Bridgestone lança novo conceito de pneu que não utiliza ar

Os raios dentro do pneu são feitos a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis, juntamente com a borracha utilizada na parte de banda de rodagem, ambos 100% recicláveis l Foto: DigInfo

A Bridgestone desenvolveu um conceito de pneu não-pneumático, ou seja, sem ar. A novidade pode se tornar uma alternativa mais viável e sustentável para pneus convencionais no futuro.

Os pneus não-pneumáticos têm um impacto menor sobre o meio ambiente em relação aos modelos convencionais utilizados atualmente. Porém, os conceitos de pneus projetados anteriormente eram impraticáveis e impossíveis de serem produzidos para o mercado de massa. O novo conceito tem como objetivo ter uma aplicação prática, que possa ser facilmente comercializada.

O pneu possui uma estrutura única de raios que se estendem ao longo de suas laterais internas. Esta estrutura é capaz de suportar o peso de um veículo, não havendo necessidade de encher os pneus periodicamente com ar. Isso significa que os pneus exigem menos manutenção, além da preocupação com furos ser totalmente eliminada.

Os raios dentro do pneu são feitos a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis, juntamente com a borracha utilizada na parte de banda de rodagem, ambos 100% recicláveis.

Como resultado, o pneu estabeleceu um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto.

A empresa japonesa está buscando este desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de alcançar um processo onde os pneus possam ser totalmente reutilizados, após perderem sua utilidade original. O projeto poderá contribuir para um ambiente mais saudável para a atual e futuras gerações.

O pneu não-pneumático foi exibido na exposição Bridgestone no Salão do Automóvel de Tóquio 2011, que aconteceu entre os dias dois e 11 de dezembro. Confira no vídeo produzido pela DigInfo TV.

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3952/bridgestone_lanca_novo_conceito_de_pneu_que_nao_utiliza_ar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.