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{"id":5,"date":"2010-10-28T00:00:09","date_gmt":"2010-10-28T11:30:09","guid":{"rendered":"http:\/\/minhavidanumamoto.blog.terra.com.br\/?p=5"},"modified":"2011-02-12T08:54:13","modified_gmt":"2011-02-12T10:54:13","slug":"minha-vida-numa-moto-capacetes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/minha-vida-numa-moto-capacetes\/","title":{"rendered":"Minha vida numa moto: Capacetes"},"content":{"rendered":"

Na coluna desta semana vamos entender por que ter a cabe\u00e7a-dura \u00e0s vezes pode salvar as nossas vidas. S\u00e9culos atr\u00e1s se imaginava que era no cora\u00e7\u00e3o que estavam centralizadas as emo\u00e7\u00f5es e a intelig\u00eancia. Mais tarde descobriu-se que \u00e9 dentro da cabe\u00e7a que est\u00e1 tudo isso e \u00e9 de l\u00e1 que todo o corpo humano \u00e9 controlado para fazer o que a mente necessita. Quando as motocicletas surgiram os capacetes usados nada tinham a ver com os que usamos hoje. Eram gorros de couro e \u00f3culos usados por pilotos de ca\u00e7a das duas Guerras Mundiais.<\/p>\n

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\"\"
\nCapacete do Massa que salvou sua vida<\/em><\/span><\/div>\n
\"\"
\nCorte transversal de um capacete<\/em><\/span><\/div>\n<\/div>\n

Logo depois ficou claro que para andar seguro numa motocicleta ter\u00edamos que proteger a cabe\u00e7a, pois segundo estudos \u00e9 a parte que, sempre que toca o ch\u00e3o, gera sequelas que podem ser irrevers\u00edveis ou chegar ao \u00f3bito. O maior \u00edndice de pancadas ocorre na cabe\u00e7a, ficando o queixo direito com 18% e o esquerdo com 15%. O lugar menos atingido \u00e9 o topo da cabe\u00e7a. Portanto, eu n\u00e3o recomendo capacetes abertos. Acidentes de moto podem gerar for\u00e7as de at\u00e9 100Gs. \u00c9 o mesmo que sofre um carro de corrida ao bater numa parede a 300 km\/h. A cabe\u00e7a humana s\u00f3 suporta impactos de at\u00e9 300 Gs.<\/p>\n

\"\"No Brasil o uso do capacete \u00e9 obrigat\u00f3rio e o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do C\u00f3digo de Transito Brasileiro, disposto na Resolu\u00e7\u00e3o 203 de 29 de Setembro de 2006 determina que \u00e9 obrigat\u00f3rio, para circular nas vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado. Tem de estar devidamente afixado \u00e0 cabe\u00e7a pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior e estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza\u00e7\u00e3o e Qualidade Industrial – INMETRO, de acordo com o regulamento de avalia\u00e7\u00e3o de conformidade, por ele aprovado. Para fiscaliza\u00e7\u00e3o do cumprimento desta Resolu\u00e7\u00e3o, as autoridades de tr\u00e2nsito ou seus agentes devem observar a aposi\u00e7\u00e3o, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo de seguran\u00e7a (fita reflexiva) e do selo de identifica\u00e7\u00e3o de certifica\u00e7\u00e3o regulamentado pelo INMETRO, ou a exist\u00eancia de etiqueta interna, comprovando a certifica\u00e7\u00e3o do produto nos termos do \u00a7 2\u00ba do artigo 1\u00ba e do Anexo da Resolu\u00e7\u00e3o. O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via p\u00fablica, dever\u00e3o utilizar capacete com viseira, ou na aus\u00eancia desta, \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Entende-se por \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o, aqueles que permitem ao usu\u00e1rio a utiliza\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea de \u00f3culos corretivos ou de sol. \u00c9 proibido o uso de \u00f3culos de sol, \u00f3culos corretivos ou de seguran\u00e7a do trabalho (EPI), em substitui\u00e7\u00e3o aos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o de que trata esta Resolu\u00e7\u00e3o. Quando o ve\u00edculo (moto, triciclo ou quadriciclo) estiver em circula\u00e7\u00e3o, a viseira ou \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o dever\u00e3o estar posicionados de forma a dar prote\u00e7\u00e3o total aos olhos. \u00c0 noite \u00e9 obrigat\u00f3rio o uso de viseira no padr\u00e3o cristal (supertransparente). \u00c9 proibido colocar pel\u00edcula na viseira do capacete e nos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o. Se voc\u00ea est\u00e1 fora da Resolu\u00e7\u00e3o, \u00e9 multa na certa!<\/p>\n

