Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":4217,"date":"2007-11-05T12:08:05","date_gmt":"2007-11-05T18:08:05","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=4217"},"modified":"2007-11-05T12:08:05","modified_gmt":"2007-11-05T18:08:05","slug":"operadoras-entre-a-cruz-e-o-tridente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/operadoras-entre-a-cruz-e-o-tridente\/","title":{"rendered":"Operadoras: Entre a cruz e o tridente!"},"content":{"rendered":"

“O homem pode aprender de duas formas: Pelo amor ou pela dor!” <\/strong> Ditado popular extra\u00eddo da B\u00edblia. <\/em><\/p>\n

Certa vez um homem chegou ao C\u00e9u. Ele era 50% bom e 50% ruim. Na fila de espera para atendimento o homem identificou S\u00e3o Pedro que usava um notebook irado, \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, conectado a uma rede de alta velocidade, tecnologia Wi Sky em plataforma \u00c2ngelus e com provedor Paradise. Tudo perfeito. Tudo do C\u00e9u. Quando chegou sua vez o homem j\u00e1 foi ouvindo de S\u00e3o Pedro e ai come\u00e7ou o seguinte di\u00e1logo: <\/em><\/p>\n

– “Senhor Augustus dos Anjos. O senhor, vejo aqui, foi metade bom e metade ruim. Isso \u00e9 raro aqui. E d\u00e1 o direito de escolher onde quer ficar, se no C\u00e9u ou no inferno.” Afirmou S\u00e3o Pedro.<\/p>\n

– “Como assim, d\u00e1 direito? \u00c9 claro que eu quero ficar no C\u00e9u.” Espantou-se Augustus.<\/p>\n

_ “Senhor Augustus, o que eu quero dizer \u00e9 que o senhor pode visitar os dois lugares e depois escolher.” Afirmou S\u00e3o Pedro.<\/p>\n

– “Quer dizer que eu posso entrar no C\u00e9u olhar tudo e depois ir ao inferno e decidir onde quero ficar? \u00c9 isso?” Indagou o Augustus.<\/p>\n

– “Exatamente, filho! Entre, veja o C\u00e9u, j\u00e1 que est\u00e1 aqui.” Concluiu S\u00e3o Pedro.<\/p>\n

Augustus entrou e tudo era lindo, calmo, perfeito. Afina de contas era o Para\u00edso. Ele existia. M\u00fasica suave, pessoas felizes… mas, ele n\u00e3o viu festas, nem mulheres, nem a maioria dos amigos. Ai pensou em ver como era o inferno. Voltou e pediu pra ser mandando pro inferno como visitante. Foi atendido.<\/p>\n

Chegando l\u00e1, se espantou. Tava rolando a maior balada. Bebida, mulher, farra grande, sexo \u00e1 vontade. Encontrou seus amigos, alguns parentes e foi apresentado ao diabo em pessoa. Augustus achou o diabo um cara legal, simp\u00e1tico, papo bom e muito maneiro.<\/p>\n

A festa rolava. Luzes e m\u00fasica sem parar. Tinha de tudo. N\u00e3o tinha pol\u00edcia e nem seguran\u00e7a! N\u00e3o precisava, pois ali era o inferno e a desordem era a lei. Desobedecer a lei era legal. Augustus n\u00e3o se conteve e foi falar com o diabo.<\/p>\n

– “Seu diabo… estou entranhando… todo mundo diz que o inferno \u00e9 o pior lugar do mundo e o que vejo aqui \u00e9 que a festa \u0091rola solta\u0092. O que tem de errado?” Perguntou o homem.<\/p>\n

– “Caro amigo, aqui no inferno \u00e9 assim… inferninho direto, festa, bebida, baladas, agitos e mulheres. Farra aqui \u00e9 toda hora. \u00c9 isso que voc\u00ea est\u00e1 vendo. Agora se deseja paz, tranq\u00fcilidade e aquelas coisas chatas do C\u00e9u o seu lugar n\u00e3o \u00e9 aqui. A op\u00e7\u00e3o \u00e9 sempre sua e as conseq\u00fc\u00eancias tamb\u00e9m!” Finalizou o diabo. O bom \u00e9 que ele foi sincero nesta parte.<\/p>\n

Augustus perguntou aos amigos se o inferno era mesmo tudo aquilo de \u0091bom\u0092. Os amigos festeiros confirmaram. Sem perder tempo Augustus foi ao C\u00e9u e decidiu-se pelo inferno, afinal de contas ele tinha esse raro direito. O direito de optar! S\u00f3 que esqueceu que as conseq\u00fc\u00eancias n\u00e3o podem ser mudadas como disse o pr\u00f3prio diabo em pessoa.<\/p>\n

