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{"id":3203,"date":"2011-03-01T10:56:19","date_gmt":"2011-03-01T13:56:19","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=3203"},"modified":"2011-02-28T19:27:40","modified_gmt":"2011-02-28T22:27:40","slug":"fidelizacao-ja","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/fidelizacao-ja\/","title":{"rendered":"Fideliza\u00e7\u00e3o, J\u00c1!"},"content":{"rendered":"

\"\"“Nenhuma empresa pode funcionar efetivamente sem uma vis\u00e3o clara de como obter clientes, o que seus clientes em perspectiva querem e necessitam e que op\u00e7\u00f5es os concorrentes lhes d\u00e3o. Sem estrat\u00e9gias e programas expl\u00edcitos enfocados sobre o que se est\u00e1 passando no mercado, o destino do seu neg\u00f3cio pode mesmo ser fechar as portas ou mudar de ramo.” <\/em> Theodore Levitt<\/p>\n

De mal necess\u00e1rio o cliente passou a ser a raz\u00e3o de tudo. Agora \u00e9 preciso melhorar o tratamento, branquear o sorriso e suar a camisa para manter o cliente em casa.<\/p>\n

As empresas que desenvolveram-se nesse cen\u00e1rio est\u00e3o muito bem, obrigado. Mas existem duas m\u00e1ximas que precisam ser observadas. Trata-se da competitividade e da concorr\u00eancia. Melhorando sua competitividade a empresa est\u00e1 investindo no seu futuro, refor\u00e7ando seus pontos fortes, eliminando ou reduzindo pontos fracos e sintonizada com o que existe de moderno no mundo supercompetitivo da globaliza\u00e7\u00e3o. Com refer\u00eancia a concorr\u00eancia, esta consegue produzir servi\u00e7os e produtos melhores ou piores a pre\u00e7os menores que os seus. Tem quem compre ou pague por eles, independente da rela\u00e7\u00e3o qualidade oferecida x qualidade percebida. Exatamente por isso \u00e9 necess\u00e1rio trabalhar diferenciais. Um deles est\u00e1 relacionado ao conhecimento das necessidades do cliente, seus h\u00e1bitos e prefer\u00eancias. Isso envolve, dentre outras coisas, pre\u00e7o, prazo, servi\u00e7o prestado e qualidade do produto. Conhecendo bem o cliente, segmentando-o por nichos ou faixas de consumo, o empres\u00e1rio tamb\u00e9m estar\u00e1 seguro para comprar corretamente, sabendo dos\u00e1-los na quantidade e na qualidade necess\u00e1rias a realiza\u00e7\u00e3o de bons neg\u00f3cios, sem correr o risco de encalhe de mercadoria. \u00c9 preciso tamb\u00e9m conhecer o tamanho real do mercado em que atua.<\/p>\n

No Brasil, estamos vivendo um momento cr\u00edtico onde a rela\u00e7\u00e3o custo-benef\u00edcio \u00e9 analisada tanto pelo cliente como pelo empres\u00e1rio, por isso \u00e9 necess\u00e1rio estar muito bem focado nos h\u00e1bitos e desejos do seu maior patrim\u00f4nio-o cliente. Neste momento em que a crise for\u00e7a o consumidor a utilizar a pesquisa, a mais primitiva das ferramentas de prote\u00e7\u00e3o ao seu parco e suado dinheirinho, o empres\u00e1rio precisa oferecer o produto certo, atrav\u00e9s de uma m\u00eddia precisa; no momento certo, agir no extremo do desejo do consumidor e cobrar o pre\u00e7o que ele consumidor acha correto pagar. Este \u00e9 um bom momento para pensar em antecipar-se \u00e0s necessidades dos consumidores, ficar mais perto daquele que j\u00e1 \u00e9 seu cliente, proporcionar-lhes mais oportunidades de neg\u00f3cios, acompanhando o mercado e o melhor: explorando toda a gama de oportunidades que o seu ramo pode oferecer.<\/p>\n

Hoje vale mais o valor de servi\u00e7o agregado ao produto, que apenas o produto oferecido. Pre\u00e7o e qualidade ser\u00e3o sempre fatores decisivos no momento da compra, mas n\u00e3o ser\u00e3o os \u00fanicos. Se todo mundo tem o mesmo pre\u00e7o e qualidade, ser\u00e1 o diferencial tratamento e confiabilidade que far\u00e3o com que neg\u00f3cios sejam fechados e empresas sobrevivam.<\/p>\n