Os importados<\/h3>\n

\"\"Outro ponto que gera grande pol\u00eamica trata-se dos capacetes importados. Marcas como Shoei, Nolan, AGV, Arai, Bell,BMW, Caberg, Marushin, Nitro, Shark, Suomy mesmo certificados pelo rigoroso sistema de classifica\u00e7\u00e3o SHARP, que \u00e9 um programa do Departamento de Seguran\u00e7a dos Transportes do Governo Bit\u00e2nico (http:\/\/sharp.direct.gov.uk\/<\/a>), ainda assim n\u00e3o ser\u00e3o aceitos no Brasil por n\u00e3o terem a certifica\u00e7\u00e3o e nem o selo do Inmetro. Apesar de todos os capacetes avaliados pelo programa SHARP estarem de acordo com as normas m\u00ednimas de seguran\u00e7a jur\u00eddica daquele pa\u00eds de nada valem no Brasil. O programa de ensaios do SHARP utiliza uma ampla gama de testes para fornecer aos pilotos uma enorme gama de informa\u00e7\u00f5es sobre o quanto um capacete pode oferecer de prote\u00e7\u00e3o quando de um acidente. O programa inclui orienta\u00e7\u00f5es importantes sobre como escolher um bom capacete apropriado (Veja como encaixar seu capacete –\u00a0http:\/\/sharp.direct.gov.uk\/content\/how-fit-your-helmet<\/a>), mais seguro e melhor adequado ao motociclista.\u00a0Os testes realizados pelo SHARP (veja neste link uma anima\u00e7\u00e3o mostrando os testes que s\u00e3o executadoshttp:\/\/sharp.direct.gov.uk\/content\/animation<\/a>) – atribuem de uma e cinco estrelas. Pelo resultado dos testes, o desempenho da seguran\u00e7a dos capacetes pode variar em at\u00e9 70% e isso tamb\u00e9m est\u00e1 relacionado ao pre\u00e7o final do capacete. Em virtude de existirem cerca de 27 marcas no mercado brit\u00e2nico o programa SHARP ajuda o motociclista a escolher o que melhor se ad\u00e9qua a sua realidade financeira de custo\/benef\u00edcio.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Em busca de um padr\u00e3o internacional?<\/h3>\n

Uma sugest\u00e3o para a solu\u00e7\u00e3o do problema com os capacetes importados seria firmar conv\u00eanios e acordos internacionais onde todos os fabricantes adotem um mesmo padr\u00e3o de ensaios, testes e certifica\u00e7\u00e3o. Por exemplo: grande parte dos motociclistas que praticam o mototurismo na Am\u00e9rica Latina teriam problemas no Brasil com seus capacetes, pois, sem o selo do Inmetro ser\u00e1 multa na certa. Para andar de acordo com as Normas Brasileiras de Tr\u00e2nsito teriam que comprar um capacete para uso no Brasil. Imaginemos que a Europa, os EUA e a Am\u00e9rica Latina adotem padr\u00f5es e certifica\u00e7\u00f5es distintas e obrigat\u00f3rias para capacetes. Um motociclista em viagem (seja na sua moto ou em moto alugada) teria quer ter v\u00e1rios conjuntos de capacetes para poder rodar de acordo com o que a lei exige. Isso seria algo absurdo! Digamos que voc\u00ea vai aos EUA e l\u00e1 ir\u00e1 passear numa moto alugada e deseja levar seu capacete. Vamos supor que seu capacete, usado no Brasil, certificado pelo Inmetro, n\u00e3o seja aceito l\u00e1. Voc\u00ea ter\u00e1 que comprar outro e este novo capacete n\u00e3o poder\u00e1 ser usado aqui tamb\u00e9m. Da\u00ed, a confus\u00e3o. Normas s\u00e3o importantes, mas elas precisam considerar v\u00e1rios casos, pois as pessoas, pelo menos a maioria delas, deseja andar de acordo com o que rege a lei de tr\u00e2nsito. N\u00e3o existe nada mais desagrad\u00e1vel que receber multas e pontos na carteira. Pior ainda \u00e9 receber a multa por estar usando um capacete de qualidade reconhecidamente internacional simplesmente por n\u00e3o possuir um selo de certifica\u00e7\u00e3o. \u00c8 quando estar certo \u00e9 o mesmo que estar tamb\u00e9m errado.<\/p>\n

