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{"id":657,"date":"2010-10-15T07:43:09","date_gmt":"2010-10-15T07:43:09","guid":{"rendered":"http:\/\/luissucupira.wordpress.com\/?p=657"},"modified":"2010-10-15T07:43:09","modified_gmt":"2010-10-15T07:43:09","slug":"quais-sao-as-causas-da-borra-em-motores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/quais-sao-as-causas-da-borra-em-motores\/","title":{"rendered":"Quais s\u00e3o as causas da borra em motores?"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a>Os problemas de presen\u00e7a de borra em motores s\u00e3o decorrentes principalmente dos seguintes fatores:<\/p>\n

a) Uso do \u00f3leo lubrificante incorreto no motor <\/strong>– Geralmente quando se utiliza um lubrificante com n\u00edvel de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do ve\u00edculo. Mesmo reduzindo o per\u00edodo de troca, pode haver problemas de forma\u00e7\u00e3o de borra devido ao envelhecimento (oxida\u00e7\u00e3o) precoce do lubrificante;<\/p>\n

b) Uso de aditiva\u00e7\u00e3o extra<\/strong> – N\u00e3o \u00e9 recomendado o uso de aditiva\u00e7\u00e3o suplementar de desempenho em \u00f3leos lubrificantes. Os \u00f3leos lubrificantes de qualidade (boa proced\u00eancia) j\u00e1 possuem, de forma balanceada, todos os aditivos para que seja cumprido o n\u00edvel de desempenho ao qual foi desenvolvido. N\u00e3o h\u00e1 testes padronizados que avaliem o desempenho de mistura de \u00f3leos com aditivos extras. Pode haver incompatibilidade entre o \u00f3leo lubrificante e a aditiva\u00e7\u00e3o suplementar e a borra \u00e9 uma conseq\u00fc\u00eancia deste problema;
\n
\n
\"\"<\/a>c) Combust\u00edveis adulterado<\/strong>s – O uso de gasolina adulterada pode gerar borra no c\u00e1rter. O \u00f3leo lubrificante \u00e9 contaminado por subprodutos da queima do combust\u00edvel durante sua vida \u00fatil. Essa contamina\u00e7\u00e3o ocorre e faz parte da opera\u00e7\u00e3o do motor. Mas se o combust\u00edvel for adulterado estes subprodutos ser\u00e3o de natureza diferente e res\u00edduos com aspecto de resina poder\u00e3o se formar no motor, aumentando a probabilidade da forma\u00e7\u00e3o de borra, entupindo passagens de \u00f3leo e prejudicando a lubrifica\u00e7\u00e3o e refrigera\u00e7\u00e3o interna do motor;<\/p>\n

d) Extens\u00e3o do per\u00edodo de troca <\/strong>– Mesmo utilizando o \u00f3leo correto e combust\u00edvel de qualidade assegurada, per\u00edodos de troca al\u00e9m do recomendado podem levar \u00e0 forma\u00e7\u00e3o de borra, devido ao excesso de contamina\u00e7\u00e3o e de oxida\u00e7\u00e3o do lubrificante. Nos manuais dos ve\u00edculos h\u00e1 a informa\u00e7\u00e3o dos Kms recomendados para cada intervalo de troca. \u00c9 importante diferenciar o tipo de servi\u00e7o do ve\u00edculo. Para carros de passeio, valores como 10.000, 15.000 e 20.000Km geralmente fazem refer\u00eancia a servi\u00e7o leve (uso rodovi\u00e1rio). Mas na maioria dos casos o servi\u00e7o \u00e9 severo (uso urbano do tipo anda e p\u00e1ra, dist\u00e2ncias curtas) e o per\u00edodo adotado para a troca deve ser a metade (5.000, 7.500 ou 10.000Km, respectivamente). Essa informa\u00e7\u00e3o n\u00e3o est\u00e1 clara em todos os manuais e se n\u00e3o for observada com aten\u00e7\u00e3o, problemas de borra podem ocorrer.<\/p>\n

Com i9nforma\u00e7\u00f5es da Lubrax<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Os problemas de presen\u00e7a de borra em motores s\u00e3o decorrentes principalmente dos seguintes fatores: a) Uso do \u00f3leo lubrificante incorreto no motor – Geralmente quando se utiliza um lubrificante com n\u00edvel de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do ve\u00edculo. Mesmo reduzindo o per\u00edodo de troca, pode haver problemas de forma\u00e7\u00e3o de borra devido ao …<\/p>\n

Quais s\u00e3o as causas da borra em motores?<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":22,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"default","ast-global-header-display":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","footnotes":""},"categories":[3,14,20],"tags":[1473,1476,82],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/657"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/22"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=657"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/657\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=657"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=657"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.luissucupira.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=657"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}