver o dinheiro. Um grande erro em duas frentes e na mesma a\u00e7\u00e3o. A Claro ainda cometeu outro erro ao tratar todos os seus clientes igualmente, incluindo nesse bolo os que eram de outras operadoras. Parecia que ser cliente da Claro e ter um bom consumo n\u00e3o tinha vantagem nenhuma, mesmo sendo um cliente VIP, teria que entrar na fila, mudar de plano e pagar taxa.<\/p>\n
A Vivo fez exatamente o contr\u00e1rio. Para manter fi\u00e9is seus clientes ela adotou a lei da exclusividade premiando primeiro os de casa ao respeitar a lei da fideliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Para atingir seus objetivos a Vivo enviou em agosto uma mala-direta a 2% dos seus 41 milh\u00f5es de clientes. L\u00f3gico que a maioria deseja ter um iPhone, mas n\u00e3o existem iPhones dispon\u00edveis para todos os clientes ou para a maioria deles e isso tamb\u00e9m faz parte da estrat\u00e9gia da Apple de n\u00e3o massificar o produto e mant\u00ea-lo como s\u00e3o seus computadores como uma esp\u00e9cie de grife.<\/p>\n
A estrat\u00e9gia de restringir a venda do aparelho \u00e0 pr\u00f3pria base de clientes da empresa e de “agradar” esse p\u00fablico em \u00e9poca de portabilidade num\u00e9rica, j\u00e1 que desde o come\u00e7o deste m\u00eas deixou de existir a barreira do n\u00famero para que o cliente mude de operadora, foi, digamos assim, o que se espera de uma a\u00e7\u00e3o voltada para fidelizar o cliente. Sim, pois muitos possuem mais de um celular de operadoras diferentes.O presidente da Vivo, Roberto Lima, destaca que “o iPhone s\u00f3 se justifica para quem consome dados e acessa a internet”. Ele estima, por exemplo, que da atual base de 41 milh\u00f5es de clientes da Vivo, um milh\u00e3o pode se interessar. “Nosso cliente n\u00e3o precisa mudar de operadora para ter o iPhone”, disse ele em encontro com jornalistas no Congresso Nacional de Rela\u00e7\u00f5es Empresa-Cliente. Mas n\u00e3o \u00e9 bem assim. Existem bem mais que oitocentas mil pessoas interessadas no iPhone 3G. Neste ponto a estrat\u00e9gia da Vivo extrapola a lei do exclusivo para entrar na seara pouco simp\u00e1tica da exclus\u00e3o for\u00e7ada.<\/p>\n
A boa id\u00e9ia da Vivo de antecipar-se ao usu\u00e1rio e enviar a mala direta foi importante para dar a possibilidade aos seus clientes de terem o aparelho sem enfrentar filas ou ter que pagar \u00e1gio. O CEO da Vivo afirmou que o lan\u00e7amento ser\u00e1 feito na \u00faltima semana de setembro para todas as operadoras que tenham acordo com a Apple, pois \u00e9 a pr\u00f3pria Apple que coordena pessoalmente todos os seus lan\u00e7amentos. Como complemento a\u00e7\u00e3o de enviar mala direta aos seus clientes a Vivo distribuiu \u00e0s suas revendas um documento esclarecendo a seus vendedores detalhes da estrat\u00e9gia de vendas do iPhone 3G no Brasil.<\/p>\n
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A imagem acima,<\/p>\n
gentilmente cedida pelo BLOG DO IPHONE<\/p>\n
No endere\u00e7o www.blogdoiphone.com<\/a> voc\u00ea poder\u00e1 visualizar na integra o documento que foi enviado aos clientes e revendedores.<\/p>\n Na minha opini\u00e3o, o lan\u00e7amento do iPhone 3G foi um excelente laborat\u00f3rio do que fazer e principalmente DO QUE N\u00c3O FAZER quando do lan\u00e7amento de uma tecnologia muito aguardada. Em rela\u00e7\u00e3o ao lan\u00e7amento do afamado brinquedo de gente grande a Vivo foi mais clara e por que n\u00e3o dizer mais simp\u00e1tica e mais viva.<\/p>\n Imagem: Link para a imagem<\/a> Link para a \u00edntegra da mala-direta enviada pela Vivo<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" \u00c9 ineg\u00e1vel que a estrat\u00e9gia de lan\u00e7amento do iphone Apple foi muito bem montada pelo fabricante. A expectativa de sua chegada e o lan\u00e7amento foram trabalhadas de forma a obter grande repercuss\u00e3o e estimular ao m\u00e1ximo o desejo de ter o aparelho que revolucionou o segmento de telefonia ao aliar de modo muito pr\u00e1tico e …<\/p>\n