\"\"
\nNolan articulado fechado e aberto<\/em><\/span><\/div>\n\n\n\n
\"\"
\nBieffe<\/em><\/span><\/td>\n
<\/td>\n\"\"
\nIMS off Road<\/em><\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Como eu escolho meus capacetes?<\/h3>\n

N\u00e3o uso capacetes abertos. O m\u00e1ximo que ainda permito \u00e9 o modular ou articulado. Estes tipos de capacetes foram os escolhidos pela grande maioria dos batalh\u00f5es brasileiros de motociclistas policiais por permitir prote\u00e7\u00e3o adequada e a flexibilidade de poder, em uma abordagem, melhorar o campo de vis\u00e3o, a ventila\u00e7\u00e3o e ainda facilitar tanto o uso, como vesti-lo rapidamente. Por\u00e9m, este capacete n\u00e3o serve para todas as ocasi\u00f5es. Na minha vida numa moto eu uso hoje tr\u00eas tipos de capacetes. O articulado \u00e9 um Nolan usado para viagem. Ele possui um excelente conforto; \u00f3tima aerodin\u00e2mica (h\u00e1 um estabilizador no topo que serve tamb\u00e9m como entrada de ar, o que reduz bastante os efeitos da turbul\u00eancia provocados pelos caminh\u00f5es, quando estamos atr\u00e1s deles); bom isolamento ac\u00fastico; viseiras mais grossas com travas de seguran\u00e7a; \u00f3culos escuros retr\u00e1teis como sobreviseira contra o excesso de luminosidade e, a mesma flexibilidade que permite, por exemplo, tomar \u00e1gua sem ter que tirar o capacete.<\/p>\n

\"\"
\nLS2<\/em><\/span><\/div>\n

O segundo capacete \u00e9 um Bieffe fechado que \u00e9 usado, principalmente na cidade ou em trechos curtos. O terceiro capacete \u00e9 um IMS para off Road com \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o da mesma marca. Este capacete \u00e9 utilizado apenas em percursos off Road e com a moto de trilha.<\/p>\n

H\u00e1 ainda um quarto capacete que \u00e9 utilizado pela garupa. \u00c9 um LS2 que tem um desenho que lembra um Shoei. Este tipo de capacete eu chamo de misto. O desenho dele permite seu uso em v\u00e1rias condi\u00e7\u00f5es, menos em trilhas. O desenho e a forra\u00e7\u00e3o interna proporcionam boa ventila\u00e7\u00e3o e \u00f3tima aerodin\u00e2mica para a garupa. Ele \u00e9 leve e tem boa fixa\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de \u00f3tima forra\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Quando for escolher seu capacete tome alguns cuidados<\/h3>\n

\"\"Vista-o e pe\u00e7a para que outra pessoa fa\u00e7a dois testes simples. Antes o vista e o amarre corretamente. Vire a cabe\u00e7a para os lados, para cima e para baixo. Feito isso pe\u00e7a para que algu\u00e9m empurre a queixeira em dire\u00e7\u00e3o ao seu rosto com a ponta dos dedos em um movimento r\u00e1pido e com for\u00e7a mediana. Se a queixeira tocar a ponta do seu queixo escolha outro, provavelmente este capacete, em um tombo, pode vir a machucar seu maxilar. O segundo teste, tamb\u00e9m com a ajuda de outra pessoa, \u00e9 para ter a certeza de que o capacete escolhido n\u00e3o sair\u00e1 da sua cabe\u00e7a no caso de um tombo. Pode parecer absurdo, mas um estudo detalhado dos acidentes de motocicleta em toda a Europa mostrou que 12% dos capacetes foram sacados da cabe\u00e7a durante o curso de impacto.\u00a0Para saber se ele n\u00e3o sair\u00e1 da sua cabe\u00e7a na hora mais importante pe\u00e7a para algu\u00e9m tentar tir\u00e1-lo for\u00e7ando da parte inferior traseira pra cima. Pe\u00e7a para a pessoa encaixar a ponta dos dedos na parte inferior traseira e tentar com certa for\u00e7a tir\u00e1-lo da cabe\u00e7a. Se ele sacar ou sair parcialmente escolha outro modelo. O correto ser\u00e1 sempre subir um pouco e retornar a posi\u00e7\u00e3o original. Usando um capacete que caiba corretamente na sua cabe\u00e7a voc\u00ea aumentar\u00e1 drasticamente as chances de sobreviver a um acidente.<\/p>\n

