E voc\u00ea, doutor, tem alguma hist\u00f3ria pra contar?<\/figcaption><\/figure>\nA press\u00e3o e a conting\u00eancia de prazos e recursos chegam a afetar at\u00e9 mesmo os relacionamentos familiares. Quando se pergunta sobre o estresse decorrente da rela\u00e7\u00e3o profissional de TI – cliente, o profissional de TI sempre come\u00e7a a falar dos clientes dif\u00edceis.\u00a0H\u00e1 v\u00e1rios deles, mas separei alguns para exemplificar a compara\u00e7\u00e3o. Tem aquele cliente que faz o profissional de TI perder o seu tempo falando sem parar e n\u00e3o \u00e9 espec\u00edfico ao expor o problema. Depois tem o cliente exigente que liga para o profissional de TI \u00e0 noite ou em fins de semana sem que esteja ocorrendo uma situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia. Existem outros que insistem em consertar a m\u00e1quina de uma forma que o profissional de TI n\u00e3o recomenda.<\/p>\n
E vem ai um dos piores: o cliente desconfiado. Ele faz pesquisas na internet e escuta um monte de curiosos sobre seu problema e muitas vezes isso faz com que perca, antecipadamente, a confian\u00e7a no profissional. A desconfian\u00e7a aumenta principalmente quando n\u00e3o d\u00e1 tempo de explicar os pr\u00f3s e os contras de todos os reparos que o cliente pesquisou na Internet ou junto a amigos. Mas o que deixa o profissional de TI muito zangado \u00e9 quando ele nota que o cliente deixa de seguir as suas orienta\u00e7\u00f5es por n\u00e3o ter confian\u00e7a nele.<\/p>\n
E por fim existe o impaciente. Ele abandona o projeto antes mesmo de produzir algum efeito e vai buscar outra opini\u00e3o. A maior fonte de estresse n\u00e3o s\u00e3o o hardware ou o software, mas o cliente.<\/p>\n
J\u00e1 testemunhei alguns casos interessantes. Tenho um primo m\u00e9dico, \u00e9 cirurgi\u00e3o e trata de emerg\u00eancias cl\u00ednicas e nunca tem sossego. Um dia estava passando um fim de semana na casa de amigos e l\u00e1 estavam eu, um t\u00e9cnico em TI e o m\u00e9dico. O telefone do t\u00e9cnico tocou e ele realizou um procedimento de reparo por telefone, mesmo dizendo que por telefone seria complicado, pois precisava ver a m\u00e1quina do cliente. Como n\u00e3o dava e o cliente estava muito angustiado, ele passou as instru\u00e7\u00f5es. Passo-a-passo em um telefonema que durou uns 40 minutos. Enquanto isso o telefone do meu primo tocou. Do outro lado da linha um paciente pede uma consulta para a filha doente. Mesmo dizendo que precisava fazer exames mais detalhados o m\u00e9dico passou algumas recomenda\u00e7\u00f5es por telefone para aplacar uma febre. Os dois falavam ao mesmo tempo e todo mundo na mesa parou para ouvir. No final eu perguntei aos dois: – “Parecem dois m\u00e9dicos ou dois profissionais de TI?” Ca\u00edram os dois na gargalhada. Realmente era igual!<\/p>\n
No caminhar do col\u00f3quio cervejino (ou et\u00edlico-colester\u00f3lico-\u00farico) da conversa, acabou que o m\u00e9dico tirou d\u00favidas sobre TI com o t\u00e9cnico e o t\u00e9cnico fez uma consulta sobre gastrite. No meio dos dois estava eu que ouvi tudo e acabei escrevendo estas alinhavadas linhas em um s\u00e1bado \u00e1 noite e ainda cheio de trabalho relacionado a TI para fazer no feriado. Enquanto tomo a sagrada cervejinha do s\u00e1bado, algu\u00e9m bate \u00e0 minha porta. \u00c9 meu vizinho. O computador dele teve um \u0091piripaque\u0092 e o vizinho estava a beira de um \u0091piti\u0092. Pediu desculpas e com cara de cachorro que cai do caminh\u00e3o de mudan\u00e7as quase implora para que eu “d\u00ea uma olhadinha…” Bom, preciso parar por aqui, pois o e-mail dele n\u00e3o est\u00e1 funcionando e ele precisa enviar um documento importante. L\u00e1 se v\u00e3o alguns preciosos minutos do meu tempo dedicados a causa nobre de algu\u00e9m.<\/p>\n
Uma coisa eu aprendi: nunca mais vou teimar com a minha querida m\u00e3ezinha. Afinal, cora\u00e7\u00e3o de m\u00e3e, nunca se engana.<\/p>\n
E voc\u00ea, doutor, tem alguma hist\u00f3ria pra contar?<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Os anos se passaram e eu acabei descobrindo que tinha virado uma esp\u00e9cie de m\u00e9dico, n\u00e3o por conta do juramento de Hip\u00f3crates ou doutorado em universidade, mas por que “entendia de computador e de eletr\u00f4nicos”.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[316,23],"tags":[1470,1482],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2992"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2992"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2992\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":211682,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2992\/revisions\/211682"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2992"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2992"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2992"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}