Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":2992,"date":"2011-02-16T09:05:00","date_gmt":"2011-02-16T11:05:00","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=2992"},"modified":"2011-02-16T08:38:25","modified_gmt":"2011-02-16T10:38:25","slug":"o-medico-e-o-profissional-de-ti","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/o-medico-e-o-profissional-de-ti\/","title":{"rendered":"O m\u00e9dico e o profissional de TI"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
M\u00e9dicos de computadores<\/figcaption><\/figure>\n

Quando era garoto a minha m\u00e3e dizia que eu deveria estudar para ser m\u00e9dico. Aquela era uma profiss\u00e3o que orgulhava \u00e0s fam\u00edlias daquela \u00e9poca. Era o sonho de todo pai ter um filho \u0091doutor\u0092. Quando ela falava isso eu dizia a ela que “m\u00e9dico trabalha de madrugada, de noite e fim de semana e onde ele estiver vai sempre ter algu\u00e9m precisando de cuidados e ele vai ter que ajudar, pois, basta descobrir que o sujeito \u00e9 m\u00e9dico para logo aparecer algu\u00e9m tentando uma consulta gr\u00e1tis ou falar de doen\u00e7as.”<\/p>\n

Disse eu: “- N\u00e3o, m\u00e3e. Prefiro trabalhar com tecnologia. \u00c9 tudo simples, autom\u00e1tico e vai sobrar tempo para fazer as coisas que eu gosto como passear e tomar umas geladas com os amigos, acordar tarde, enfim: viver!!!”
\nMinha m\u00e3e dizia: -” Olhe que voc\u00ea vai acabar se arrependendo…”<\/p>\n

Os anos se passaram e eu acabei descobrindo que tinha virado uma esp\u00e9cie de m\u00e9dico, n\u00e3o por conta do juramento de Hip\u00f3crates ou doutorado em universidade, mas por que “entendia de computador e de eletr\u00f4nicos”. Pois \u00e9, car\u00edssimo leitor, cora\u00e7\u00e3o de m\u00e3e n\u00e3o se engana. E n\u00e3o \u00e9 que ela tinha raz\u00e3o! N\u00e3o estou arrependido, mas gestor de TI ou qualquer pessoa que trabalhe muito focado em tecnologia, acaba tendo uma rotina semelhante e, at\u00e9 pior, que a dos m\u00e9dicos.\"\"<\/p>\n

Recentemente minha m\u00e3ezinha disse que eu “parecia um m\u00e9dico.” Sempre muito ocupado e com quase nenhum tempo para mim mesmo. Ai eu pensei… Ela tinha raz\u00e3o. Fui comparar a vida de algu\u00e9m envolvido com TIcom a de um m\u00e9dico e descobri que a promessa de que a tecnologia iria nos dar mais tempo de folga n\u00e3o havia dado muito certo para n\u00f3s.<\/p>\n

A primeira constata\u00e7\u00e3o foi a de que quase todo mundo precisa ou acabar\u00e1 precisando de um profissional de TI. O fato \u00e9 que temos que aprender a conviver com o estresse logo no in\u00edcio, quando decidimos competir por um lugar ao sol. Mas o choque inicial geralmente ocorre quando come\u00e7amos a receber treinamento profissional. Aqui come\u00e7a um processo que pode mudar para sempre a maneira de encarar as coisas.<\/p>\n

Primeiro v\u00eam os est\u00e1gios e com eles toda sorte de servi\u00e7o que ningu\u00e9m quer fazer. Amaioria dos profissionais de TI n\u00e3o se envolve emocionalmente com os clientes. Pode ser um grande risco.A maioria prefere trat\u00e1-los de forma mais impessoal. Mesmo recebendo uma carga pesada de forma\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica, o trabalho da maioria deles consiste em lidar diretamente com pessoas e com pessoas desesperadas, temperamentais e desconfiadas, pois, a vida de muitos clientes est\u00e1 naquela m\u00e1quina, naquele projeto, naquele software e perder aqueles dados ou, muito tempo, \u00e9 como sofrer de um Alzheimer tecnol\u00f3gico, posto que a maioria deixa suas mem\u00f3rias em um disco r\u00edgido que acabou de ter um piripaque.As semelhan\u00e7as s\u00e3o grandes e n\u00e3o \u00e9 exagero dizer que o cora\u00e7\u00e3o da maioria dos empres\u00e1rios fica no bolso e quando o bolso \u00e9 atingido a sa\u00fade pode ser afetada.<\/p>\n

Muitos profissionais acreditam que n\u00e3o t\u00eam o devido preparo emocional para isso e perdem a cabe\u00e7a com clientes chatos. Uma das situa\u00e7\u00f5es mais dif\u00edceis para o profissional de TI \u00e9 dar uma m\u00e1 not\u00edcia. Tem gente que faz isso todos os dias. Mas lidar com pessoas ansiosas, assustadas, pode ser t\u00e3o desgastante que alguns profissionais acabam sofrendo uma forte carga de estresse. At\u00e9 aqui, caros leitores, tudo igual a profiss\u00e3o de Hip\u00f3crates.<\/p>\n

