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{"id":2713,"date":"2008-09-21T10:27:47","date_gmt":"2008-09-21T13:27:47","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=2713"},"modified":"2011-01-28T20:46:59","modified_gmt":"2011-01-28T22:46:59","slug":"informatica-a-pnad-revela-novas-tendencias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/informatica-a-pnad-revela-novas-tendencias\/","title":{"rendered":"INFORM\u00c1TICA: A PNAD revela novas tend\u00eancias."},"content":{"rendered":"

Hoje \u00e9 um dia de grande festa na casa da Dona Gilza. Seu primeiro computador chegou. Ela faz parte da legi\u00e3o de 20 milh\u00f5es de novos consumidores que ajudaram a economia brasileira a crescer, principalmente o setor de inform\u00e1tica. Junto com o micro ela comprou um m\u00f3vel especialmente para colocar o novo eletrodom\u00e9stico. Inicialmente o computador ficar\u00e1 no quarto da Dona Gilza pois, custou muito caro pra renda dela. A TV, antes no seu quarto, vai para a sala onde fica a geladeira que ela acabou de pagar. Neste mesmo dia chegar\u00e1 o servi\u00e7o da empresa de telefonia para instalar a internet. Em poucas horas Dona Gilza far\u00e1 parte dos 20% de brasileiros conectados \u00e0 internet.<\/p>\n

A economia brasileira vai bem, obrigado! Ao fazer o dever de casa direitinho, aquilo que come\u00e7ou na gest\u00e3o FHC foi continuada e at\u00e9 melhorada, em alguns pontos, pela gest\u00e3o Lula. Isso nos trouxe algumas vantagens tais como uma pol\u00edtica econ\u00f4mica previs\u00edvel, agricultura moderna, milh\u00f5es de novos consumidores e mais de 200 bilh\u00f5es em reservas. Temos as nossas fragilidades, mas o Brasil da Dona Gilza vai bem e ainda tem muito espa\u00e7o para crescer. O consumo aumenta e melhora a vida de muitas pessoas, o Brasil passa ao largo da crise e os novos n\u00fameros da economia projetam uma nova fase e novos modelos de consumidores.<\/p>\n

Para quem gosta de n\u00fameros esses dados trazem novos caminhos para quem atua no neg\u00f3cio inform\u00e1tica.<\/p>\n

Ainda me lembro em meados dos anos de 1970(pode dizer S\u00e9culo passado) as televis\u00f5es estavam come\u00e7ando a sua populariza\u00e7\u00e3o. Muito disseram que ela n\u00e3o daria certo, mas deu; e hoje o seu n\u00famero \u00e9 absoluto!<\/p>\n

Segundo recente pesquisa do IBGE-PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domic\u00edlios) a televis\u00e3o ainda reina com pequena margem de diferen\u00e7a dentre os eletrodom\u00e9sticos essenciais. Ganha do fog\u00e3o e da geladeira, mas aos poucos ela come\u00e7a a perder terreno e a ser \u0091engolida\u0092 pelo computador e tudo o que est\u00e1 relacionado a ele.<\/p>\n

Antes de continuarmos com o verso e a prosa mercadol\u00f3gica vale destacar aqui o que \u00e9 a PNAD. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domic\u00edlio – PNAD \u00e9 uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica) em uma amostra de domic\u00edlios brasileiros que, por ter prop\u00f3sitos m\u00faltiplos, investiga diversas caracter\u00edsticas socioecon\u00f4micas da sociedade, como popula\u00e7\u00e3o, educa\u00e7\u00e3o, trabalho, rendimento, habita\u00e7\u00e3o, previd\u00eancia social, migra\u00e7\u00e3o, fecundidade, nupcialidade(relaciona o n\u00famero de casamentos por cada mil habitantes numa dada regi\u00e3o e num per\u00edodo de tempo), sa\u00fade, nutri\u00e7\u00e3o etc., entre outros temas que s\u00e3o inclu\u00eddos na pesquisa de acordo com as necessidades de informa\u00e7\u00e3o para o Brasil. A pesquisa \u00e9 feita em todas as regi\u00f5es do Brasil, incluindo as \u00e1reas rurais e Rond\u00f4nia, Acre, Amazonas, Roraima, Par\u00e1 e Amap\u00e1, regi\u00f5es estas antes exclu\u00eddas.<\/p>\n

