Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":38,"date":"2010-11-03T11:04:00","date_gmt":"2010-11-03T14:04:00","guid":{"rendered":"http:\/\/minhavidanumamoto.blog.terra.com.br\/?p=38"},"modified":"2010-11-06T00:23:42","modified_gmt":"2010-11-06T03:23:42","slug":"soichiro-honda-o-samurai-que-derrotou-o-ocidente-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/soichiro-honda-o-samurai-que-derrotou-o-ocidente-2\/","title":{"rendered":"Soichiro Honda: o samurai que derrotou o ocidente."},"content":{"rendered":"

Soichiro Honda:
\no samurai que derrotou o ocidente.<\/span><\/em><\/strong><\/span><\/p>\n

“Nossas d\u00favidas s\u00e3o traidoras e, temendo tentar, nos fazem perder o sucesso que muitas vezes poder\u00edamos alcan\u00e7ar” Shakespeare<\/em><\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n
<\/td>\n\n
\"\"<\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n\n
\"\"<\/div>\n<\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

O <\/span>neg\u00f3cio da Honda sempre foi conceber e fabricar alguns dos melhores motores. Disso ningu\u00e9m duvida. Agora pouca gente sabe que a paix\u00e3o de Honda por motores foi despertada durante a apresenta\u00e7\u00e3o do piloto americano Niles Smith em 1914. De l\u00e1 para c\u00e1 Honda obteve vit\u00f3rias invej\u00e1veis a um homem s\u00f3.<\/p>\n

Depois de ter sido\u00a0baby siter <\/em>e mec\u00e2nico de bicicletas, Honda concebeu uma nova tecnologia para a fabrica\u00e7\u00e3o de h\u00e9lices para os famosos Mitsubish-Zero infernizando ainda mais a vida dos americanos que lutavam no Pac\u00edfico. Os Zero eram muito r\u00e1pidos e seus pilotos bastante aguerridos. Apesar de possu\u00edrem blindagem fraca em compara\u00e7\u00e3o aos ca\u00e7as americanos, os Zero, eram mais leves e muito mais r\u00e1pidos. Num combate piloto a piloto, o conhecido Dogfight, as chances de derrubar um Zero eram quase nulas se o ataque fosse realizado por apenas um avi\u00e3o aliado.<\/p>\n\n\n\n
\"\"<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Pelo feito Soichiro Honda recebeu do imperador do Jap\u00e3o o pr\u00eamio “Her\u00f3i da Ind\u00fastria”. A Honda sobreviveu ao p\u00f3s-guerra, internacionalizou-se, multinacionalizou-se e globalizou sua marca e muitos dos seus conceitos. Venceu quase todos os campeonatos que participou, tanto em motos como em carros, obtendo na F\u00f3rmula 1 cinco campeonatos consecutivos e a impressionante marca de ter vencido 15 das 16 corridas de uma temporada.<\/p>\n\n\n\n\n
\"\"<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Honda modificou a forma de se comercializar motocicletas nos EUA, acabando com o sistema de consigna\u00e7\u00f5es e fazendo com que o americano com cara de\u00a0good boy <\/em>trocasse o carro por uma scooter japonesa. N\u00e3o satisfeito, obteve as primeiras coloca\u00e7\u00f5es vendendo motos e carros na terra da Harley Davidson e de Henry Ford. A Honda salvou ainda a inglesa Land Rover da fal\u00eancia (que depois foi vendida para a BMW) e quase quebrou a Yamaha quando esta \u00faltima resolveu desafi\u00e1-la. Como se isso s\u00f3 j\u00e1 n\u00e3o bastasse para respeitar Honda, ele ainda foi mais longe. \u00c9 da Honda o maior recorde da hist\u00f3ria de patentes automobil\u00edsticas em um \u00fanico ano, quando na d\u00e9cada de 80, praticamente ditou as inova\u00e7\u00f5es do mercado europeu.<\/p>\n

Dentre as inova\u00e7\u00f5es comandadas por Soichiro Honda est\u00e3o a patente licenciada para a fabrica\u00e7\u00e3o de uma estrutura met\u00e1lica para rodas, que em geral eram feitas de madeira. Tal inven\u00e7\u00e3o seria aproveitada em todo mundo. Honda inovou criando o motor de 125cc com quatro v\u00e1lvulas por cilindro o que permitia obter maior giro (rpm). \u00c9 dele a impressionante marca de 20.000 giros por minuto obtida na F\u00f3rmula 1 e de 21.000 giros obtida por uma moto \u2013 a NR500.<\/p>\n\n\n\n\n
\"\"<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Tamb\u00e9m \u00e9 da Honda o melhor sistema de controle de emiss\u00e3o de poluentes e o primeiro a ser homologado pelo governo americano tendo sua fabrica\u00e7\u00e3o licenciada para as marcas Ford, Chrysler e Isuzu. A Honda ganhou tamb\u00e9m o pr\u00eamio do concurso de economia de consumo promovido pela Enviromental Protection Agency EPA e Federal Energy Administration FEA. Em 1973 Honda revoluciona o sistema de montagem. Para vencer as Kawasaki 900 e as BMW 900 lan\u00e7a a Goldwing 1000cc refrigerada a \u00e1gua. Sucesso absoluto de vendas esta maravilhosa m\u00e1quina vendia cerca de 5 mil unidades por m\u00eas, as quais eram montadas por apenas 16 oper\u00e1rios. Na \u00e1gua a Honda tamb\u00e9m liderou.<\/p>\n\n\n\n
\"\"<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n\n\n\n\n
\"\"<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

