Finlandês cria solução para carregar baterias de veículos elétricos

Nos próximos anos os carros elétricos (EV) plug-in deverão ser fabricados em escala comercial. O aumento na produção deste tipo de carro aumenta também o questionamento sobre como carregar os veículos. Muitos lugares estão pedindo por infra-estrutura caseira para carros elétricos enquanto outros argumentam que estes veículos não são o futuro.

Para enfrentar os problemas de carregamento, o designer industrial finlandês Vladimir Abramov surgiu com um único veículo de carga elétrica, solução que pode aumentar a gama de veículos elétricos, permitindo-lhes recarga em movimento.

A solução denominada “El-Assist”, tem como objetivo auxiliar os carros elétricos que irão percorrer longos trajetos. O veículo poderá recarrergar um automóvel elétrico quando estiver em movimento, disse Abramov.

O projeto é um sistema de carregamento de EV que faz uso da rede aérea e da tecnologia existente. A primeira forma do sistema, funciona como se um grande gaminhão rebocasse os carros enquanto eles estão sendo recarregados. Carros elétricos particulares podem simplesmente fundir-se ao caminhão de apoio e realizar, em movimento, qualquer necessidades de energia. A segunda é apresentada através de unidades individuais, que permitem que os carros elétricos se conectem diretamente com a rede aérea e carreguem suas baterias.

O conceito também pretende reduzir o número de automóveis particulares, integrando veículos privados com transportes públicos. Com relação a isso Abramov acredita que os proprietários de carro elétrico deverão levar passageiros em troca da eletricidade fornecida pelo serviço. No longo prazo, isso poderia levar à redução de carros particulares e a melhora nos transportes públicos.

Enquanto as abordagens atuais desenvolvidas por diversas empresas envolvem carregadores fáceis e rápidos, o “El-Assist” utiliza a tecnologia existente e as redes aéreas usadas pelos bondes, em alguns locais, para recarregar veículos elétricos. Esta solução é uma proposta alternativa para a instalação de baterias maiores e mais pesadas ​​em veículos elétricos.

Com a Lei de Recuperação de financiamento, o Departamento de Energia (DoE) tem investido bilhões de dólares em veículos elétricos, nos Estados Unidos. Um investimento de US$ 2 bilhões foi feito em fabricantes norte-americanos para que eles produzam baterias para veículos e componentes avançados de transmissão, 400 milhões dólares para comprar, testar e implementar diferentes tipos de veículos elétricos para verificar a sua viabilidade no mercado, e US$ 300 milhões em projetos sob o programa “Cidades Limpas”, conforme dados do Departamento de Energia.

Esses investimentos foram feitos com o intuito de reduzir a dependência excessiva do petróleo, a poluição e aumentar a economia de pelo menos, 25% acima do nível de 2005.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.