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{"id":3143,"date":"2008-08-02T09:20:39","date_gmt":"2008-08-02T12:20:39","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=3143"},"modified":"2011-01-28T20:45:50","modified_gmt":"2011-01-28T22:45:50","slug":"o-que-vender-nas-ferias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/o-que-vender-nas-ferias\/","title":{"rendered":"O que vender nas f\u00e9rias?"},"content":{"rendered":"

Essa pergunta me foi feita por um amigo que sabia que toda vez que chegava julho uma grande interroga\u00e7\u00e3o aparecia na sua frente. Fui dar uma analisada melhor no assunto e sugerimos algumas coisas interessantes.<\/p>\n

A primeira coisa importante antes de arriscar uma opini\u00e3o foi saber sobre h\u00e1bitos e prefer\u00eancias do lugar onde o neg\u00f3cio est\u00e1 instalado. Descobriu-se, por exemplo, que havia pacotes tentadores para viagens ao exterior por conta do d\u00f3lar baixo e que muitos dos nossos clientes potenciais estavam listados em pacotes desse tipo para passar de 5 dias a 15 dias viajando. Para esses realizou liga\u00e7\u00f5es falando das programa\u00e7\u00f5es de compra antecipada, tipo: compre agora, viaje e pague depois. O desconto para a compra nos primeiros dias de julho era tentador e valia a pena antecipar os pedidos.<\/p>\n

Em um segundo momento ele decidiu n\u00e3o ficar no lugar comum da efem\u00e9ride \u0091f\u00e9rias\u0092 e partiu para os festivais de combos e de notebooks. Assim nasceu o \u0091Queima de Notebooks\u0092 e um programa especial realizado pelo corporativo para vender notes a pre\u00e7os baix\u00edssimos para funcion\u00e1rios de empresas que n\u00e3o entraram em f\u00e9rias. Os pre\u00e7os eram imbat\u00edveis se comparados ao pre\u00e7o em loja. As vendas foram um sucesso. Na a\u00e7\u00e3o foram oferecidos R$ 200,00 em vale-compras para o cliente adquirir o que quisesse dentro da loja caso adquirisse notebook de uma certa marca. Foi um outro sucesso! Ficou anotada a sugest\u00e3o de julho ser o m\u00eas do festival da tend\u00eancia de mercado do ano.<\/p>\n

Mas era necess\u00e1ria mais alguma coisa. Suprimentos. Neste campo o foco foram cartuchos, programas de recargas e papel. Principalmente para escolas. Os prazos foram elastecidos para valorizar um m\u00eas teoricamente voltado para a pregui\u00e7a.Mas as f\u00e9rias estavam ai e ainda t\u00ednha as crian\u00e7as. Uma campanha para venda de novos jogos e para a venda de consoles \u00e9 outra a\u00e7\u00e3o. O objetivo era conseguir trazer os pais que n\u00e3o viajaram e que estavam por aqui.<\/p>\n

A nossa cidade possui grande fluxo de turistas e muitas pessoas usam taxi, empresas aumentam suas entregas etc. Para ajudar a resolver esse problema e faturar \u0091um a mais\u0092 trabalhamos a venda de GPS. O pre\u00e7o caiu bastante, com mais uma argumenta\u00e7\u00e3o de “economize R$ 400,00″ e, ainda, a op\u00e7\u00e3o de dividir em dez parcelas para uma campanha chamada \u0091Voc\u00ea se acha!”<\/p>\n

Estamos chegando a agosto e com ele as olimp\u00edadas. Excelente m\u00eas para vender projetores multim\u00eddia. O foco: bares e restaurantes. A campanha: “a vit\u00f3ria \u00e9 por mil\u00e9simos e voc\u00ea assiste em tamanho real.”<\/p>\n

O m\u00eas, que para todos estava ruim, para ele foi bom. Quebrou aquela imagem de \u0091gente na praia sem fazer nada\u0092 por uma imagem de \u0091gente na praia fazendo alguma coisa e utilizando a tecnologia para lazer ou mesmo trabalho\u0092. O resultado disso \u00e9 ter vendido at\u00e9 o dia 15 a mesma quantidade de notebooks vendidos em todo m\u00eas de junho. M\u00eas esse que foi considerado bom e ao mesmo tempo estranho em vendas. Um fato interessante aconteceu: apesar do tr\u00e1fego nas lojas ter diminu\u00eddo, o n\u00famero de autentica\u00e7\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o ao n\u00famero de pessoas em loja aumentou consideravelmente, principalmente por telefone. Refor\u00e7ou a entrega para atender aos pedidos via telefone e pela primeira vez o site teve pouco movimento, mas ainda assim vendeu bem.<\/p>\n

O meu amigo estava bem feliz com o resultado e entendeu que n\u00e3o \u00e9 o m\u00eas que faz a venda acontecer. \u00c9 o contr\u00e1rio. \u00c9 o vendedor que faz o m\u00eas acontecer. Em qualquer situa\u00e7\u00e3o sempre existir\u00e1 algu\u00e9m que est\u00e1 indo na onda contr\u00e1ria e nesse caso a onda eram as f\u00e9rias. Pela estrat\u00e9gia adotada dava para aproveitar parte da onda das f\u00e9rias e focar forte na contram\u00e3o daqueles que n\u00e3o entraram de f\u00e9rias.<\/p>\n

O mais trabalhoso foi identificar e modificar toda a abordagem e ainda mexer no mix. Abandonou os acess\u00f3rios e corajosamente tomou a decis\u00e3o de focar em objetos de maior valor agregado e nos prazos. Assim as pessoas poderiam entrar tranquilamente de f\u00e9rias que as suas compras j\u00e1 haviam sido realizadas.<\/p>\n

Os iPhones que chegar\u00e3o aqui em setembro a pre\u00e7os t\u00e3o tentadores que eu mesmo j\u00e1 anunciei meu celular pra poder pegar um. L\u00f3gico, meu nome j\u00e1 est\u00e1 na lista.<\/p>\n

Acabou o m\u00eas, mas j\u00e1 deu pra perceber que julho de 2008 entrou para a hist\u00f3ria do meu amigo por descobrir como lucrar mais em um m\u00eas esquisito em vendas para a \u00e1rea de inform\u00e1tica.<\/p>\n

Bom retorno, \u00f3timas compras e excelentes vendas!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Essa pergunta me foi feita por um amigo que sabia que toda vez que chegava julho uma grande interroga\u00e7\u00e3o aparecia na sua frente. Fui dar uma analisada melhor no assunto e sugerimos algumas coisas interessantes. A primeira coisa importante antes de arriscar uma opini\u00e3o foi saber sobre h\u00e1bitos e prefer\u00eancias do lugar onde o neg\u00f3cio …<\/p>\n

O que vender nas f\u00e9rias?<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[316,1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3143"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3143"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3143\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":210934,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3143\/revisions\/210934"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3143"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3143"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3143"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}