Confira abaixo os modelos de capacetes certificados Inmetro, descritos abaixo nos desenhos legendados de 01 a 07:<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n\n
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\nFig. 1 – Capacete integral (fechado) com viseira<\/em><\/span><\/td>\n
<\/td>\n\"\"
\nFig. 2 – Capacete integral sem viseira e com pala
\n(uso obrigat\u00f3rio de \u00f3culos)<\/em><\/span><\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/tr>\n
\"\"
\nFig. 3 – Capacete integral com viseira e pala<\/em><\/span><\/td>\n
<\/td>\n\"\"
\nFig. 4 – Capacete modular<\/em><\/span><\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/tr>\n
\"\"
\nFig. 5 – Capacete misto com queixeira remov\u00edvel com pala e sem viseira<\/em><\/span><\/td>\n
<\/td>\n\"\"
\nFig. 6 – Capacete aberto (jet) sem viseira (com ou sem pala;
\nuso obrigat\u00f3rio de \u00f3culos)<\/em><\/span><\/td>\n<\/tr>\n
<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

\"\"
\nFig. 6 – Capacete aberto (jet) com viseira (com ou sem pala)<\/em><\/span><\/p>\n

Tipos de capacetes n\u00e3o permitidos<\/h3>\n

\"\"<\/p>\n

Acess\u00f3rios Permitidos e Sistemas de engates certificados<\/h3>\n

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E quanto \u00e0s viseiras? Posso usar qualquer tipo?<\/h3>\n

\"\"
\nN\u00e3o. A defini\u00e7\u00e3o de viseiras pelo Inmetro \u00e9 clara. S\u00e3o \u00f3culos que permitem aos usu\u00e1rios a utiliza\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea de \u00f3culos corretivos ou de sol, cujo uso \u00e9 obrigat\u00f3rio para os capacetes que n\u00e3o possuem viseiras. \u00c9 importante relembrar que \u00e9 proibida a utiliza\u00e7\u00e3o de \u00f3culos de sol, ou de seguran\u00e7a do trabalho (EPI) de forma singular, nas vias p\u00fablicas em substitui\u00e7\u00e3o aos \u00f3culos de prote\u00e7\u00e3o motocicl\u00edstica. A viseira \u00e9 destinada \u00e0 prote\u00e7\u00e3o dos olhos e das mucosas, e constru\u00edda em pl\u00e1sticos de engenharia, com \u00f3tima transpar\u00eancia, fabricadas nos padr\u00f5es cristal, fum\u00ea light, fum\u00ea e metalizadas. Para o uso noturno, somente a viseira cristal \u00e9 permitida, as demais s\u00e3o para o uso exclusivamente diurno, com a aplica\u00e7\u00e3o desta orienta\u00e7\u00e3o na superf\u00edcie da viseira, em alto ou baixo relevo, no idioma portugu\u00eas (USO EXCLUSIVO DIURNO) e tamb\u00e9m, se o fabricante desejar, no idioma ingl\u00eas (DAY TIME USE ONLY). Quando o motociclista estiver transitando nas vias p\u00fablicas, o capacete dever\u00e1 estar com a viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, al\u00e9m da viseira, a queixeira dever\u00e1 estar totalmente abaixada e travada.<\/p>\n

Eu posso lavar meu capacete?<\/h3>\n

\"\"Claro! Lavar o capacete, al\u00e9m de fazer parte da higiene pessoal do piloto e garupa servir\u00e1 para aumentar a durabilidade deste tipo de equipamento que \u00e9 projetado para durar at\u00e9 cinco anos (em caso de uso eventual) e tr\u00eas anos em caso de uso ostensivo (di\u00e1rio por pelo menos 4 horas). No ver\u00e3o, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 lavar o capacete a cada 30 dias. No inverno, a cada dois meses. Se pegou chuva aproveite e lave-o tamb\u00e9m sen\u00e3o vai ficar com cheiro de ‘cachorro molhado’. Se voc\u00ea sempre est\u00e1 usando sua moto, como \u00e9 o meu caso, o melhor a fazer \u00e9 lavar um enquanto est\u00e1 usando outro. Se poss\u00edvel, depois de uma longa viagem a lavagem do capacete \u00e9 extremamente necess\u00e1ria. No caso dos capacetes de trilha, sempre que terminar o passeio coloque-o em um balde para lavar. Existem duas formas de lavar o capacete. Lavar ele todo montado ou desmont\u00e1-lo para lavar e mont\u00e1-lo novamente. Caso a sujeira seja muita ou j\u00e1 faz muitos meses desde que foi lavado pela \u00faltima vez a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 desmont\u00e1-lo. Se n\u00e3o sabe como fazer ou n\u00e3o tem muito saco para isso, a melhor alternativa \u00e9 lavar sem desmont\u00e1-lo. Para lavar seu capacete sem desmont\u00e1-lo ter\u00e1 que usar tr\u00eas baldes altos e grandes o suficiente para que o capacete fique de molho. Mas vamos por partes como diria Jack, O Estripador.<\/p>\n

