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{"id":4103,"date":"2010-05-13T17:40:58","date_gmt":"2010-05-13T23:40:58","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=4103"},"modified":"2010-05-13T17:40:58","modified_gmt":"2010-05-13T23:40:58","slug":"adeus-pc-e-ruim-de-morrer-esse-tal-de-pc","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/adeus-pc-e-ruim-de-morrer-esse-tal-de-pc\/","title":{"rendered":"Adeus, PC? \u00c9 ruim de morrer, esse tal de \u0091PC\u0092!"},"content":{"rendered":"

\u00c9 comum o mundo da tecnologia anunciar o fim de formatos quando da chegada de novos produtos. Mas nem sempre \u00e9 assim. Em rela\u00e7\u00e3o ao velho PC de guerra a coisa ainda n\u00e3o \u00e9 definitiva apesar de muitos j\u00e1 o terem sentenciado \u00e0 morte. O que existe de real nisso tudo \u00e9 a queda da venda de PCs ano a ano no Brasil e o crescimento em vendas de netbooks, notebooks e smartphones.<\/p>\n

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Segundo relat\u00f3rio Setorial da ABINEE \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria Eletro-Eletr\u00f4nica – na \u00e1rea de Inform\u00e1tica, o mercado de PCs totalizou 12 milh\u00f5es de unidades em 2009, mesmo volume comercializado do ano anterior. Enquanto as vendas de desktops ca\u00edram 11% em 2009 na compara\u00e7\u00e3o com 2008 (de 7,70 milh\u00f5es para 6,85 milh\u00f5es de unidades), as vendas de notebooks, incluindo os netbooks, cresceram 20% (de 4,30 milh\u00f5es para 5,15 milh\u00f5es). Ocorreu durante o ano de 2009 uma r\u00e1pida recupera\u00e7\u00e3o da \u00e1rea de Inform\u00e1tica, cujos volumes trimestrais de vendas ficaram muito pr\u00f3ximos dos observados em 2008. A retomada da atividade econ\u00f4mica, em mar\u00e7o, est\u00e1 alavancando os neg\u00f3cios de bens de consumo, como computadores pessoais e telefones celulares. No m\u00eas de mar\u00e7o, verificou-se amplia\u00e7\u00e3o nas vendas destes produtos, ap\u00f3s dois meses de resultados modestos devido a costumeira retra\u00e7\u00e3o dos consumidores, por conta de suas despesas com pagamento de impostos, como IPVA e IPTU, e materiais escolares, entre outros gastos.<\/p>\n

Ainda segundo o clipping da ABINEE, de mar\u00e7o deste ano, tomando como base a maior fabricante de computadores do pa\u00eds, a Positivo registrou um salto de 31,8 por cento nas vendas do primeiro trimestre em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano passado, devido as entregas para clientes governamentais. At\u00e9 mar\u00e7o, a empresa vendeu 425,7 mil computadores pessoais, contra 323,1 mil PCs um ano antes – segundo a pr\u00e9via do trimestre divulgada pela empresa. O pre\u00e7o m\u00e9dio em reais caiu para 1.389 reais ante 1.409 reais em 2009, por conta da queda no valor m\u00e9dio de notebooks, de 7,6 por cento na compara\u00e7\u00e3o anual principalmente em fun\u00e7\u00e3o da taxa de c\u00e2mbio. No total, a empresa vendeu 140,9 mil notebooks, 30,9 por cento a mais que em igual per\u00edodo de 2009 e 284,8 mil computadores de mesa (desktops), 32,2 por cento de crescimento.<\/p>\n

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A receita l\u00edquida total teve uma alta de 30,7 por cento, para 531,4 milh\u00f5es de reais. O resultado de vendas foi positivamente influenciado pelo maior ritmo de entregas a clientes categoria governo, destacando uma alta de 109,7 por cento no n\u00famero de entregas a clientes estatais, que chegaram a 108,9 mil unidades. A estimativa \u00e9 que sejam entregues para o mercado de governo mais de 330 mil PCs em 2010, o que representaria uma alta de 131 por cento contra o observado em 2009. No varejo foram vendidos 298,8 mil computadores, alta de 25,9 por cento contra o primeiro trimestre do ano passado, um recorde para o per\u00edodo afirma a empresa. Na \u00e1rea corporativa, as vendas ca\u00edram 47 por cento ante os tr\u00eas primeiros meses de 2009, para 17,9 mil PCs. Apesar disso, o volume representa crescimento de 9,8 por cento sobre o quarto trimestre. A Positivo espera uma revers\u00e3o no cen\u00e1rio \u00e0 medida que melhora a perspectiva de investimento das empresas.<\/p>\n