Em sua coleta de dados, os pesquisadores da PNAD tamb\u00e9m colhem a autodeclara\u00e7\u00e3o da etnia (branco, negro, \u00edndio etc) do pesquisado. Tais dados, sempre s\u00e3o analisados com cuidado por se tratar de uma pesquisa por amostra domiciliar, que apesar de revelar tend\u00eancias, n\u00e3o tem valor absoluto sobre toda popula\u00e7\u00e3o. E tamb\u00e9m porque h\u00e1 ainda no Brasil uma tend\u00eancia de se autodeclarar mais para claro do que para escuro em termos raciais. Mas isto vem mudando por conta do amadurecimento por parte das pessoas e com o aumento da consci\u00eancia e da valoriza\u00e7\u00e3o sobre a import\u00e2ncia de cada grupo \u00e9tnico para a constru\u00e7\u00e3o da cultura nacional.<\/p>\n

Os indicadores apresentados s\u00e3o disponibilizados em publica\u00e7\u00f5es, bem como no site do IBGE e em CD-ROMs e devem ser considerados como leitura obrigat\u00f3ria para quem atua com marketing, vendas e acima de tudo novos produtos e tecnologias. Quem trabalha embasado na PNAD tem pouca chance de errar quando do lan\u00e7amento de um novo produto ou servi\u00e7o baseado numa tend\u00eancia.<\/p>\n

Voltemos ao tema. Mais recentemente saiu outra pesquisa da PNAD onde o pa\u00eds superou o \u00edndice de 20% de resid\u00eancias com acesso \u00e0 internet. Nas regi\u00f5es Norte e Nordeste, no entanto, o \u00edndice n\u00e3o bate nos 10%. Apenas 8,2% das casas no Norte, e 8,8% no Nordeste, possuem acesso \u00e0 rede mundial de computadores. De acordo com a Pnad, pouco mais de 11,3 milh\u00f5es de moradias brasileiras, ou 20,2% do total, t\u00eam computadores ligados \u00e0 web. O n\u00famero \u00e9 quase tr\u00eas vezes maior do que o resultado constatado em 2001, que era de 4 milh\u00f5es. Na pesquisa anterior, com dados de 2006, eram 16,9% as resid\u00eancias ligadas \u00e0 rede.<\/p>\n

Resid\u00eancias com computador-Bras\u00edlia a cidade mais conectada. <\/strong><\/p>\n

A regi\u00e3o Sudeste, possui mais da metade das casas brasileiras com computador – 8,7 milh\u00f5es, de um total de 15 milh\u00f5es. Enquanto 34% das resid\u00eancias nos estados de Esp\u00edrito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e S\u00e3o Paulo possuem computador, 27,4% possuem acesso \u00e0 internet. O Sul, com 24%, e o Centro-Oeste, com 18,4%, v\u00eam a seguir.<\/p>\n

O mais conectado \u00e9 o Distrito Federal. S\u00e3o 48,8%. Em S\u00e3o Paulo, 39,5% das casas t\u00eam microcomputadores. Mas isso apesar de mostrar uma tend\u00eancia ainda precisa de mais alguns outros dados para confirmar novos h\u00e1bitos. Somos os campe\u00f5es mundiais de navega\u00e7\u00e3o na rede com mais de 24 horas de acesso por semana; somos a primeira l\u00edngua escrita no Orkut e o terceiro mercado para celulares no mundo. Por\u00e9m, fazemos parte do grupo negro da pirataria e somos um dos pa\u00edses onde mais se vende softwares piratas.<\/p>\n

Juntando mais dados a essa sopa de n\u00fameros acrescentamos o crescimento dos notebooks como primeiro computador e como segunda e terceira m\u00e1quina de uma resid\u00eancia e mesmo com a entrada da classe C e D nas estat\u00edsticas de venda de computadores, o crescimento dos desktops ser\u00e1 negativo pela primeira vez na hist\u00f3ria dessas m\u00e1quinas no Brasil.<\/p>\n