\u00c9 dela o primeiro motor de popa de 9,9cv de quatro tempos; as primeiras motos com partida el\u00e9trica e o primeiro triciclo para todo tipo de terreno. Na d\u00e9cada de 90, ap\u00f3s a morte de Soichiro aos 84 anos, a Honda foi a primeira ind\u00fastria a construir um carro em s\u00e9rie com estrutura de alum\u00ednio e um elevado \u00edndice de automa\u00e7\u00e3o industrial. Nesta mesma d\u00e9cada passa a fabricar e vender motos na China. A paix\u00e3o por motores menores, mais potentes, econ\u00f4micos e resistentes n\u00e3o parou por ai. Al\u00e9m de estar entre as duas maiores montadoras nos maiores mercados europeus no segmento de autom\u00f3veis com o Civic e o Accord, a Honda bate mais um fant\u00e1stico recorde de supera\u00e7\u00e3o. Em janeiro de 2000 apresenta, na mundialmente famosa feira de Detroit, EUA, o S2000, um esportivo de dois lugares que com um motor de apenas 2 litros chega a incr\u00edvel marca de 240hp enquanto o seu concorrente mais pr\u00f3ximo, o BMW Z3 s\u00f3 consegue 198hp com o seu motor de 2,8 litros. A Honda fatura cerca de 45 bilh\u00f5es de d\u00f3lares e lucra anualmente 2 bilh\u00f5es (descontados tamb\u00e9m o pagamento dos dividendos).<\/p>\n

O segredo do sucesso da Honda est\u00e1 no seu in\u00edcio e foi baseado no conselho dado pelo pai de Soichiro, o senhor Gihei Honda. O senhor Gihei aconselhava o filho a “nunca incomodar os outros no trabalho ou na vida; n\u00e3o mentir nunca e sempre respeitar a palavra empenhada.” Tais conselhos foram seguidos \u00e0 risca e Honda implantou um dos mais maravilhosos modelos de gest\u00e3o participativa da hist\u00f3ria mundial. No projeto do Vigor e do City os funcion\u00e1rios foram convidados a apresentar suas sugest\u00f5es. Cerca de 300 mil foram apresentadas e 90% delas foram aproveitadas. Al\u00e9m dos benef\u00edcios normais incluindo a participa\u00e7\u00e3o nos lucros e direito a comprar a\u00e7\u00f5es da empresa, os funcion\u00e1rios da Honda podem se expressar sobre a fun\u00e7\u00e3o que ocupam na empresa.<\/p>\n\n\n\n
<\/td>\n\"\"<\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Mas isso n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 da boca para fora ou para ingl\u00eas ver. Se algum funcion\u00e1rio notasse um problema ou descobrisse um meio melhor de tornar sua tarefa mais simples, todas as provid\u00eancias seriam tomadas para que a nova id\u00e9ia fosse implementada. Se isso aumentasse a produtividade, o funcion\u00e1rio seria premiado e promovido. Na Honda todos; presidente, diretores, engenheiros e oper\u00e1rios usam o mesmo uniforme. As decis\u00f5es tomadas pela diretoria, sempre por unanimidade (consenso), s\u00e3o conferidas se est\u00e3o de acordo com a opini\u00e3o dos funcion\u00e1rios. N\u00e3o existe monotonia. Nenhum funcion\u00e1rio pode ficar mais de tr\u00eas meses seguidos numa mesma atividade. Duas vezes por semana s\u00e3o promovidas reuni\u00f5es semanais para ouvir problemas ligados \u00e0 fun\u00e7\u00e3o e \u00e0 empresa.<\/p>\n

Essa pol\u00edtica de vencer constantemente os desafios com criatividade, participa\u00e7\u00e3o e respeito pelo ser humano fazem da Honda o que ela \u00e9 hoje. Sua filosofia \u00e9 baseada em cinco pontos: agir com f\u00e9 e o entusiasmo da juventude; basear as atividades sobre um m\u00e9todo, pesquisar e desenvolver id\u00e9ias novas e utilizar o tempo integralmente; trabalhar com prazer e procurar alegrar o ambiente profissional; procurar garantir um volume de trabalho harmonioso e ter sempre em mente o valor da pesquisa e do esfor\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n
<\/td>\n\"\"<\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Mais de uma d\u00e9cada depois da morte de Soichiro, a Honda continua a crescer baseada nos ensinamentos do mestre samurai que venceu o ocidente e ajudou a mostrar ao mundo a for\u00e7a da intelig\u00eancia dos japoneses.<\/p>\n

Soichiro devolveu o brilho e a auto-estima ao oper\u00e1rio. Isso n\u00e3o poderia trazer mais prazer a todos do que obter os mais altos \u00edndices de satisfa\u00e7\u00e3o de consumidores onde quer que exista um ve\u00edculo movido por um motor Honda.<\/p>\n\n\n\n
\"\"<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Al Ries tem raz\u00e3o quando afirma que uma imagem de marca se constr\u00f3i de dentro para fora. Os japoneses tamb\u00e9m pensavam assim quando, h\u00e1 seis mil anos, come\u00e7aram a treinar seus samurais.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Soichiro Honda: o samurai que derrotou o ocidente. “Nossas d\u00favidas s\u00e3o traidoras e, temendo tentar, nos fazem perder o sucesso que muitas vezes poder\u00edamos alcan\u00e7ar” Shakespeare O neg\u00f3cio da Honda sempre foi conceber e fabricar alguns dos melhores motores. Disso ningu\u00e9m duvida. Agora pouca gente sabe que a paix\u00e3o de Honda por motores foi despertada …<\/p>\n

Soichiro Honda: o samurai que derrotou o ocidente.<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[475],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/38"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=38"}],"version-history":[{"count":8,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/38\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":207183,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/38\/revisions\/207183"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=38"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=38"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=38"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}