Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":3055,"date":"2008-12-02T17:40:03","date_gmt":"2008-12-02T19:40:03","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=3055"},"modified":"2011-01-28T20:52:02","modified_gmt":"2011-01-28T22:52:02","slug":"servico-grava-conversas-com-call-centers-na-internet","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/servico-grava-conversas-com-call-centers-na-internet\/","title":{"rendered":"Servi\u00e7o grava conversas com call centers na Internet"},"content":{"rendered":"

M\u00e1rio Juruna <\/strong> , filho do cacique Xavante Apoen\u00e3, na d\u00e9cada de 70, passou a percorrer os gabinetes da Funai em Bras\u00edlia, lutando pela demarca\u00e7\u00e3o xavante e tornou-se famoso pois jamais era visto sem seu gravador. Segundo Juruna, que tamb\u00e9m ficou imortalizado como personagem em programa de humor, o gravador era usado”para registrar tudo o que o branco diz”. Segundo o \u00edndio, “branco era mentiroso”.<\/p>\n

Trinta e oito anos depois a Mania do Juruna <\/strong> volta \u00e0 tona. S\u00f3 que desta vez criada pelo site Reclame Aqui. O servi\u00e7o chama-se Atenda Brasil <\/strong> e permite ao consumidor ter um hist\u00f3rico de \u00e1udio do atendimento recebido pelos SACs das empresas e, assim, comprovar se alguma n\u00e3o est\u00e1 respeitando nova regulamenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Desde esta segunda-feira (01\/12) a nova regulamenta\u00e7\u00e3o dos Servi\u00e7os de Atendimento ao Consumidor, tamb\u00e9m conhecida como lei dos call centers est\u00e1 em vigor. Entre outras determina\u00e7\u00f5es, empresas de abastecimento de \u00e1gua, acesso \u00e0 internet, TV a cabo, telecomunica\u00e7\u00f5es, bancos, cart\u00f5es de cr\u00e9dito, constru\u00e7\u00e3o civil, energia el\u00e9trica e planos de sa\u00fade dever\u00e3o seguir v\u00e1rias regras que beneficiar\u00e3o a rela\u00e7\u00e3o com o consumidor, como atendimento em at\u00e9 um minuto, op\u00e7\u00e3o de contato direto logo no primeiro menu, pedido de cancelamento sem v\u00e1rias transfer\u00eancias, funcionamento 24 horas, entre outros.<\/p>\n

Na teoria, tudo leva a crer que os servi\u00e7os de atendimento nesses setores v\u00e3o melhorar e o n\u00e3o-cumprimento geram multas pesadas. Para auxiliar nesta tarefa \u00e9 que o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) lan\u00e7ou o Atenda Brasil, um servi\u00e7o que permite a qualquer pessoa gravar a conversa telef\u00f4nica com o SAC da empresa e ter o arquivo de \u00e1udio gravado na Internet para ser consultado quando quiser ou at\u00e9 disponibiliz\u00e1-lo para outros consumidores.<\/p>\n

Como gravar a conversa? <\/strong><\/p>\n

O servi\u00e7o funciona da seguinte maneira: Primeiramente o consumidor deve fazer um cadastro gratuito no Reclame Aqui, que pode ser acessado no endere\u00e7o (www.reclameaqui.com.br). Quem j\u00e1 for cadastrado n\u00e3o precisa repetir o processo. Depois disso, o consumidor ter\u00e1 uma \u00e1rea privada, protegida por login e senha, que permitir\u00e1 gravar as conversas ao telefone.<\/p>\n

O pr\u00f3ximo passo \u00e9 acessar o endere\u00e7o www.reclameaqui.com.br\/atendabrasil<\/a> . \u00c9 neste site que o visitante encontra uma lista com v\u00e1rias empresas e o c\u00f3digo de cada uma delas. Por enquanto, o sistema disponibiliza 25 empresas dos setores de telefonia, TV por assinatura, cart\u00f5es de cr\u00e9dito, transporte a\u00e9reo, bancos e eletro-eletr\u00f4nicos. O site promete que a lista aumentar\u00e1 rapidamente \u00e0 medida que novos telefones forem cadastrados.<\/p>\n

Em seguida, basta ligar de qualquer telefone (fixo ou celular) para o n\u00famero de telefone relativo a cada regi\u00e3o do Brasil. Para a regi\u00e3o da Grande S\u00e3o Paulo, o telefone \u00e9 4063-6299. J\u00e1 para os estados do Acre, Rond\u00f4nia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paran\u00e1, Santa Catarina, Tocantins, Goi\u00e1s, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, o n\u00famero \u00e9 8401-0065. Em qualquer um dos casos, o consumidor s\u00f3 paga o valor de uma liga\u00e7\u00e3o local, que varia de acordo com o plano e operadora. Em breve, ser\u00e3o abertas novas linhas para atender consumidores de outros estados do Brasil.<\/p>\n

