Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":3918,"date":"2007-08-20T15:10:14","date_gmt":"2007-08-20T18:10:14","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=3918"},"modified":"2011-01-28T20:22:56","modified_gmt":"2011-01-28T22:22:56","slug":"por-que-custa-tao-caro-manter-uma-impressora","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/por-que-custa-tao-caro-manter-uma-impressora\/","title":{"rendered":"Por que custa t\u00e3o caro manter uma impressora?"},"content":{"rendered":"

“Ora, tintas! Quantas pessoas voc\u00ea conhece que imprimem apenas um par\u00e1grafo por folha e que n\u00e3o seja em formato \u0091rascunho?” <\/em><\/p>\n

INTRODU\u00c7\u00c3O <\/strong><\/p>\n

Tenho o h\u00e1bito de acompanhar a evolu\u00e7\u00e3o das coisas. Ou para melhor ou para pior. No caso das impressoras estou come\u00e7ando a desconfiar que est\u00e3o apostando na falta de informa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Vamos partir de uma pergunta simples: <\/strong><\/p>\n

Qual a maior fonte de lucro para quem vende ou fabrica impressoras?<\/p>\n

Se voc\u00ea respondeu \u0091cartucho\u0092, ainda est\u00e1 longe! Quem respondeu \u0091tinta\u0092, chegou bem perto. Agora quem respondeu \u0091eu n\u00e3o sei\u0092.. acertou! \u00c9 por ai. A falta de informa\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo a maior de todas as fontes de lucro desse neg\u00f3cio.<\/p>\n

As impressoras melhoraram muito quanto \u00e0 sua qualidade. Imprimem muita coisa com grande perfei\u00e7\u00e3o e em v\u00e1rios formatos e tamanhos, mas em inform\u00e1tica uma impressora \u00e9 uma solu\u00e7\u00e3o que representa um centro de custo fixo para empresas e \u0091home users\u0092. Consome papel, tinta e energia (pois na maioria das vezes passa o dia ligada) e isso custa dinheiro e dinheiro \u00e9caro.<\/p>\n

Uma impressora nova custa o equivalente a quatro cartuchos originais. Em algumas um novo cartucho sai mais caro que a pr\u00f3pria impressora. Esse alto custo abriu um espa\u00e7o grande no mercado. A Lei de Oferta e Procura n\u00e3o perdoa-se tem quem queira comprar, tem quem fa\u00e7a de tudo pra poder vender. Vale pra tudo! Isso estimulou a abertura de empresas que revendem cartuchos reciclados e\/ou que reciclam cartuchos. Os recicladores s\u00e3o hoje a nossa salva\u00e7\u00e3o. Sem eles a coisa seria pior. Mas, ainda assim, os fabricantes tamb\u00e9m ganham, pois comercializam apenas a tinta e elas s\u00e3o vendidas aos barris e quem recicla tamb\u00e9m reclama que compra caro. Com certeza todo mundo gostaria de comprar um cartucho novo se ele n\u00e3o custasse tanto e carregasse t\u00e3o pouca tinta e at\u00e9 imprimiriam mais se fosse um pouco mais barato o custo de impress\u00e3o.<\/p>\n

Vamos dar um tom de humor ao problema, sem deixar de lado a seriedade do assunto. <\/strong><\/p>\n

Antes os cartuchos eram mais \u0091gordinhos\u0092. Agora os fabricantes dizem que as suas m\u00e1quinas “imprimem centenas de p\u00e1ginas” com esses cartuchos, desde que, a \u00e1rea coberta ou a mancha, n\u00e3o ultrapasse os 5% de um papel tamanho Carta ou tamanho A4″.<\/p>\n

Ora, tintas! Quantas pessoas voc\u00ea conhece que imprimem apenas um par\u00e1grafo por folha e que n\u00e3o seja em formato \u0091rascunho\u0092?<\/p>\n

Caro leitor, vou deter-me apenas nos cartuchos de impress\u00e3o para jato-de-tinta pois se estender-me estarei deixando este texto longo demais. Voltemos ao passado. No come\u00e7o eram de 40ml, depois ca\u00edram para 20ml. De volta ao futuro apareceram os de 5ml e criaram a op\u00e7\u00e3o light com 3ml e, agora o mais novo movimento social: \u0091As Sem-Cartucho.\u0092<\/p>\n

Vamos as poss\u00edveis justificativas e ao que a gente n\u00e3o entendeu.<\/p>\n