\"E<\/a>
E voc\u00ea, doutor, tem alguma hist\u00f3ria pra contar?<\/figcaption><\/figure>\n

A press\u00e3o e a conting\u00eancia de prazos e recursos chegam a afetar at\u00e9 mesmo os relacionamentos familiares. Quando se pergunta sobre o estresse decorrente da rela\u00e7\u00e3o profissional de TI – cliente, o profissional de TI sempre come\u00e7a a falar dos clientes dif\u00edceis.\u00a0H\u00e1 v\u00e1rios deles, mas separei alguns para exemplificar a compara\u00e7\u00e3o. Tem aquele cliente que faz o profissional de TI perder o seu tempo falando sem parar e n\u00e3o \u00e9 espec\u00edfico ao expor o problema. Depois tem o cliente exigente que liga para o profissional de TI \u00e0 noite ou em fins de semana sem que esteja ocorrendo uma situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia. Existem outros que insistem em consertar a m\u00e1quina de uma forma que o profissional de TI n\u00e3o recomenda.<\/p>\n

E vem ai um dos piores: o cliente desconfiado. Ele faz pesquisas na internet e escuta um monte de curiosos sobre seu problema e muitas vezes isso faz com que perca, antecipadamente, a confian\u00e7a no profissional. A desconfian\u00e7a aumenta principalmente quando n\u00e3o d\u00e1 tempo de explicar os pr\u00f3s e os contras de todos os reparos que o cliente pesquisou na Internet ou junto a amigos. Mas o que deixa o profissional de TI muito zangado \u00e9 quando ele nota que o cliente deixa de seguir as suas orienta\u00e7\u00f5es por n\u00e3o ter confian\u00e7a nele.<\/p>\n

E por fim existe o impaciente. Ele abandona o projeto antes mesmo de produzir algum efeito e vai buscar outra opini\u00e3o. A maior fonte de estresse n\u00e3o s\u00e3o o hardware ou o software, mas o cliente.<\/p>\n

J\u00e1 testemunhei alguns casos interessantes. Tenho um primo m\u00e9dico, \u00e9 cirurgi\u00e3o e trata de emerg\u00eancias cl\u00ednicas e nunca tem sossego. Um dia estava passando um fim de semana na casa de amigos e l\u00e1 estavam eu, um t\u00e9cnico em TI e o m\u00e9dico. O telefone do t\u00e9cnico tocou e ele realizou um procedimento de reparo por telefone, mesmo dizendo que por telefone seria complicado, pois precisava ver a m\u00e1quina do cliente. Como n\u00e3o dava e o cliente estava muito angustiado, ele passou as instru\u00e7\u00f5es. Passo-a-passo em um telefonema que durou uns 40 minutos. Enquanto isso o telefone do meu primo tocou. Do outro lado da linha um paciente pede uma consulta para a filha doente. Mesmo dizendo que precisava fazer exames mais detalhados o m\u00e9dico passou algumas recomenda\u00e7\u00f5es por telefone para aplacar uma febre. Os dois falavam ao mesmo tempo e todo mundo na mesa parou para ouvir. No final eu perguntei aos dois: – “Parecem dois m\u00e9dicos ou dois profissionais de TI?” Ca\u00edram os dois na gargalhada. Realmente era igual!<\/p>\n

No caminhar do col\u00f3quio cervejino (ou et\u00edlico-colester\u00f3lico-\u00farico) da conversa, acabou que o m\u00e9dico tirou d\u00favidas sobre TI com o t\u00e9cnico e o t\u00e9cnico fez uma consulta sobre gastrite. No meio dos dois estava eu que ouvi tudo e acabei escrevendo estas alinhavadas linhas em um s\u00e1bado \u00e1 noite e ainda cheio de trabalho relacionado a TI para fazer no feriado. Enquanto tomo a sagrada cervejinha do s\u00e1bado, algu\u00e9m bate \u00e0 minha porta. \u00c9 meu vizinho. O computador dele teve um \u0091piripaque\u0092 e o vizinho estava a beira de um \u0091piti\u0092. Pediu desculpas e com cara de cachorro que cai do caminh\u00e3o de mudan\u00e7as quase implora para que eu “d\u00ea uma olhadinha…” Bom, preciso parar por aqui, pois o e-mail dele n\u00e3o est\u00e1 funcionando e ele precisa enviar um documento importante. L\u00e1 se v\u00e3o alguns preciosos minutos do meu tempo dedicados a causa nobre de algu\u00e9m.<\/p>\n

Uma coisa eu aprendi: nunca mais vou teimar com a minha querida m\u00e3ezinha. Afinal, cora\u00e7\u00e3o de m\u00e3e, nunca se engana.<\/p>\n

E voc\u00ea, doutor, tem alguma hist\u00f3ria pra contar?<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os anos se passaram e eu acabei descobrindo que tinha virado uma esp\u00e9cie de m\u00e9dico, n\u00e3o por conta do juramento de Hip\u00f3crates ou doutorado em universidade, mas por que “entendia de computador e de eletr\u00f4nicos”.<\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[316,23],"tags":[1470,1482],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2992"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2992"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2992\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":211682,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2992\/revisions\/211682"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2992"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2992"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2992"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}