Pelo mundo os fabricantes asi\u00e1ticos de chips anunciam novos resultados fortes e a recupera\u00e7\u00e3o do setor mundial de tecnologia que est\u00e1 se acelerando, com o est\u00edmulo da recupera\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica aos investimentos empresariais e pessoais. A demanda superior \u00e0 esperada por computadores pessoais e a produ\u00e7\u00e3o limitada das empresas de menor porte resultaram em alta nos pre\u00e7os de chips de mem\u00f3ria dynamic random access memory (DRAM) e NAND, o que beneficia l\u00edderes setoriais como Samsung Electronics, Hynix Semiconductor e Toshiba. Enquanto isso a Nokia reduziu em abril a estimativa de lucro para sua unidade de telefones na medida em que enfrenta dificuldades no mercado de aparelhos mais caros, fazendo suas a\u00e7\u00f5es despencarem. No mesmo m\u00eas a NOKIA declarou que a crescente tecnologia de c\u00e2meras em celulares deve transformar o sistema SLR de equipamentos convencionais, e at\u00e9 mesmo os profissionais, em obsoletos. A Nokia aposta que em menos de um ano, os telefones dever\u00e3o gravar v\u00eddeos em alta defini\u00e7\u00e3o e para que voc\u00ea possa transferi-los diretamente \u00e0 sua televis\u00e3o, segundo declarou a Nokia a Reuters. No mesmo m\u00eas a LG Display e a rival de menor porte AU Optronics sinalizaram uma recupera\u00e7\u00e3o robusta no setor de TVs com telas de cristal l\u00edquido (LCD) depois de superarem com folga as proje\u00e7\u00f5es de lucros trimestrais devido \u00e0 forte procura por TVs de tela plana na China.<\/p>\n

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Apesar dos bons n\u00fameros do mercado, o velho PC est\u00e1 sim se transformando. O americano Todd Bradley (VP de computa\u00e7\u00e3o pessoal da HP), afirmou em entrevista ao Portal Exame que a \u201cera da informa\u00e7\u00e3o fez com que os consumidores estabelecessem novas prioridades ao lidar com a tecnologia\u201d. Para ele, as novas m\u00e1quinas s\u00e3o centros de m\u00eddia que tamb\u00e9m v\u00e3o revolucionar o consumo de conte\u00fado.<\/p>\n

Mas existem outros fatores que est\u00e3o deixando o velho PC de \u2018al\u00e7as-em-p\u00e9\u2019. O primeiro deles est\u00e1 relacionado \u00e0 mobilidade; o segundo ao pre\u00e7o; o terceiro ao fato de \u2018primeiro computador\u2019, o quarto ao novo perfil de usu\u00e1rio focado em redes sociais e por \u00faltimo o smartphone que proporciona acesso a-qualquer-hora-em-qualquer-lugar. Ano passado acompanhei uma reuni\u00e3o de um executivo da Intel quando na ocasi\u00e3o aconselhava a um lojista (por quest\u00e3o de \u00e9tica profissional para com a empresa preservo os nomes) que n\u00e3o focasse na venda de netbooks, pois apesar da curva de vendas se mostrar extremamente favor\u00e1vel em volume de dinheiro, as margens de lucro acabavam por contribuir negativamente e no final o resultado seria deficit\u00e1rio. A observa\u00e7\u00e3o era correta, pois para ter a mesma lucratividade ter\u00edam que vender duas vezes e meia a quantidade de notes e quase duas vezes a de desktops. A melhor solu\u00e7\u00e3o ainda seria vender notebooks e desktops. Na reuni\u00e3o foi explicado ao lojista por que a Intel havia decidido trabalhar apenas com tr\u00eas linhas de processadores \u2013 Core i3, Core i5 e Core i7. Resumindo, seria por \u201cser mais f\u00e1cil explicar ao consumidor e ele entender a diferen\u00e7a de aplica\u00e7\u00e3o para cada um deles no seu dia-a-dia\u201d.<\/p>\n