H\u00e1 quem n\u00e3o consiga visualizar, mas h\u00e1 que se lembrar das marcas que compramos n\u00e3o apenas pelo pre\u00e7o ou pela qualidade do produto, mas sim pela garantia do servi\u00e7o prestado quando o produto apresenta um problema. \u00c9 nessa hora que a sua agilidade faz com que o cliente saia realmente satisfeito e por vezes at\u00e9 encantado. Nunca \u00e9 demais lembrar que um consumidor satisfeito influencia 5 pessoas. Por outro lado um cliente insatisfeito espalha seu descontentamento por 15. Mais arrasador do que a concorr\u00eancia ! \u00c9 voc\u00ea, na maioria das vezes, o grande culpado pela queda no seu faturamento.<\/p>\n

O cliente \u00e9 e ser\u00e1 fiel tanto maior e melhor for o seu relacionamento com ele. Sen\u00e3o vejamos: o cliente que reclama e \u00e9 atendido, volta a fazer neg\u00f3cios com a empresa uma segunda vez. O que reclama e n\u00e3o \u00e9 atendido, muda para a concorr\u00eancia. Aquele que n\u00e3o reclama, tamb\u00e9m muda para uma outra marca. Quer mais ? Experimente oferecer aquilo que voc\u00ea acha que ele quer sem perguntar se ele quer mesmo, ou ent\u00e3o, suba seus pre\u00e7os. Ele talvez n\u00e3o falar\u00e1 nada e muito menos reclamar\u00e1 diretamente a voc\u00ea, mas com certeza ir\u00e1 buscar algo semelhante em outro lugar. Saber tirar proveito de h\u00e1bitos e prefer\u00eancias \u00e9 outra m\u00e1xima. E a\u00ed vai uma dica: Os homens quando saem de casa e v\u00e3o a um shopping sozinhos, na maioria das vezes sabem o que v\u00e3o comprar e aonde. Em geral pagam mais caro e dificilmente trocam de marca. As mulheres, mais espertas, saem de casa j\u00e1 sabendo quanto podem ou querem pagar por alguma coisa ou servi\u00e7o que resolva um problema (ali\u00e1s, produto ou servi\u00e7o s\u00f3 tem raz\u00e3o de existir se resolverem algum problema). Por isso as mulheres pesquisam mais, pechincham mais, mudam de marca com mais frequ\u00eancia e s\u00e3o mais exigentes quanto \u00e0 qualidade dos servi\u00e7os prestados, principalmente no aspecto ambienta\u00e7\u00e3o, layout, limpeza e higiene existentes no local ou ponto de venda.<\/p>\n

Este \u00e9 um novo cen\u00e1rio, repleto de oportunidades que t\u00e3o cedo voltar\u00e1 repetir-se. Quem sair na frente, estiver na m\u00eddia e na cabe\u00e7a do consumidor vai vender e crescer mais. N\u00e3o h\u00e1 nada de novo no front e nem no marketing quanto \u00e0s condi\u00e7\u00f5es que definem o prop\u00f3sito de uma empresa que s\u00e3o “criar e manter clientes”, como diz Theodore Levitt. O novo \u00e9 saber mant\u00ea-los encantados e bem surpreendidos por voc\u00ea, atrav\u00e9s de novos produtos ou servi\u00e7os e, principalmente, pelo valor que o servi\u00e7o agrega a qualquer tipo de com\u00e9rcio. Para isso voc\u00ea tem que produzir, revender e\/ou entregar o produto\/servi\u00e7o que as pessoas querem e valorizam, a pre\u00e7os convenientes e sob condi\u00e7\u00f5es razoavelmente atrativas, relativamente aos que s\u00e3o oferecidos pelos outros, e a uma propor\u00e7\u00e3o de clientes que seja suficientemente grande, a fim de oferecer pre\u00e7os e condi\u00e7\u00f5es ou ainda, disponibilizar mais produtos e fechar mais neg\u00f3cios por cada cliente. Ufa! Isto tudo \u00e9 relacionamento. Ouvir, entender e atender \u00e0s suas necessidades \u00e9 marketing.<\/p>\n

Nada grave, nem t\u00e3o dif\u00edcil. \u00c9 apenas uma quest\u00e3o de carinho e aten\u00e7\u00e3o redobradas por quem garante a sua sobreviv\u00eancia e a do seu neg\u00f3cio. Durma com essa. Ou melhor: acorde!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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