JUSTIFICATIVA 1 <\/strong>-Os usu\u00e1rios de impressoras com cartuchos de 40ml demoravam muito tempo para substitu\u00ed-los e isso fazia com que as propriedades da tinta ficassem prejudicadas. Ressecavam e entupiam… enfim.Isso era um problem\u00e3o(n\u00e3o sei em que percentual). Assim, os fabricantes, muito preocupados com o consumidor (que bonitinho…!) decidiram reduzir em 20ml para, digamos assim, \u0091ajudar\u0092, \u0091dar uma for\u00e7a\u0092 ao consumidor para gastar mais r\u00e1pido.<\/p>\n

A GENTE N\u00c3O ENTENDEU <\/strong> – A id\u00e9ia era at\u00e9 boa, mas acontece que esqueceram de baixar o pre\u00e7o e como ningu\u00e9m lembrou de avis\u00e1-los esqueceram tamb\u00e9m de informar o consumidor. Como se nada tivesse acontecido a \u0091dieta da tinta\u0092 continuou. Ainda preocupados com o consumidor aumentaram a dose do jejum e os cartuchos acabaram sofrendo de \u0091anorexia pigmentol\u00f3gica\u0092 (a express\u00e3o n\u00e3o existe, mas no meu imagin\u00e1rio popular seria o mesmo que: mais cartucho do que tinta ou mais osso que pele. Como queiram.) at\u00e9 chegarem aos 5ml de hoje. Ainda existe a op\u00e7\u00e3o \u0091anor\u00e9xico-terminal\u0092 com 3ml e a impressora \u0092morta ou modelo Fam\u00edlia Adams\u0092 do movimento das \u0091Sem-Cartucho\u0092.<\/p>\n

JUSTIFICATIVA 2 <\/strong>-Nos manuais das impressoras existe a frase: “Sujeito a altera\u00e7\u00e3o sem aviso-pr\u00e9vio”.<\/p>\n

A GENTE AINDA N\u00c3O ENTENDEU <\/strong> – Certo. Mas, e o aviso posterior? O consumidor n\u00e3o deveria ser avisado que houve redu\u00e7\u00e3o de tinta? Que a capacidade de impress\u00e3o foi diminu\u00edda? Para amenizar foi introduzida a rela\u00e7\u00e3o de 5% de \u00e1rea coberta por p\u00e1gina. Ou seja: voc\u00ea pode imprimir centenas de p\u00e1ginas, desde que voc\u00ea n\u00e3o ultrapasse um par\u00e1grafo por cada folha de papel. Acho que pensaram em Henry Ford quando fizeram isso: “Voc\u00ea pode escolher um Ford de qualquer cor, desde que seja preto”. Cartuchos me mordam! Acho que a frase certa seria: Sujeito, a altera\u00e7\u00e3o \u00e9 sem aviso-pr\u00e9vio!<\/p>\n

JUSTIFICATIVA 3 <\/strong> – O alto custo da tinta.<\/p>\n

A GENTE AINDA N\u00c3O ENTENDEU <\/strong> – Ser\u00e1 que \u00e9 isso mesmo? E as vantagens da famosa escala de produ\u00e7\u00e3o onde foram parar? Ser\u00e1 que mesmo com a redu\u00e7\u00e3o do volume em mililitros e o aumento exorbitante em vendas mundiais isso tudo n\u00e3o fez abaixarem os custos por mil? Jogando mais tinta no buraco negro passaram a informar sobre o Ciclo de Impress\u00e3o. Significa o tempo de vida \u00fatil da impressora e este tempo \u00e9 medido em quantidade de c\u00f3pias totais divido pelo tempo de vida que o fabricante diz que a impressora ir\u00e1 durar. Digamos, \u00e0 guisa de suposi\u00e7\u00e3o, que uma impressora com vida \u00fatil de 20.000 impress\u00f5es, com garantia de 02 anos, ter\u00e1 um ciclo mensal de 834 c\u00f3pias ou pouco mais de 01 resma e meia. Isso nos d\u00e1 duas recargas por m\u00eas a uma m\u00e9dia de R$ 100,00 o cartucho novo e a R$ 50,00 o reciclado. Se a impressora custou R$ 400,00 e trocamos os dois cartuchos por m\u00eas teremos gasto R$ 400,00 reais em dois meses. Se o valor for em cartuchos reciclados teremos o equivalente ao que se gastou comprando a impressora em 4 meses. Claro que a um custo desses o cliente ir\u00e1 optar pela laser que tem um custo operacional bem menos doloroso. Mas a realidade \u00e9 essa, por\u00e9m n\u00e3o precisaria ser se o pre\u00e7o do cartucho original estivesse dentro de uma realidade racional de custo-consumo.<\/p>\n