1.<\/strong> No primeiro balde coloque \u00e1gua suficiente para poder cobrir o capacete colocado com a parte de traz no fundo do balde e a queixeira para cima. Coloque sab\u00e3o multia\u00e7\u00e3o (o melhor mesmo \u00e9 o OMO com tira manchas). Em seguida uma medida de tira-manchas da marca OXY2 ou Vanish. Misture tudo e mergulhe o capacete. A lavagem deve ser feita sempre \u00e0 sombra e NUNCA use alvejantes (\u00e1gua sanit\u00e1ria, ou qualquer produto que tenha isso na composi\u00e7\u00e3o). Mergulhe o capacete com a queixeira virada para cima e deixe-o de molho por pelo menos uma hora, dependendo do quanto ele est\u00e1 sujo. Depois desse tempo retire-o e lave em \u00e1gua corrente esfregando as partes ainda sujas com uma escova de pontas finas. Se necess\u00e1rio repita o procedimento.<\/p>\n

2.<\/strong> No segundo balde coloque apenas o amaciante e a \u00e1gua. Mergulhe o capacete e deixe-o l\u00e1 por n\u00e3o mais que vinte minutos.<\/p>\n

3.<\/strong> No terceiro balde deve ter apenas \u00e1gua limpa. Tire-o do balde com amaciante e mergulhe-o no terceiro balde por 10 minutos, nem mais e nem menos. Para secar coloque-o pendurado em um armador ou gancho, sempre \u00e0 sombra, com a queixeira apontada para o ch\u00e3o e com a viseira aberta. Deixe assim at\u00e9 secar completamente. Depois de seco confira o cheirinho gostoso de limpeza e como estar\u00e1 mais macio. Mas ainda ser\u00e1 necess\u00e1rio polir o capacete. Passe cera de boa qualidade, de prefer\u00eancia que contenha cera de carna\u00faba na composi\u00e7\u00e3o. Deixe secar \u00e0 sombra e sem seguida retire o excesso com um pano limpo. A viseira e os \u00f3culos podem receber uma camada de cera, mas ao limp\u00e1-la deve ter o cuidado de utilizar um papel macio. D\u00e1 um pouco de trabalho, mas em caso de chuva voc\u00ea vai perceber a diferen\u00e7a que faz. Importante lembrar que a limpeza deve ser feita por dentro tamb\u00e9m. Na parte interna use uma um ter\u00e7o da quantidade de cera usada na parte externa da viseira e limpe tamb\u00e9m com papel. Esta limpeza, se voc\u00ea n\u00e3o tomar chuva, suar ou sujar o capacete de forma pesada dura uns dois meses. Se durante uma viagem os\u00a0mosquitos surraram a sua viseira<\/strong> nunca lave com \u00e1gua e nem passe papel. Estes mosquitos possuem um \u00e1cido e uma cera ou p\u00f3len que quando esfregados viram uma gosma a qual vai piorar ainda mais a situa\u00e7\u00e3o. Lave com sab\u00e3o neutro e em \u00e1gua corrente. Seque com um papel macio at\u00e9 que toda a gosma saia da viseira. Depois passe cera e retire o excesso com papel macio. Tratando bem do seu capacete vai proteger seu investimento e faz\u00ea-lo durar muito mais. A sua cabe\u00e7a agradece.<\/p>\n

Outra dica importante \u00e9 utilizar uma balaclava<\/h3>\n
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\"\"<\/td>\n\"\"<\/td>\n<\/tr>\n
\"\"<\/td>\n\"\"<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n<\/div>\n

Ela n\u00e3o serve apenas para ser usada no frio. A balaclava \u00e9 boa tamb\u00e9m para reter parte da sujeira, do suor e do p\u00f3 de asfalto que entra no seu capacete, al\u00e9m de n\u00e3o destruir o seu cabelo. Existem capacetes que, por dentro, est\u00e3o cheios de fios de cabelo presos ao forro. A balaclava ajuda a evitar isso tamb\u00e9m.<\/p>\n