No dia seguinte, ao chegar ao inferno tava tudo parado. Imediatamente o simp\u00e1tico diabo mostrou sua verdadeira face e o jogou em um caldeir\u00e3o de lava fervente. As mulheres sumiram e os amigos choravam e gritavam de dor. Era o que todo mundo falava: \u0091um inferno!\u0092 Augustus apavorou-se e sentiu-se enganado. Imediatamente gritou ao dono do lugar: “Que diabo de inferno \u00e9 esse?” O diabo respondeu: “Amigo, voc\u00ea est\u00e1 certo! Esse \u00e9 o inferno do diabo! Seja muito mal-vindo!” Disse \u00e1s gargalhadas!<\/p>\n

Augustus reclamou de novo.<\/p>\n

– “Mas e aquela festa toda? Onde foi parar?”<\/p>\n

– “Augustus, ontem, quando voc\u00ea esteve aqui eras um prospect. Hoje voc\u00ea \u00e9 nosso cliente!”. E tome gargalhada. Parecia a risada da m\u00fasica \u0091Thriller\u0092 do Michael Jackson.<\/p>\n

E assim o nosso Augustus, ex-Dos Anjos, foi infeliz para sempre e transformou sua vida em um inferno, pois no inferno n\u00e3o havia um SAC pra ele ligar e reclamar.<\/p>\n

Essa passagem ilustra o que vou tratar em seguida: As operadoras de telefonia.<\/p>\n

Mas o que as operadoras t\u00eam a ver com isso? TUDO! <\/strong><\/p>\n

\u00c9 uma esp\u00e9cie de inferno na terra.<\/p>\n

Conhe\u00e7am estes n\u00fameros: <\/strong><\/p>\n

Pelo menos 32% das broncas dos consumidores do site Reclame Aqui – www.reclameaqui.com.br<\/a> – s\u00e3o por problemas em contas telef\u00f4nicas ou servi\u00e7os que n\u00e3o funcionam e grande parte das empresas sequer responde \u00e0s reclama\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Na hora de oferecer produtos e servi\u00e7os, grande parte das empresas de telefonia, seja fixa ou celular, coloca \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o um batalh\u00e3o de tele vendedores. S\u00e3o linhas adicionais, planos de tarifas “vantajosos”, aparelhos gr\u00e1tis, pacotes de internet em banda larga, entre outros. A verdade \u00e9 que, na hora de buscar o dinheiro do cliente, existe toda uma mobiliza\u00e7\u00e3o que segue as metas de vendas como a festa que o diabo promoveu pra pegar mais um infeliz.Semelhante ao que aconteceu com o nosso desgra\u00e7ado Augustus Prospect, ex-Dos Anjos.<\/p>\n

Entretanto, o problema come\u00e7a quando algum desses produtos ou servi\u00e7os n\u00e3o saem conforme a empresa prometeu e a\u00ed \u00e9 o inferno.<\/p>\n

Atrasos na instala\u00e7\u00e3o, liga\u00e7\u00f5es que n\u00e3o existem debitadas na conta e internet que n\u00e3o funciona s\u00e3o apenas uma pequena parte do universo de reclama\u00e7\u00f5es. \u00c9 a\u00ed que o consumidor descobre que o tratamento dado para a venda n\u00e3o \u00e9 o mesmo da p\u00f3s-venda. A maioria dos insatisfeitos precisa gastar horas de seu tempo nos 0800 e, geralmente, o problema demora meses para ser resolvido (sugiro ler o artigo publicado aqui no F\u00f3rum-Operadoras: assinou n\u00e3o leu…).<\/p>\n

Dados do Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), site brasileiro de encontro de consumidores descontentes, mostram que, no ranking de qualidade no atendimento e aten\u00e7\u00e3o aos clientes, as empresas de telefonia est\u00e3o entre as piores do pa\u00eds, na opini\u00e3o dos 130 mil consumidores cadastrados, ou seja: \u00e9 o diabo em pessoa! A pesquisa revelou que as teles respondem, em m\u00e9dia, somente a 4% das reclama\u00e7\u00f5es e que demoram mais de seis dias para dar sequer um retorno.<\/p>\n

Segundo Maur\u00edcio Vargas, diretor do Reclame Aqui, o levantamento foi feito baseado em um universo de 6 mil empresas de v\u00e1rios setores que tiveram algum tipo de reclama\u00e7\u00e3o registrada no site.<\/p>\n

Os n\u00fameros do pesadelo! <\/strong><\/p>\n

No levantamento feito de 2002 at\u00e9 outubro de 2007, o sistema apontou praticamente todas as empresas de telefonia fixa e m\u00f3vel entre as que mais desagradaram seus clientes e tamb\u00e9m as que mais ignoraram suas reclama\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

