Jo\u00e3o Ricardo comprou o seu 3G na esperan\u00e7a de poder acessar a internet em banda larga de qualquer lugar. A compra foi realizada junto com o notebook. Mas o que deveria ser motivo de alegria, mobilidade e custo-benef\u00edcio transformou-se em um grande pesadelo que acabou em queixa contra a operadora no Decon. A causa se arrasta por mais uns dias, mas j\u00e1 se sabe que receber\u00e1 o dinheiro de volta. Por\u00e9m, mesmo assim, Ricardo n\u00e3o ter\u00e1 quitada a frustra\u00e7\u00e3o de ter adquirido um servi\u00e7o que n\u00e3o funciona e custa caro!<\/p>\n
Metade das broncas dos consumidores registrada no site Reclame Aqui contra empresas de telefonia celular est\u00e1 relacionada \u00e0 tecnologia 3G.<\/p>\n
A dita e anunciada tecnologia 3G chegou para revolucionar o modo como as pessoas utilizam o celular para se comunicar. Com uma velocidade 15 vezes maior que a atual, o usu\u00e1rio pode assistir v\u00eddeos, baixar m\u00fasicas, acessar a Internet e at\u00e9 conversar vendo a pessoa do outro lado quase da mesma forma que acontece na banda larga fixa.<\/p>\n
No entanto, para muitos consumidores que compraram a id\u00e9ia, os benef\u00edcios n\u00e3o passaram de promessa ou propaganda enganosa.<\/p>\n
Dados do site \u0091Reclame Aqui\u0092 mostram que desde que o 3G come\u00e7ou a ser vendido em algumas cidades do Brasil, a tecnologia passou a ser respons\u00e1vel por 48% das broncas contras as operadoras. Na maioria dos casos, os usu\u00e1rios acusam as empresas de propaganda enganosa, pois, mesmo tendo os aparelhos compat\u00edveis e estarem nas \u00e1reas cobertas pelo servi\u00e7o, v\u00e1rios servi\u00e7os n\u00e3o funcionam e a velocidade de conex\u00e3o chega a ser mais lenta que a tecnologia GPRS.<\/p>\n
A justificativa das operadoras est\u00e1 no fato de \u0091ser muito nova e ainda estar passando por ajustes\u0092. Ent\u00e3o para que vender algo que n\u00e3o funciona corretamente? Nenhuma empresa tem o direito de fazer seus clientes de cobaia e ainda cobrar o valor total de um servi\u00e7o que n\u00e3o funciona como o prometido, nem em parte e nem no todo.<\/p>\n
\u00c9 brincadeira… Chama a ANATEL! <\/strong><\/p>\n Alguns consumidores que postaram broncas nas \u00faltimas semanas relatam que os pr\u00f3prios atendentes das empresas justificam os problemas por conta da tecnologia ser muito recente e que os t\u00e9cnicos ainda est\u00e3o fazendo ajustes. O problema \u00e9 que a conta \u00e9 passada integralmente para o cliente, sem qualquer ajuste para menos.<\/p>\n Pela Lei do Consumidor \u00e9 obrigat\u00f3rio um desconto proporcional aos problemas causados ao usu\u00e1rio e em \u00faltimo caso a devolu\u00e7\u00e3o do dinheiro.<\/p>\n A consultora jur\u00eddica do Reclame Aqui, Jane Resina, especialista em Direito Eletr\u00f4nico, explica que o consumidor tem todo direito de n\u00e3o s\u00f3 cancelar, como tamb\u00e9m ter seu dinheiro de volta quando o servi\u00e7o contratado n\u00e3o condiz com o prometido. “Problemas como esses acontecem com freq\u00fc\u00eancia durante a implanta\u00e7\u00e3o de v\u00e1rios servi\u00e7os, como internet banda larga, TV por assinatura, novas tecnologias de telefonia, entre outros. O consumidor que se sentir lesado, pode entrar com uma a\u00e7\u00e3o individual ou conjunta requerendo o reparo do servi\u00e7o ou devolu\u00e7\u00e3o do valor cobrado. Nem \u00e9 preciso provar que o servi\u00e7o n\u00e3o funciona; quem precisa apresentar as provas \u00e9 a empresa de telefonia”, complementa.<\/p>\n Para fugir desse problema e preservar a minha paci\u00eancia, contratei o TIM WEB M\u00d3VEL. A conex\u00e3o \u00e9 bem lenta, mas me atende nas tarefas que executo nos lugares onde n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel acessar a internet, pois n\u00e3o requerem uma banda t\u00e3o larga. Por\u00e9m, solicitei a troca e a empresa respons\u00e1vel foi muito honesta comigo. A Baydenet informou que a troca pelo 3G Claro demoraria um pouco mais pois, o servi\u00e7o ainda \u0091n\u00e3o estava confi\u00e1vel\u0092 e eles n\u00e3o arriscariam fornecer algo que n\u00e3o funcionasse corretamente. Assim continuo com meu TIM WEB M\u00d3VEL (apenas para emerg\u00eancias), lento, mas n\u00e3o cai e conecto em qualquer lugar sem fio e sem telefone. Prefiro aguardar mais um pouco. Enquanto isso eu testo gratuitamente (o servi\u00e7o que contratei n\u00e3o cobre 3G e por enquanto podemos acessar e conferir a velocidade do servi\u00e7o da TIM ainda em implanta\u00e7\u00e3o e ajustes) <\/em> os pontos onde a TIM j\u00e1 implantou o sistema dela e, onde funciona, o 3G roda at\u00e9 bem e n\u00e3o cai. Mas arriscar minha paci\u00eancia, meu dinheirinho e meu tempo em uma tecnologia ainda n\u00e3o ajustada… Isto fica para depois.<\/p>\n Fica a dica: <\/strong> Se o 3G que contratou n\u00e3o funciona como prometido devolva-o e solicite repara\u00e7\u00e3o. \u00c9 um direito seu! Esses fracassos de estrat\u00e9gias de marketing que n\u00e3o respeitam o amadurecimento das tecnologias e consequentemente o consumidor, servem para dar duras li\u00e7\u00f5es naqueles que resolvem apressar o andor e acabam quebrando o santo de barro.<\/p>\n Quando as operadoras v\u00e3o deixar de fazer lamban\u00e7as e passarem a respeitar os consumidores? Quando a Anatel ir\u00e1 posicionar-se a respeito de mais esse descaso?<\/p>\n Quosque tandem abutere patientia nostra? <\/strong><\/p>\n Tradu\u00e7\u00e3o: <\/em> At\u00e9 quando v\u00e3o abusar da nossa paci\u00eancia?<\/p>\n