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Analisando as planilhas de vendas (que \u00e9 o que realmente interessa para quem vive do com\u00e9rcio) e a sua evolu\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao per\u00edodo anterior chegou-se a conclus\u00e3o que seria necess\u00e1rio mudar a arruma\u00e7\u00e3o da loja colocando os netbooks em menor destaque que antes; tir\u00e1-lo da publicidade como promo\u00e7\u00e3o e focar na venda de notes e m\u00e1quinas dimensionadas para entretenimento. Para nossa surpresa os nets n\u00e3o diminu\u00edram seu ritmo de vendas, mas notes e desktops melhoraram com a abordagem, para este \u00faltimo, focada no entretenimento. Os notes vendiam mais pelo quesito capacidade, mobilidade e multiaplica\u00e7\u00f5es inclusive jogar e assistir filmes conectados a LCDs\/Plasma\/Led\/Olead, projetado na parede ou na tela do pr\u00f3prio note. Uma coisa que percebemos foi que o tamanho do computador est\u00e1 relacionado ao conte\u00fado que se deseja. Por exemplo \u2013 smartphones s\u00e3o mini twiterdecks – apenas o necess\u00e1rio e urgente. Os notebooks a privacidade \u2013 o one-to-one – e os desktops para todo mundo e para a casa tamb\u00e9m. Mesmo assim, as vendas oscilam sem crescer muito, pois um upgrade (para os usu\u00e1rios leigos ou n\u00e3o avan\u00e7ados) resolve na maioria das vezes, sem a necessidade de comprar um totalmente novo. J\u00e1 para o segmento corporativo a coisa tamb\u00e9m muda e o uso de tipos mais pr\u00e1ticos como os desktops virtuais acaba por sepultar os desktops que ficavam embaixo das mesas e sempre estavam a exigir manuten\u00e7\u00e3o dos t\u00e9cnicos de inform\u00e1tica.<\/p>\n

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Os desktops de antes n\u00e3o precisavam ser bonitos. Bastavam ser funcionais. Hoje precisam bem mais que isso \u2013 exigem os consumidores desktops com telas grandes (muitos com at\u00e9 mais de uma tela) e sens\u00edveis ao toque e que proporcionem uma experi\u00eancia ampla que vai muito al\u00e9m de simplesmente jogar ou ler not\u00edcias na internet, por exemplo. Sim, o mercado est\u00e1 mudando, mas apesar de netbooks, smartphones e notebooks, os desktops ainda ter\u00e3o seu lugar na casa por um bom tempo. \u00c9 perfeitamente poss\u00edvel encontrar em uma casa de Classe C ou Classe M\u00e9dia uma fam\u00edlia usando um desktop, um note, um netbook e smartphones. O foco ser\u00e1 no hardware como ferramenta de conveni\u00eancia e n\u00e3o mais como \u2018um-pra-tudo\u2019 como era antigamente \u2013 \u00e9 a chamada interconex\u00e3o. \u00c9 essa a tend\u00eancia que vai determinar o destino de prefer\u00eancia ou n\u00e3o por v\u00e1rios modelos de m\u00e1quinas sejam elas smartphones, nets, notes ou desks. Segundo o VP da HP, Todd Bradley, \u201cOs netbooks fixaram um novo patamar de pre\u00e7os para os notebooks, em torno de 300 d\u00f3lares, e estabeleceram um ciclo mais curto de troca de PCs\u201d. Sim, \u00e9 verdade. Mas os nets tem seu espa\u00e7o bem definido. Uma compara\u00e7\u00e3o que gosto de fazer \u00e9 com carros. Se voc\u00ea deseja um carro econ\u00f4mico que sirva para ir ao supermercado e viagens curtas com no m\u00e1ximo tr\u00eas pessoas vai escolher um carro popular, mas se tem fam\u00edlia grande o carro \u00e9 outro. Se desejar mais esportividade e desempenho vai escolher um carro mais potente e para duas pessoas. Para rodar fora-de-estrada a mesma coisa.<\/p>\n