Ao ligar, o sistema pedir\u00e1 primeiramente para o consumidor digitar o n\u00famero do CPF informado no cadastro (por motivo de seguran\u00e7a). Em seguida, ele perguntar\u00e1 o c\u00f3digo da empresa para a qual pretende ligar. Automaticamente a liga\u00e7\u00e3o ser\u00e1 transferida para o SAC da empresa e o processo de grava\u00e7\u00e3o \u00e9 iniciado. Ao terminar a liga\u00e7\u00e3o, ap\u00f3s alguns minutos (dependendo do tempo de atendimento) o arquivo de \u00e1udio no formato MP3 estar\u00e1 dispon\u00edvel na \u00e1rea do consumidor.<\/p>\n

Segundo Maur\u00edcio Vargas, diretor do Reclame Aqui, o servi\u00e7o nasceu com base nos relatos de milhares de consumidores descontentes com os atendimentos telef\u00f4nicos disponibilizados pelas empresas,que trazem atendentes despreparados, disparam dezenas de n\u00fameros de protocolo, prometem e nunca cumprem, e mais outras irritantes posturas de adiamento e procrastina\u00e7\u00e3o. “\u00c9 um meio de o consumidor ter um hist\u00f3rico do atendimento que recebeu e at\u00e9 compartilh\u00e1-lo com outras pessoas para que todos ou\u00e7am como uma determinada empresa trata seus clientes. \u00c9 importante, inclusive que, da mesma forma que o consumidor \u00e9 informado pela empresa que a liga\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo gravada, que ele tamb\u00e9m diga \u00e0 atendente que est\u00e1 fazendo o mesmo”, complementa.<\/p>\n

Voc\u00ea tamb\u00e9m pode gravar de outra forma: <\/strong><\/p>\n

A maioria das operadoras diz que “…a conversa est\u00e1 sendo gravada”. Voc\u00ea pode fazer o mesmo utilizando algumas outras ferramentas simples:<\/p>\n

1-Use um celular ou telefone com viva voz.<\/p>\n

2-Pegue seu MP3 ou, se n\u00e3o tiver um, pe\u00e7a emprestado. O MP3 deve ter pelo menos 1 Gb, pois a conversa pode ser longa e parar a grava\u00e7\u00e3o na melhor parte.<\/p>\n

3-Antes que avisem que est\u00e3o gravando a conversa, voc\u00ea come\u00e7a a gravar e ao receber o aviso j\u00e1 estar\u00e1 gravando. Nessa hora voc\u00ea avisa que tamb\u00e9m est\u00e1 fazendo o mesmo. Ou seja: gravando a conversa.<\/p>\n

4-Mantenha ativado o recurso \u0091viva-voz\u0092 e o MP3 na fun\u00e7\u00e3o \u0091gravar\u0092 e continue registrando toda a conversa, inclusive a demora no atendimento e a musiquinha que voc\u00ea fica ouvindo no famoso \u0091ch\u00e1-de-telefone-espera\u0092. Essa a\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 ilegal desde que voc\u00ea avise que est\u00e1 gravando, pois a grava\u00e7\u00e3o ficar\u00e1 no seu MP3 e tamb\u00e9m no arquivo da operadora.<\/p>\n

5-N\u00e3o \u0091xingue\u0092. Tente manter a calma e buscar perguntar o m\u00e1ximo poss\u00edvel. A maioria dos Call Centers das operadoras funciona com script e o operador, quando se enrola, chama o chefe.<\/p>\n

6-Quando o chefe aparecer voc\u00ea continua com as perguntas at\u00e9 chegar um ponto onde o impasse fique estabelecido. Ai, voc\u00ea pede pra sair da conversa e avisa que \u0091buscar\u00e1 seus direitos\u0092. LEMBRE-SE-\u00e9 muito importante manter a calma e n\u00e3o xingar e nem utilizar palavr\u00f5es. CALMA! MUITA CALMA NESSA HORA!<\/p>\n

Esta lei \u00e9 uma conquista dos consumidores diante da impossibilidade de defender nossos direitos e tamb\u00e9m diante da inoper\u00e2ncia das ag\u00eancias reguladoras. Agora eles v\u00e3o sentir no bolso o que n\u00f3s sentimos no cora\u00e7\u00e3o por muitos anos. A prop\u00f3sito: voc\u00ea gravou esta conversa?<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

M\u00e1rio Juruna , filho do cacique Xavante Apoen\u00e3, na d\u00e9cada de 70, passou a percorrer os gabinetes da Funai em Bras\u00edlia, lutando pela demarca\u00e7\u00e3o xavante e tornou-se famoso pois jamais era visto sem seu gravador. Segundo Juruna, que tamb\u00e9m ficou imortalizado como personagem em programa de humor, o gravador era usado”para registrar tudo o que …<\/p>\n

Servi\u00e7o grava conversas com call centers na Internet<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[327,1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3055"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3055"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3055\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":210955,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3055\/revisions\/210955"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3055"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3055"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3055"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}