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{"id":3002,"date":"2007-11-28T22:35:04","date_gmt":"2007-11-29T00:35:04","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=3002"},"modified":"2011-01-28T20:36:35","modified_gmt":"2011-01-28T22:36:35","slug":"o-risco-de-receber-o-presente-deste-natal-apenas-em-2008","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/o-risco-de-receber-o-presente-deste-natal-apenas-em-2008\/","title":{"rendered":"O risco de receber o presente deste natal apenas em 2008."},"content":{"rendered":"

Pessoas que compram produtos pela Internet e n\u00e3o recebem mercadoria no prazo combinado tendem a repensar suas novas compras! <\/em><\/p>\n

Essa hist\u00f3ria n\u00e3o \u00e9 nova. Todo ano temos as mesmas queixas. Acontece que parece que a propor\u00e7\u00e3o das reclama\u00e7\u00f5es est\u00e1 mais reduzida, mas n\u00e3o deixa de ser preocupante. Certa vez, h\u00e1 uns tr\u00eas anos atr\u00e1s, ainda morando em S\u00e3o Paulo, eu decidi comprar o presente de Natal dos meus filhos pela internet. A promessa era de que chegariam at\u00e9 o dia 24\/12\/2004. Bom, eu queria chegar em Fortaleza e j\u00e1 saber que os meninos estavam devidamente presenteados. N\u00e3o foi o que aconteceu. Naquele ano as vendas \u0091bombaram\u0092 e a log\u00edstica n\u00e3o deu conta. Ora faltou produto, ora atualiza\u00e7\u00e3o de estoques, ora simplesmente eles sumiam no transporte ou chegavam quebrados. Para n\u00e3o decepcionar as crian\u00e7as decidi comprar em Fortaleza. Tive o cuidado de comprar algo diferente do encomendado para n\u00e3o ter que devolver por estarem repetidos e assim aumentar a minha dor-de-cabe\u00e7a. Fomos todos juntos comprar os presentes de Natal, e voc\u00eas sabem: \u00e9 aquela festa! Crian\u00e7as satisfeitas, depois foi a minha vez de procurar entender o que estava acontecendo. Decidi rastrear a entrega. Fiz isso por alguns dias. E eis que aos tr\u00eas dias de 2005, j\u00e1 em janeiro, chegaram os presentes. Os meninos adoraram, pois naquele ano receberam em dobro e foi uma surpresa muito agrad\u00e1vel pra eles, mas n\u00e3o pra mim. Como naquele ano eles foram bons meninos, o Papai Noel aqui resolveu deixar como estava para ver como \u00e9 que fica. Mas eu sabia que eu n\u00e3o era o \u00fanico a ter essa dor-de-cabe\u00e7a. Sabia tamb\u00e9m que muitas crian\u00e7as ou parentes e at\u00e9 familiares e c\u00f4njuges tiveram um Natal sem presentes para por embaixo das \u00e1rvores por conta disso. A criatividade e o boletim dos meninos nos salvaram de um Natal sem gra\u00e7a, mas e os outros clientes? Como se viraram? E o que o cen\u00e1rio promete para este Natal?<\/p>\n

As lojas virtuais respondem hoje por 22% das reclama\u00e7\u00f5es, ficando somente atr\u00e1s das empresas de telefonia fixa e celular. Os dados foram baseados numa lista com mais de 6 mil empresas de todo pa\u00eds cadastradas no site www.reclameaqui.com.br<\/a> . Na maioria dos casos, as broncas s\u00e3o referentes a atrasos exagerados nas entregas dos produtos, ao descaso e demora na hora de trocar um produto errado ou com defeito e tamb\u00e9m a produtos anunciados que n\u00e3o existem no estoque.<\/p>\n

Muita gente \u00e9 atra\u00edda pelos prazos de entrega divulgados nos sites e acabam se decidindo comprar pela Internet em vez de ir a uma loja comum. Dependendo dos produtos, h\u00e1 empresas que dizem entregar um determinado produto em 1 dia \u00fatil em grandes capitais ou em at\u00e9 3 dias em qualquer capital do pa\u00eds. Na pr\u00e1tica, no entanto, muitas vezes isso n\u00e3o acontece e, ao reclamar, geralmente a culpa \u00e9 transferida para a transportadora ou para os Correios.<\/p>\n

Em 2006, o n\u00famero de reclama\u00e7\u00f5es devido a problemas de entrega no Natal bateu recorde. Uma semana antes da data, grandes sites prometiam entregar o produto a tempo da chegada do “bom velhinho”. No entanto, o excesso de encomendas fez muitos desses presentes s\u00f3 chegarem no ano seguinte. Grande parte dos presentes eram brinquedos, eletr\u00f4nicos e eletrodom\u00e9sticos.<\/p>\n

Submersos <\/strong><\/p>\n

Entre as lojas virtuais, o site Submarino \u00e9 campe\u00e3o disparado quando o assunto \u00e9 insatisfa\u00e7\u00e3o dos clientes. S\u00e3o mais de 1220 reclama\u00e7\u00f5es de todo o pa\u00eds, que v\u00e3o desde o produto que jamais chegou at\u00e9 milhagens n\u00e3o-computadas no cart\u00e3o de cr\u00e9dito que leva a assinatura da empresa. Embora o \u00edndice de casos solucionados seja relativamente alto, cerca de 92%, apenas 37,5% das pessoas que compraram disseram que voltariam a ser clientes novamente.<\/p>\n

Acompanhando de perto o \u00edndice de insatisfa\u00e7\u00e3o est\u00e1 o site Americanas.com, que conta com 855 reclama\u00e7\u00f5es. Mesmo com 89,5% de casos solucionados, apenas 50% dos clientes consultados disseram que comprariam de novo no site da empresa.<\/p>\n