H\u00e1 v\u00e1rias leituras que podemos fazer ao juntarmos todos esses ingredientes para formar a sopa de tend\u00eancias. Uma delas \u00e9 a prefer\u00eancia pela portabilidade e o \u0091tudo em um\u0092 ou \u0091all in one\u0092 como preferem alguns. Entretenimento, informa\u00e7\u00e3o e relacionamento est\u00e3o como os principais sentimentos que movem o brasileiro a buscar essas tecnologias. Aqui entra um outro dado interessante que confirma isso. Um estudo realizado com 1.102 jovens dos Estados Unidos, com idades entre 12 e 17 anos, mostra que 99% dos garotos nessa faixa et\u00e1ria joga games. Entre as garotas, o n\u00famero cai para 94%. Entre aqueles que jogam diariamente, 65% s\u00e3o do sexo masculino, enquanto 35% s\u00e3o mulheres, diz a pesquisa do Pew Internet and American Life Project. No Brasil os n\u00fameros n\u00e3o chegam a tanto, mas j\u00e1 passam dos 50%.<\/p>\n

Mas quem seria este novo consumidor? <\/strong><\/p>\n

O novo consumidor deseja celulares inteligentes, plugados, notebooks, games, LCDs. Tudo precisa estar conectado em tempo real. Mobilidade e portabilidade ainda s\u00e3o os principais temperos desta sopa de tend\u00eancias. Nada fixo ou preso por fios. Com isso algumas coisas devem mudar. Neste novo cen\u00e1rio estabilizadores e no-breaks se deslocam de computadores fixos para LCDs e para consoles e a tend\u00eancia para prote\u00e7\u00e3o das fontes de notes dever\u00e1 mesmo ser protetores contra surtos. Assim como os desktops est\u00e3o reduzindo sua demanda de crescimento, boa parte do que se relaciona a eles tamb\u00e9m deve diminuir. A massa consumidora vai migrar para notes, smartphones, tudo que for wifi e se puder gerar entretenimento estar\u00e1 de bom tamanho. E ia esquecendo: n\u00e3o esque\u00e7a que para tudo isso funcionar \u00e9 necess\u00e1rio novos e bons servi\u00e7os. Principalmente aqueles que ajudam o consumidor e utilizar ao m\u00e1ximo os recursos dessas tecnologias, pois sem informa\u00e7\u00e3o a nova compra fica adiada por mais tempo. Os novos consumidores conhecem muito pouco e \u00e9 tudo uma grande e curiosa novidade.<\/p>\n

Se voc\u00ea est\u00e1 se preparando para o natal e para 2009 reveja seu mix com foco nas novas tend\u00eancias. Assim como as cartas de um baralho, os n\u00fameros n\u00e3o mentem jamais e existem muitas verdades no que eles expressam em separado ou em associa\u00e7\u00e3o. Se o seu feeling <\/em> consegue enxergar isso e apostar nas tend\u00eancias,estar\u00e1 \u00e1 frente. Caso contr\u00e1rio ficar\u00e1 naquele grupo dos que acreditam que \u00e9 melhor deixar como est\u00e1, para ver como \u00e9 que fica. Est\u00e1 tudo bem? Est\u00e1 vendendo bem? Est\u00e1 enxergando novas oportunidades? Essa \u00e9 a hora de mudar. N\u00e3o espere pra fazer isso quando as vendas come\u00e7arem a cair. Pode sair caro demais. Afinal de contas, \u00e9 sempre mais f\u00e1cil vender o que os clientes est\u00e3o querendo comprar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Hoje \u00e9 um dia de grande festa na casa da Dona Gilza. Seu primeiro computador chegou. Ela faz parte da legi\u00e3o de 20 milh\u00f5es de novos consumidores que ajudaram a economia brasileira a crescer, principalmente o setor de inform\u00e1tica. Junto com o micro ela comprou um m\u00f3vel especialmente para colocar o novo eletrodom\u00e9stico. Inicialmente o …<\/p>\n

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