JUSTIFICATIVA 4 <\/strong>-Redu\u00e7\u00e3o de custos para ganhar mais competitividade face \u00e0 concorr\u00eancia mundial. Certo!<\/p>\n

A GENTE AINDA N\u00c3O ENTENDEU <\/strong> – Seria justo se essa redu\u00e7\u00e3o de custos n\u00e3o tivesse se transformado numa amputa\u00e7\u00e3o. Tentando entender o pensamento estrat\u00e9gico adotado nos tempos idos das jur\u00e1ssicas jato-de-tinta os fabricantes inclu\u00edram os cartuchos de 40ml para conquistar o cliente. Agora que todos est\u00e3o dependentes da tecnologia come\u00e7am as dietas, os banhos de solvente e as amputa\u00e7\u00f5es. Esse \u00e9 o pior exemplo de como irritar o cliente com um elevado grau de efici\u00eancia e efic\u00e1cia.<\/p>\n

JUSTIFICATIVA 5 <\/strong>-Ah! Faltava o Governo! Impostos pesad\u00edssimos, carga tribut\u00e1ria escorchante, custos de importa\u00e7\u00e3o crudel\u00edssimos!<\/p>\n

A GENTE AINDA N\u00c3O ENTENDEU <\/strong> – A tinta \u00e9 cara por que a culpa \u00e9 do Lula que baixou os impostos do computador e \u0091carregou nas tintas\u0092.Cabe uma CPI sobre o \u0091Caos das Jato-de-Tinta\u0092. Se terminar em \u0091pizza\u0092, nos resta esperar as elei\u00e7\u00f5es para votarmos em candidatos que possuam uma plataforma eleitoral focada numa redu\u00e7\u00e3o de carga tribut\u00e1ria para este massacrado e desbotado setor. At\u00e9 l\u00e1, se quiserem levar \u00e9 assim mesmo (lembrei do belo material do Xand\u00f3 que fala sobe isso). S\u00f3 faltava algum pol\u00edtico criar a ANA7?-Ag\u00eancia Reguladora que nos protegeria quando tentassem mudar os tons e pintarem o 7 com na gente.<\/p>\n

UMA COISA PUXA OUTRA COISA E JUNTAS AGRAVAM O EFEITO ESTUFA <\/strong> – Tamb\u00e9m \u00e9 desnecess\u00e1rio dizer que o pre\u00e7o do cartucho novo \u00e9 que dita o valor do reciclado, ali\u00e1s santo cartucho reciclado, bendito sejas tu \u00f3 recarregad\u00edssimo! Apesar de tentarem dar um apelo ecol\u00f3gico a recarga, ainda me assanham as madeixas quando ningu\u00e9m me responde a uma pergunta: “E quando o cartucho n\u00e3o puder mais ser recarregado, o que os fabricantes e recarregadores fazem com eles? Lixo? Reciclam… enviam pra quem?” Ser\u00e1 que essa redu\u00e7\u00e3o ir\u00e1 melhorar a palidez azulada da Camada de Oz\u00f4nio?<\/p>\n

“OS CARA-P\u00c1LIDAS!”-DAN\u00c7ANDO COM OS LOBOS. <\/strong><\/p>\n

O que percebo, pelas \u0091caras-p\u00e1lidas\u0092 dos clientes quando descobrem que o cartucho acabou r\u00e1pido e que o novo custa os \u0091olhos-da-cara\u0092 \u00e9 que a m\u00e1xima da Qualidade Prometida x Qualidade Percebida est\u00e1 invertida. Quando isso acontece o cliente se sente \u0091enganado\u0092 e \u0091insatisfeito\u0092 e que \u0091aquilo \u00e9 um mal-necess\u00e1rio\u0092 e por ai vai! O cliente quer que aquilo que foi prometido a ele seja percebido como plus e nunca como \u0091algo faltando\u0092. \u00c9 not\u00f3rio o semblante de frustra\u00e7\u00e3o do cliente na hora de pagar. \u00c9 como se lhes tivessem retirado o \u0091escalpo\u0092(exagerei caro leitor, mas cabe!).<\/p>\n