Existe mercado para todos e o mesmo est\u00e1 acontecendo com o segmento de computadores pessoais. Os carros e os PCs est\u00e3o cada vez mais parecidos na sua forma de vender. Se voc\u00ea deseja uma Ferrari vai ter que esperar ser montada. A mesma coisa vai acontecer com um super PC. A vis\u00e3o da HP em rela\u00e7\u00e3o a isso est\u00e1 correta. Para ela \u201co consumidor quer um computador que reflita sua personalidade\/utilidade e ele tem cobrado isso da ind\u00fastria. O design \u00e9 importante, mas o consumidor tamb\u00e9m considera outros atributos na compra, que incluem at\u00e9 o uso de embalagem sustent\u00e1vel\u201d. J\u00e1 a Motorola aposta em conte\u00fado e na interconex\u00e3o para incluir seus smartphones na lista de desejos dos clientes. O maior desafio a ser enfrentado pelos fabricantes \u00e9, segundo o executivo da HP, Todd Bradley, \u201ctornar acess\u00edveis para o consumidor-padr\u00e3o (leia-se Classe C, grifo nosso) os PCs com tela 3D\u201d. E completa: \u201cO desafio \u00e9 barate\u00e1-los em todas as regi\u00f5es do mundo\u201d. Uma coisa \u00e9 certa: no mercado de PCs, seja ele de que tamanho for, n\u00e3o existe essa coisa de emergentes. Com a internet, quem pode compra e independe de pa\u00eds, cidade e at\u00e9 de bairro.<\/p>\n

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Acredito que ser\u00e1 a interconex\u00e3o que far\u00e1 a verdadeira e profunda mudan\u00e7a nos formatos que os hardwares dever\u00e3o ter. A pesquisa realizada pela Motorola que analisei\u00a0aqui <\/a>mostra que t\u00e1 tudo ainda meio que embolado. Oito em cada dez consumidores (77%) reconhecem que a tecnologia m\u00f3vel integrou sua vida no \u00e2mbito pessoal e profissional, enquanto dois ter\u00e7os (66%) admitem ter conseguido proporcionar equil\u00edbrio para sua vida. A pesquisa orientada a jovens do novo mil\u00eanio, realizada pela Motorola em 2008, apontou que 83% desses indiv\u00edduos exercem uma grande influ\u00eancia nas decis\u00f5es dos pais com rela\u00e7\u00e3o \u00e0 contrata\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de televis\u00e3o (Fonte: Motorola Home and Networks Mobility Millennial White Paper, 2008). E aqui uma surpresa: os resultados apurados pelo Bar\u00f4metro de Consumo de M\u00eddia 2010 demonstram que os pais tamb\u00e9m possuem influ\u00eancia nas decis\u00f5es tecnol\u00f3gicas dos filhos, na mesma ou em maior medida. Do total, 33% dos que influem no mundo da tecnologia s\u00e3o baby boomers, e 39% pertencem \u00e0 Gera\u00e7\u00e3o X. Os jovens do novo mil\u00eanio (99%), os da Gera\u00e7\u00e3o X (99%) e os baby boomers (93%) foram consultados a respeito dos dispositivos que gostariam de utilizar para acessar a m\u00eddia social, 70% responderam que seria por meio da televis\u00e3o, e os computadores (71%) e os telefones m\u00f3veis (84%).<\/p>\n

Com rela\u00e7\u00e3o a conte\u00fado, entre os entrevistados do Reino Unido, 87% compartilham informa\u00e7\u00f5es regularmente entre seus dispositivos, enquanto est\u00e3o na rua e em casa. J\u00e1 70% assistem \u00e0 televis\u00e3o semanalmente, n\u00famero maior que a m\u00e9dia europeia, de 62%. No entanto, a pesquisa demonstrou um crescimento no n\u00famero de telespectadores daquele pa\u00eds que acessam conte\u00fados em outros meios: 52% assistem a v\u00eddeos ao vivo pela internet; 34% veem TV sob demanda; e 29% fazem downloads de v\u00eddeos da internet ao menos uma vez por semana. Isso demonstra a tend\u00eancia da procura por diversas fontes. Outro dado levantado pela pesquisa \u00e9 que mais da metade dos entrevistados no Reino Unido mostrou interesse nas aplica\u00e7\u00f5es para TV que permitem personaliza\u00e7\u00e3o de suas experi\u00eancias nesse meio. Mesmo assim, 69% afirmaram se sentir frustrados por ter de buscar, entre tantas op\u00e7\u00f5es, aquilo que \u00e9 de seu interesse. Quem apostou no fim da TV tamb\u00e9m errou. Ela continua viva e vendendo muito. Ali\u00e1s, erraram j\u00e1 no seu lan\u00e7amento quando o The New York Times publicou mat\u00e9ria onde na an\u00e1lise de um rep\u00f3rter especializado \u2013 \u201ca Televis\u00e3o n\u00e3o daria certo\u201d.<\/p>\n