O Shoptime chega na terceira coloca\u00e7\u00e3o dos que recebem mais reclama\u00e7\u00f5es. Com 503 casos e \u00edndice de solu\u00e7\u00e3o de 96,2 %, o site poder\u00e1 contar somente com um pouco mais da metade dos clientes que j\u00e1 tiveram uma experi\u00eancia ruim com eles: apenas 53%.<\/p>\n

O que diz o CDC? <\/strong><\/p>\n

Embora ainda n\u00e3o existam leis espec\u00edficas para regulamentar o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico no Brasil, o consumidor que comprou em uma loja virtual n\u00e3o est\u00e1 desprotegido. Segundo a advogada Jane Resina, da Resina & Marcon, consultoria jur\u00eddica para o site Reclame Aqui, o consumidor que comprou pela Internet tem os mesmos direitos que qualquer outro.<\/p>\n

Atraso na entrega <\/strong><\/p>\n

Se o produto n\u00e3o chegou no prazo combinado, pelo Artigo 35 do CDC, o consumidor tem direito a devolv\u00ea-lo e receber de volta os valores pagos, incluindo frete, taxas de embalagens, entre outros. Neste caso, \u00e9 preciso fazer uma carta pedindo o estorno dos valores, cancelamento das cobran\u00e7as seguintes no cart\u00e3o de cr\u00e9dito ou devolu\u00e7\u00e3o dos cheques pr\u00e9-datados. N\u00e3o \u00e9 aconselhado sustar os cheques, uma vez que a empresa ainda pode usar isto como desculpa para colocar o consumidor no SPC ou Serasa. Em \u00faltimo caso, se a empresa n\u00e3o se mostrar sens\u00edvel a colaborar, \u00e9 hora de recorrer \u00e0s pequenas causas (at\u00e9 40 sal\u00e1rios m\u00ednimos) para receber o dinheiro de volta corrigido.<\/p>\n

Arrependimento <\/strong> – Quem recebeu o produto e n\u00e3o gostou do que viu, o consumidor tem at\u00e9 7 dias para devolu\u00e7\u00e3o. O processo \u00e9 o mesmo. Basta enviar uma carta para a empresa relatando o porqu\u00ea da troca e seguir os tr\u00e2mites para devolver o produto ou troc\u00e1-lo por outro.<\/p>\n

Mercadoria com defeito <\/strong> – No caso de produtos que chegam com defeito, Jane Resina explica que o Artigo 18 do CDC define um prazo de 30 dias para que a empresa solucione o problema. Caso contr\u00e1rio, a empresa \u00e9 obrigada a devolver o dinheiro e os custos embutidos ou a trocar por um novo da mesma marca e modelo ou outro similar pelo mesmo pre\u00e7o.<\/p>\n

Produto anunciado n\u00e3o-dispon\u00edvel <\/strong> – Um dos problemas mais comuns nos sites s\u00e3o os produtos que, embora anunciados, n\u00e3o est\u00e3o em estoque. O pior de tudo \u00e9 que, geralmente, esta informa\u00e7\u00e3o s\u00f3 vem \u00e0 tona depois que o consumidor j\u00e1 pagou. Como o processo de cancelamento do cart\u00e3o de cr\u00e9dito e restitui\u00e7\u00e3o do dinheiro \u00e9 demorado e burocr\u00e1tico, o comprador fica \u00e0 merc\u00ea da loja virtual, ou seja, sem receber o produto no prazo prometido e sem poder procurar outra empresa, uma vez que o dinheiro para aquele fim j\u00e1 foi comprometido.<\/p>\n

Neste caso, configura-se propaganda enganosa e a empresa \u00e9 obrigada a oferecer, no lugar, um produto com as mesmas caracter\u00edsticas pelo mesmo pre\u00e7o no prazo acordado. Caso a empresa se negue ou demore para tomar uma decis\u00e3o, o consumidor deve denunciar a empresa na pol\u00edcia, fazer um boletim de ocorr\u00eancia, pois tal atitude \u00e9 crime. Pode ainda, ingressar com a\u00e7\u00e3o civil visando o ressarcimento de preju\u00edzos e exigir que o produto escolhido ou similar seja entregue. Infelizmente, muitas empresas anunciam produtos que n\u00e3o t\u00eam para entregar como uma forma de atrair o consumidor. Depois, iniciam um calv\u00e1rio que s\u00f3 leva preju\u00edzo a quem comprou. Algumas precisam ser punidas severamente para servirem como exemplo a outras.<\/p>\n

Faltam poucos dias pro Papai Noel chegar e todo cuidado \u00e9 pouco para n\u00e3o decepcionar os \u0091baixinhos\u0092. Na d\u00favida: n\u00e3o compre pela internet ou, ent\u00e3o, use a criatividade, o bom-humor e depois a Lei. <\/em><\/p>\n

Boas compras.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Pessoas que compram produtos pela Internet e n\u00e3o recebem mercadoria no prazo combinado tendem a repensar suas novas compras! Essa hist\u00f3ria n\u00e3o \u00e9 nova. Todo ano temos as mesmas queixas. Acontece que parece que a propor\u00e7\u00e3o das reclama\u00e7\u00f5es est\u00e1 mais reduzida, mas n\u00e3o deixa de ser preocupante. Certa vez, h\u00e1 uns tr\u00eas anos atr\u00e1s, ainda …<\/p>\n

O risco de receber o presente deste natal apenas em 2008.<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[313,1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3002"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3002"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3002\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":210906,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3002\/revisions\/210906"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3002"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3002"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3002"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}