Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/sucupira/public_html/wp-config.php on line 248

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/sucupira/public_html/wp-config.php:248) in /home/sucupira/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":4781,"date":"2010-08-29T12:40:00","date_gmt":"2010-08-29T15:40:00","guid":{"rendered":"http:\/\/blogs.forumpcs.com.br\/luis_sucupira\/?p=4781"},"modified":"2010-08-29T12:40:00","modified_gmt":"2010-08-29T15:40:00","slug":"pesquisa-mostra-o-novo-jeitinho-brasileiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/pesquisa-mostra-o-novo-jeitinho-brasileiro\/","title":{"rendered":"Pesquisa mostra o novo jeitinho brasileiro."},"content":{"rendered":"

Pesquisa realizada pelo Instituto Rep\u00fablica, divulgada e comentada pelo jornalista e blogueiro Lu\u00eds Nassif, mostra que o jeitinho brasileiro est\u00e1 mudando e essa nova roupagem confere ao nosso povo uma vantagem em rela\u00e7\u00e3o a v\u00e1rios pontos considerados positivos , inclusive pela comunidade internacional.<\/p>\n

Pode parecer absurdo, mas a pesquisa mostra exatamente isso. O Brasileiro, definido por ele mesmo, delineia o perfil muito interessante. Comecemos por definir o que antes era a ess\u00eancia do jeitinho brasileiro. De acordo com o trabalho apresentado, a vis\u00e3o que alguns estudiosos e pesquisadores tinham sobre o tema \u2018Jeitinho Brasileiro\u2019 era exclusivamente pejorativa e estava atrelada a Lei de Gerson. Hoje n\u00e3o \u00e9 mais assim t\u00e3o exclusivista. O primeiro autor a tratar do\u00a0jeitinho<\/em> foi Guerreiro Ramos no livro\u00a0Administra\u00e7\u00e3o e estrat\u00e9gia de desenvolvimento<\/em>, de 1966. Para o autor, o\u00a0jeitinho<\/em> seria uma categoria central da sociedade brasileira. Seria um tra\u00e7o comum nas sociedades latino-americanas, o que o autor chama de\u00a0\u201cprocessos crioulos\u201d, assentados em uma raiz comum\u00a0\u2013\u00a0o formalismo. Guerreiro Ramos fala da dist\u00e2ncia presente nas sociedades latino-americanas entre as institui\u00e7\u00f5es sociais, pol\u00edticas e jur\u00eddicas e as pr\u00e1ticas sociais.<\/p>\n

\"[photoframe<\/p>\n

O rigor da lei, o formalismo, seria um recurso das classes dominantes (uma ideologia, em sentido marxiano) utilizada para frear ou adiar as tens\u00f5es sociais e buscar o desenvolvimento. O\u00a0jeitinho<\/em> seria uma resposta da sociedade a essa estrat\u00e9gia de domina\u00e7\u00e3o, um mecanismo de adapta\u00e7\u00e3o \u00e0s situa\u00e7\u00f5es perversas da sociedade brasileira. Na vis\u00e3o de Guerreiro Ramos, o\u00a0jeitinho<\/em> era um simples reflexo de um est\u00e1gio do desenvolvimento e estava fadado a desaparecer na medida em que as sociedades se desenvolvessem e se industrializassem e as leis passassem a ser mais realistas e universais, j\u00e1 que mais pr\u00f3ximas das pr\u00e1ticas sociais.<\/p>\n

No livro ‘O Jeitinho Brasileiro\u00a0\u2013\u00a0A arte de ser mais igual do que os outros’, L\u00edvia Barbosa define o jeitinho<\/em> como um mecanismo de navega\u00e7\u00e3o social (assim como DaMatta) que se localiza em um ponto <\/em>entre o favor (p\u00f3lo positivo) e a corrup\u00e7\u00e3o (p\u00f3lo negativo): A autora afirma no pref\u00e1cio da edi\u00e7\u00e3o de 2005 do seu livro, que\u00a0\u201ca posi\u00e7\u00e3o que se encontra o\u00a0jeitinho<\/em> est\u00e1 cada vez mais pr\u00f3xima da corrup\u00e7\u00e3o.\u201d No livro ‘Dando um Jeito no Jeitinho’, Louren\u00e7o Stelio Rega prop\u00f5e um modelo para se pensar o\u00a0jeitinho <\/em>brasileiro. Afirma que no Brasil existe um c\u00edrculo vicioso cujo eixo motor seria o\u00a0jeitinho<\/em>.<\/p>\n

Segundo os pesquisadores alguns tra\u00e7os marcam os brasileiros. S\u00e3o eles:<\/p>\n