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Em um outro artigo come\u00e7o com o\u00a0que est\u00e1 na hist\u00f3ria<\/a> para questionar vis\u00f5es estanques – Quando August Lumi\u00e9re inventou o cinema j\u00e1 foi logo dizendo (sim, ele mesmo) que ele n\u00e3o teria futuro comercial. H.M.Warner, co-fundador da Warner Brothers em 1927 largou essa p\u00e9rola o que mostrava que estava muito ‘antenado’ com as tend\u00eancias de mercado: \u201cQuem diabos deseja ouvir atores falando?\u201d. Alguns anos depois, em 19 de Abril de 1939, por ocasi\u00e3o da apresenta\u00e7\u00e3o de um aparelho de TV nos EUA, o The New York Times destacou que a \u201cTelevis\u00e3o n\u00e3o dar\u00e1 certo, pois a popula\u00e7\u00e3o americana n\u00e3o ia \u2018ag\u00fcentar\u2019 ficar muito tempo olhando para aquela caixa!\u201d… Mary Somerville, pioneira em radiodifus\u00e3o educacional, em 1948 deixou outra cita\u00e7\u00e3o apocal\u00edptica: “A televis\u00e3o n\u00e3o ir\u00e1 durar. \u00c9 uma tempestade num copo d\u2019\u00e1gua!” disse. Eu confesso a voc\u00eas leitores que sou meio c\u00e9tico quando se trata de previs\u00f5es apocal\u00edpticas ou sentencialistas que rotulam coisas e pessoas na forma de preconceito. Vejamos um pouco mais da hist\u00f3ria – Pasteur formou-se com nota med\u00edocre em Qu\u00edmica; Einstein foi reprovado na Academia Polit\u00e9cnica; Darwin n\u00e3o conseguiu entrar na Faculdade de Medicina de Cambridge e Thomas Edson “era um garoto confuso da cabe\u00e7a, que n\u00e3o conseguia aprender”. Esta frase foi dita por ningu\u00e9m menos que o reverendo Engle, professor da \u00fanica sala de aula da cidadezinha de Milan, no estado americano de Ohio. Beethoven tamb\u00e9m foi enquadrado dessa forma. Segundo seu professor de m\u00fasica “ele n\u00e3o tinha futuro como compositor”. E Tesla seria um cientista maluco que queria dominar o mundo e foi derrotado pelo Superman. Outro professor, Erasmos Wilson da Universidade de Oxford, disse certa vez que quando a Exposi\u00e7\u00e3o de Paris fechasse, “ningu\u00e9m mais iria ouvir falar de energia el\u00e9trica”. Felizmente, para n\u00f3s, estavam todos errados. Hoje corremos o mesmo risco de precipita\u00e7\u00e3o em apostar no fim de velhas ou novas tecnologias, sendo um dos mais novos exemplos o 3D.<\/p>\n

\"\"
\nSeu Lunga!<\/p>\n

N\u00e3o acredito na morte do formato desktop e muito menos do PC (como queiram), mas sim, na sua renova\u00e7\u00e3o, devidamente adequado \u00e0s novas exig\u00eancias dos consumidores. E isso o velho e bom PC j\u00e1 vem fazendo sem reclamar. Na realidade a base de um PC \u00e9 um processador, mem\u00f3ria, mem\u00f3ria n\u00e3o vol\u00e1til(HD, memory cards etc)) e uma placa-m\u00e3e. O resto \u00e9 perif\u00e9rico e acess\u00f3rio. Enquanto esta base n\u00e3o mudar o bom e velho PC vai continuar existindo, mesmo que seja com outro nome. De certo mesmo, como diria o famigerado cearense \u2018Seu Lunga\u2019:\u00a0– \u201cO que eu sei, rapaz, \u00e9 que s\u00f3 existe a \u2018conspira\u00e7\u00e3o cearense\u2019 para dominar o mundo! O resto \u00e9 coisa desse povo da televis\u00e3o, meu filho! \u2018Bixim\u2019 ruim de morrer, esse PC, viu \u2018maxurr\u00e9i\u2019! Mas me diga… o que \u00e9 mesmo esse tal de PC?\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

\u00c9 comum o mundo da tecnologia anunciar o fim de formatos quando da chegada de novos produtos. Mas nem sempre \u00e9 assim. Em rela\u00e7\u00e3o ao velho PC de guerra a coisa ainda n\u00e3o \u00e9 definitiva apesar de muitos j\u00e1 o terem sentenciado \u00e0 morte. O que existe de real nisso tudo \u00e9 a queda da …<\/p>\n

Adeus, PC? \u00c9 ruim de morrer, esse tal de \u0091PC\u0092!<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[408,409,12],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4103"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4103"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4103\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4103"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4103"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4103"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}