Essa dica \u00e9 ainda mais importante para as mulheres que t\u00eam cabelo grande ou comprido<\/em>. Para que os cabelos n\u00e3o fiquem embaralhados por conta do vento e do forro, a balaclava funciona como uma touca de prote\u00e7\u00e3o do penteado. Basta enrolar o cabelo e vestir a balaclava e o capacete. Ao tir\u00e1-lo, \u00e9 soltar o cabelo e ele estar\u00e1 l\u00e1, perfeito! Para lavar a balaclava \u00e9 necess\u00e1rio avaliar as seguintes situa\u00e7\u00f5es: Balaclavas usadas em viagem devem ser lavadas diariamente, por isso leve sempre duas. \u00c0 noite, no hotel, lave uma e deixe-a secando perto do ar-condicionado. No caso de uso na cidade, lave de tr\u00eas em tr\u00eas dias usando a mesma mistura de sab\u00e3o com amaciante em um balde s\u00f3. Se for usar m\u00e1quina de lavar lembre-se de colocar a balaclava com roupas de mesma cor.<\/p>\n

Quando guardar o capacete apenas como lembran\u00e7a?<\/h3>\n

\"\"Depois de um tempo seu capacete n\u00e3o vai servir para nada mais a n\u00e3o ser decorar sua estante de lembran\u00e7as. Lav\u00e1-lo e guard\u00e1-lo pode ser uma boa se voc\u00ea quer manter no roll das lembran\u00e7as de quantos lugares bacanas voc\u00eas foram juntos. Todo capacete tem uma hist\u00f3ria. Compre um novo capacete quando o que voc\u00ea usava sofreu impactos relativos a um acidente ou se ele caiu de uma grande altura (mesmo que n\u00e3o tenha sido um acidente). Pancadas fortes ou acidentes onde a carca\u00e7a do capacete foi avariada ou at\u00e9 mesmo arranhada seriamente podem conter microfissuras e possivelmente ser\u00e1 menos eficiente caso venha a precisar dele novamente. Caiu ou tombou e esta avaria foi no casco, troque o capacete!<\/p>\n

Cuidados com a personaliza\u00e7\u00e3o<\/h3>\n
\"\"<\/div>\n
\"\"<\/div>\n

Personalizar capacetes \u00e9 uma moda. A maioria das pessoas gosta disso. Al\u00e9m de dar seu toque pessoal a personaliza\u00e7\u00e3o facilita com que voc\u00ea seja identificado \u00e0 dist\u00e2ncia por seus amigos e isso tem l\u00e1 suas vantagens. Mas a personaliza\u00e7\u00e3o tem um limite e este deve ser sempre a sua seguran\u00e7a e, prioritariamente, estar de acordo com a Lei. H\u00e1 casos onde a personaliza\u00e7\u00e3o apaga o selo do Inmetro e nesse caso, numa vistoria, ser\u00e1 necess\u00e1rio tir\u00e1-lo para exibir a etiqueta interna de certifica\u00e7\u00e3o que fica presa no forro. Se voc\u00ea mudar tudo inclusive o forro, vai levar uma multa e mais alguns pontos na carteira. Portanto, muito cuidado quando for personalizar seu capacete. Atualmente as motos precisam passar por uma vistoria no Detran. Lembre-se de levar um capacete que esteja de acordo com as normas do tr\u00e2nsito. Chegar l\u00e1 com capacete sem selo ou fora da conformidade com a respectiva Norma vai fazer com que a sua moto seja reprovada na vistoria.<\/p>\n

Bom, esta foi a minha coluna – Minha vida numa moto. Semana que vem a gente fala do tema: Viajando com garupa.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Na coluna desta semana vamos entender por que ter a cabe\u00e7a-dura \u00e0s vezes pode salvar as nossas vidas. S\u00e9culos atr\u00e1s se imaginava que era no cora\u00e7\u00e3o que estavam centralizadas as emo\u00e7\u00f5es e a intelig\u00eancia. Mais tarde descobriu-se que \u00e9 dentro da cabe\u00e7a que est\u00e1 tudo isso e \u00e9 de l\u00e1 que todo o corpo humano …<\/p>\n

Minha vida numa moto: Capacetes<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[499,14],"tags":[438,490],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5"}],"version-history":[{"count":12,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":206826,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5\/revisions\/206826"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}