No setor de telefonia m\u00f3vel, a operadora Vivo, por exemplo, teve 1567 reclama\u00e7\u00f5es e respondeu apenas 54 (um \u00edndice de 3,4%).<\/p>\n

A Brasil Telecom GSM, com menos tempo no mercado, teve 214 reclama\u00e7\u00f5es e respondeu somente 8 (\u00edndice de 3,7%).<\/p>\n

Seguindo a mesma linha, a TIM GSM teve 1333 reclama\u00e7\u00f5es e respondeu 52 (\u00edndice de 3,9%).<\/p>\n

Quem respondeu um pouco mais, embora muito longe do ideal, foi a Oi, que teve 499 reclama\u00e7\u00f5es e respondeu 82 (\u00edndice de 16,4%).<\/p>\n

A operadora Claro foi a \u00fanica exce\u00e7\u00e3o, pois das 1277 reclama\u00e7\u00e3o, respondeu 1274 (\u00edndice de 99,8%).<\/p>\n

Telefonia fixa ou inferno garantido? <\/strong><\/p>\n

Quando o assunto \u00e9 telefonia fixa, o quadro n\u00e3o muda muito. A Telef\u00f4nica teve 971 reclama\u00e7\u00f5es e respondeu somente 60 (\u00edndice de 6,2%).<\/p>\n

A Brasil Telecom foi acionada por 455 consumidores e apenas 50 foram respondidos (\u00edndice de 11%).<\/p>\n

A Telemar, embora esteja cadastrada por estado, o que facilitaria para as regionais responderem, \u00e9 a que tem o pior \u00edndice de todas: at\u00e9 hoje, n\u00e3o respondeu sequer uma reclama\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Vargas explica que, por algum tempo, o site n\u00e3o foi levado muito a s\u00e9rio. “As empresas simplesmente n\u00e3o respondiam as reclama\u00e7\u00f5es porque o n\u00famero de visitantes era muito pequeno. Mas o site cresceu, tem hoje 12 mil visitas ao dia (cerca de 360 mil visitas ao m\u00eas).<\/p>\n

O resultado \u00e9 que muitas companhias, principalmente de servi\u00e7os essenciais, criaram um departamento s\u00f3 para responder a avalanche de reclama\u00e7\u00f5es do site”, explica.<\/p>\n

Maur\u00edcio revela que alguns consumidores que estavam h\u00e1 meses tentando resolver um problema diretamente com o SAC das empresas receberam resposta e tiveram a solu\u00e7\u00e3o em poucas horas<\/p>\n

Ao contr\u00e1rio do que aconteceu com Augustus, que depois de optar n\u00e3o teve mais os sete dias de arrependimento, na Terra ainda tem sa\u00edda para quem optou e se deu mal. Reclame! Aqui ou ali, mas reclame. Com certeza algu\u00e9m vai ouvir e pensar duas vezes em cair na Festa Prospect Award <\/em> das operadoras.<\/p>\n

\u00c9 Claro que estando ainda Vivo, voc\u00ea pode reclamar e algu\u00e9m resolver te ouvir ou, pelo menos te dar um Oi.. ai \u00e9 Tim-Tim! Pois Telecom no Brasil nem D\u00b4Al\u00e9m-Mar pode ajudar.<\/p>\n

Quo vadis? Vade retrum. <\/em><\/p>\n

Como funciona o reclame aqui. <\/strong><\/p>\n

O servi\u00e7o funciona da seguinte maneira: Assim que uma reclama\u00e7\u00e3o \u00e9 inserida no site, um e-mail \u00e9 encaminhado diretamente ao Servi\u00e7o de Atendimento ao Consumidor da reclamada. Se a reclama\u00e7\u00e3o sequer \u00e9 respondida pela empresa, a bronca fica no ar acompanhada de um carinha triste na cor vermelha. Uma carinha alaranjada sem qualquer express\u00e3o indica que a reclama\u00e7\u00e3o foi respondida, mas o problema n\u00e3o foi resolvido. Uma carinha alegre azul indica que a pergunta foi respondida e o problema resolvido. <\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

“O homem pode aprender de duas formas: Pelo amor ou pela dor!” Ditado popular extra\u00eddo da B\u00edblia. Certa vez um homem chegou ao C\u00e9u. Ele era 50% bom e 50% ruim. Na fila de espera para atendimento o homem identificou S\u00e3o Pedro que usava um notebook irado, \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, conectado a uma rede de alta …<\/p>\n

Operadoras: Entre a cruz e o tridente!<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4217"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4217"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4217\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4217"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4217"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4217"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}