Quando a Qualidade Percebida \u00e9 superior a Qualidade Prometida (e depende muito de como isso \u00e9 dito e feito), o cliente se sente feliz, fideliza e recomenda. Quando acontece o contr\u00e1rio ele reclama e fica bem zangado. Primeiro irrita-se com a loja. Esta p\u00f5e a culpa no fabricante, que por sua vez p\u00f5e a culpa no vendedor que n\u00e3o explicou ao cliente. Nos meus treinamentos para vendedores eles dizem que \u00e9 “dif\u00edcil vender uma coisa pro cliente quando nem mesmo eles (vendedores, grifo nosso) t\u00eam seguran\u00e7a se o que est\u00e1 escrito \u00e9 o que realmente acontece, pois mudam e n\u00e3o avisam a ningu\u00e9m.”<\/p>\n

SUJEITO A MUDAN\u00c7A SEM AVISO-PR\u00c9VIO – Retorno. <\/strong><\/p>\n

A frase \u0091Sujeito \u00e0 mudan\u00e7a sem aviso pr\u00e9vio!”.. e nem mesmo aviso-pr\u00e9vio durante ou depois de mudado, est\u00e1 come\u00e7ando a irritar o cliente ou pelo menos, deixando-o desconfiado. Essa frase, na ind\u00fastria, se restringe a projeto e n\u00e3o a suprimento. Por isso n\u00e3o entendemos essa rela\u00e7\u00e3o de custo.<\/p>\n

CONCLUS\u00c3O <\/strong><\/p>\n

Ser\u00e1 que exportaram a Lei de Gerson e esqueceram de nos avisar?<\/p>\n

Este artigo n\u00e3o pretende esgotar o assunto, n\u00e3o desejo ser o arauto do apocalipse, nem mesmo dono-da-verdade, mas sim pressionar os fabricantes a nos explicarem, de forma transparente, por que \u00e9 absurdamente caro manter uma impressora.<\/p>\n

Ah! Antes que me esque\u00e7a: Receber a justificativa que \u00e9 porque eles est\u00e3o muito preocupados conosco… que \u00e9 para o cartucho n\u00e3o entupir e nem a tinta vazar.. ou qualquer uma das cinco aqui expostas, n\u00e3o vale. Arrumem outra, pois essa e todas as outras, eu e toda a galera do F\u00f3rum j\u00e1 sabemos.<\/p>\n

Antes de sermos o que somos, independente da profiss\u00e3o que exercemos, bem antes de tudo isso, n\u00f3s todos somos consumidores e exigimos transpar\u00eancia e aten\u00e7\u00e3o ao nosso limite de toler\u00e2ncia.<\/p>\n

Os comunicadores e advogados costumam dizer que numa hist\u00f3ria existem 3 vers\u00f5es: a minha, a sua e a verdadeira.<\/p>\n

Entre deixar este assunto de lado e escolher defender o consumidor contra a falta de informa\u00e7\u00e3o, eu estarei sempre com a segunda op\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Era hora de levantar essa bandeira e eu tenho certeza que o F\u00f3rum \u00e9 o melhor caminho para que esse cen\u00e1rio comece a mudar.<\/p>\n

Na sua opini\u00e3o, o que voc\u00ea sugeriria como solu\u00e7\u00e3o e\/ou modelo a ser seguido por esse mercado?<\/p>\n

Mudaria tudo?O que mudaria? Qual a melhor forma de imprimir mais e baixar os custos com impress\u00e3o?<\/p>\n

Deixe aqui a sua sugest\u00e3o e vis\u00e3o: com certeza os fabricantes estar\u00e3o lendo. Essa ser\u00e1 a verdadeira solu\u00e7\u00e3o para esse mercado – a que voc\u00ea, usu\u00e1rio, vai deixar aqui.<\/p>\n

A palavra \u00e9 sua.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

“Ora, tintas! Quantas pessoas voc\u00ea conhece que imprimem apenas um par\u00e1grafo por folha e que n\u00e3o seja em formato \u0091rascunho?” INTRODU\u00c7\u00c3O Tenho o h\u00e1bito de acompanhar a evolu\u00e7\u00e3o das coisas. Ou para melhor ou para pior. No caso das impressoras estou come\u00e7ando a desconfiar que est\u00e3o apostando na falta de informa\u00e7\u00e3o. Vamos partir de uma …<\/p>\n

Por que custa t\u00e3o caro manter uma impressora?<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[304,1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3918"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3918"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3918\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":210890,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3918\/revisions\/210890"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3918"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3918"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3918"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}