Pelo que se desenha, antes mesmo de come\u00e7ar, a campanha eleitoral deste ano ir\u00e1 derrubar velhos conceitos sobre como fazer uma campanha pol\u00edtica na Internet. De acordo com mat\u00e9ria do jornalista Luiz Queiroz, do site Converg\u00eancia Digital (05\/04) – “o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) postou mensagem no Twitter, informando que uma empresa de inform\u00e1tica estaria registrando dom\u00ednios na Internet com objetivo de criar sites com o intuito espec\u00edfico de atacar a candidatura presidencial da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).” <\/em><\/p>\n Pelo apurado a empresa \u00e9 detentora de um dom\u00ednio criado para real\u00e7ar as qualidades do candidato do PSDB na Internet (www.amigosdoserra.com.br), o que supostamente a vincula com a candidatura tucana. A empresa tamb\u00e9m registrou dois outros endere\u00e7os eletr\u00f4nicos,deixando clara a inten\u00e7\u00e3o de atacar a imagem da candidata do PT \u00e0 Presid\u00eancia da Rep\u00fablica. O mais grave, foi ter supostamente usado CNPJs diferentes nos registros de dom\u00ednios. Os CNPJs pesquisados no site da Receita Federal aparecem como “inexistentes”. A DDM tamb\u00e9m atende pelo nome “Duo Database Marketing Servi\u00e7os e Sistemas Ltda” e seu endere\u00e7o eletr\u00f4nico \u00e9 www.ddm.com.br.<\/a> O curioso \u00e9 que tanto os seus CNPJs, quanto os endere\u00e7os comerciais deixam margem para d\u00favidas sobre suas exist\u00eancias por serem imprecisos e\/ou incorretos. Est\u00e3o registrados no nome da empresa os seguintes dom\u00ednios na Internet: – amigosdoserra.com.br- dilmanao.com.br – gentequemente.com.br – joseserraoficial.com.br – jotaserra.com.br – jozeserra.com.br – jserra.com.br.<\/p>\n CNPJs e telefones inv\u00e1lidos-por que e para qu\u00ea? <\/strong><\/p>\n Na Receita Federal, quando pesquisado o CNPJ da empresa DDM (05\/04) usado junto ao Registro.br – do Comit\u00ea Gestor da Internet do Brasil – (n\u00b0 066.514.423\/0001-38) ele foi apontado como inexistente.<\/p>\n Hoje \u00e0 tarde ele aparece como v\u00e1lido.<\/p>\n (Ali\u00e1s, o Comit\u00ea Gestor da Internet deveria ter um software que rejeitasse CNPJs falsos-\u00e9 a m\u00e1xima da casa de ferreiro espeto de pau). Tamb\u00e9m com CNPJs inexistentes, a DDM teria registrado os dom\u00ednios: “www.dilmanao.com.br”-“www.gentequemente.com.br” e “www.amigosdoserra.com.br”; com o CNPJ n\u00b0000.660.111\/0001-24, inv\u00e1lido at\u00e9 ontem (05\/04),<\/p>\n hoje \u00e0 tarde aparece como CNPJ v\u00e1lido<\/p>\n . O telefone para contato com a empresa tamb\u00e9m chama a aten\u00e7\u00e3o: (11 – 11111111). Al\u00e9m disso, a empresa informa dois endere\u00e7os comerciais diferentes.<\/p>\n Mas n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 a empresa DDM que est\u00e1 atr\u00e1s de confus\u00e3o. O Instituto Social Democrata (do PSDB), tamb\u00e9m mant\u00e9m um dom\u00ednio na web que, servir\u00e1 para atacar diretamente aos advers\u00e1rios ao longo da campanha (www.petralhas.com.br). O candidato Jos\u00e9 Serra conta ainda com o endere\u00e7o eletr\u00f4nico www.serra45.com.br,<\/a> que foi registrado diretamente pelo PSDB. Al\u00e9m disso, o Instituto mant\u00e9m registrados os seguintes dom\u00ednios: – blogdojoseserra.com.br – blogdoserra.com.br – eagora.blog.br – jose-sera.com.br – jose-sera45.com.br – josesera.com.br – josesera2010.com.br – josesera45.com.br – joseserra.blog.br – joseserra2010.com.br – petralhas.com.br – serra2010.com.br – sitedojoseserra.com.br – sitedoserra.com.br.<\/p>\n O segredo n\u00e3o \u00e9 mais secreto… <\/strong><\/p>\n Outra estrat\u00e9gia adotada por partidos pol\u00edticos na web \u00e9 enviar emails com not\u00edcias falsas a respeito da vida de candidatos e seus familiares. Tais emails s\u00e3o imediatamente repassados sem nenhuma an\u00e1lise cr\u00edtica. O fato \u00e9 que tais sites serviriam para disseminar de forma an\u00f4nima fatos e ataques em vez de discutir propostas. Este tipo de estrat\u00e9gia funcionou quando a Web era 1.0 e seus usu\u00e1rios meros consumidores de informa\u00e7\u00e3o sem esp\u00edrito cr\u00edtico. Hoje tais estrat\u00e9gias ou abordagens s\u00f3 ajudam a promover o candidato contr\u00e1rio, pois mostra que, longe de discutir propostas, o que pode vir a pegar mesmo ser\u00e3o acusa\u00e7\u00f5es sem o m\u00ednimo de provas.<\/p>\n O fato \u00e9 que, se isso era uma estrat\u00e9gia para ser mantida em segredo, agora n\u00e3o \u00e9 mais e ganha not\u00f3ria desconfian\u00e7a dos prop\u00f3sitos de determinadas candidaturas quando se apresentam na web. \u00c9 por causa deste tipo de gente-\u0091profissionais\u0092-que aparecem certos senadores querendo amorda\u00e7ar a Internet. <\/strong> Mas n\u00f3s estamos de olho e na Web-Livre ningu\u00e9m mexe. N\u00e3o sem que a gente fa\u00e7a um barulho muito grande.<\/p>\n Que as elei\u00e7\u00f5es deste ano na Internet sejam uma festa democr\u00e1tica da liberdade de express\u00e3o e n\u00e3o um festim diab\u00f3lico onde a libertinagem deixa de ser a exce\u00e7\u00e3o. Em pol\u00edtica, principalmente, segredo s\u00f3 existe entre duas pessoas quando uma delas morreu. Estamos de olho. A empresa de inform\u00e1tica DDM Desenvolvimento de Software S\/S Ltda tem, de fato, muitas explica\u00e7\u00f5es a dar sobre algumas curiosidades levantadas pelo portal \u0091Converg\u00eancia Digital\u0092.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Pelo que se desenha, antes mesmo de come\u00e7ar, a campanha eleitoral deste ano ir\u00e1 derrubar velhos conceitos sobre como fazer uma campanha pol\u00edtica na Internet. De acordo com mat\u00e9ria do jornalista Luiz Queiroz, do site Converg\u00eancia Digital (05\/04) – “o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) postou mensagem no Twitter, informando que uma empresa de inform\u00e1tica estaria …<\/p>\n